Intel diz que o Windows é melhor do que o Mac para jogos! E qual é a novidade?
A Intel continua a sua saga de ataques à Apple. Depois da empresa de Cupertino ter trocados os processadores Intel pelos seus Apple Silicon, a relação entre estas duas empresas parece ter-se degradado. São já vários os ataques da fabricante de chips à Apple, e agora volta à carga com críticas aos computadores da Apple, alegando que Macs e o macOS ficaram para trás no suporte a jogos.
Apesar desta comparação, que não traz nada de novo, é factual que este cenário não acontece por causa da superioridade do chip da Intel. Na verdade, esta superioridade apenas existe porque os programadores e as editoras visam esmagadoramente o Windows e o x86. Mas a Intel teve outras declarações... curiosas!
A Intel tem estado na ofensiva contra a Apple nos últimos tempos, após a empresa de Cupertino ter trocado os processadores Intel pela sua própria tecnologias, o SoC M1 baseado na arquitetura Arm para novos computadores Mac. Agora, a Intel decidiu voltar a atacar recorrendo ao segmento dos jogos comparando as plataformas Windows e macOS.
De acordo com a PCGamer, a Intel afirmou que os PCs Windows com tecnologia Intel oferecem uma experiência de jogo melhor do que todos os Macbooks. Para provar isso, a empresa referiu que mais de metade dos jogos populares de hoje não estão disponíveis no macOS.
Intel, quem compra um Mac... quererá jogar?
Numa afirmação destas, a maioria dos jogadores diria que a Intel não está errada, mas isso não tem nada a ver com a Intel.
Conforme é sabido, desde há muitos anos, praticamente todos os jogos de computador são projetados para correrem no tipo x86 do Windows. Muito poucos programadores e editoras se dedicam a criar versões x86 do macOS e / ou Linux como plataformas adicionais (sem falar na arquitetura ARM para macOS, Windows e Linux).
Na verdade, esta discrepância de realidades em nada tem a ver com a suposta superioridade do chip da Intel. Tem sim, tudo a ver com o Windows ser a plataforma preferida para estúdios de jogos. As pessoas que compram Macs, na sua maioria, não têm os jogos como prioridade.
Seguramente que a Intel sabe disto. Contudo, mesmo assim, a empresa continuou o ataque, exibindo um gráfico que comparava um Macbook Pro de 16 polegadas a um sistema da “marca Intel” (Core i5 11400H / Geforce RTX 3060).
Se repararmos com atenção, o gráfico comparou uma variedade de jogos, como GRID, War Thunder, Hitman 3 e Far Cry New Dawn, com o sistema Intel a vender em todas as rondas. Contudo, e é preciso ter isso em atenção, o Macbook Pro de 16 polegadas é equipado com Intel (Intel Core i9 9980HK / Radeon Pro 5600M) em vez de ser equipado com silício M1 da Apple.
Portanto, a Intel está basicamente a dizer que o seu processador mais recente é melhor do que o processador anterior, o que era de se esperar. Aliás, os dados parecem também trazer um maior ascendente ao fabricante do GPU.
E se fosse uma comparação honesta?
Desde há algum tempo que temos visto comparações sem nexo e falta de tato, quando a Intel ataca a Apple. No entanto, neste capítulo dos jogos, poderá existir algum ascendente pela experiência no desenvolvimento de hardware dedicado. Mas mesmo assim, não parece.
Então como seria se víssemos um Macbook Apple M1 em comparação com uma oferta semelhante da Intel?
Os criadores do emulador Dolphin lançaram uma versão nativa do emulador para o Apple Silicon e compararam o desempenho com um Macbook Pro (Intel Core i7 8559U) de 2018. E qual foi o resultado?
Bom, o emulador nativo executado num Macbook Air M1 bateu com facilidade a versão x86 executada no Macbook Pro mais antigo.
Claro que será ainda por alguns bons anos o Windows a plataforma de preferência para os jogadores de PC. Contudo, não é por falta de performance dos Macs, bem pelo contrário.
