PplWare Mobile

Vivemos num Universo Real ou numa simulação?


Autor: Vítor M.


  1. cK says:

    Por acaso já me ocorreu isso pela cabeça várias vezes. Assumindo os ‘déjà vu’ como um erro de software

  2. Joao says:

    Num mundo de brainwashing pelo menos.

  3. Daniel says:

    Já internaram esquizofrénicos por ideias delirantes menores xD

  4. XJarreta says:

    Philip K. Dick já afirmava essa teoria.

  5. Luis Rosa says:

    Criámos uma ciência baseada no real, no palpável, no material, no que se toca, no que se pode medir e pesar.
    Conhecemos o que é material e que não podemos penetrar e/ou simultaneamente ocupar. Mas também conhecemos o imaterial: as ondas, etc. VIVEMOS NUM MUNDO REAL, SIMULADO OU NÃO… NÃO INTERESSA… É REAL PARA NÓS. E AS LEIS DA FÍSICA MAIS CEDO OU MAIS TARDE DECIFRARÁ.
    Se existe uma impotência de simular este mundo? PRIMEIRAMENTE NASCE DA LIMITAÇÃO DA NOSSA MENTE; que não consegue recuar para um período anterior à nossa existência.

    • int3 says:

      calma.
      tens física e matemática multidimensional no qual não consegues tocar nem sentir ou medir e pesar e porém é muito provável ou quase certo que existe.
      a hipótese da simulação é tão válida como qualquer outra questão porque segundo a física quântica não é necessário existir algo quando não há nenhum observador.

    • Pedro Almorin says:

      Como tu dizes e eu posso adiantar um pouco mais abstratamente.
      Este o conceito da fé de uma qualquer religião
      Quem nos criou;
      De onde viémos;
      E para onde vamos.

      Só falta mesmo a criação de uma figura divina O Programador.
      Crentes, agnósticos e ateus desta nova religião já começam a surgir.

      Nisto vou buscar as pipocas e vamos ver no que vai dar.
      Até porque o Caos é sempre mais interessante do que a Ordem.

      Já agora vale a pena pensar nisto.

  6. Luís M says:

    Desde que vi o Matrix comecei a equacionar essa possibilidade.

  7. FeSeCa says:

    A ser verdade, quero estrangular o gajo responsável pela minha programação!!

    • alienflowerx says:

      O que se passa é que o que comes contem a informação vital sob a forma de vibrações
      e essas vibrações são como programas de computador que comunicam com o corpo e com o espirito
      Os nutrientes são o menino de recados do criador
      is that simple
      Não existe matéria!

  8. Pedro S. says:

    Vivemos na Matrix… 😉

  9. Pedro Ribeiro says:

    Que nunca façam um killall …

  10. 3mleao says:

    Vocês tem andado a ver o Matrix. Também muita vezes questiono se não será esse o futuro, a fusão da tecnologia no humano ou o humano na tecnologia, nem sei bem, ou fazer uma cópia digital da informação armazenada no nosso cérebro, digitalizar o nosso ser alma ou lá o que queiram chamar.

  11. Spike says:

    É perfeitamente possivel, ha 20 anos atras os computadores eram mais fracos que uma calculadora atual

    Logo o que iremos poder fazer daqui a 100-200 anos? Algo tao massivo como um planeta sim poderia fazer uma realidade virtual perfeitamente

    E claro a pergunta final, quem faz o estudo e no fim conclui que nao é possivel quem lhe garante que nao é um computador (ou matrix) que lhe esta a fazer ter essa conclusao ou manipular os dados que possam ter feitos num computador?

    O pessoal tambem so fala em estilo filme Matrix, porque não pode ser mais o estilo do filme TRON ?

    • Douglas Ferreira says:

      É porque no filme Matrix as pessoas ficam conectadas fisicamente ao computador; já em Tron, elas a matéria desaparece e a pessoa é digitalizada dentro daquela realidade. É estranho, para onde foi o corpo do criador de Tron?

