Renault oferece gratuitamente a patente do sistema para apagar fogos em carros elétricos
O Fireman Access, da Renault, consiste num ponto específico no carro onde os bombeiros podem rapidamente aceder à bateria de alta tensão e cortá-la, reduzindo o risco de explosões ou choques elétricos. Agora esta patente está disponível gratuitamente à indústria automóvel mundial.
Fireman Acess: tecnologia Renault aberta ao mundo
O Grupo Renault coloca o Fireman Acess à disposição da indústria automóvel mundial, no âmbito de uma política de licenciamento gratuito.
Um sistema de segurança exclusivo para automóveis elétricos, o Fireman Access foi desenvolvido no âmbito de uma parceria única com os bombeiros.

O Interruptor SD é um interruptor mecânico que desliga a bateria do circuito elétrico. Embora as baterias Renault de alta tensão sejam concebidas para mudar para o modo de segurança elétrica em caso de acidente, é recomendado que os bombeiros utilizem o SD Switch em caso de impacto violento para ajudar a garantir a segurança elétrica.
Esta inovação patenteada permite que os serviços de bombeiros e de salvamento apaguem um incêndio na bateria de um automóvel elétrico em apenas alguns minutos, em comparação com as várias horas que pode demorar sem este equipamento.
Desta forma, o Grupo Renault demonstra o seu empenho em melhorar a segurança rodoviária dos cidadãos de todo o mundo, enquanto parceiro do Enviado Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Segurança Rodoviária.
Inovar para melhorar a segurança rodoviária faz parte do que somos na Renault. Estamos particularmente orgulhosos da parceria desenvolvida com os bombeiros nos últimos anos.
O Fireman Acess é uma demonstração prática do que se pode conseguir, combinando a nossa experiência como fabricante, com as competências dos homens e mulheres que nos mantêm seguros todos os dias.
Hoje, tenho o prazer de disponibilizar gratuitamente esta inovação, porque quando se trata de um assunto como a segurança, precisamos de quebrar todas as barreiras.
Esta iniciativa enquadra-se, igualmente, no compromisso assumido com as Nações Unidas, de tornar a mobilidade mais segura em todo o mundo.
Declarou Luca de Meo, CEO do Grupo Renault.
Equiparar elétricos aos térmicos
Fruto de uma estreita colaboração entre o Grupo Renault e os bombeiros, o Fireman Acess é uma inovação exclusiva que permite aos serviços de socorro apagar um incêndio num automóvel elétrico praticamente no mesmo tempo que num automóvel de combustão.
Do ponto de vista técnico, um disco adesivo é colocado sobre uma abertura no invólucro da bateria de tração do veículo, selando-a para uma utilização normal.

Apesar de as baterias de alta tensão dos veículos Renault serem concebidas para evitar a deflagração de incêndios - durante a utilização normal e em caso de acidente - um incêndio provocado por causas externas pode propagar-se à bateria.
Se o veículo se incendiar e as chamas se propagarem à bateria, o jato potente da mangueira de incêndio desloca o disco e encharca as células com água - a única forma rápida e eficaz de parar a reação térmica.
Desta forma, um incêndio numa bateria pode ser extinto em apenas alguns minutos, em comparação com as várias horas e dez vezes mais água sem esta caraterística.
O Fireman Acess permite assim que os bombeiros regressem mais rapidamente à prontidão operacional.
Foram registadas sete patentes para este sistema, que está agora instalado em todos os automóveis elétricos e híbridos plug-in vendidos pela Renault, Dacia, Alpine e Mobilize, em todo o mundo.
“…aceder à bateria de alta tensão e cortá-la, reduzindo o risco de explosões ou choques elétricos. …”
Explosões? A Renault anda a enganar a malta. De acordo com o padre catedrático @JL as baterias não explodem.
«Se o veículo se incendiar e as chamas se propagarem à bateria, o jato potente da mangueira de incêndio desloca o disco e encharca as células com água – a única forma rápida e eficaz de parar a reação térmica.»
Mas aumentar a reação química 😉
Basta como eu á mais de 10 anos quando fui das primeiras pessoas a importar power Banks eram todos “LiFePO4” a densidade energética é menor e os compostos químicos não correm o risco de inflamar… E acima de tudo ter “BMS” de qualidade… Eu tenho aqui em casa a primeira geração de power bank patenteado com “anti-explosao” a funcionar como se fosse á 12 anos atrás…
Então não foi o primeiro, em 2006 já eu comprava lá fora as A123Systems.