Aliás, com o paradigma dos Apple Silicon e a nova perspetiva da arquitetura ARM, iremos perceber como será o futuro do próprio Windows e de como a área gaming se vai adaptar.
Este artigo tem mais de um ano
Windows é melhor em tudo.
Até em apanhar virus.
Simplesmente porque está massificado. A perceção que tens é deturpada pelo efeito de massificação do Windows.
Não só isso, no windows para instalar/alterar alguma coisa é só next, next, next…
Nunca apanhei vírus, sou especial?
O problema está nos utilizadores e não vos vírus.
Deve ser só no teu, nunca tive problemas com vírus no windows, tens de estar atento ao que fazes, mas no mac não é diferente!
A culpa dos virus não está no computador/sistema operativo. O problema está no utilizador e na pirataria.
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lol
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A Intel tem toda a razão.
Porém como é referido na publicação , um gamer a sério ou bem que compra uma consola de última geração , ou então um Windows com Intel e as gráficas todas xpto. No meu caso posso dizer que nunca usei computadores para jogar , para já porque tenho tido sorte e também tenho a PS5 desde fevereiro. E depois o PC para mim é só para trabalhos. Agora algo vos garanto , Apple dá abada super fácil em tudo o que são conteúdos Excel, Photoshop, Autocad, premiere pro. Aliás não vou fazer publicidade a empresa da qual faço parte , mas posso vos dizer que já desde 2014 para cá que só usamos Apple como SO para trabalhar. E estamos a falar de uma empresa internacional (sem menosprezar as nacionais obviamente) 🙂
Microsoft?
Conseguem usar Revit ou Solidworks?
Sim, com Parallels. E garanto-te que o desempenho é igual.
Exatamente com o mesmo desempenho.
Nunca trabalhaste com um PC ao preço de Mac.
Eu nunca tive um Mac até agora e o meu último desktop custou quase 2000€ com CPU Intel e gráfica Nvidia; qualquer atividade mesmo light levava as ventoinhas a boa velocidade, edição de vídeo nem falo que parecia um avião a descolar… No entanto por muitas razões meti-me num Mac Mini M1 e…… a melhor decisão de sempre! Faça o que faça… silêncio, edição de vídeo 2x mais rápida e o único que tive foi que aprender MacOS. Só espero que em breve mais jogos corram em Mac, no entanto tenho um portátil com gráfica Nvidia e jogo lá.
Não percebeste. Tens de ter um PC ao preço de MAC. Depois comparas. O meu pc também me custou 2000€… há 10 anos atrás.
O grande problema da intel perdeu um grande cliente como era a apple, a intel esta ultrapassada, nao fabrica nada que jeito tenha, as placas graficas sao uma nodoa, os processadores estao ultrapassados por todos, depois fazem publicidade a falar mal dos outros, as pessoas que compram macs nao é para jogos, para jogos sao as consolas, embora haja boas placas graficas para os jogos, seja para intel ou amd.
Para jogos, um pc. Sempre!
A Intel sempre atacou os concorrentes como a grande maioria das marcas americanas. No momento que a Apple lançou o propio SoC tornou-se concorrente.
Não há novidade.É que,de facto,o Windows é melhor que o Mac em tudo,não é só para jogos. 🙂
Só o facto de estarem a comparar, já é um insulto para o Windows!
Se dizes que o Windows é melhor em tudo que o Mac, nunca usaste um Mac (e isto de uma pessoa que só usou pela primeira vez um Mac desde 2020).
Já usei mac e prefiro windows. E agora? Windows ao preço de um max é imbatível. Qual barulho qual quê…Deixem de ser mentirosos.
mac é melhor em tudo exceto jogos
é melhor em termos de sincronização entre iphone e computador, é melhor para trabalhos creativos (fotografia, design), melhor para programação….mais bonito. portáteis ou desktops com macOS duram mais tempo que computadores com windows
Estás a comparar um Sistema Operativo (software) a um Mac (Hardware). O que devias dizer era que o Windows é melhor que o MacOS…
Só o facto de Windows 10 ser compatível com inúmeras configurações de hardware (Mac intel inclusive) mostra uma maior robustez.
