Na Coreia do Sul, um robô matou um homem depois de o confundir com uma caixa
Apesar da preciosa ajuda que já representam, os robôs precisam de ser aperfeiçoados. Prova disso é um caso recente, que aconteceu na Coreia do Sul, onde um robô matou um homem, após confundi-lo com uma caixa.
Conforme reportado pela Sky News, o caso aconteceu na província de South Gyeongsand, num armazém de produtos agrícolas, na Coreia do Sul.
De acordo com a agência de notícias Yonhap, o robô estaria a levantar caixas de pimentões quando identificou, erradamente, um trabalhador, que estaria, por sua vez, a inspecionar o braço mecânico da máquina.
Segundo informações recolhidas pela imprensa sul-coreana e transmitidas pela polícia, o homem na casa dos 40 anos foi esmagado pelo robô, depois de o braço mecânico empurrar a parte superior do seu corpo sobre um tapete rolante, esmagando o seu rosto e peito. O homem faleceu, mais tarde, no hospital.
Num comunicado, o proprietário da fábrica e também funcionário do Export Agricultural Complex de Donggoseong, apelou ao estabelecimento de um sistema mais "preciso e seguro".
Esta não é, contudo, a primeira vez que um robô arremessa um trabalhador, por confundi-lo com as caixas com as quais está, naquele momento, a lidar.
Afinal, em março, um homem sul-coreano de 50 anos sofreu ferimentos graves, depois de ter sido apanhado por um robô, enquanto trabalhava numa fábrica de peças para veículos.
Este artigo tem mais de um ano
Assim começa – skynet online…..
A skynet chinesa, a skynet russa e a skynet americana vão colaborar e escravizar os lados todos, medo!
Será a skynet? Ou o ChatGPT?
Loool
Convinha destacar que se está a falar de robôs industriais que por norma estão fechados dentro de celas, áreas restritas a pessoas enquanto se encontram em funcionamento…
+1
este tipo de acidente, ainda que uma pena para a pessoa e família, é um exemplo de más práticas. NUNCA se inspeciona uma máquina em funcionamento normal estando ao alcance dela, nunca. E várias têm um modo de teste em que só têm movimento mínimo quase impossível de aleijar alguém.
Faz lembrar umas prensas com cilindros para a massa do pão duma padaria vizinha em que várias vezes os trabalhadores tiveram acidentes porque metiam a mão para tirar massa presa, quando na máquina e parede ao lado tinha bem visível (eu próprio vi porque vim ajudar num caso) e diz para só o fazer com a máquina desligada (coisa que por preguiça não o faziam).
Pra notícia pareceu-me que havia acesso partilhado. Provavelmente estamos a falar de um robô colaborativo
Mas se a foto for do robô em questão, este até está enjaulado, mas provavelmente desativaram a foto célula que deve desativar a máquina assim que a portinhola é aberta.
Espero que a empresa em causa seja devidamente penalizada.
Duvido que seja um colaborativo considerando que matou a pessoa e a carga em questão… Estes robos estão fechados em células ao qual o acesso é proibido e existem mecanismo de segurança para detectar porta aberta e scanners a lazer para detectar objectos desconhecidos lá dentro. Ou alguém fez bypass ás seguranças ou o sistema estava mal implementado de um ponto de vista de segurança.
Outro problema é na noticia indicarem que o robo não distinguiu o ser humano de uma caixa… primeiro lugar, tipicamente, o PLC é que dá a ordem ao robo, em segundo, os sensores não distinguem objetos e humanos! Alias, a acumulação de pó nos sensores ao longo do tempo desencadeia comportamentos anômalos nas maquinas. Dai a importância da manutenção na indústria.
Toda esta noticia está mal exposta e demonstra uma clara ignorância sobre automação industrial. Mas acho que o intuito é fomentar o medo e não uma discussão construtiva sobre a tecnologia e o seu impacto na nossa sociedade.
Um robo colaborativo não tem este tipo de problemas, já o que está na foto não destingue caixa do humano apenas vê um objecto, dai estar fechado numa sela sem acesso humano, com respectivas protecções que numa tentativa de acesso este é desactivado pelos sensores de aproximação…
No Japão já trabalhei com robô e era assim tem sensor em todo lado se chegar perto o robô para é as segurança da Coreia que é falho sempre que trabalhei com robô eu olhava bem os movimentos dele e os sensores porque se vc mexe em uma caixa que enrosco dentro da gaiola se não apertar o botão de segurança e for desenroscar a caixa aciona o sensor e o robô começa a se movimentar com vc dentro da gaiola se vc não sabe qual movimento o robô vai fazer fica preso no meio dos braços do robô foi oque aconteceu com um brasileiro que trabalhava comigo ficou preso o corpo todo quebrou quase todas costelas e perfurou o pulmão quase morreu ficou 2 meses na UTI
Já começam os “estragos”…
Mas que estragos? Conheço serralheiros que já cortaram bocados do dedo e então? O robot não deixa de ser uma máquina…
A sério, tens noção da comparação que estás a fazer não tem qualquer sentido, acidente de trabalho ao manusear uma ferramenta eletrica e perder a vida porque um robo teve uma falha num sensor, sem duvida nenhuma que é a mesma coisa… LOL
Que falha no sensor? A culpa parece estar no funcionário que não teve o cuidado por estar demasiado próximo do robot.
O que quero dizer é que os robots precisam de ser melhorados pelos humanos para se evitar estes acidentes, tal como é feito com uma ferramenta eléctrica.
A culpa não é do robot! Ou vais dizer que é culpa da serra eléctrica caso um lenhador perca uma perna por não ter um sensor que detecte que não está a cortar madeira mas sim um humano (que por acaso acho que até há serras com isso)?
Amigo você tem de deixar de comentar assuntos que não domina, edepois só vem fazer comparações ridiculas, se não tem conhecimentos sobre o que se está a falar abstenha-se, fazia melhor figura…
Exato. A máquina não fez qualquer decisão, limitou-se a desempenhar a sua função. Há duas hipóteses, ou o software da mesma é limitado ou o funcionário não teve as precauções necessárias que sinceramente me parace o mais provável, embora tenha perfeita noção que em determinadas indústrias quem manda não quer parar as linhas um minuto que seja.
Aposto que tinha chip AMD 😀
Por alguma razão se desliga o robots industriais quando se vai fazer manutenção e normalmente até podem estar fechados sem acesso para pessoas, noticia muito tendenciosa para o que é, se eu enfiar a mão na bimbi e ficar sem mão devido a rotação da lamina também vão colocar uma noticia a dizer robot de cozinha corta a mão a um homem?
««Por alguma razão se desliga o robots industriais quando se vai fazer manutenção»»
ESTÁ TUDO DITO. SIMPLES.
Não é como diz “O impostor” que:
“NUNCA se inspeciona uma máquina em funcionamento normal estando ao alcance dela, nunca.”
Para se reparar algo,
1º tem que se estar ao alcance da dita coisa.
2º O que não se deve de fazer também é ter cuidado a triplicar ou mais, estando a dita coisa ligada. Todo o cuidado é pouco. Temos que saber com o que lidamos e em caso de acidente termos a consciência do que pode acontecer. Distrações, zero.
A minha questão é, porque raio o robot tem um braço tão forte se é só para levantar caixas? Da maneira como está descrito, parece que o robot atirou um homem de, diria eu, 70 kg para cima duma passadeira rolante com tal força que lhe rebentou a cabeça toda. Era o Terminator por acaso?
Amigo se não sabe, simples vá tirar cursos técnicos de manutenção industrial e logo fica com as duvidas tiradas…