    • Gum Skyloard says:

      E se for como Code Lyoko, em que a morte é simplesmente uma desvirtualização?
      Talvez a frase “conhecer o Criador” seja literal..

  12. Hefesto,o Grande says:

    Excelente artigo,comendador.Mas que me utrapassa este assunto(e muito !!),lá isso ultrapassa… 🙂

    • Hefesto,o Grande says:

      Já agora,aproveito para referir que mais um voto meu lá consta na votação para os melhores Blogs do ano(categoria Inovação e Tecnologia).Não falhei um só dia,visto que só se pode votar por uma vez de 24 em 24 horas.Malta,não se esqueçam e votem também.É uma maneira muito simples de agradecer a quem muito merece,ok ?? Um abraço a todos. 🙂

  13. Hugo Gomes says:

    Alguem daqui ja se perguntou se sabe quem é na realidade, qual é o seu caminho, o que foi que a sua alma se pre dispos a vir ca aprender. Todos temos uma identidade e essa identidade é o nosso primeiro e segundo nome, a nossa data de nascimento, mais uma pista pois vem determinar para que fim viemos a este mundo. A lei do universo é incrível de cada ser humano se lembra se da sua vida anterior, todos reencarnamos vivemos várias vidas, evoluindo nossa alma ate chegarmos a um ponto onde se fecham ciclos de vida e abrem se outros. Se chamam de Universo, DEUS, matrix, etc o ser humano so acredita no que os olhos vem mas deve de acreditar mais na sua voz interior de que chamamos de espirito guia essa sim é a nossa voz interior que devemos ouvir. O mundo ta cada vez pior e somos nos que o fazemos assim todos os dias pela ganancia, poder. Mas aos olhos dum universo de DEUS nao passamos de po cosmico pois quando morremos viramos po e so resta nossa alma.

  14. Incógnita says:

    E se esta simulação é apenas de uma entidade, mais propriamente tu que estás a ler isto… Consegues provar que os outros à tua volta existem da mesma forma que tu existes?

  15. Fábio Reis says:

    Um papel na língua já fez muita gente pensar o mesmo. Mas concordo, questionar tudo é sinónimo de inteligência, na minha opinião.

  16. Asdrubal says:

    Já repararam porque estão a remover as cabines telefónicas todas?
    Para não termos a possibilidade de nos retirarmos para a vida real.

  17. AlexX says:

    David Icke já fala (e escreve) acerca desse assunto desde há uns bons anos, ele diz vivermos num matrix. Pessoalmente acredito no oposto, que somos personagens dum criador e estamos enquanto humanos e na maioria estragando tudo aquilo que ele pretendia de nós mas já por isso nos foi concedido livre arbítrio. Existe sim um matrix possível de aceder, chamo-lhe projeção astral. Quem já não acredita em espiritualidade ou chakras (e não me refiro a religião), pode experimentar dmt com a diferença que provavelmente será iludido, mas deve igualmente conseguir comunicar com entidades doutros planos 😀

  18. censo says:

    Sim, os filmes Matrix foram bons filmes, embora só para apreciadores do género. Mas pensando no que aconteceu aos irmãos realizadores, que foram todos reprogramados para serem agora irmãs…

  19. Avatar says:

    Coders responsáveis pelo meu avatar… se estiverem a ler esta mensagem: quero um update!!!! Mandem-me MP e dar-vos-ei os detalhes e… já agora, posso ganhar o euromilhões?

  20. Manu Geirinhas says:

    O autor esteve a ver o national geographic ontem à noite!! lol

    • Vítor M. says:

      Boas. Por acaso não, o artigo como podes ver na fonte é anterior ao programa, mas coincidência estive a ver sim esse programa 😀 e lá está, o pplware sempre enquadrado com o futuro 😉 Que achaste da forma como apresentaram o tema?