Para tudo, tragam já o troféu para o JL e 20 chicotadas ao Inculto.
Não sei qual a admiração, essas baterias existem desde 2001.
Em 2007 tive a minha primeira scooter eléctrica se origem chinesa com baterias LifePo4 de 40ah, cá era colocada e modificada pela marca Bereco, é uma Bereco EVO 5.5.
Lá fora… Aqui não… E com patente só o meu 😉
Uuiii que o homem das certezas vem já aí cheio de perguntas!!
sarcasmo – on
E é claro que não explodem… tal como essas afirmações os muitos videos no YT são falsos: tudo montagens com recurso a IA.
Tal como os relatos de pessoas que tinham brinquedos (de várias escalas) movidos a bateria de lítio (e outros à escala 1:1) que os viram incendiar e explodir também são notoriamente falsos!
sarcasmo – off
Até uma castanha no forno explode se não for devidamente preparada. Tal como os carros a combustão (normalmente) não ardem ou explodem, e tal como os elétricos. São desenhados para não acontecer.
Mas já dizia Murphy. Se pode acontecer, eventualmente acontecerá. Até às castanhas. Mas é por isso que deixamos de comer castanhas assadas?
JL? AVES? MAX? não… é o Zé a desconversar!
A castanha só explode se não for bem preparada pelo utilizador.
Baterias de lítio incendeiam/explodem por diversos factores independentes do utilizador.
Ja tive um power bank que pousado em ambiente controlado ‘inchou’. Não aconteceu mais nada porque eu detectei o problema, felizmente, a tempo.
Vou andar com um carro que a parte de baixo é uma bateria que nem consigo ver? Num dispositivo ‘móvel’ sujeito a varias condições atmosféricas distintas fora o risco de impacto? não, não vou! E enquanto tiver alternativa não o farei.
E respondendo final e directamente à pergunta: sim, como castanhas pois sou eu que as preparo. Do mesmo modo que (se conseguir, SE) evito dispositivos (nomeadamente carros) com baterias gigantes de lítio.
Qual é a diferença se andar com um que na parte debaixo tem combustível ?
Estude e compreenda o triângulo do fogo e terá a resposta.
Triângulo do fogo ? Onde o combustível entra….
Yamahia,
nem vale a pena… ele quando sabe que não tem argumentos vem com as perguntas… Agora nem combustível sabe o que é! Quem não quer ver… não verá!
JL,
Sabe tanto e não sabe o que é combustível?
Vá la ver a definição de combustível no tal triângulo… não , não é só o que alimenta o carro a combustão. É bem mais do que isso e nem precisa ser gasolina nem diesel!
Vá, admire-se e depois venha com mais perguntas da tanga…
Exato, porque não entendi qual a diferença de uns que ardem tão pouco para outros.
Combustível é algo que arde e é altamente inflamável.
“Combustível: É tudo que é suscetível de entrar em combustão”
E eu disse que era só o combustível ? Leia lá novamente o comentário do Yamahia e depois o meu.
Para o combustível arder num carro a combustão, tem que ter presentes os outros 2 vertices do triângulo do fogo. O comburente e a fonte de ignição (calor).
Num depósito de combustível, estas condições não estão todas reunidas. Apesar de haver combustível, falta uma fonte de ignição adequada e o oxigénio está presente em quantidade limitada (o que impede uma combustão espontânea).
Por outro lado, as baterias de iões de lítio podem entrar em fuga térmica quando atingem temperaturas críticas, devido a curtos-circuitos internos, sobrecarga, danos mecânicos ou defeitos de fabrico.
Num depósito de combustível, estas condições não estão todas reunidas. Apesar de haver combustível, falta uma fonte de ignição adequada e o oxigénio está presente em quantidade limitada (o que impede uma combustão espontânea).
Por outro lado, as baterias de iões de lítio podem entrar em fuga térmica quando atingem temperaturas críticas, devido a curtos-circuitos internos, sobrecarga, danos mecânicos ou defeitos de fabrico.
