PplWare Mobile

Na Coreia do Sul, um robô matou um homem depois de o confundir com uma caixa

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Ana Sofia Neto


  1. Técnico Meo says:

    Assim começa – skynet online…..

  2. anti-estupides says:

    Convinha destacar que se está a falar de robôs industriais que por norma estão fechados dentro de celas, áreas restritas a pessoas enquanto se encontram em funcionamento…

    • O impostor says:

      +1

      este tipo de acidente, ainda que uma pena para a pessoa e família, é um exemplo de más práticas. NUNCA se inspeciona uma máquina em funcionamento normal estando ao alcance dela, nunca. E várias têm um modo de teste em que só têm movimento mínimo quase impossível de aleijar alguém.
      Faz lembrar umas prensas com cilindros para a massa do pão duma padaria vizinha em que várias vezes os trabalhadores tiveram acidentes porque metiam a mão para tirar massa presa, quando na máquina e parede ao lado tinha bem visível (eu próprio vi porque vim ajudar num caso) e diz para só o fazer com a máquina desligada (coisa que por preguiça não o faziam).

    • Sergio J says:

      Pra notícia pareceu-me que havia acesso partilhado. Provavelmente estamos a falar de um robô colaborativo

      • freakonaleash says:

        Mas se a foto for do robô em questão, este até está enjaulado, mas provavelmente desativaram a foto célula que deve desativar a máquina assim que a portinhola é aberta.
        Espero que a empresa em causa seja devidamente penalizada.

      • Daniel Elias says:

        Duvido que seja um colaborativo considerando que matou a pessoa e a carga em questão… Estes robos estão fechados em células ao qual o acesso é proibido e existem mecanismo de segurança para detectar porta aberta e scanners a lazer para detectar objectos desconhecidos lá dentro. Ou alguém fez bypass ás seguranças ou o sistema estava mal implementado de um ponto de vista de segurança.
        Outro problema é na noticia indicarem que o robo não distinguiu o ser humano de uma caixa… primeiro lugar, tipicamente, o PLC é que dá a ordem ao robo, em segundo, os sensores não distinguem objetos e humanos! Alias, a acumulação de pó nos sensores ao longo do tempo desencadeia comportamentos anômalos nas maquinas. Dai a importância da manutenção na indústria.
        Toda esta noticia está mal exposta e demonstra uma clara ignorância sobre automação industrial. Mas acho que o intuito é fomentar o medo e não uma discussão construtiva sobre a tecnologia e o seu impacto na nossa sociedade.

      • Socorro says:

        Um robo colaborativo não tem este tipo de problemas, já o que está na foto não destingue caixa do humano apenas vê um objecto, dai estar fechado numa sela sem acesso humano, com respectivas protecções que numa tentativa de acesso este é desactivado pelos sensores de aproximação…

    • Adriano Hiroshi Ogawa says:

      No Japão já trabalhei com robô e era assim tem sensor em todo lado se chegar perto o robô para é as segurança da Coreia que é falho sempre que trabalhei com robô eu olhava bem os movimentos dele e os sensores porque se vc mexe em uma caixa que enrosco dentro da gaiola se não apertar o botão de segurança e for desenroscar a caixa aciona o sensor e o robô começa a se movimentar com vc dentro da gaiola se vc não sabe qual movimento o robô vai fazer fica preso no meio dos braços do robô foi oque aconteceu com um brasileiro que trabalhava comigo ficou preso o corpo todo quebrou quase todas costelas e perfurou o pulmão quase morreu ficou 2 meses na UTI

  3. SANDOKAN 1513 says:

    Já começam os “estragos”…

    • Mr. Y says:

      Mas que estragos? Conheço serralheiros que já cortaram bocados do dedo e então? O robot não deixa de ser uma máquina…

      • Ever says:

        A sério, tens noção da comparação que estás a fazer não tem qualquer sentido, acidente de trabalho ao manusear uma ferramenta eletrica e perder a vida porque um robo teve uma falha num sensor, sem duvida nenhuma que é a mesma coisa… LOL

        • Mr. Y says:

          Que falha no sensor? A culpa parece estar no funcionário que não teve o cuidado por estar demasiado próximo do robot.
          O que quero dizer é que os robots precisam de ser melhorados pelos humanos para se evitar estes acidentes, tal como é feito com uma ferramenta eléctrica.
          A culpa não é do robot! Ou vais dizer que é culpa da serra eléctrica caso um lenhador perca uma perna por não ter um sensor que detecte que não está a cortar madeira mas sim um humano (que por acaso acho que até há serras com isso)?

          • Socorro says:

            Amigo você tem de deixar de comentar assuntos que não domina, edepois só vem fazer comparações ridiculas, se não tem conhecimentos sobre o que se está a falar abstenha-se, fazia melhor figura…

          • Hugo says:

            Exato. A máquina não fez qualquer decisão, limitou-se a desempenhar a sua função. Há duas hipóteses, ou o software da mesma é limitado ou o funcionário não teve as precauções necessárias que sinceramente me parace o mais provável, embora tenha perfeita noção que em determinadas indústrias quem manda não quer parar as linhas um minuto que seja.

  4. Zé Fonseca A. says:

    Aposto que tinha chip AMD 😀

  5. Gonçalo says:

    Por alguma razão se desliga o robots industriais quando se vai fazer manutenção e normalmente até podem estar fechados sem acesso para pessoas, noticia muito tendenciosa para o que é, se eu enfiar a mão na bimbi e ficar sem mão devido a rotação da lamina também vão colocar uma noticia a dizer robot de cozinha corta a mão a um homem?

    • tUGA says:

      ««Por alguma razão se desliga o robots industriais quando se vai fazer manutenção»»
      ESTÁ TUDO DITO. SIMPLES.
      Não é como diz “O impostor” que:
      “NUNCA se inspeciona uma máquina em funcionamento normal estando ao alcance dela, nunca.”
      Para se reparar algo,
      1º tem que se estar ao alcance da dita coisa.
      2º O que não se deve de fazer também é ter cuidado a triplicar ou mais, estando a dita coisa ligada. Todo o cuidado é pouco. Temos que saber com o que lidamos e em caso de acidente termos a consciência do que pode acontecer. Distrações, zero.

  6. says:

    A minha questão é, porque raio o robot tem um braço tão forte se é só para levantar caixas? Da maneira como está descrito, parece que o robot atirou um homem de, diria eu, 70 kg para cima duma passadeira rolante com tal força que lhe rebentou a cabeça toda. Era o Terminator por acaso?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.