MB WAY mais seguro? Em julho e agosto não foram registadas queixas de burlas
Nos últimos meses muitas foram as notícias e os alertas relativos a burlas feitas através do serviço MB WAY. De forma resumida, parte dos casos estava relacionada com pagamentos de compras de produtos em segunda mão, onde o burlão se aproveitava do desconhecimento da pessoa com quem estava a negociar, para lhe roubar os acessos à conta MB WAY.
Além de todos os alertas deixados, a empresa reforçou as suas medidas de segurança associadas ao serviço, o que terá feito diminuir de forma substancial este tipo de burlas.
Em junho de 2018 contámos aqui a primeira história de uma tentativa de burla com o serviço MB WAY e desde então as notícias relacionadas foram crescendo.
Foi no início de agosto que um grupo de 11 pessoas foi detido pela PSP por burla e falsidade informática. Os crimes cometidos estavam associados ao serviço MB WAY da SIBS. Já em junho havia surgido uma notícia semelhante e a quarentena foi sem dúvida o mote para o disparar deste tipo de burlas.
Julho e agosto não registaram queixas de burlas associadas ao MB WAY
Segundo o Portal da Queixa, as reclamações associadas a burlas feitas através do serviço de pagamentos foram inexistentes em julho e agosto (até dia 17 de agosto). Além das notícias que já referimos que estiveram em destaque em inúmeros meios de comunicação social, também a PSP deixou alertas nas suas redes sociais. No entanto, a SIBS viu-se obrigada a reforçar os seus alertas de segurança e de prevenção para burlas.
No mês de abril, o portal registou 41 queixas relacionadas com burlas, o valor mais alto desde o início do ano. Em julho a quebra já foi substância, passando para 14 as queixas deixadas. Já em julho e até ao dia 17 de agosto não foi registada nenhuma queixa relacionada.
Recorde-se que, ainda este mês, a Polícia de Segurança Pública (PSP) afirmou que a aplicação MB WAY é "bastante segura" e que "está dotada de uma série de mecanismos que, com uma relativa facilidade permitem detetar a fraude".
Uma vez mais deixamos o alerta...
- Se não compreende o funcionamento da aplicação, recuse o pagamento por esta via;
- Em caso de dúvida, solicite informação ao seu Banco sobre o funcionamento do MB WAY antes de o utilizar;
- Tente sempre fazer os negócios de forma presencial se estiver na mesma área geográfica do comprador;
- Tente receber os pagamentos presencialmente ou através de transferência bancária;
- Nunca siga instruções de desconhecidos para fazer pagamentos por MB WAY.
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È natural que deixe de haver mais queixas sibre a app mbway da sibs. As últimas alterações feitas pela sibs estão a mover os utilizadores para o mbway incorporado nas apps dos banco.
Burloes tambem tiram ferias entao depois dos valores roubados..
Olha o Nilton
Acho que tiveram um subsídio extra para pararem de burlar no mbway
Agora por quanto tempo ainda não se sabe
O título do post é enganador o Mbway tanto quanto se sabe sempre foi seguro, as burlas que existiram foi a pessoas que não sabem utilizar o sistema e davam os dados para que pudessem movimentar a conta.
O problema é o utilizador e o desconhecimento na utilização de uma ferramenta, pelo que como sugestão se não estiverem a vontade ou souberem utilizar o Mbway utilizem os métodos de pagamento tradicionais (a concelho o pagamento a cobrança mas nem esse é garantido mas sempre tem a morada para onde vai o pagamento).
Como é que um sistema tão permissivo a burlas pode ser seguro…há tantas operações simples no banco que pedem códigos de segurança e afins…e com aquele método de ADESÃO era um verdadeiro regabofe!!! Tenho um caso no meu canal de uma burla de 8400€ em 7minutos! Isto é seguro?
É Seguro sim. Só se deixa enganar quem não lê as intruções de como utilizar o MB Way. Se lhe pedissem o seu IBAN e a pw da sua conta também dava? É a mesma coisa.
Cristiano não é nada a mesma coisa! É MUITO DIFERENTE! Vai pedir a uma pessoa qualquer na rua o cartão multibanco e o PIN a ver o que te acontece, a ver para onde é que a pessoa te manda!!! Percebeste a diferença? Já vi k não. Mas eu explico, é a persuasão dos burlões e é o estar camuflado que ao dares o contacto e PIN estás a dar acesso total à tua conta! Tão simples perceber isto que até os BURROS que caem nas burlas entendem isto e os inteligentes como vocês não entendem. Nem discuto mais com quem não entende que os sistemas deviam ser os primeiros a proteger os ditos “menos capazes”. Ponto. Vejam os meus vídeos na playlist do mbway e mudem a opinião.