O combustível já está presente nos eletrólitos da bateria. O comburente pode vir dos próprios materiais da bateria, incluindo o oxigénio libertado pelos compostos de lítio. Basta uma fonte de calor (devido a sobreaquecimento ou curto-circuito interno) para iniciar uma reacção descontrolada.
Isto significa que, ao contrário de um depósito de combustível, uma bateria pode incendiar-se sem necessidade de uma injecção de comburente ou de uma fonte de ignição externa. São coisas que as baterias já incorporam por natureza e têm com fartura.
Agora pense novamente
Estão, quando há fugas.
Elas só entram em fuga térmica quando ocorrem problemas, tal como o depósito.
Errado, só é libertado oxigénio quando ocorrem os sobreaquecimentos devido a problemas, portanto igual aos depositos, daqui o jeep ter explodido pelo depósito se combustível.
Qual é a fonte de calor da bateria ?
Por isso mesmo os incêndios e explosões serem muito mais comuns nos a combustão, tal como o exemplo que você deixou e eu.
Agora pense bem…
Quais fugas?
Como disse abaixo, os depósitos dos carros a combustão não criam dendrites:
https://pplware.sapo.pt/motores/renault-oferece-gratuitamente-a-patente-do-sistema-para-apagar-fogos-em-carros-eletricos/comment-page-1/#comment-3616957
Ainda assim continuaria a faltar a fonte de ignição (calor).
A bateria é um pack formidável que reúne tudo em um. Combustível, comburente e fonte de ignição…”Fuje”!!!!
Quais ? As habituais, já não se lembra ? Até você disse por aí que não se deve encher até à boca.
Não reúne porque não trabalha a essas temperaturas.
Pois disse mas em nada relacionado com incêndios. Mas sim com poluição desnecessária e salvaguarda do sistema de recuperação de gases.
As baterias não trabalham a essas temperaturas mas basta uma dentride capaz de perfurar uma célula para passarem a “trabalhar”
Ah vazar combustível para fora não provoca incêndios, essa é uma uma, existem outras, até de óleos, daí andarem por aí sempre a arder.
Mas elas não criam dendrites, isso já está mais que controlado pelos bms, afinal não ouviu nada da doutora.
Mesmo vazando combustível falta o factor “fonte de ignição”, igual às baterias. (Comburente+combustível) mas sem o potencial de gerar calor como as baterias.
Ou seja, mesmo nesse cenário com origem na estupidez humana, o risco é menor a comparar com uma bateria de carro.
Mais uma vez, a preocupação neste cenário é o meio ambiente e não um possível incêndio.
É raro o dia q saio de carro/mota e não me cruzo com rastos de combustível, na maioria, estou em crer, com origem em camiões cujos motoristas insistem em encher até ao gargalo na mira de mais uns kms extra.
O único cuidado é evitar manobrar sobre esses rastos pois potencialmente são escorregadios.
Sem potencial? Então mas afinal um carro a combustão não é a combustão ? É certo que é interna mas ela existe, aliás, um dos motivos de haver incêndios neles são as fugas, tanto de combustivel como de óleo, só o aquecimento do escape e dos FAP chega para isso.
Ah afinal é habitual haver vazamento de combustível, interessante que fui ridicularizado quando disse aqui que ia caindo de mota devido a um vazamento de combustível.
Caiu da mota pq é nabo e não sabe ler o terreno.
Esses rastos são bem visíveis, prá próxima meta os óculos.
Quem disse que caiu ?
Sim, muito visíveis, especialmente de noite e dentro de uma curva…..
Acho melhor algumas pessoas perceberem o que é exatamente uma explosão. Uma explosão é, em termos muito simples, a expansão de gases/aumento de pressão devido a uma libertação de energia.
Tudo o que gera calor pode desencadear uma explosão, com as condições certas. Se meteres umas achas de pinho com casca na lareira, apanhas uns sustos 😀
A água explode? Claro que não. Mas pergunta a um qualquer bombeiro que certamente já passaram por explosões em cilindros de água quente, por exemplo.
A gasolina explode ou arde? Arde. Mas se estiver num contentor sem espaço para os gases expandirem… boom.
