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Não são só os chineses… Alemanha tem milhares de carros elétricos “encostados”

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Grunho says:

    Que os vendam pelo preço de um carro de combustão e não vai lá ficar nenhum.

  2. pedro+barata says:

    que os vendam mais baratos……. vão ver que não fazem stocks

  3. B@rão Vermelho says:

    Há várias formas de analisar a situação, ou os VE que estão encostados estão muito caros para a classe média, ou o interesse neste tipo de veículos é residual ou então não são “caros” o suficiente para um tipo especifico de mercado.
    Vá vimos que há mil rasões para se comprar um VE e há mil rasões para não se comprar VE.
    Eu pessoalmente acho que quem necessita de substituir um carro agora talvez a melhor opção seja um VE dependente da utilização que vai fazer e das condições de fazer carregamentos em casa.

  4. Anung says:

    A diferença de preço dá pra muita gasolina.

  5. TugAzeiteiro says:

    O preço é a única questão! Quando um Tesla Model 3 SR custa 40mil Eur. e um BMW Série 3 base a gasolina começa nos 49mil Eur., um i4 (totalmente elétrico) começa nos 65mil Eur. ou um VW id3 a partir de 45mil Eur. (entre outros EV’s alemães), é normal que estes últimos fiquem mais tempo encostados à espera de compradores.

    • JL says:

      @TugAzeiteiro: Apesar de o preço ser um fator obviamente decisivo, não é apenas esse que o publico em geral tem que ponderar. Se, de repente, necessitar de fazer 700 Kms no mesmo dia, como me acontece com muita frequência, com um VE vou ter certamente questões relacionadas com os postos de carregamento ( ou a falta deles), respetivo tempo de carga e, lá está, valor do carregamento. Enquanto que com um veículo com motor de combustão interna, a diesel, com depósito cheio na origem, faço a viagem de ida e volta e ainda sobra muito combustível. E mesmo que aconteça ter de abastecer durante a viagem, em cinco minutos está pronto a circular de novo.

      • JL says:

        O JL sou eu.

        Se tivesse de fazer de repente 700 KMS num dia já tinha eléctrico há muito tempo. Quantos mais KMS se fazem mais compensa.

        • Infinity says:

          a fazer 700km ainda vais ter que contar com o hotel para passar a noite enquanto carrega

          • JL says:

            Então, na sua terra não existem carregadores rápidos ?

          • teimoso says:

            JL: no website do ACP, e partindo do principio que encontra um carregador disponivel (maior parte das vezes são aos pares e tenho-os visto sempre ocupados) – carregamento rápido para carros elétricos, pode esperar entre 20 e 30 minutos para alcançar 80% da capacidade da bateria. Relembramos, mais uma vez, que estes são valores médios, que não se aplicam a todas as realidades, pois o tempo de carregamento depende de vários fatores (capacidade da bateria e nível da carga, temperatura ambiente e potência do carregador de bordo do veículo, por exemplo).

          • JL says:

            São sempre aos pares e até vários pares, mas é verdade que precisamos.

          • JL says:

            … Que precisamos de mais.

        • Yamahia says:

          Yá histórias, lá se vai o dia de trabalho.

          • JL says:

            Porque o gastou a arranjar dinheiro para o combustível ? acredito, mas há quem já se tenha livrado disso.

          • Yamahia says:

            Não, no posto a olhar para o boneco!

          • JL says:

            Sempre é melhor que estar a olhar para o dinheiro a ir-se na bomba.

            Então o moço do seu vídeo já vendeu o carro ? O que queria instalar um posto rápido na box ? Loooool

          • Yamahia says:

            Tempo é dinheiro e o grave é q para a esmagadora maioria dos q morderam o isco a electricidade sai mais cara nesses postos do que a própria gasolina

          • JL says:

            Exato, por isso é que escolhi aquele modo que me faz perder menos tempo.

            Sai para aqueles que já abasteciam nos postos mais caros.

          • Yamahia says:

            Até no Intermarché a electricidade sai mais cara q a gasolina da BP.

          • JL says:

            Depende, se usar o combustivel mais caro, não fica, é como tudo.

          • Yamahia says:

            Pelo que tenho visto sai sempre mais cara a electricidade mesmo nos lentos que depois acrescentam o factor tempo para compensar.
            Só não sai mais caro nos carregadores da Tesla, mas esses tb andam fora da lei e não pagam taxa nenhuma. Um dia pode ser que sejam arrasados!

          • JL says:

            Pelo que tenho visto, não, a não ser que use um carro que não use a potência AC do carregador.

        • Infinity says:

          tens de contar que nao estao a ser usados

          • JL says:

            Sei muito bem quando estão a ser usados, sabe que existem dispositivos portáteis, e até os próprios carros que acedem a serviços de informação,.chamados Smartphones.

          • Yamahia says:

            Há muitos casos onde a aplicação diz que está livre e operacional e depois chega lá e não está nem livre nem operacional.

          • JL says:

            Pois há, casos ainda por resolver.

            Mas no geral funciona, mas há casos para resolver sim.

        • Hacker Alhinho says:

          Supõe que estás no Porto ou em Lisboa e, de repente, esses 700 kms são para ires ao Algarve em Agosto…

    • Yamahia says:

      @Tuga, estou a ler bem? Estás a querer meter um Tesla no mesmo patamar de um BMW?
      Se optasses por comparar a um Dacia ainda vá lá q não vá…agora a um BMW???!!!

    • Pierre says:

      Alimentares a máquina do automóvel alemão… nunca me convenceram!

      Só Porsche mesmo!

  6. x3k says:

    Não admira nada, querem vender um carro de segmento B elétrico a 35 mil… (com o tesla 3 ali a 40).

    Não há razão para os venderem tão caros quando o custo das células todas para uma bateria não passa os 3 mil por carro.

