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Renault oferece gratuitamente a patente do sistema para apagar fogos em carros elétricos

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Yamahia says:

    “…aceder à bateria de alta tensão e cortá-la, reduzindo o risco de explosões ou choques elétricos. …”
    Explosões? A Renault anda a enganar a malta. De acordo com o padre catedrático @JL as baterias não explodem.

    • Mr. Y says:

      «Se o veículo se incendiar e as chamas se propagarem à bateria, o jato potente da mangueira de incêndio desloca o disco e encharca as células com água – a única forma rápida e eficaz de parar a reação térmica.»

      • Inculto says:

        Mas aumentar a reação química 😉
        Basta como eu á mais de 10 anos quando fui das primeiras pessoas a importar power Banks eram todos “LiFePO4” a densidade energética é menor e os compostos químicos não correm o risco de inflamar… E acima de tudo ter “BMS” de qualidade… Eu tenho aqui em casa a primeira geração de power bank patenteado com “anti-explosao” a funcionar como se fosse á 12 anos atrás…

    • PoiZé says:

      Uuiii que o homem das certezas vem já aí cheio de perguntas!!
      sarcasmo – on
      E é claro que não explodem… tal como essas afirmações os muitos videos no YT são falsos: tudo montagens com recurso a IA.
      Tal como os relatos de pessoas que tinham brinquedos (de várias escalas) movidos a bateria de lítio (e outros à escala 1:1) que os viram incendiar e explodir também são notoriamente falsos!
      sarcasmo – off

      • says:

        Até uma castanha no forno explode se não for devidamente preparada. Tal como os carros a combustão (normalmente) não ardem ou explodem, e tal como os elétricos. São desenhados para não acontecer.
        Mas já dizia Murphy. Se pode acontecer, eventualmente acontecerá. Até às castanhas. Mas é por isso que deixamos de comer castanhas assadas?

        • PoiZé says:

          JL? AVES? MAX? não… é o Zé a desconversar!
          A castanha só explode se não for bem preparada pelo utilizador.
          Baterias de lítio incendeiam/explodem por diversos factores independentes do utilizador.
          Ja tive um power bank que pousado em ambiente controlado ‘inchou’. Não aconteceu mais nada porque eu detectei o problema, felizmente, a tempo.
          Vou andar com um carro que a parte de baixo é uma bateria que nem consigo ver? Num dispositivo ‘móvel’ sujeito a varias condições atmosféricas distintas fora o risco de impacto? não, não vou! E enquanto tiver alternativa não o farei.

          E respondendo final e directamente à pergunta: sim, como castanhas pois sou eu que as preparo. Do mesmo modo que (se conseguir, SE) evito dispositivos (nomeadamente carros) com baterias gigantes de lítio.

          • JL says:

            Qual é a diferença se andar com um que na parte debaixo tem combustível ?

          • Yamahia says:

            Estude e compreenda o triângulo do fogo e terá a resposta.

          • JL says:

            Triângulo do fogo ? Onde o combustível entra….

          • PoiZé says:

            Yamahia,
            nem vale a pena… ele quando sabe que não tem argumentos vem com as perguntas… Agora nem combustível sabe o que é! Quem não quer ver… não verá!
            JL,
            Sabe tanto e não sabe o que é combustível?
            Vá la ver a definição de combustível no tal triângulo… não , não é só o que alimenta o carro a combustão. É bem mais do que isso e nem precisa ser gasolina nem diesel!
            Vá, admire-se e depois venha com mais perguntas da tanga…

          • JL says:

            Exato, porque não entendi qual a diferença de uns que ardem tão pouco para outros.

            Combustível é algo que arde e é altamente inflamável.

            “Combustível: É tudo que é suscetível de entrar em combustão”

            E eu disse que era só o combustível ? Leia lá novamente o comentário do Yamahia e depois o meu.

          • Yamahia says:

            Para o combustível arder num carro a combustão, tem que ter presentes os outros 2 vertices do triângulo do fogo. O comburente e a fonte de ignição (calor).