O mesmo se passa com uma qualquer bateria. Pode até nem sequer arder e explodir. Basta aquecer em demasia. Começa a libertar gases, cria um excesso de pressão no interior da bateria ou do dispositivo (telemóvel, carro, ….) e ao atingir um ponto crítico, o material cede e dá-se a explosão, mesmo sem chama.
O Zé quis vir explicar-nos o que é uma explosão mas pelo que se lê do que escreveu não sabe lá muito bem o que é uma explosão. Pelo meio quis ainda explicar-nos certos conceitos de que também não percebe.
Talvez devesse deixar esses assuntos para os peritos em vez de dar palpites.
A sudden, rapid release of energy that produces potentially damaging pressures. Explosions can result from ignition events involving energetic materials, a pressurization event, or a chemical reaction.
https://www.directives.doe.gov/terms_definitions/explosion
Como se vê o paternalista do Zé que julga que sabe tudo e que os outros são todos uns ignorantes que nada sabem, teve afinal de ir à Net pesquisar pela definição de “explosão”… encontrou uma e todo vaidoso colocou-a aqui. Podia ter encontrado uma melhor mas duvido que a reconhecesse tal foram as patacoadas que escreveu antes (neste tópico e no anterior onde participou).
Curioso como quem tem telhados de vidro devia ter mais cuidado com as “pedras” que atira… é que estas podem sempre fazer ricochete e voltar à origem!
Então qual é a sua definição de explosão ?
Deve ser uma definição tipo peta zetas.
Ora aí está, “peta zetas”… tudo inspirado no seu nome e bem à sua medida!
E qual é a sua definição, caro JL? Precisará de ocorrer dentro de um odiado motor para ser classificada como tal?
Eu não tenho definição, não fui eu que inventei o termo.
E não explodem.
Explodem lá agora.
Devem ter sido misseis da guerra que falharam o alvo
https://youtu.be/aLtkTp4GVuE?si=e4ZuPUL-4UONcMla
Isso é uma explosão de um carro a gás, incentivo a isto:
https://youtu.be/ZRmIzqAUlaM
Impossível ser um eléctrico, que jeep é esse ?
Ah afinal é um a combustão, sim, isso é bem comum.
Até o ZOE é a gás ou a combustão. Nada de confusões. O @JL é q sabe.
No zoe foi o airbag que rebentou, basta ver de onde vem a expansão de gazes.
Mas desde quando a bateria está dentro do habitáculo ? Só nalguns híbridos mais antigos que usavam baterias NiMH, como Toyota prius e Hondas.
Já está disponível o novo Modelo Y em Portugal, as entregas começam em Março, tal como eu tinha previsto.
https://www.tesla.com/pt_pt/modely
Explodem @JL. Não queira ser mais papista que o papa
“when temperatures and pressures in damaged battery cells increase uncontrollably and the battery can end up venting and igniting toxic gases and exploding.”
https://www.latimes.com/california/story/2025-01-30/tesla-battery-fire-fatal-crash-rescue
Já agora, os depósitos dos carros a combustão são incapazes de criar dentrites que levem à sua perfuração como acontece nas baterias que mesmo com boas práticas nos carregamentos e estacionamentos acabam por criar essas lanças prontas a activar a fuga térmica a qq momento.
Termo mal usado, porque é um facto que esses gazes entram em combustão, o que é diferente de explosão.
Tanto explode que se chamam motores de explosão, tanto pode acontecer dentro ou fora, no caso dos depósitos é a mesma coisa, explode porque haver pressão interna.
Não viu ali a explosão atrás ? O que é curioso é que arrancam partes dos veículos, coisa que nunca acontece num eléctrico.
Muito boa! hahaha!
Oferece gratuitamente?
Sim.
A combustão também não explodem nem a GPL. 🙂
A última tecnologia de baterias que a BYD usa LFP é muito boa no que toca a segurança, mas diria que o futuro passe pelas NA+.
Acho fantastico quando um player numa industria decide disponibilizar algo que beneficia a todos. Tem sido bom ver isto no que toca a segurança, por exemplo.
A minha duvida é até que ponto esta “medida de segurança” não pode ser utilizada para vandalizar um carro eletrico. Sei que a valvula ou disco irá mover-se com a pressão da água da mangueira mas, só mesmo com alta pressão é que se desloca? Uma martelada nesse disco não será o suficiente para o deslocar? Apesar de uma martelada poder causar dano em qualquer lado; uma coisa é uma moça, outra é um ponto de entrada. Até porque este disco, para ser util, deverá estar do lado da bateria (?) e não por baixo do carro (como se chega lá sem o carro estar de rodas para o ar?).