    Quando esses parques ficarem cheios, vão baixar os valores para os despachar.

  7. jota says:

    Isto vai fazer com que acordem para a vida! Vão perceber que com estes preços é impossível vender uma quantidade de carros que seja rentável ao ponto de ser sustentável para a empresa! Têm que baixar os preços para metade do que eles custam hoje em dia!

    • B@rão Vermelho says:

      Ou continuar a desenvolver a combustão e ir adiando as datas do fim dos fosseis.
      Há mercados para tudo e todos, os carros Alemães sempre foram caros e sempre se venderam ninguém comprava BMW Mercedes Audi por serem baratos.
      Quantos ICE têm “encostados”?
      Carros de uma certa gama são geralmente comprados por pessoas mais velhas e talvez menos adeptos de mudanças.

    • teimoso says:

      E a rede? irá aguentar com um número crescente de carregamentos?

  8. Jose says:

    Eles que abdiquem das margens de lucro monstruosas que sempre praticaram durante anos a fio, apareceu uma Tesla e agora as marcas chinesas

  9. Joao+M says:

    Tenho um VE (fica já um disclaimer) e acredito que as razões para o comum mortal não comprar um, ou evitar, sejam muito simples (e passei por elas):
    – stress por causa da autonomia. Apesar de a maior parte das pessoas não precisar de muitos km para o dia-a-dia; a incognita de não saber ou ter de mudar a forma como planeia viagens ao mudar para EV causa stress. Falo por mim, isto foi um grande factor para eu, mesmo não precisando para o dia-a-dia, comprar um EV com mais autonomia para não stressar nas viagens longas que faço.
    – O que leva ao segundo ponto – o custo do carro. PAra se ter uma maior autonomia é preciso uma maior autonomia financeira… ou seja, os carros EV com mais autonomia são ainda muito caros. Antes de comprar o Tesla Y (LR) andei a ver outras marcas e pela mesma autonomia eu tinha de dar quase mais 20-30 mil euros (para carro da mesma gama). A malta não tem, na generalidade, carteira para isto. Sobram os carros citadinos para usar no dia a dia com menos autonomia mas isso não vai aliciar as massas a “investir” quando podem, pelo mesmo preço, comprar um a combustão com melhor qualidade e não precisam stressar com nada.

    No final do dia acaba por ser uma questão de dinheiro e os EVs ainda são muito caros. E quando acabarem os beneficios que ainda por aí andam, então menos aliciante se irão tornar se o custo continuar elevado.

    • B@rão Vermelho says:

      Eu compreendo a questão do preço, mas as marcas Alemãs nunca foram baratas e sempre vedem super bem.
      Tenho uma pessoa conhecida que acabou de comprar um Mercedes EQS 580, consegue fazer Braga Lisboa direto, se não passar dos 110 hora, eu falei no Tesla que achava que era melhor negócio e ele riu-se a dizer que o Tesla por dentro parece o Cortina que teve à 50 anos atrás, há marcas que conseguem fidelizar clientes é o caso deste Srº, ou BMW ou Mercedes.

      • Joao+M says:

        Antes de ir para o Tesla ponderei BMW i (acho que era i5) para mesma autonomia e dentro da gama que queria e era muito mais caro. Claro que a BMW (e malta mais fanatica pode não gostar) tem um toque mais premium do que a Tesla. Para mim Tesla é premium por que vim de um simples Renault clio mas para quem é BMW ou Mercedes e mudar para um EV de outra marca, tendo possibilidade de pagar mais para ficar, não muda.
        No final do dia, e concordo, acaba por ser ficar por aquilo que já conheces e confias. Eu comprei Tesla porque, tendo em conta o custo-beneficio era o que oferecia as melhroes condições para o meu caso. Tivesse 80.000€-100.000€ para gastar e provavelmente iria estar seriamente mais inclinado para um BMW e não para o Tesla.

  10. há+cada+gajo says:

    Face ao preço e principalmente quanto aos constrangimentos associados ao VE no que ao abastecimento diz respeito, é natural. Ninguém quer ficar dependente do facto de ter de ligar o carro à parede. Toda a gente quer um carro para se servir dele e não o contrário. Só nichos de mercado os querem.

  11. Fusion says:

    Eu tenho a receita para aumentar as vendas querem ver?

    – Coloquem os preços iguais aos corros de combustão;
    – Façam baterias que tenham autonomia idênticas mas preferencialmente superiores aos carros a combustão em todas as classes;
    – Criem tecnologia que permita carregamentos abaixo dos 5 minutos;
    – Carregadores em todas as ruas (no entanto se os carregamentos forem inferiores a 5 minutos pode ser numa tradicional bomba de abastecimento).

    Quando estas 3 condições estiverem reunidas haverá um boom nos carros elétricos.

    O português não tem poder de compra, o português nem sempre tem garagem e carregar na rua é chato e caro.

    • Blackbit says:

      Ta tudo dito, podem fechar assunto 🙂

    • Sarge says:

      Pensas como eu! Nem mais e nem menos. Quando reunirem essas premissas… assim… sim!!
      Já não basta os smartphones, smartwatches, auriculares bluetooth, etc, a terem de ser carregados a toda a hora e ainda gastar rios de dinheiro num carro, para depois ficar apeado ou ter de esperar que sua excelência fique carregado e não é para muitos kms! Fiquem com eles!