            Num depósito de combustível, estas condições não estão todas reunidas. Apesar de haver combustível, falta uma fonte de ignição adequada e o oxigénio está presente em quantidade limitada (o que impede uma combustão espontânea).

            Por outro lado, as baterias de iões de lítio podem entrar em fuga térmica quando atingem temperaturas críticas, devido a curtos-circuitos internos, sobrecarga, danos mecânicos ou defeitos de fabrico.

            Num depósito de combustível, estas condições não estão todas reunidas. Apesar de haver combustível, falta uma fonte de ignição adequada e o oxigénio está presente em quantidade limitada (o que impede uma combustão espontânea).

            Por outro lado, as baterias de iões de lítio podem entrar em fuga térmica quando atingem temperaturas críticas, devido a curtos-circuitos internos, sobrecarga, danos mecânicos ou defeitos de fabrico.
            O combustível já está presente nos eletrólitos da bateria. O comburente pode vir dos próprios materiais da bateria, incluindo o oxigénio libertado pelos compostos de lítio. Basta uma fonte de calor (devido a sobreaquecimento ou curto-circuito interno) para iniciar uma reacção descontrolada.
            Isto significa que, ao contrário de um depósito de combustível, uma bateria pode incendiar-se sem necessidade de uma injecção de comburente ou de uma fonte de ignição externa. São coisas que as baterias já incorporam por natureza e têm com fartura.
            Agora pense novamente

          • JL says:

            Estão, quando há fugas.

            Elas só entram em fuga térmica quando ocorrem problemas, tal como o depósito.

            Errado, só é libertado oxigénio quando ocorrem os sobreaquecimentos devido a problemas, portanto igual aos depositos, daqui o jeep ter explodido pelo depósito se combustível.

            Qual é a fonte de calor da bateria ?

            Por isso mesmo os incêndios e explosões serem muito mais comuns nos a combustão, tal como o exemplo que você deixou e eu.

            Agora pense bem…

          • Yamahia says:

            Quais fugas?
            Como disse abaixo, os depósitos dos carros a combustão não criam dendrites:
            https://pplware.sapo.pt/motores/renault-oferece-gratuitamente-a-patente-do-sistema-para-apagar-fogos-em-carros-eletricos/comment-page-1/#comment-3616957
            Ainda assim continuaria a faltar a fonte de ignição (calor).
            A bateria é um pack formidável que reúne tudo em um. Combustível, comburente e fonte de ignição…”Fuje”!!!!

          • JL says:

            Quais ? As habituais, já não se lembra ? Até você disse por aí que não se deve encher até à boca.

            Não reúne porque não trabalha a essas temperaturas.

          • Yamahia says:

            Pois disse mas em nada relacionado com incêndios. Mas sim com poluição desnecessária e salvaguarda do sistema de recuperação de gases.

            As baterias não trabalham a essas temperaturas mas basta uma dentride capaz de perfurar uma célula para passarem a “trabalhar”

          • JL says:

            Ah vazar combustível para fora não provoca incêndios, essa é uma uma, existem outras, até de óleos, daí andarem por aí sempre a arder.

            Mas elas não criam dendrites, isso já está mais que controlado pelos bms, afinal não ouviu nada da doutora.

          • Yamahia says:

            Mesmo vazando combustível falta o factor “fonte de ignição”, igual às baterias. (Comburente+combustível) mas sem o potencial de gerar calor como as baterias.
            Ou seja, mesmo nesse cenário com origem na estupidez humana, o risco é menor a comparar com uma bateria de carro.
            Mais uma vez, a preocupação neste cenário é o meio ambiente e não um possível incêndio.
            É raro o dia q saio de carro/mota e não me cruzo com rastos de combustível, na maioria, estou em crer, com origem em camiões cujos motoristas insistem em encher até ao gargalo na mira de mais uns kms extra.
            O único cuidado é evitar manobrar sobre esses rastos pois potencialmente são escorregadios.