Entre funcionalidades do S.O. para mim é irrelevante, pois o que me interessa são os programas que corro e em ambos sistemas consigo trabalhar sem problemas, com a excepção dos jogos – de facto o Windows leva vantagem…. por agora. Vamos ver o que o futuro reserva.
Quem compra um Mac, quer é brincadeira! Icons redondinhos, janelinhas a fechar com efeitos, etc!
Não diria melhor!
Caro Jota, chama-se querer ter um bom GUI, bem pensado, harmonioso, bem integrado, com uma experiência de utilização uniforme. E nisso a Apple sempre primou. Aliás, até em termos de design industrial sempre andou à frente de qualquer PC, mas é outro assunto diferente.
O GUI não produz trabalho, não melhora nenhuma tarefa algorítmica, não melhora a performance geral do sistema, aliás, quanto mais elaborado, mais degrada a performance do sistema.
O GUI tem como único próprio vender um produto, chamar á atenção.
E nisso, a Apple é realmente mestre, não há dúvida.
E o GUI da Apple, que os seus fãs tanto gostam, em termos de lógica de funcionamento, é muito parecido com o que já existe em GUI’s para Linux (*BSD), e em termos de ergonomia e produtividade, é mau.
Como toda a gente gosta de dar exemplos daquilo que realmente nunca viu, costumam dizer que quem tem produtos Apple, é porque é um criativo e trabalha com som e imagem.
No mundo do cinema, os estúdios de edição não estão cheios de apple’s, aliás não é nada comum usar um Apple para o pós produto, e em termos de GUI, basicamente é mínimo, porque todo o poder da máquina tem de ser para trabalho.
Mas claro, para fãs, acreditam mesmo que mais de 90% do cinema é “editado” num Mac com aquele belo GUI. São os tais que acham que quem tem Apple é porque trabalha com imagem e som profissionalmente.
Caro Pasteleiro, discordo de si em muito do que diz. O GUI pode ser sim um valioso auxiliar de produtividade. Quase todos os estudos demonstram isso. Na decada de 90 trabalhei numa empresa de consultoria, que quase nasceu dentro de um hospital, e quando se optou pela informatização desse hospital, era necessário decidir que base de dados usar, em que hardware implementar essa base de dados, e qual seria o interface a fornecer aos utilizadores. A base de dados escolhida foi Oracle, os servidores foram HP (correndo HP Unix), e a plataforma escolhida para os utilizadores, foi na quase totalidade dos serviços administrativos Apple, correndo emuladores em modo de terminal. E Apple Macintosh Classic porque o GUI do sistema operativo estava a anos-luz de distância em relação ao MSDOS e Windows 2.0/3.0/3.1 etc que se utilizava na altura. E porquê? Porque se pretendia algo que foi conseguido com 100% de sucesso, que era a utilização de recursos informáticos por pessoal de enfermagem e pessoal administrativo, não só para a utilização do sistema de gestão clínico implementado, mas também para a elaboração de documentos, ofícios, folhas de calculo e tudo o resto inerente a essas funções. Portanto meu caro, afirmar que o GUI não produz trabalho não faz sentido: melhora em muito o trabalho, permitindo que os processos sejam implementados numa organização com muito maior fluidez. Aliás, não foi por mero acaso que a Apple -e a NEXT durante o breve período de existência- tanto investiu sempre nos seus GUI. Confundir algoritmos com a sua representação externa é confundir tudo. Qualquer algoritmo bem concebido pode correr num processador e tem de ser completamente independente da sua representação externa, recorrendo a um GUI ou recorrendo a um menu de voz, a braile ou ao que quiser: São coisas diferentes. Mas já que fala em implementação de algoritmos, ou seja, em desenvolvimento, recue no tempo, coloque um NEXT numa bancada, ao lado coloque um PC com soluções da Borland (lembra-se da Borland, etc?) e implemente uma solução equivalente usando os dois ambientes. Dados objectivos, porque eu não sou fã de nada, nem sequer de futebol…
Concordo que a GUI ajuda em muito, para uma pessoa que nunca mexeu adaptasse rapidamente com por exemplo um menu bem ordenado do que num menu completamente desordenado.