    • Joao+M says:

      Fusion, bons pontos ^_^
      – o preço baixa com a concorrencia. Um EV comprado há uns anos custava bem mais do que hoje. Deixa o mercado funcionar que o preço baixa. A própria tecnologia tem ajudado. Infelizmente continua ainda mais caro do que um ICE da mesma gama. Por isso subsidios/descontos pode ser o que pode ajudar a “equalizar” e incentivar a trocar.
      – a tecnologia das baterias tem evoluido bastante. Já há prototipos de carros com 1000km de autonomia. mas vamos ser honestos, poucos são os que realmente precisam de 1000km no seu dia-a-dia. Talvez empresas.
      – Carregadores é um ponto muito válido. Ainda existem poucos de forma generalizada, principalmente para carregamentos em horas mortas (enquanto dormes) e não tens garagem. Gostei da ideia que já vi implementada noutros lados, em que eram usados os postes de luz como ponto de carregamento lento. Isto pode ser muito util para deixar os carros à noite a carregar enquanto dormes. Se eu não tivesse garagem individual muito dificilmente teria ido para um eletrico.
      – Quanto aos carregamentos rapidos. Temos o caso da Tesla (que conheço por utilizar). OS super carregadores da Tesla são bons. Em 15min ficas pronto para seguir viagem, no minimo, para o próximo carregador a 300km. Ainda não é tempo ideal mas, na minha experiencia, tem até sido bom para me obrigar a descansar e esticar as pernas nas viagens longas. No entanto a Tesla, em Portugal, não consegue abrir mais pontos por causa do monopolio da Mobi-e. a nossa burocracia é do pior.

      Infelizmente, como em muita coisa, começamos a construir casas pelo telhado, ie, sem infraestrutura. Por exemplo, um dia o carro do futuro vai ser hidrogénio (basta começar o hype) em tanto quanto sei, só há dois locais em Portugal onde podes carregar 😀 Gaia e Lisboa (salvo erro).

      • JL says:

        Bons pontos.

        No Porto já não existe posto de abastecimento de H2, e em Cascais existe, não é público e até deixam abastecer de borla se pedirem na Câmara, mas é um posto para autocarros, que é de 350 bar, que apenas abastecer cerca de um metade dos tanques de um carro.

  12. JL says:

    Normal, fazem carros ineficientes e ainda por cima caros.

  13. João B. says:

    É bem feito!
    18 meses para receber um ID3 quando um Tesla foi 2 semanas.
    Depois admiram-se …

  14. nhecos says:

    Diferença de preço e rede de carreamento ainda insuficiente.

  15. Jesus says:

    Façam minis electricos, carros que levam mais de 3 pessoas incentivam o aumento da população que por sua vez destroi o planeta!

  16. Alberto says:

    O problema nao está no preço! O problema é que as pessoas nao querem carros eletricos! O eletrico, com a tecnologia actual nao é solucao para a maiora das pessoas

    • JL says:

      O preço é uma delas, tanto que acabaram os incentivos e as vendas deixaram de aumentar.

    • Anung says:

      E não é pior porque ninguém aplica a lei de carregamento em garagem de prédio anterior a 2010.
      Conheço um caso em Loures que a malta lixou-se, aprovaram a proibição de carregar em acta. Agora têm de carregar na rua.

      • JL says:

        Isso é ilegal, a lei está do lado de quem precisa instalar carregador, aliás, essa nega nem sequer existe na lei.

        • Anung says:

          Tu tens mesmo problemas mitomaniacos@mentiroso por impulso.

          Não sabes a lei para prédios construídos antes de 2010?

          • JL says:

            Também se guia por leis do século passado ?

            “Os proprietários de veículos elétricos que pretendam instalar um posto de carregamento num edifício existente deverão informar a administração de condomínio da sua intenção, de acordo com o Decreto Lei n.º 90/2014, que altera o Decreto Lei n.º 39/2010.”

            https://www.uve.pt/page/instalacao-posto-de-carregamento-num-condominio/

            Agora venha dizer que a lei não existe.

          • Anung says:

            JL, agora a sério. Tu além de seres mentiroso conclusivo tens, como é óbvio, dificultade em interpretar textos simples, quanto mais decretos leis.

            Ora lê lá este artigo, é de simples compreensão e refere-se ao que eu disse.
            Procura lá bem aquela parte dos prédios construidos antes de 2010. Lê devagar e tenta ser lógico. Se necessário faz uma pausa e bebe um copo dd água a cada 3 linhas de texto.

            https://www.deco.proteste.pt/sustentabilidade/artigo/condominio-e-carro-eletrico-resposta-as-duvidas-mais-frequentes

          • Yamahia says:

            Existe mas não “funcemina”

          • JL says:

            Não, as leis não são para funcionar, são só para inglês ver.

          • Yamahia says:

            Não é uma questão de lei. É uma questão da potência que chega ao prédio. Não chega para carregar elektros!

          • JL says:

            Não, só chega para carregar a combustão. Loool

          • JL says:

            A malta é exigente, até querem meter carregadores rápidos nas boxes. Looppl

          • JL says:

            Sim, o melhor é ler devagar e tudo:

            “Qualquer condómino, arrendatário ou ocupante legal pode, por sua iniciativa, instalar pontos de carregamento”

            Quando o hate é muito, 99.9% das vezes sai disparate.

          • Yamahia says:

            7 kW não é rápido, é suficiente menos.
            Mais que duas tomadas normais para carregar muitas horas nesses prédios já começa a dar stress. Se é para mexer, q se mexa a serio e para todos. De contrário pagam os meia dúzia de interessados todas as despesas. Certamente que, face à lei, o o condomínio não se vai opor. A não ser que se levantem questões com segurança ou estética.

          • Yamahia says:

            Pode carregar combustão, simplesmente não é prático e não se justifica dado q há sempre uma bomba ao virar da esquina. A não ser para motas onde há situações q justifica ter uma reserva na garagem.

          • JL says:

            Começa a dar stress ? então ? ninguém nesses prédios pode usar equipamentos que gastem bastante ? está tudo limitado ?

            Foi o yamahia eletricista que o verificou ? LOL

            Mas eles não tem de pagar o que não querem.