Dei sim uma olhada nos videos e deu para perceber que tipo de pessoa vc é. Um chorão que reclama por tudo e por nada. Enfim uma figura triste. E sim, o sistema é seguro. Vai ter que aceitar que foi vc que errou.
Cristiano…sem comentários para gente de baixo nível que põe as culpas nas pessoas mais desprotegidas. Deves ter um QI negativo. Ganha juízo oh triste chorão
Claro que é então você adere introduzindo o seu cartão multibanco numa atm insere o seu código pessoal e lá diz para colocar o seu número de telefone a partir do momento que você coloca outros dados que não os seus está a pôr se a jeito, as pessoas quando não sabem ficam quietas ou pedem ajuda.
Na semana passada tive uma avaria de eletricidade em casa (por falta de 1 fase queimada no exterior) fiz uns testes básicos e chamei um eletricista se me tivesse aventurado mais e ficasse electrocutado a culpa era da EDP?
André, já expliquei num comentário acima, não sei explicar melhor. Mas relativamente à EDP ou qualquer outra empresa, se mexer num quadro ou o que seja que esteja selado a responsabilidade será sua. Esse exemplo é tão ridículo como eu levantar dinheiro e o queimar e dizer k a culpa é sua.
O exemplo que dei é ridículo e descontextualizado mas era só para explicar que eu quando não sei fazer algo peço ajuda para fazer naquele caso pedi ao eletricista, no caso do Mbway o melhor é caso a pessoa não saiba fazer é ir ao banco e concerteza algum senhor que lá estiver a trabalhar o vai ajudar a activar devidamente o serviço no multibanco a porta do banco.
O Mbway é uma extensão do cartão multibanco uso o para tudo desde pagar compras a levantar dinheiro é prático e evita a clonagem de cartões, agora nem toda a gente sabe usar, o melhor nesses casos é pedir ajuda ou informar se devidamente
Amigo André, tudo o que diz está correto e toda a gente sabe, só estou a dizer que se o sistema quisesse estas burlas não aconteceriam… percebe? Mas o sistema quer e permite que os burlões enganem os mais incautos! Simples. Eu tinha vergonha de fazer um sistema assim que prejudicasse as pessoas. E peço desculpa mas nunca aceitarei de ninguém que o sistema é seguro. Um sistema seguro não é isto. Percorra a minha lista de vídeos do Mbway e irá ver muito comentário por lá escrito. Não estou a desculpar a “burrice” das pessoas, isso irá acontecer sempre, não somos todos iguais nem temos todos as mesmas capacidades e é por isso que o sistema falha redondamente. Dou por terminada a minha participação.
Eu compreendo qualquer sistema vai ser sempre imperfeito, enquanto for inseguro por as pessoas na ativação do serviço colocarem dados de pessoas alheias não o considero inseguro.
Como reverso da medalha tenho o exemplo do meu banco que mudou as regras de segurança nos últimos meses e ao invés da típica SMS para confirmar o movimento pede também partes aleatórias de uma password de 12 dígitos (que por ridículo que pareça pode ser emitida nova via SMS instantaneamente) e eu desde que o sistema mudou raramente utilizei porque tenho a tal password guardada em casa e deixei de fazer as operações no telemóvel ou seja para mim limitou me o acesso ao serviço online e fez me voltar ao multibanco para pagar a maioria das contas.
Cumprimentos
Nunca usei o MB Way e tenho reparado que muita casa comercial aceita pagamentos desta forma. É fácil criar?
Tão fácil como fazer o download da app para o telemóvel e depois ires a uma caixa multibanco meter o teu cartão e selecionar a opção mbway e depois criar, já foi a algum tempo que fiz mas irá pedir para inserir o teu número de telemóvel e escolheres um código, depois é te enviada uma SMS para activar a aplicação e depois colocas no telemóvel o código que escolheste no multibanco e está feito.
O que te referes deve ser ao contacteless nos terminais multibanco para isso o telefone tem que suportar nfc e usas o telefone como o cartão multibanco encostas e está feito.
Pois “nfc” o meu “espertofone” não tem essa função. Vou pesquisar melhor sobre esta situação então. Agradecido!
Também podes usar através da câmara utilizando qr code que esses terminais têm. Abres a APP, seleccionas pagamentos, e apontas a câmara para o qr code. As regras para inserir pin são as mesmas de pagamentos contactless, ou seja, valores inferiores a 20€ (penso que alterou para 50€ com a pandemia) nem sempre pede pin
a 18-06-20:
https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/video–gnr-desmantela-rede-que-burlava-atraves-de-mb-way-e-detem-nove-pessoas-em-campo-maior-veja-as-imagens-da-megaoperacao
Pronto…
Não precisam de esperar muito por este tipo de notícias.
https://seguranca-informatica.pt/fraude-personificando-o-mbway-em-curso/