No entanto o Jota não se referia a isso, mas sim às animações e muitas vezes as animações só vêm atrasar o trabalho porque está ali a correr aquela animação por exemplo 1seg, chagamos ao fim do dia e perdemos 10min com as animações de tantas vezes minimizar e maximizar.
Quanto aos ícones claro que se forem user friendly é meio caminho andado para identificar rapidamente o programa que se quer abrir, agora os ícones todos pompons é exagerado e fútil.
Não está a falar de GUI, está a falar de user experience.
És mesmo pasteleiro
Quem disse que Mac está no mundo de edição todo? Oo
Editoras de filmes usam computadores de Microsoft como metade do mundo não tem já que para finalizar e export precisas de uma máquina bomba.
Eu trabalhei na Google e la não se usa Microsoft, só Apple – interessante né?
E tengo Mac e Microsoft, ambos poderosos – companhia que nos dá, e vou compara para que?
Para pessoas normais, um Mac dura mais de 10 anos sem limpar, já o Microsoft tens de formatar e limpar a casa 2/3 anos.
Mas pronto parem la de andar a luta sff por marcas que não são vossas
Espero que os Macs consigam pôr a bombar jogos AAA, pois entre largar 3000 biscas por um CPU + GPU no universo INTEL/AMD/NVIDIA, prefiro dar 2000 biscas por chip Apple, desde que tenha performance para gaming (min. 120 FPS)
A vantagem do PC tradicional face a um Mac equivalente reside apenas no facto de estarmos perante uma arquitectura mais aberta e mais barata. Esse paradigma, nomeadamente no aspecto económico, foi verdade para o utilizador comum em países com fraco poder de compra, mas tem vindo a alterar-se. As facilidades de acesso ao crédito colocam hoje com maior ou menor esforço financeiro, um bom Mac à disposição de quem o queira comprar, e todas as reviews dos novos processadores Apple os colocam num patamar superior face à concorrência da Intel. Sem clubismos e amores estapafúrdios a esta ou aquela plataforma ou a este ou aquele sistema operativo, a verdade dos factos é essa.
Depois entra a AMD com os ryzen e ninguém quer saber de um processador intel ou mac.
Qual é a novidade? Nenhuma, mas é algo em que não é propriamente a Intel que dá a vantagem, sendo que a Intel ridiculamente demonstra isso na sua própria publicidade.
No fundo a Intel vem mais uma vez demonstrar que não se sente confortável com a concorrência e com a sua própria incapacidade, tendo que recorrer ao “trabalho” de outros para assustar os seus clientes para não fugirem para a concorrência.
No fundo, mais um artigo para o pessoal andar à porrada. O essencial!
Se a maior parte dos fabricantes de jogos só trabalha e se foca no desenvolvimento para plataformas Windows não é preciso ser muito inteligente para saber que a quantidade de jogos que existem para Windows é substancialmente superior da quantidade de jogos que existem para Mac OS.
Algo deve se passar de muito grava para a Intel fazer este tipo de promoção.
A Intel começa a cair no ridículo com essas cenas.
Tenho um bom PC para jogar e trabalho, contudo se pensar comprar um portátil os novos MAC são a escolha obvia. Esses têm com os novos processadores uma performance excelente, aliados a uma bateria que dura na maioria dos casos mais que o dobro e mesmo o triplo dos seu concorrentes PC, e sem estarem ligados à corrente não perdem performance, algo que acontece tanto com portáteis com processadores Intel/AMD e gráficas Nvidia/AMD.
Quanto a jogos, ele até funciona bem com o único jogo que jogo, World of Warcraft.
Agora o mais estranho é que esses novos Macbook Air e Macbook Pro 13″ têm preços mais baixos que a maioria dos seu concorrentes Windows, exemplo o Dell XPS 13″.
De facto quem compra Mac não quer jogar nem trabalhar nem… É só mesmo uma questão de status social.