          • Yamahia says:

            Então diga lá o q tem em casa, para alem do carro, capaz de lhe consumir 50kWh numa noite ou numa tarde?
            Valor que nem chega para meter a bateria a meio em muitos carros. Agora multiplique por 30 fracções.
            As garagens , elevadores e luzes desse prédios usam potencias de 200kW.
            Quero ver esse milagre resolvido sem grande investimento.

          • Anung says:

            @Yamahia

            Mas tu ainda fazes caso do aldrabão compulsivo? Lol. Ele nem interpretar texto sabe.

            A coisa é simples. Em projectos anteriores a 2010 a questão tem de ir a condomínio. Se houver questões de instalações não adequadas ou motivos arquitetonicos a proposta pode chumbar.
            O condonimo interessado pode fazer tudo (instalação adequada) á sua conta, mas isso seria um balurdio, na ordem dos muitos milhares de euros.

            Claro que o JL vai ler isto e vai deduzir que a “instalação adequada” é powerhall ou algo parecido, e vai dizer que custa muito menos. Mas tu és inteligentes, sabes a que intalação me refiro.

          • JL says:

            Que interessa a energia a ver com a potência ? a potência contratada pode ser usada 100% do tempo, o que dá muito mais de 50 kwh, na potência mais baixa usada numa casa.

            Nem precisa de meter, a rodagem normal de um Português não gasta mais de 5 kwh por dia.

            Um elevador necessita de 200 kw ? onde ? Não é milagre nenhum, os smartchargers servem para isso mesmo.

          • Anung says:

            @JL

            Pelos vistos não leste devagar suficiente, passas-te esta marte, ou não entendes-te! Lol

            “Os condomínios dos prédios com projetos aprovados antes de 2010 (depois dessa data, a instalação elétrica já será a adequada) não têm a obrigação de garantir a infraestrutura básica para instalar pontos de carregamento. Esta pode ser criada, mas é preciso que os condóminos aprovem a instalação por maioria representativa de dois terços do valor total do prédio.”

          • JL says:

            Quem não soube interpretar foi o Anung, o que mudou na lei foi exatamente isso, quando o condomínio não aprovar, o condómino pode fazer a obra por sua conta e risco desde que cumpra os 3 requisitos que estão na lei.

            Portanto o aldrabão é o Anung.

            Ah afinal tenho razão.

            Errado, não custa muitos milhares, até porque já deixei aqui orçamentos e faturas.

            Então também quer instalar um posto rápido dentro de um condomínio como o outro ? Uma power wall não chega porquê ?

            Ah ok, então sempre se trata de instalar um posto rápido de 350 kw num condomínio. LOOOOOOOOOOOOOOOOOL

          • Yamahia says:

            Novamente que se atente à 1ª parte deste vídeo. Nada como testemunhos na 1ª pessoa de quem sente na pele o problema:
            https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcraw1W6xuRCdijn4lCQ
            Já nem vou falar no caso prático do prédio do Restelo.

          • JL says:

            Você é que não sabe o que está a dizer.

            Nos prédios anteriores a 2010 tem de aprovar no caso dos 2/3 se for para o condomínio assumir os custos, e tem toda a logica, então são eles que vão pagar, têm de ter voto sobre o que vão pagar, no caso do morador instalar por iniciativa própria, é ele que assume os custos, logo não tem de haver aprovação nenhuma pelos outros moradores.

            Aprenda a ler….

            “Qualquer condómino, arrendatário ou ocupante legal pode, por sua iniciativa, instalar pontos de carregamento. A despesa é assumida pelo próprio.”

          • JL says:

            Curioso, por ele admite os próprios erros que cometeu.

            Lá está, é preciso isto e isto, mas ele não se preocupa com eles e continua a usufruir do seu belo carro.

            Quando o meter à venda diga !!!

          • Realista says:

            “Prédios antes de 2010

            Se vive num prédio anterior a 2010 e se for o único dos condóminos que queira carregar o carro eletrificado, a solução é relativamente simples: com uma wallbox vai poder carregar de forma mais rápida a viatura e vai ter acesso a informação detalhada de quanto gastou e quanto lhe custou, podendo acertar contas com a administração do condomínio, salvaguardando-se assim de qualquer acusação de serem os restantes condóminos que pagam a sua mobilidade.”

          • Realista says:

            Mas isto é para carregamento rápido, basta instalar uma tomada normal e resolve 99.99% dos problemas…

          • Anung says:

            O JL é mentiroso, aldrabão e depois quer que os outros também sejam como ele.

            Em projectos antes de 2010 o condomínio pode reprovar. Caso o inquilo interessado queira tem de pagar do própiro bolso tudo, e tudo implica instalação central, quadros, etc….O que fica em largos milhares. Ou seja, ninguém o vai fazer e muitos estão a carregar os carros de forma ilegal. FIM

            O inicio da questão foi eu dizer que conheço um caso em loures em que todos foram proibidos de carregar o carro nas garagens. O JL começou logo a aldrabar a tentar desviar o caso para outras coisas como de costume a dizer que isso era ilegal mas foi apanhado e agora anda a enrrolar…LOL

            Deixa de ser aldrabão que já todos te toparam.

          • Yamahia says:

            @JL, mete enquanto for só ele e mais 1 ou 2 e a potência do prédio aguentar a pancada. Se a segurança for posta em causa não mete pq os outros não deixam. Simples.

          • JL says:

            Então onde menti anung ?

            Onde eu disse que o inquilino não tinha pagar ?

            Ah cada um !!!

          • JL says:

            Ainda bem Yamahia, ainda bem que todos vocês concordam que o futuro é 100 % electrico, senão nem essa questão estava a colocar.