          • JL says:

            Sem potencial? Então mas afinal um carro a combustão não é a combustão ? É certo que é interna mas ela existe, aliás, um dos motivos de haver incêndios neles são as fugas, tanto de combustivel como de óleo, só o aquecimento do escape e dos FAP chega para isso.

            Ah afinal é habitual haver vazamento de combustível, interessante que fui ridicularizado quando disse aqui que ia caindo de mota devido a um vazamento de combustível.

          • Yamahia says:

            Caiu da mota pq é nabo e não sabe ler o terreno.
            Esses rastos são bem visíveis, prá próxima meta os óculos.

          • JL says:

            Quem disse que caiu ?

            Sim, muito visíveis, especialmente de noite e dentro de uma curva…..

    • says:

      Acho melhor algumas pessoas perceberem o que é exatamente uma explosão. Uma explosão é, em termos muito simples, a expansão de gases/aumento de pressão devido a uma libertação de energia.
      Tudo o que gera calor pode desencadear uma explosão, com as condições certas. Se meteres umas achas de pinho com casca na lareira, apanhas uns sustos 😀
      A água explode? Claro que não. Mas pergunta a um qualquer bombeiro que certamente já passaram por explosões em cilindros de água quente, por exemplo.
      A gasolina explode ou arde? Arde. Mas se estiver num contentor sem espaço para os gases expandirem… boom.
      O mesmo se passa com uma qualquer bateria. Pode até nem sequer arder e explodir. Basta aquecer em demasia. Começa a libertar gases, cria um excesso de pressão no interior da bateria ou do dispositivo (telemóvel, carro, ….) e ao atingir um ponto crítico, o material cede e dá-se a explosão, mesmo sem chama.

      • Éze says:

        O Zé quis vir explicar-nos o que é uma explosão mas pelo que se lê do que escreveu não sabe lá muito bem o que é uma explosão. Pelo meio quis ainda explicar-nos certos conceitos de que também não percebe.
        Talvez devesse deixar esses assuntos para os peritos em vez de dar palpites.

    • LJ_ICE says:

      Muito boa! hahaha!

  2. Paulo says:

    Oferece gratuitamente?

  3. Rodrigo says:

    A combustão também não explodem nem a GPL. 🙂

    A última tecnologia de baterias que a BYD usa LFP é muito boa no que toca a segurança, mas diria que o futuro passe pelas NA+.

  4. Joao M. says:

    Acho fantastico quando um player numa industria decide disponibilizar algo que beneficia a todos. Tem sido bom ver isto no que toca a segurança, por exemplo.

    A minha duvida é até que ponto esta “medida de segurança” não pode ser utilizada para vandalizar um carro eletrico. Sei que a valvula ou disco irá mover-se com a pressão da água da mangueira mas, só mesmo com alta pressão é que se desloca? Uma martelada nesse disco não será o suficiente para o deslocar? Apesar de uma martelada poder causar dano em qualquer lado; uma coisa é uma moça, outra é um ponto de entrada. Até porque este disco, para ser util, deverá estar do lado da bateria (?) e não por baixo do carro (como se chega lá sem o carro estar de rodas para o ar?).
    Dado ser o componente mais caro do carro, ser mais “facilmente” vandalizado/inutilizado pode ser uma forma de isto não ser aplicado, apesar de achar uma grande ideia de segurança. O meu receio de vandalismo por “maldade” aumentou quando se vê malta – já em Portugal – a vandalizar Teslas só porque o dono é o Musk..

    Confesso que não fui pesquisar a fundo sobre o tema e baseio-me no artigo.

    • says:

      Poder pode, mas depende sempre como as coisas forem implementadas. Antigamente haviam alguns carros em que se conseguia despoletar airbags com uma martelada, mesmo com o carro parado. Hoje em dia é impossível (bem, impossíveis não há, mas pronto) pois é necessário o carro ir a a algo como 15/20 km/h para os airbag dispararem.

