Mercado dos computadores regista o maior crescimento desde 2012
O mercado de computadores foi severamente afetado pelos tablet e smartphones. Desde então as vendas foram decrescendo, mas neste trimestre registou-se uma subida assinalável... Sendo o maior crescimento desde 2012!
Depois de vários anos com uma tendência negativa, a indústria dos computadores parece estar a dar a volta e a rejuvenescer.
Durante este mês de outubro é comum conhecer-se estatísticas referentes ao terceiro trimestre de 2019 que terminou no final do passado mês de setembro. Já são conhecidos os números resultantes das vendas e downloads de apps na App Store e Google Play Store, e agora foram divulgadas as vendas do mercado dos computadores.
Em 2016, a venda de iPhones/iPads ultrapassou a venda de PCs. Esta realidade afetou severamente a sustentabilidade de algumas fabricantes.
Contudo, tal tem mudado nos últimos tempos! Segundo o relatório da Canalys, o mercado de computadores cresceu 4,7%, um número que não era alcançado desde 2012!
O pódio de fabricantes com mais vendas é constituído pela Lenovo, HP e Dell. O total de computadores vendidos foi 70,9 milhões e só a Lenovo vender 17,3 milhões de unidades. Por sua vez, a HP alcançou os 16,7 milhões e a Dell ocupa o último lugar do pódio com 12,1 milhões de PCs vendidos no passado trimestre.
O motivo por trás deste crescimento pode estar relacionado com o fim do suporte do Windows 7 e a transição para o Windows 10.
Para além disso, os analistas referem ainda que é provável que haja influência da guerra comercial entre a China e os EUA nos resultados obtidos no terceiro trimestre.
As mudanças no mercado dos computadores estão a acontecer a todo o gás
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: CNET
Neste artigo: computadores, mercado, pc, PC's
Mas… Afinal a malta não tinha fugido para o MacOS?
Fica aqui mais uma prova da publicidade gratuita que se faz a certas empresas …
Se estás a falar da Apple, deve estar incluída tb, os MACs tb são PCs, mas obviamente não vendem tanto como as marcas acima mencionadas. No mercado dos PCs os MACs não chegam sequer aos 10%.
Estes ainda são números incompletos, porque somente consideram-se os computadores comprados prontos.
Particularmente, penso que a chegada da linha Ryzen deu todo um novo fôlego ao mercado, principalmente por parte de quem gosta de montar sua máquina. Foi o meu caso. No início deste ano, adquiri placa, memórias, SSD e um Ryzen.