            Só para reportar que um amigo meu que tem 3 carros eléctricos em casa disse me agora que vai baixar a puxada dele para 2.3 kw, diz que estava a lavar muito de potência contratada.

          • JL says:

            Foi apanhado não Anung, quem foi apanhado foi você, porque afinal ninguém pode proibir.

            Também precisa de uma central para carregar um eléctrico ? Ah já sei, quer instalar um posto rápido só para si. Looool

          • Anung says:

            @JL não sejas aldrabão…..

            Eu disse que conhecia um caso de prédio anterior a 2010 em Loures em que as pessoas foram em reunião de condominio proibidas de carregar os carros nas garagens e tu respondes-te logo que isso era ilegal, quando não é. Aliás até disseste que essa nega sem sequer existe.

            Então responde só, se é ilegal e essa nega não existe, porque estão todos sem carregar os carros nas garagens?

            Ganha Juíszo e deixa de ser troca tintas aldrabão.

          • JL says:

            Eu aldrabão ? não estou a perceber em quê ?

            Você disse que aprovaram a proibição de carregar, isso não existe em lei nenhuma, não há suporte para isso.

            Sim, é ilegal porque lei está do lado quem precisa de infraestrutura para carregar.

            Se estão é porque não avançaram por eles próprios para instalar os carregadores, tal como já se viu aqui vários artigos com a interpretação da lei.

            Ganhe juizo e deixe de inventar só porque lhe apetece.

          • Yamahia says:

            “e um amigo meu que tem 3 carros eléctricos em casa disse me agora que vai baixar a puxada dele para 2.3 kw, diz que estava a lavar muito de potência contratada.”
            Que bom para o seu amigo @JL. Eu com 1.15(acho q é isso) não consigo aspirar o carro durante 2minutos, qt mais carregar um elektro). Pior com o dobro 2.30, carregar o triplo 3 carros. Boa sorte.

          • JL says:

            Não temos pena que o seu aspirador necessite de maior potência que um carro a carregar.

            Ainda não sabe que não precisa de carregar todos ao mesmo tempo ? E não precisam de estar sempre a carregar, os carros guardam a energia dentro deles por muito tempo, não é como tecnologias como hidrogénio, que vai perdendo um pouco todos os dias.

          • RicM says:

            @JL Quando no artigo se fala de edifícios anteriores a 2010 sem instalação elétrica adequada não é ao calhas que é escrito. Falo por experiência própria que moro num condomínio em que dois condóminos carregam os seus VE com eletricidade oriunda do quadro da garagem: uma condómina carrega sem contador e “acerta” contas com o condomínio e o outro tem uma “wallbox” que contabiliza para conta própria.
            Este inverno passei diversas noites a ir religar o quadro porque este não aguentava com os dois carros a carregar, mais as bombas de água a bombearem água e ainda portões a abrirem. E ainda são só dois!!
            Na última assembleia foi decidido aumentar a potência mas isso terá custo para todos, mesmo os que não carregam. Era esse o ponto que o @Anung estava a querer chegar; se o condomínio não aprovar o carregamento em tomadas comuns ou não quiser aumentar a potência, o condómino que assim o desejar terá que suportar tudo sozinho, sem recorrer ao quadro comum.

          • JL says:

            Mas foi exatamente isso que eu disse.

          • Yamahia says:

            Exacto e se não houver potência suficiente a chegar ao prédio para suportar o aumento de potência necessário, pagam esses condóminos o novo ramal que é coisa para mais de uma centena de milhar de € se o PT não estiver muito distante.

          • JL says:

            Centenas não, unidades de milhar, já tínhamos visto isso no site da edp.

            Mas ainda bem que concordam que o futuro é 100% electrico, já é qualquer coisa.

          • Yamahia says:

            É milhares mas é a cada fracção. A multiplicar por 30 soma uma bela maquia:
            Está aqui o caso prático do Restelo
            “O problema surge quando há mais condóminos a querer instalar um carregador na garagem ou se a maioria dos proprietários, através da administração do condomínio, considera que há risco efetivo da segurança de todos ou prejuízo para a linha arquitetónica do edifício.

            E mesmo quando se consegue avançar por meio de um processo que pode ser desgastante e envolver longas reuniões de condóminos, há depois a questão importante dos custos, que fazem curto-circuito à maior parte dos projetos deste tipo. Passemos a um exemplo prático: num prédio de 30 frações na zona ocidental de Lisboa a questão foi colocada por alguns dos moradores, que queriam carregar os respectivos carros numa garagem. Após vistoria por um técnico especializado, chegou-se à conclusão de que o atual sistema elétrico da garagem não permitia tal intenção.

            Passou-se então à fase seguinte, a da análise do projeto de nova instalação elétrica que permitisse carregar viaturas elétricas na garagem. Em primeiro há a questão da rede de energia. Vários locais da cidade podem não ter energia suficiente para alimentar várias garagens com carregadores de elétricos, sendo necessário os prédios estarem próximos de um posto de transformação, que transforma energia de alta e média tensão em baixa tensão. Se pensarmos que cada uma dessas 30 frações vai ter uma potência de 7 kw, ao todo são 200 kw de energia necessária, a que se soma ainda a energia para os elevadores e iluminação geral, ou seja, mais cerca de 200 kw. Depois é preciso fazer obras para a nova rede de energia da garagem, instalando cabos para os pontos de carregamento, adaptando quadros de coluna, instalando novos contadores.

            Conta final: cerca de 5 mil euros de despesa (já com wallbox incluída) para cada uma das frações.

            É por isso que deve planear bem a compra de um carro eletrificado, para que depois não lhe aconteça ter de andar às voltas na sua zona de residência à procura de um posto público de carregamento e deixar o seu lugar de garagem vago.”
            Não são 6 mil mas são 5 mil a cada fracção. Dá no mesmo!