  21. José F Moreira says:

    Não é difícil de entender. Basta pensar no número de vezes que morremos a jogar Wolfenstein ou outro FPS para perceber porque a II Guerra Mundial foi tão longa.
    Alguém já tentou imaginar a vida do agente Blazkowicz? 🙂

  22. Rui says:

    Podendo parecer ridiculo o que irei dizer mas,… como e’ que conseguem computorizar a ideia do Amor (ao proximo, a alguem, a um animal). Sentimentos que podem levar a autodestruicao ou comportamentos “anormais”. Sera possivel pre-determinar isso? Nao sera esse o nosso porto de abrigo antes de pensarmos que somos robots?

  23. #Fernando says:

    Faz lembrar o sketch ” a minha vida dava um filme indiano”…eheh..Gato fedorento.

  24. Rui says:

    O Primeiro-Ministro quando o acordaram por causa dos incêndios do fim-de-semana, ficou muito chateado, porque estava profundamente envolvido no mundo virtual cor-de-rosa!!!!!!

  25. Rui RM says:

    “Estas “possibilidades”, agora levantadas, decorrem de um recente artigo..” — isto já era falado em 1977.. e o primeiro a explicar esta possibilidade foi altamente “gozado” na altura.. investiguem.. antes de escrever estas coisas. https://www.youtube.com/watch?v=-TKY1G6l8pQ

    • Vítor M. says:

      Estás enganado. Isto da ficção cientifica tem séculos, já no tempo dos descobrimentos se olhava para as estrelas 😉 mas com o aparecimento da computação quântica, certas linhas filosóficas tornaram-se menos “impossíveis” e com algum fundo de curiosidade factual. Ainda ontem à noite, e podes ir ver no histórico e rever o programa, o National Geografic apresentou um programa dedicado a este tema (e não só) com informações e teorias muito interessantes. Pesquisa e vais ver que há muita matérias recente sobre o assunto.

      • Rui RM says:

        Eu só disse que esta teoria da “realidade simulada” não é nova.. e que já em 1977 se falava nessa possibilidade. Não tem nada a ver com ficção cientifica, computação quântica ou olhar para as estrelas.

  26. j says:

    Somos Virtuais? Somos mas é maluquinhos. É o que dá querermos novas tecnologias à força.
    Se fossemos virtuais, não precisaríamos de nos alimentar, e muita coisas mais. Alias não me quero alongar mais, pois já sou doido que baste. Basta-me pensar no Universo, de onde não encontro respostas a muitas coisas.

  27. manuela antunes says:

    Então tudo o que aprendemos sobre evolução do universo, está posto em causa. Então isto (a vida e morte) tudo é uma farsa. Tome juízo. No real, o melhor é arranjar um bom guião para uma série de ficção televisiva com este argumento, e, aí verá realmente o real ($).

    • Hugo says:

      Mente tão fechada jesus lol
      Se não consegues explicar a origem do universo, nem o que existe depois da morte (que há partida seriam coisas lógicas) porquê tanta apreensão em admitir diferentes teorias da nossa existência?

  28. manuela antunes says:

    A realidade é que o ser humano tem uma fértil imaginação.

  29. Lx says:

    Provavelmente o ser humano já é uma máquina quântica, entretanto sem esta função activa a espera da próxima grande evolução da humanidade.

  30. Carlos says:

    Se somos uma simulação , então, quem nos programa também é uma simulação de alguém ?

  31. Rui B says:

    Penso que a ideia que tem que existir um hyper ultra computador capaz de controlar cada partícula subatómica não é necessária. Talvez todo o universo obedeça uma única lei que pode ser simples e a partir de uma estrutura inicial, com o decorrer do tempo podemos obter um universo de grande complexidade. Seria como ter o ADN que possui todo o programa de como cada ser evoluirá.

  32. Dinis Fernandes says:

    Agora imaginem que nós estamos a avançar nesse sentido. Ou seja, esse sistema hyper avançado está a simular aquilo que ele próprio é capaz de fazer. Um mundo virtual dentro de outro mundo virtual capaz de gerar a realidade, sem que esta saiba que não é real…:) O que vai acontecer quando esta suposta realidade souber que é virtual? Enfim…

  33. Xeloco says:

    “Se fossemos virtuais, não precisaríamos de nos alimentar, e muita coisas mais.”