Dado ser o componente mais caro do carro, ser mais “facilmente” vandalizado/inutilizado pode ser uma forma de isto não ser aplicado, apesar de achar uma grande ideia de segurança. O meu receio de vandalismo por “maldade” aumentou quando se vê malta – já em Portugal – a vandalizar Teslas só porque o dono é o Musk..
Confesso que não fui pesquisar a fundo sobre o tema e baseio-me no artigo.
Poder pode, mas depende sempre como as coisas forem implementadas. Antigamente haviam alguns carros em que se conseguia despoletar airbags com uma martelada, mesmo com o carro parado. Hoje em dia é impossível (bem, impossíveis não há, mas pronto) pois é necessário o carro ir a a algo como 15/20 km/h para os airbag dispararem.
Os carros elétricos são muito perigosos. Ainda bem que as vendas estão a cair a pique. O pessoal acordou!
Descanse que não estão, onde dizem que são perigosos ?
E aí está ele o JL eletrificado, é a loucura, ele sabe tudo! Um alarve a baterias…
então está incomodado ?
Kamikazes, enfim…
O meu fumareiro em 2024 é 30 vezes mais seguro do que esses kamikazes.
O truque está em ao estacionar, procurar um parque onde não haja nenhum kamikaze…funciona sempre!
Quando o vou buscar está sempre intacto.
Então não estaciona em lado nenhum, já que por todo o lado há fumarentos.
Olha outro que ainda é do tempo em que o grande incêndio no parque do aeroporto foi devido a um carro elétrico… espera, afinal não foi 😀
Será q não foi?
Tanto não foi que já foi concluída a investigação.
Só cai quem quer. Oficialmente nunca iriam culpar o elektro. Iria prejudicar muito a agenda elektra.
Restam os testemunhos. Esses já ninguém os apaga.
Aliás apagaram, já não aparecem online nos diversos canais que fizeram reportagem, (o módus operandi e sempre o mesmo, já os conheço eheh)
simplesmente eu gravei exactamente pq já sabia o que ia acontecer.
Cai ? Então a investigação foi paga ? Looooool
Porque não iriam culpar um eléctrico ? Conhece algum caso que não tenham culpado ?
Quais testemunhos ? Daqueles que não viram ?
Claro que não aparecem, sabem que erraram.
É sempre o mesmo? Então diga lá quais foram os outros ?
“…conhecido o relatório de peritagem do Centro Pericial de Acidentes do INEGI-Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial. …”
1-Sabe quem é o INEGI? Sabe como sobrevive a INEGI?
2-Sabe quem são os mecenas do INEGI?
1-O seu fundo associativo é composto maioritariamente por entidades do setor privado e público.
2-quem são?
O INEGI (Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial) colabora ativamente com diversas entidades públicas portuguesas no âmbito da mobilidade elétrica e da transição energética. Entre os seus parceiros institucionais destacam-se:
a) AdEPorto – Agência de Energia do Porto: Colabora com o INEGI em projetos como o “Asprela + Sustentável”, que visa acelerar a descarbonização.
b)MOBI.E, S.A.: Empresa pública responsável pela gestão e monitorização da rede de mobilidade elétrica em Portugal. c)Mantem uma ligação histórica com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).
d)Município do Porto: Parceiro em iniciativas que promovem a mobilidade elétrica sustentável
Privados:
e)Enel: Multinacional de energia envolvida em projetos de mobilidade elétrica, incluindo o desenvolvimento de infraestruturas de carregamento e soluções inovadoras para veículos elétricos.
f)Endesa: Empresa do setor energético que, em parceria com a Enel, tem iniciativas focadas no desenvolvimento e promoção da mobilidade elétrica em várias regiões
g)Efacec: Empresa portuguesa que desenvolve soluções de carregamento para veículos elétricos, incluindo carregadores ultrarrápidos.
Participa na “Aliança para a Transição Energética”, uma iniciativa apoiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)
O que é que acha que eles iam declarar no relatório forense?