          • JL says:

            Esses numeros como já vimos não fazem sentido. Já vimos antes, não é por você repetir isso N vezes que vai ficar verdade, a não ser que me mostre um orçamento e uma fatura.

            Não tem de haver reunião nenhuma, ou aprovam ou não, a seguir cada um segue o seu caminho, mais tarde se quiserem, é simples, fazem o mesmo, e depois queixem-se que foi barato.

            Mas ainda bem que você admite que o futuro é 100% eléctrico, é um grande passo.

  17. Contador says:

    Se procurarem nos sites da especialidade temos coisas assim: “Elétricos não pagavam impostos. Neste país agora pagam ao quilómetro.” Nova Zelândia. Ou seja, irá espalhar-se para os outros países. Isto é mais um incentivo para andar de carro. Pagar por km…hilariante. Já não bastava ter que pagar o carregamento, agora pagar por km.

    • JL says:

      Curioso, porque os a combustão já pagam há muito tempo por km nesse país.

      • Yamahia says:

        Pagam no preço do combustível, igual aos tugas!

        • JL says:

          Mais 76 dólares por cada 1000 kms nos diesel, só os a gasolina é que não pagam porque têm o combustível mais caro, lá o diesel é bem mais barato:

          https://www.gaspy.nz/stats.html

          https://www.nzta.govt.nz/vehicles/road-user-charges/about-ruc/

          • Yamahia says:

            Conclusão:
            1- Não deve haver muitos carros Diesel na ZNL, a não ser jeeps que estão isentos
            2-Vendia a carrinha e ficava só com o gasosas (o “RUC” fica pela metade.)
            3-O gasosas paga metade do RUC que um elektro.
            4-Parece-me bem e muito justo!
            5-Gostava que houvesse por cá algum decisor com tomates para seguir o mesmo caminho!

          • JL says:

            Errado, paga o dobro.

            É ir para lá, ninguém o impede. Lol

          • Yamahia says:

            Paga metade amigo. Estive a fazer contas, quer que as transponha para aqui?

          • JL says:

            Simples, um electrico paga 7.6 dolares NZD por 100 kms.

            A gasolina paga 70.024 cêntimos por litro, logo era necessário gastar quase 11 litros para ser o mesmo, portanto é metade se considerar apenas o custo por litro, mas existem lá outros impostos e a gasolina não é propriamente barata, está ao mesmo preço que cá, logo mais de metade do seu custo são impostos.

            Fazer 100 kms em elétrico lá custa 7.6 + (17 * 0.23) = 11.51 dólares NZD

            Fazer 100 kms a gasolina: 6 * 2.85 = 17.1,

            Portanto um pouco mais de metade.

          • Yamahia says:

            Então concorda comigo! Mais vale andar a gasolina do que de elektro.
            A gasolina lá está mais barata e ainda por cima têm gasolina ainda mais barata com 91 RON. Esta fica a 1,51€. Se houvesse cá tb usava.

          • JL says:

            Não, como posso concordar consigo se fica muito mais caro andar de gasolina ?

            Ah agora entendi, por isso é que tenta a todo o custo que os eléctricos sejam caros, loooool

          • JL says:

            Com 91 ? Então com 95 não gasta o suficiente ?

          • Yamahia says:

            Não se disperse. Estamos a falar daquilo que se paga para usar a esttrada. O elektro paga o dobro.

            Qt às octanas. Não me diga que é daqueles que está convencido que com mais octanas tem mais power e faz mais kms looolooolool

          • JL says:

            Nop, paga mais de metade, as contas são bem óbvias.

            Não tem mais potência, as octanas não tem nada a ver com potência mas sim com eficiência, daí ter usado 95, que está a meio das 2.

            Também podia fazer como você sempre faz, usar sempre o preço mais caro…

          • yamahia says:

            Portanto o elektro paga o dobro para circular nas estradas da ZNL a comparar com um carro a gasolina.
            Deixe-me de fitas!

            – Já reconheceu que a octanagem não dá mais speed ao carro. Boa.

            -Qt à eficiência
            A gasolina 91 tem o mesmo poder energético que a de 95 octanas, logo a mesma eficiência. A diferença entre os dois está na octanagem, que se refere à capacidade de resistir à detonação durante a combustão.
            91 Octanas é mais que recomendado para veículos normais sem requisitos de alta performance, (leia-se altas taxas de compressão) ou com turbo.

            Portanto a escolha de uma gasolina octanagem depende apenas e só dos requisitos do motor.
            A octanagem por si só não lhe vai aumentar a capacidade de fazer kms nem o alcance do carro.

          • JL says:

            Mas não paga o dobro, até paga menos, pouco mais de metade.

            Onde eu disse isso ?

            Dá menos e speed e mais consumo, por isso é que é mais barato, ou queria mais por menos ?

            Portanto além de não saber o que é a eficiência ainda explica a coisa, diga antes assim, motores velhos com carburador ainda vá que trabalhe, motores mais recentes que trabalham a taxa de compressão maiores, não serve, vai gastar mais, andar menos e com menos potência.

          • Yamahia says:

            Por acaso a minha mota é a carburador e enquanto houve levava 100ultimate. Qdo acabou, o mecânico adaptou os gigleurs q eu não estava para andar com fraquinhos de octanas no bolso.
            Tem nada a ver ser carburadores ou injecção.
            Ahh já me esquecia mas penso q já lhe tinha dito noutro sítio. Se a viatura já tiver filtro de particulas o mínimo recomendado são tb as 95RON.

          • JL says:

            Tem a ver com tudo, especialmente com a taxa de compressão.

          • Nuno says:

            Será que eu li bem? Frasquinhos de octanas? Hahaha…

          • yamahia says:

            @Nuno,
            Tens aqui. Passa a de 95 para 99 e a de 98 para 102 octanas.
            https://www.feuvert.pt/incrementador-de-octanas-liqui-moly-150ml-84902
            A Sonax é outra marca de confiança que tbm vende.

