Na China, a partir de hoje terá de se submeter a um scan facial para ter serviço de telefone
A China tem regras muito específicas quanto à tecnologia, Internet e controlo da população. Nesse sentido, a partir de hoje, todos os cidadãos chineses terão de se submeter a um scan facial para terem serviço de telefone no país.
Esta medida tem em vista reduzir as fraudes com cartões SIM e contrato de serviços, mas poderá igualmente ser usada para controlar ainda mais os cidadãos... Até quando irão continuar estas ameaças à privacidade dos utilizadores?
Pode não parecer lógico ou sequer possível, mas a verdade é que o sistema de reconhecimento facial na China está a atingir níveis de qualidade e detalhe que nunca antes tinham sido vistos. Há já registos de casos em que o reconhecimento facial encontrou homem numa multidão de 50 mil pessoas.
A contribuir para esta realidade e para a evolução notável da tecnologia neste país oriental, contribui a base de dados que o governo e empresas parcerias têm. Os dados biométricos dos seus utilizadores e cidadãos são recolhidos em larga escala, sendo depois usados para melhorar estes sistemas.
Apesar da evolução da tecnologia, que nos fascina, há perigos associados. Um dos mais óbvios é a ameaça à privacidade! Nesse sentido, a China não é propriamente um exemplo... E a partir de hoje, para poder subscrever um serviço de telefone no país, terá de se submeter a um scan facial!
As operadoras de redes móveis e o governo chinês justificam esta medida com uma tentativa para acabar com as fraudes com cartões SIM. O principal objetivo passa por usar o reconhecimento facial como identificação e autenticação. Ou seja, garantindo que se trata mesmo de uma determinada pessoa, o governo chinês acredita que assim irá ‘salvaguardar os direitos e interesses legítimos dos cidadãos no ciberespaço’.
O scan facial será usado como complemento do cartão de identificação, que já era pedido anteriormente na China tal como noutros países. Na Internet, foram vários os utilizadores do país a demonstrarem o seu descontentamento. As queixas caem sobretudo sobre as questões da privacidade, do excesso de vigilância e monitorização da população.
Para além disso, os cidadãos têm receio que ocorram fugas de informação e que os seus rostos possam ser usados por criminosos online ou para fins menos legais.
Atualmente, a China é considerada um "Estado de Vigilância" e em várias metrópoles é bastante comum encontrarem-se sistemas avançados de reconhecimento facial. Com esta nova lei, a base de dados obrigatoriamente será maior e mais precisa.
Para além da China, a França pretende implementar algo idêntico...
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: BBC
Neste artigo: China, privacidade, reconhecimento facial, scan facial, serviço telemóvel, telecomunicações
A liberdade dos indivíduos sempre foi um problema para alguns Governos tendo por base preocupações embrulhadas numa camada de legitimidade…
Isto é o resultado do Medo, muito medo chega a altura que até da sombra fazem scan.
Isto é só o início, proponho que leiam o seguinte artigo da ECO e que cada um comece a pensar melhor no que quer para o futuro. Já agora questiono o porquê do presidente da Alice ter tanta pressa em querer impor o 5G quando em boa parte do país (incluindo nós grandes centros urbanos nem o 4G se consegue apanhar!) Que interesses se movem por detrás de tanta pressão? https://eco.sapo.pt/opiniao/a-china-a-huawei-e-a-soberania-nacional/
“Até quando irão continuar estas ameaças à privacidade dos utilizadores?”
Enquanto países como o nosso (falo dos políticos e dos ditos empreendedores de topo) fizerem de conta que aquilo é uma democracia e não uma ditadura. Falo não só em relação à privacidade dos utilizadores mas também dos direitos humanos. Andamos nós a criticar muçulmanos e outras religiões (e mesmo etnias), para depois fazermos vista grossa aos chineses porque nos dão dinheiro (ou não), em privatizações e afins.
Como nós, o resto do mundo interessado…
Vamos que o nosso governo ainda não se lembrou de fazer o mesmo, mas para lá caminha.
