Nova aliança europeia quer reduzir dependência da Starlink
A Europa está a preparar-se para dar a volta à dependência da Starlink de Elon Musk. Vodafone e AST SpaceMobile unem forças para lançar uma constelação de satélites própria, prometendo internet móvel de banda larga mesmo onde a SpaceX ainda não chegou.
Reduzir a dependência da SpaceX
À medida que a Europa procura reduzir a sua dependência da SpaceX de Elon Musk, a Vodafone e a empresa norte-americana AST SpaceMobile vão construir um novo centro de operações na Alemanha.
O objetivo é apoiar a constelação de satélites de banda larga anunciada anteriormente pelas duas empresas.
Em março, as companhias revelaram a criação de uma “empresa conjunta de serviços por satélite europeus”, designada SatCo, destinada a servir operadores móveis em toda a Europa.
A Vodafone espera que os satélites comecem a fornecer internet móvel já a partir de2026.
Centro de operações e ligação com redes 4G e 5G
O novo centro será responsável por gerir e distribuir a conectividade por satélite da SatCo, assegurando que os operadores europeus tenham banda larga móvel em zonas carenciadas e possam apoiar serviços de emergência e operações de socorro em catástrofes.
As instalações irão incluir estações terrestres que ligarão a constelação de satélites às redes 4G e 5G existentes na Europa.
A cidade que acolherá o centro, Hannover ou Munique, será escolhida consoante o resultado das negociações.
Com a criação de uma constelação de satélites na União Europeia e de um centro de comando principal na Alemanha, estamos a garantir que a próxima geração de infraestruturas de comunicação fica firmemente ancorada na Europa.
Afirmou Margherita Della Valle, CEO da Vodafone.
Concorrência direta com a Starlink
A AST SpaceMobile está a desenvolver uma rede de satélites capaz de competir diretamente com a Starlink, embora a SpaceX mantenha atualmente uma presença muito superior em órbita.
Nos Estados Unidos, a SpaceX colabora com a T-Mobile no serviço de comunicações via satélite, enquanto a AST mantém parcerias com a AT&T e a Verizon.
Os satélites da AST, denominados BlueBird, estão a ser lançados através de parcerias com a Blue Origin (de Jeff Bezos), a agência espacial indiana (ISRO) e a própria SpaceX.
A resposta europeia à dominação da SpaceX
Os líderes europeus têm manifestado o desejo de criar uma alternativa controlada pela UE à SpaceX.
O sistema Starlink tem sido essencial durante a guerra na Ucrânia, mas o comportamento imprevisível de Elon Musk gerou receios de uma dependência excessiva da sua empresa.

Quatro das maiores empresas de satélites da Europa estão em negociações com líderes europeus sobre como reforçar a conectividade à Internet na Ucrânia: a francesa Eutelsat, a luxemburguesa SES, a espanhola Hisdesat e a Viasat, proprietária da empresa britânica Inmarsat.
A União Europeia está a desenvolver o seu próprio projeto de constelação, Iris2, avaliado em pelo menos 10 mil milhões de euros, mas que só deverá entrar em operação na década de 2030.
Enquanto isso, a empresa francesa Eutelsat, crítica de algumas atualizações propostas pela SpaceX, tem vindo a consolidar a sua posição junto de clientes governamentais e corporativos.





















a Europa quando anuncia só passado 10 anos as coisas acontecem
a unica coisa em que sao rapidos é em regulação e em mandar aumentar impostos
E a fazer guerra, com o nosso dinheiro, nisso são rápidos.
E ainda querem agora mandar 1M de Europeus para morrer pelos seus fuhrers, num buraco na europa Central..fdx.
Será que faz sentifdo a EU ter uma coisa destas??
Se me dissessem que era um consórcio de varios Países, ainda ok.
Mas a EU??Aquela ditadura que está a deitar as unhas a soberania dos Países?
Tenho muito receio que seja um projecto da EU.
Deveria ser um projecto de todos, onde todos participam e teriam controlo sobre essa rede.
Agora só para 2 ou 3 fazerem terrorismo na EU quando não gostam de algo, epá, ai escolham outro.
Não nos venham pedir mais dinheiro, punham os seus ditos cujos a render, em vez de nos virem cholar ainda mais.
Não sei em que mundo virtual vives..
O projecto da UE sempre teve a pretensão de tornar a UE num país único onde cada aderente passaria a ser um estado, como em países dessa natureza há meia dúzia de estados que levam o país às costas, economicamente e politicamente.
Não vejo mal nenhum, pelo contrário, único problema foi o uk ter saído.
Não,
O Objectivo era de que era uma união economica.
Mas os Países mantinham a sua independencia.
Aquilo que querem implementar, é uma União sóviética de novo, mas desta feita estamos nós ao barulho.
Os Britânicos sairam porque perceberam a tempo, do que se tratava.
Burros foram os outros, que ficaram, estamos cada vez mais um País de 3º mundo.
Entre esquemas de golpes de estado, disfarçados, a esquemas de terrorismo imobiliario, passando pela islamização da Europa, com o fim de alienar as populações dos Países, ha de tudo, inclusivé traidores como tu.
Vai la lutar tu pelo teu fuhrer na Ucrânia.