          • Nuno says:

            Isto não são octanas. As octanas não existem. Isto são anti-detonadores que, basicamente, aumentam a dificuldade da gasolina explodir por compressão…
            Se o teu carro trabalha bem com gasolina 95, então trabalha igual com qualquer outra acima disso…

          • Yamahia says:

            Chama-lhe o que quiseres. Que incrementa octanas não duvides.

          • Nuno says:

            Quais octanas? Não há octanas na gasolina!
            São anti-detonadores que atrasam a combustão da gasolina…

          • Yamahia says:

            E o que são octanas? Não sb tb elas antidetonantes?
            Estás a discutir o sexo dos anjos!

          • Nuno says:

            Não há octanas. Por isso não. Não são anti-detonantes.
            Há um índice que mede a resistência da gasolina à detonação. E chama-se índice de octano mas não é por medir a quantidade de octanas…

  18. Infinity says:

    Por que será??!!

  19. Silva says:

    Afinal as vendas não são… No mundo real ninguém quer comprar algo que depois dificilmente, se consegue vender…
    Agora venham os dos costume, comentar aqui por baixo e dizer que nada disto é verdade.

  20. Fonseca says:

    Eu gostaria de ter um eléctrico. Aliás, não me importava de trocar os meus dois carros por eléctricos. Para mais, os Países Baixos estão a implementar uma política em que a partir de 2028 os carros de trabalho a combustível estão impedidos de entrar no chamado “milieuzone” das cidades, além do imposto de circulação destes carros deixar de ter o desconto actual dado pelo governo, o que vai significar um aumento de cerca de 500 a 600%.
    No entanto, mesmo com o subsídio dado a empresários para a aquisição destas viaturas, os seus preços são incomportáveis para a grande maioria dos pequenos empresários. Eu trabalho por minha conta, e não me vejo a investir 60 ou 70.000 euros a 5 anos só num carro de trabalho. É simplesmente incomportável.
    Por isso talvez fosse conveniente reverem os preços dos eléctricos.
    Sabemos que apesar dos anos que esta tecnologia já tem, ela sempre foi deixada de lado pelos interesses da indústria petrolífera, e apenas nas últimas 2 décadas foi alvo de maiores esforços, sendo por isso algo ainda recente, o que faz com que os seus custos ainda sejam altos. As baterias têm tido um aumento de capacidade incrível, só nos últimos 10 anos, o que é óptimo. Mas todo esse esforço é inútil se o cidadão médio não tiver acesso aos preços.

  21. TdSR says:

    A narrativa do carro elétrico está a ir por água abaixo. No início ainda houve gente a cair neste esquema mas agora o consumidor abriu os olhos e já ninguém os quer.

  22. João says:

    É tudo muito bonito mas na hora de vender quem quer comprar um carro eléctrico em segunda mão?

  23. Simao says:

    Confesso que não sou grande leitor deste blog. Mas passei por aqui e constatei algo de estranho nestes comentários. Há um indivíduo (desculpem a frontalidade, desequilibrado), que defende a sua posição como se fosse a única correcta. Ora bem, a realidade (infelizmente, porque também sou apologista das questões ambientais), não é bem e quem tem uma base de macro economia, reconhece os sinais do mercado. O elétrico, não é ainda a realidade e nem pouco o futuro (pelo menos a curto, médio prazo). Realçou mais uma vez que não quis ser tendencioso, mas realista. Já quem tem comportamento anomalos, aconselho vivamente ajuda medica.

    • JL says:

      Eu vejo vários a fazer isso.

    • Yamahia says:

      “O elétrico, não é ainda a realidade e nem pouco o futuro (pelo menos a curto, médio prazo)”
      @Simão o gajo da VW já está a pôr a viola no saco e agora já diz que “Os carros elétricos são o futuro, mas o passado ainda não acabou” loooloooloool

      • JL says:

        Não percebi de que ano vocês surgiram na máquina, mas são realidade sim, vieram de que século ?

        É que segundo você, o eléctrico é futuro sim, já tínhamos chegado a essa conclusão.

        • Yamahia says:

          O passado é que NC mais acaba, LOL

          • JL says:

            Tanta acaba que muitos já acabaram.

          • Yamahia says:

            Está TD a regressar ao passado @JL ainda não reparou? Ao mesmo tempo que a VW engole o sapo, anuncia que ⅓ do que o que tinham destinado aos elektros será aplicado no desenvolvimento de novos motores a combustão.

            Das 3 fábricas de baterias previstas para este ano, o consórcio Stellantis, Mercedes e Total Energies já só dão como garantida uma fábrica em França. Os projectos para Itália e Alemanha foram metidos na gaveta.
            Quer mais provas que o “passado” não vai acabar?

          • JL says:

            Não, nem você.

            Pois, também não anunciaram nada disso.

            Claro, querem reduzir custos com baterias mais baratas.

            Não existe prova nenhuma, só nos vossos pensamentos hater.

          • yamahia says:

            Porque é que VC é casmurro que nem uma porta?
            Têm aqui a questão da VW voltar a investir nos motores a combustão:
            http s://www.google.com/amp/s/motor1.uol.com.br/news/722521/volkswagen-investe-bilhoes-motores-combustao/amp/

            Têm aqui a questão da suspensão das fábricas de baterias previstas para Kaiserslautern, Alemanha e Termoli, Itália.
            https ://www.razaoautomovel.com/noticias/industria-acc-adia-contrucao-fabrica-baterias-eletricos/

          • JL says:

            Noticia num site brasileiro ? Então é no brasil que vão investir isso ? Looooolll

            Eu até confirmei sobre as baterias, eu já tinha lido o artigo..