A diferença é que na China as coisas acontecem “de um dia para o outro”, decisões são tomadas sem grande oposição e há um plano definido a X anos e que é cumprido a rigor. Em democracia é o inverso, no entanto é uma questão de tempo até termos o “scan facial” associado ao nosso CC e a outro tipo de serviços.
Scan facial é apenas uma fotografia melhorada, com um rigor muito superior. Não foi o scan facial que veio trazer o reconhecimento facial o qual já anda por cá há vários anos, com a fotogradia, e com a evolução desta tecnologia. Hoje temos a privacidade um pouco mais ameaçada apenas, mas há muito que somos “controlados” e que temos a privacidade ameaçada, de outras formas. O problema a meu ver não está na tecnologia, mas sim em como é utilizada. A China pretende utilizar isto contra criminosos.. até aí tudo ok.. mas o que é um criminoso aos olhos do governo Chinês? Alguém que faz oposiçáo e que perturba a harmonia? Lol Pois.. um problema.
Na Europa ou no resto do mundo é a conta-gotas para não dar nas vistas com algumas manobras de diversão para que seja a populações a pedir o controle enquanto na China é feito as claras nos resto do mundo usa-se a manipulação.
A China vai ser o grande desafio destas geracoes, infelizmente acho que vai acabar numa guerra mundial.
Anda meio mundo preocupado com os russos, enfim mal sabem o problema que são os chineses a América já começou a perceber o monstro que ajudou a criar…
A China faz publicamente, o resto dos países faz recolha de dados pela calada.
A culpa sei eu bem de quem é, é do Passos e do Trump.
“Até quando irão continuar estas ameaças à privacidade dos utilizadores?”
Uma boa questão para colocar ao director da NSA, que assumidamente desenvolve todo um programa de vigilância global, com a colaboração de empresas absolutamente “insuspeitas” nesta matéria como a Google, Microsoft e Facebook. Já agora, isto também aconteceu praticamente dum dia para o outro, com a expedita aprovação do Patriot Act. O pretexto neste caso é o terrorismo. A questão é saber o que o Estado norte-americano entende por terrorismo.
Isto é um regime totalitário orwelliano… um estado policial com ausência total de privacidade e liberdade…
e não o são todos os estados europeus e os eua?
parece-me é que os chineses o são de forma mais clara e inequívoca (mas errada de qualquer forma) para o cidadão comum.
os chineses fazem à descarada os que os estados que referi fazem ás escondidas
Não é bem assim, aqui como nos restantes países ocidentais os governos até que podem ver tudo em segredo, mas ao menos temos oportunidade de fazer o que estamos a fazer e escrever a nossa opinião, a isso chamar-se liberdade de expressão, na china essa liberdade não existe, ou escreves o que o governo quer ou podes desaparecer do mapa, a liberdade de expressão que tanto custou a ganhar lá pura e simplesmente não existe.
Podemos escrever a nossa opinião que não nos leva a lado nenhum. Os abusos das grandes empresas e governos vão continuar. Quem protesta é desconsiderado por ovelhas cujo argumento mais básico é questionar os liberais que prezam a liberdade e privacidade se não tem nada a esconder porque é que não aceitam serem controlados e escrutinados. Quando nós cada vez menos conseguimos escrutinar os governos e as grandes empresas. Um paradoxo. Cedemos a liberdade e a privacidade em troca de uma ilusão. Quando dermos por isso a liberdade e a privacidade será pouca e só restará a desilusão.
Que ninguém se iluda, todos os outros fazem o mesmo, só que mais pela calada.
Uns mais que outros, mas todos controlam.
Não estou a perceber qual é a indignidade lol qual é a diferença de pedirem uma copia do CC onde tem a fotografia quando fazes contrato com alguma operadora e o scan que o estado chinês está impor ? se for pela privacidade não há em nenhum lado se for para ser mais cómodo e rápido e poupar papel o estado chinês é inteligente 😀