  5. LJ_ICE says:

    Os carros elétricos são muito perigosos. Ainda bem que as vendas estão a cair a pique. O pessoal acordou!

  6. João says:

    E aí está ele o JL eletrificado, é a loucura, ele sabe tudo! Um alarve a baterias…

  7. Manuel says:

    Kamikazes, enfim…
    O meu fumareiro em 2024 é 30 vezes mais seguro do que esses kamikazes.

    O truque está em ao estacionar, procurar um parque onde não haja nenhum kamikaze…funciona sempre!
    Quando o vou buscar está sempre intacto.

    • JL says:

      Então não estaciona em lado nenhum, já que por todo o lado há fumarentos.

    • says:

      Olha outro que ainda é do tempo em que o grande incêndio no parque do aeroporto foi devido a um carro elétrico… espera, afinal não foi 😀

      • Yamahia says:

        Será q não foi?

        • JL says:

          Tanto não foi que já foi concluída a investigação.

          • Yamahia says:

            Só cai quem quer. Oficialmente nunca iriam culpar o elektro. Iria prejudicar muito a agenda elektra.
            Restam os testemunhos. Esses já ninguém os apaga.
            Aliás apagaram, já não aparecem online nos diversos canais que fizeram reportagem, (o módus operandi e sempre o mesmo, já os conheço eheh)
            simplesmente eu gravei exactamente pq já sabia o que ia acontecer.

          • JL says:

            Cai ? Então a investigação foi paga ? Looooool

            Porque não iriam culpar um eléctrico ? Conhece algum caso que não tenham culpado ?

            Quais testemunhos ? Daqueles que não viram ?

            Claro que não aparecem, sabem que erraram.

            É sempre o mesmo? Então diga lá quais foram os outros ?

          • Yamahia says:

            “…conhecido o relatório de peritagem do Centro Pericial de Acidentes do INEGI-Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial. …”

            1-Sabe quem é o INEGI? Sabe como sobrevive a INEGI?
            2-Sabe quem são os mecenas do INEGI?

            1-O seu fundo associativo é composto maioritariamente por entidades do setor privado e público.

            2-quem são?
            O INEGI (Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial) colabora ativamente com diversas entidades públicas portuguesas no âmbito da mobilidade elétrica e da transição energética. Entre os seus parceiros institucionais destacam-se:
            a) AdEPorto – Agência de Energia do Porto: Colabora com o INEGI em projetos como o “Asprela + Sustentável”, que visa acelerar a descarbonização.
            b)MOBI.E, S.A.: Empresa pública responsável pela gestão e monitorização da rede de mobilidade elétrica em Portugal. c)Mantem uma ligação histórica com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).
            d)Município do Porto: Parceiro em iniciativas que promovem a mobilidade elétrica sustentável
            Privados:
            e)Enel: Multinacional de energia envolvida em projetos de mobilidade elétrica, incluindo o desenvolvimento de infraestruturas de carregamento e soluções inovadoras para veículos elétricos.
            f)Endesa: Empresa do setor energético que, em parceria com a Enel, tem iniciativas focadas no desenvolvimento e promoção da mobilidade elétrica em várias regiões
            g)Efacec: Empresa portuguesa que desenvolve soluções de carregamento para veículos elétricos, incluindo carregadores ultrarrápidos.

            Participa na “Aliança para a Transição Energética”, uma iniciativa apoiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)

            O que é que acha que eles iam declarar no relatório forense?

          • JL says:

            Que raio de ligações você arranjou, então mostre lá essas ligações ?

          • Yamahia says:

            Nem sei para que é estivesse a dar ao dedo.
            Afinal vc quer é ligações:
            https ://inegi.pt/pt/noticias/inegi-faz-parte-da-transformacao-no-setor-da-energia-em-portugal/

          • JL says:

            Onde é que fala ai em carros e o que eles têm a ver com o tema ?