          • Yamahia says:

            Então onde é q vc disse que as fábricas tinham sido canceladas? Não vi…o q vi foi vc dizer q não existia nada além de pensamentos de haters looolool

            E em relação à VW, diga lá o q tem contra os sites brasileiros? Diga lá… É q como em todo o lado, há o trigo e o joio.
            Mas se prefere em british cá vai:
            https://www.team-bhp.com/news/volkswagen-shifts-13rd-ev-budget-ice-development

          • JL says:

            Raio, estranho ser uma empresa europeia e não haver notícias por cá.

            Mas ainda bem que isso o deixa feliz. Looool

          • Yamahia says:

            Tb está no site da AutomotiveNewsEurope mas o acesso para esta notícia em particular é pago.

          • JL says:

            Já saiu por cá, 1/3 do valor que era para baterias vai ser aplicado no desenvolvimento de motores juntamente com sistemas híbridos.

            Portanto não é a notícia que você queria, mas pronto, é o que há.

          • Yamahia says:

            Onde viu tal barbaridade?

          • yamahia says:

            Népia, não há nenhum desvio em relação ao q já lhe tinha dito.

          • JL says:

            Há, porque não é apenas para aplicar em motores a combustão, mas sim sistemas híbridos plugin, por mais uns anos, e depois futuro é eléctrico, combustão simples já eram.

          • yamahia says:

            Desculpe mas isso não é referido em lado nenhum. Pelo contrário, para refrear a febre Elektra, a Mercedes pondera seriamente seguir o mesmo trilho agora traçado pela VW.
            Acrescenta-se inclusivamente que as pessoas não querem carros elektros.
            Adiante para o óbvio, não são os políticos que decidem o caminho da indústria mas sim as pessoas. Políticos que tiveram a veleidade de pensar e querer impor o contrário já levaram que contar.
            Agora está lá um partido popular amplamente reforçado e como o nome indica,vai respeitar a vontade popular.
            O Musk que vá vender créditos de carbono para Marte.

          • Nuno says:

            No dia em que um híbrido fizer 150km em elétrico ninguém compra nem mais um EV…

          • JL says:

            É referido na notícia, está lá, leia.

            Isso é que não refere em lado nenhum, existe apenas um arrefecimento da procura, e culpa dos fabricantes, andaram a prometer modelos novos e mais baratos.

            Que têm os políticos a ver ? Não entendi, os políticos só definem leis e tal como sempre de disse não há nem nunca houve nenhuma imposição, isso era apenas narrativa petroleira.

            O partido é o mesmo que lá estava.

            Os Musk só fez e vai continuar a fazer favores às marcas.

          • JL says:

            Quando os plugin tiverem 150 KMS de autonomia, já os eléctricos têm 1000, quem vai querer continuar a gastar combustíveis ?

            Então agora já não existe problema na carga ?

          • Yamahia says:

            Não é referido em lado nenhum. Tire as palas.
            Adiante

            Se está com dúvidas
            Inscreva-se e faça o download do relatório
            https://www.gorozen.com/commentaries/4q2023
            Resumidadente
            No relatório “A Ilusão Norueguesa” de Leigh Goehring e Adam Rozencwajg, da Goehring & Rozencwajg, uma gestora de investimentos em recursos naturais dos EUA, os elektros são alvo de estudo que põe em causa as percepções que a matilha elektra tenta fazer crer sobre a sua eficiência e impacto ambiental em comparação com os ICEs. ⚡

            O estudo prova que, ao contrário do que muitos são levados a pensar, os elektros são menos eficientes energeticamente que os gasosas e diesel, têm um custo de produção mais elevado devido à intensa procura de energia para a mineração de metais essenciais para as baterias e, surpreendentemente, podem até aumentar as emissões de carbono! Por isso as emissões globais não param de aumentar apesar dos elektros ❌

            Na Noruega, um exemplo frequentemente citado devido aos generosos subsídios governamentais para elektros, a redução na procura por combustíveis fósseis foi apenas de 4% entre 2010 e 2022, apesar de 20% da frota ser elétrica, pois é….

            O estudo revela que o governo norueguês gasta cerca de US$ 4 mil milhões por ano em subsídios para elektros – o mesmo valor gasto na manutenção de estradas e infraestruturas públicas. Além disso, um novo carro a combustão tem um imposto de US$ 27.000, enquanto um Elektro equivalente não paga nada. Este modelo é financeiramente insustentável! Está explicado pq é difícil vender um gasosas/diesel na Noruega

            O estudo critica ainda as comparações de eficiência energética entre elektros e carros a combustão, afirmando que estas análises não consideram a energia necessária para a produção das baterias e simplificam demais as diferenças entre energia térmica e elétrica. ⚡

            Conclusão? As políticas governamentais que tentam substituir totalmente os carros a combustão por elektros irão falhar (que é o que já estamos a assistir) devido às ineficiências e desafios económicos e ambientais. A história mostra que tecnologias menos eficientes raramente substituem as mais eficientes, e é mais que certo que os consumidores continuem a preferir os veículos a combustão. ✨

            E vc, ainda acha que os elektros são mesmo o futuro? ⚡

          • JL says:

            Não é referido em lado nenhum, então inventou e eu é que tenho de tirar as palas?

            Hum ok, começa logo pelos a combustão que são produzidos em árvores. Curioso.

            Então mas o electricos na Noruega consomem combustíveis fósseis?

            Então mas primeiro vem dizer que não são mais eficientes e depois já diz que o aumento de ve’s fez reduzir o consumo em 4% ? Afinal em que ficamos ? Se não fossem mais eficientes, o consumo teria era aumentado.

            Mas não são menos eficientes.

            Então quem pagou esse estudo foi a matilha petroleira ?

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