    Nos Sims tens uma barrinha a dizer que tens de os alimentar se não eles “morrem”.

    //Fly away;

  34. manito says:

    Parabens pelo artigo. Primeiro a humanidade criou os deuses para explicar o inesplicavel na altura, passado essa fase e agora com toda a evoluçao tecnologica, está tentada a explicar mais uma vez o que não compreende, o universo e os seus misterios! Na minha opinião não existe nenhuma simulação por parte de seres mais evoluidos com recurso a um computador equivalente a um planeta (isto soa mesmo ridiculo) para simular a nossa existênçia! Alias isso somos nos que procuramos atingir, com os jogos, VR etc a nossa existência é real e infelizmente curta, mas nada de preocupante num universo dinamico como o que já conhecemos! Imaginem que somo um grao de areia numa praia, que é transportado de um lado para outro pela maré, somos isso no universo! PS o grao de areia equivale ao nosso planeta… nós nem contamos!

  35. Nelson Vasconcelos says:

    Wellcome to the Matrix 😀

  36. CMatomic says:

    Hoje já sabemos geneticamente alterar sementes de plantas , miguem pensa em construir uma planta ou uma arvore , é mais fácil semear .
    A virtualização a uma escala universal seria impossível , é mais fácil manipular a semente e planta-la , por isso ainda nos falta muito conhecimento para ser adquirido .
    Um dia quando tivermos a capacidade do dobramento do espaço-tempo não deveremos ir no caminho da colonização mas no caminho do conhecimento .

  37. schroeder says:

    Simulacron 3 – Daniel F Galouye (livro)

    e respectivos filmes, baseados no mesmo

    World on Wire – Rainer Werner Fassbinder
    13th Floor – Josef Rusnak

  38. FPC says:

    Estão a esquecer a impressao em 3D já é possivel imprimir objetos com volume é só juntar a realidade virtual e secalhar mais alguma tecnologia que ainda nao conhecemos + um super mega hiper nanoprocessador e tudo aparece processado como nos queremos e necessitamos ver para que nos sentirmos bem quando algo corre mal apenas sao virus tal qual como conhecemos hoje em dia que nos afetam depois ou o que acontece e tratado ou acaba por ali game over entendem esta será a verdade, mas quando descobrirem ou alias o futuro longínquo ja o sabe. Pensem nos OVNIS que aparecem e dasaparecem num ápice nao e ao acaso que os EUA sabem a verdade sobre isto tudo apenas sao seres humanos que viajam no tempo e espaço dentro de uma realidade virtual e que veem dizer o que twm de ser feito para alterar alguma coisa que tem a haver com desenrolar da nossa história. Tentem entender o que se passa é só observar no vais e nao vai ate ser dada a ordem para tal. Abraços.

  39. FPC says:

    O que quis dizer na última frase foi que tentem entender o que se passa é só observar que tudo o que tem que acontecer espera que seja dada uma ordem que vem de uma ideia ou ordem que e dada à pessoa ora isso tem de vir de algum lado. Ora a ideia e uma imagem que corre no pensamento da pessoa de onde virá?

  40. Wersterdriano Feitosa Ribeiro says:

    Alguém já leu sobre o vácuo quântico. Vácuo quântico seria o espaço no qual aparentemente não existe nada para um observador qualquer, mas que contém uma quantidade mínima de energia, campos eletromagnéticos e gravitacionais principalmente e partículas virtuais (partículas de força) interagindo entre si. No mundo quântico quando se a um observador o observado se comporta de modo diferente de como agi quando não esta sendo observado.

  41. José Noronha says:

    O determinismo é o assassinato do livre arbítrio. Somos marionetes nas mãos manipuladoras de um qualquer SUPER Computador que ALGORITMOU CADA SER TERRESTRE? “Quem” anda a gozar de nós e com o nosso ser?
    Prefiro o incompreensivel livre arbítrio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.