          • JL says:

            Por falar em electricos, o Nissan levar continua a andar todos o dias, é o verdadeiro carro de combate. Loool

            https://youtu.be/9gkAHjtLwQE

          • Yamahia says:

            Não fala de carros?
            Ainda me ajuda mais.
            Não percebem de carros, mas também não querem perder o PRR para a Mobilidade Elétrica, onde estão inseridos. Nem eles querem perder, nem as restantes entidades referidas — e mais algumas.
            Faço ideia o reboliço de reuniões para montarem o relatório.

          • Yamahia says:

            Lá vem vc com a mania de lançar outros temas que nada têm a ver para desviar o foco das conversas, mas OK, esta eu respondo:
            -Parece que o TiBastos virou agente de i3 importados usados da Alemanha. E já está a fazer campanha (campanha na medida em que o carro não chega ao Algarve, nem lá perto. A não ser que vá a 90 e…e…) para vender o carro daqui a uns 3 meses. Tb se estampou ao dizer que estraga a RS a fazer 5 kms por dia nas voltinhas, mas depois dis que faz milhares de kms por mês nas voltinhas (5×30 dá 150 kms), não percebi.
            Soube de um “Franciu” que comprou um i3 “en la BMW de la France” por 12000€, tudo o que seja acima disso…coiso.
            Ya, tb estranhei o preço baixo:
            https://ec.europa.eu/safety-gate-alerts/screen/webReport/alertDetail/10006988?lang=en

            Qt ao Leaf, é outro coiso, ng compra um chaço que para chegar à Malveira tem que ir a 70, isto há um ano. Agora já só deve chegar a Tocadelos. Serve para o enteado partir enquanto aprende a dar umas curvas.

          • JL says:

            Não, a cena deles é outra, e não carros.

            Ajuda a ?

            Que tem o PRR a ver com o assunto ? Arranja com cada ligação, daqui a pouco também os satélites estão interligados.

          • Yamahia says:

            O que tem a ver com o PRR?
            Deixei-lhe um link, não viu, ou não sabe interpretar?
            “… INEGI faz parte da transformação no setor da energia em Portugal.
            26 março 2024
            Impulsionar a descarbonização, a descentralização e a digitalização do setor energético em Portugal. Este é o objetivo da «Aliança para a Transição Energética», uma das 23 agendas de inovação, apoiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que conta com o contributo do INEGI.

            A agenda «Aliança para a Transição Energética» é financiado pela União Europeia através do Next Generation EU e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)…”

          • JL says:

            Eu falei do tema.

            Não desviei, era apenas para lhe mostrar que afinal o leaf continua a andar, apesar das suas invenções que ele já não andava.

            Então mas ele vende todo o tipo de carros.

            Ele não tem leafs à venda, escusa de perder tempo a inventar sobre isso.

            Eu repito o que ele disse, o leaf é o verdadeiro carro de combate.

            Mas eles não custam 12 mil, custam 20 mil com 4 a 5 anos.

          • Yamahia says:

            12500 “eurrós en la BMW de la France”
            https://youtu.be/YVYd1HiGg9o?si=Vh0a5romSvlkgikP

          • JL says:

            Até podiam custar 1000 euros, diz lá que foi ocasião.

          • Yamahia says:

            D’occasion ” en la France”é um termo comum para descrever produtos que já tiveram um dono anterior, especialmente em carros.
            Não tem nada a ver com aquilo que esta praí a cogitar.

          • JL says:

            Portanto um usado de ocasião, qual é a diferença ?

          • Yamahia says:

            Cabeça dura hém?

          • JL says:

            São ou não são ?

      • Jonas says:

        Qual, o do prédio no Parque das Nações? Esse era elétrico e demorou uma manhã para apagar. No meu condomínio é estritamente proibido o estacionamento de EVs na garagem.

  8. Toni da Adega says:

    Veiculos a combustao são o futuro. 0 riscos de incendio

  9. PJA says:

    Excelente ação da Renault, é sempre de louvar quando uma empresa disponibiliza uma tecnogia propria á sociedade.

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