Os britânicos estão mais do que arrependidos de terem saído.
Ainda engoles esse paleio da islamização? É por causa desse populismo barato que chegamos ao ponto que chegamos de polarização.
não, isso era o objectivo da CEE, a UE já foi formatada no sentido de gestão de estados federais, basta veres como são aplicadas as leis europeias.
os Britanicos foram-se embora e ficaram pior ao faze-lo, estao a pagar um preço bem caro e não é monetário. é verdade que a UE vai de mal a pior, mas por isso é que a unica opção é mudá-la por dentro. o problema é poucos votam para as europeias e os que votam votam na sua maioria à esquerda, porque a maioria não percebe que o país em que vivemos é definido por politicas europeias
“Ainda engoles esse paleio da islamização? É por causa desse populismo barato que chegamos ao ponto que chegamos de polarização.”
Os números não mentem.
Zé Fonseca A. para quem não quer saber da Humanidade e prefere os animais gastas muito tempo a comentar aqui.
@ûlme – Centenas de posições de trabalho abertas á espera da tua candidatura. Vai, sem medo!
Os lideresEuropeus passaram as ultimas décadas a dormir e só agora é que acordaram para a realidade, quando a China e os EUA já têm uma vantagem gigastesca em campos de tecnologia.
Somos governados por palermas incompetentes e corruptos e é este o resultado.
Somos os maiores a importar EVs para lixar a nossa própria economia e a sustentabilidade da UE. O que importa são as metas de CO2, mesmo que mas ninguém as tencione cumprir
Daqui a 15 anos quando tivermos apenas energia limpa e auto suficiente e carros eletricos na EU e o resto do mundo andar a morrer pela poluicao falamos
Até parece que a poluição dos outros não chega à Europa. Quando “ resto do mundo andar a morrer pela poluição” nós também, ou não percebes que vivemos todos no mesmo planeta.
quando isso acontecer o europeu já morreu à fome, sem trabalho, sem agricultura, inflação a dois digitos.. que importa a poluição se não tens dinheiro para comer?
“Daqui a 15 anos quando tivermos apenas energia limpa e auto suficiente e carros eletricos na EU e o resto do mundo andar a morrer pela poluicao falamos”
Haha. As Universidades estão mesmo criar pessoas cheias de certezas e sem duvidas.
A EUROPA com estes psicoptas globalistas nao eleitos esta a tornar-se o lixo do mundo e a chacote comm tanta viadagem
Este modelo Europeu nao serve para a maioria dos Europeus. Estao a falar agora de uma rede de satelites, que nao sabemos bem quando vai estar pronta, mas ha muito mais a fazer. Em relacao a software livre ja pensaram em investir mais nesse processo ou nao vos apetece ? Os negocios com a Microsoft nao deixam nao e ? Muito fraquinhos em tornar a vida dos Europeus melhores. Enfim mais do mesmo.
Muito bem, força UE. a Airbus é um bom exemplo de um consórcio europeu que funciona, sendo o maior fabricante de aviões do mundo. Aviões combate de topo, como os Eurofighter,Rafale e o Gripen, são outro exemplo. Indústria nuclear do melhor que existe. Na indústria espacial, apesar de necessitarmos de lançadores mais modernos, o Ariane 6 serve para o que é necessário.
Não podemos estar dependentes de empresas com dirigentes duvidosos e países que manifestamente têm uma segunda agenda.
Na corrupção já levam um grande avanço, falta apenas o controlo de privacidade nos próximos 3 anos para liderarem a tabela.
Incrível como há sempre quem destrua tudo antes de entender o que é. Este tipo de pessimismo do sofá …Criticar é preciso, mas este veneno constante disfarçado de esperteza é pura mediocridade.
Após a starlink ter perto de 9 mil satélites já em órbita a Europa começou a pensar em criar uma concorrente direta á starlink.
Mas uma coisa é certa, em inovação de tampas de garrafa de plástico ninguém nos fod….
Á 20 anos era um orgulho ser europeu, hoje é um esgoto a céu aberto.
É bem verdade e a tendência é para piorar!!!
Correção: a Europa quer contribuir na criação da prisão digital. Ninguém fica para trás, queira ou não queira.
Ai se os outros tivessem todas estas ferramentas ao dispor em 1939…
Só vou ficar satisfeito o dia quando tiver o rede de satelelite anonima da HideMyAss apontando para minha bunda direto do ceu e ainda fazendo uma propaganda ousada engracada e ireverente kkk na televisao. Esses satelites de Elon musk é tudo espionagem, se nao for atualmente, pode esperar mais um pouco o gov intervir que vai virar certeza kkk. Quem é o doido que confia nisso atualmente? Deve ser só os necessitados mesmo, dependentes por nao ter opcao de escolha
Imagina aí uma rede de satelites anonima que chegou para arrebentar a concorrecia no mercado da empresa HideMyAss fazendo propagandas na televisao de forma engraçada e irreverente humor ácido, criticando e satirizando diretamente essas big techs safadas, e grandes empresas rastreadoras e mineradoras de dados e vigilancia governamental abusivas . Seria comédia demais, nao pensaria duas vezes, eu assinava o plano e acreditava nessa empresa na hora kkk de tao legal e convincente