Que raio de ligações você arranjou, então mostre lá essas ligações ?
Nem sei para que é estivesse a dar ao dedo.
Afinal vc quer é ligações:
https ://inegi.pt/pt/noticias/inegi-faz-parte-da-transformacao-no-setor-da-energia-em-portugal/
Onde é que fala ai em carros e o que eles têm a ver com o tema ?
Por falar em electricos, o Nissan levar continua a andar todos o dias, é o verdadeiro carro de combate. Loool
https://youtu.be/9gkAHjtLwQE
Não fala de carros?
Ainda me ajuda mais.
Não percebem de carros, mas também não querem perder o PRR para a Mobilidade Elétrica, onde estão inseridos. Nem eles querem perder, nem as restantes entidades referidas — e mais algumas.
Faço ideia o reboliço de reuniões para montarem o relatório.
Lá vem vc com a mania de lançar outros temas que nada têm a ver para desviar o foco das conversas, mas OK, esta eu respondo:
-Parece que o TiBastos virou agente de i3 importados usados da Alemanha. E já está a fazer campanha (campanha na medida em que o carro não chega ao Algarve, nem lá perto. A não ser que vá a 90 e…e…) para vender o carro daqui a uns 3 meses. Tb se estampou ao dizer que estraga a RS a fazer 5 kms por dia nas voltinhas, mas depois dis que faz milhares de kms por mês nas voltinhas (5×30 dá 150 kms), não percebi.
Soube de um “Franciu” que comprou um i3 “en la BMW de la France” por 12000€, tudo o que seja acima disso…coiso.
Ya, tb estranhei o preço baixo:
https://ec.europa.eu/safety-gate-alerts/screen/webReport/alertDetail/10006988?lang=en
Qt ao Leaf, é outro coiso, ng compra um chaço que para chegar à Malveira tem que ir a 70, isto há um ano. Agora já só deve chegar a Tocadelos. Serve para o enteado partir enquanto aprende a dar umas curvas.
Não, a cena deles é outra, e não carros.
Ajuda a ?
Que tem o PRR a ver com o assunto ? Arranja com cada ligação, daqui a pouco também os satélites estão interligados.
O que tem a ver com o PRR?
Deixei-lhe um link, não viu, ou não sabe interpretar?
“… INEGI faz parte da transformação no setor da energia em Portugal.
26 março 2024
Impulsionar a descarbonização, a descentralização e a digitalização do setor energético em Portugal. Este é o objetivo da «Aliança para a Transição Energética», uma das 23 agendas de inovação, apoiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que conta com o contributo do INEGI.
…
A agenda «Aliança para a Transição Energética» é financiado pela União Europeia através do Next Generation EU e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)…”
Eu falei do tema.
Não desviei, era apenas para lhe mostrar que afinal o leaf continua a andar, apesar das suas invenções que ele já não andava.
Então mas ele vende todo o tipo de carros.
Ele não tem leafs à venda, escusa de perder tempo a inventar sobre isso.
Eu repito o que ele disse, o leaf é o verdadeiro carro de combate.
Mas eles não custam 12 mil, custam 20 mil com 4 a 5 anos.
12500 “eurrós en la BMW de la France”
https://youtu.be/YVYd1HiGg9o?si=Vh0a5romSvlkgikP
Até podiam custar 1000 euros, diz lá que foi ocasião.
D’occasion ” en la France”é um termo comum para descrever produtos que já tiveram um dono anterior, especialmente em carros.
Não tem nada a ver com aquilo que esta praí a cogitar.
Portanto um usado de ocasião, qual é a diferença ?
Cabeça dura hém?
São ou não são ?
Qual, o do prédio no Parque das Nações? Esse era elétrico e demorou uma manhã para apagar. No meu condomínio é estritamente proibido o estacionamento de EVs na garagem.
Que incêndio foi esse ?
Não podem proibir,não existe qualquer suporte da lei para isso.
Veiculos a combustao são o futuro. 0 riscos de incendio
A frase está incompleta.
Onde se lê:
“…0 riscos de incendio…”
Deve ler-se:
“…0 riscos de incêndio descontrolado e reignições…”
Excelente ação da Renault, é sempre de louvar quando uma empresa disponibiliza uma tecnogia propria á sociedade.