Impressionante! Manto da invisibilidade saiu do universo do Harry Potter e já é real
A China tem trabalhado naquilo a que chamou manto da invisibilidade. Agora, o impressionante material foi apresentado por académicos e a surpresa dos espetadores foi clara.
Se o Harry Potter tinha algo desejável, além da magia, claro, era aquele manto da invisibilidade que o safou, tantas vezes. Provavelmente, chegou a desejar ter algo semelhante na sua vida.
Há uns dias, o físico Chu Junhao, diretor da Faculdade de Ciências da Universidade de Donghua, participou numa conferência científica, em Xangai, e apresentou a materialização do desejo de muitas pessoas: a invisibilidade.
O físico apresentou o novo material como um manto da invisibilidade e demonstrou-o com a ajuda de dois assistentes. A folha translúcida, posicionada à frente das suas pernas, desfocou-as, por instantes. Contudo, a magia (ou a ciência) aconteceu, quando rodaram o material: as pernas desapareceram. Se a descrição parece impressionante, veja o vídeo:
Magic! Chu Junhao, academician of the Chinese Academy of Sciences, demonstrated "invisibility". pic.twitter.com/qNESHCVvPK
— Zhang Heqing (@zhang_heqing) October 30, 2023
Se, em Harry Potter, o manto era mágico, naquele dia, o material foi uma ode à ciência. Segundo o El Mundo, o físico explicou que o painel tinha uma grelha lenticular composta por filas de pequenas lentes cilíndricas convexas.
Cada lente vertical pode encolher e tornar mais finos os objetos paralelos a ela, para que a luz possa ser refratada. Quando uma fila de lentes cilíndricas convexas forma uma grelha, são produzidas várias imagens demasiado pequenas para serem percecionadas pelos olhos, obtendo-se um efeito de invisibilidade.
A referência ao feiticeiro de Hogwarts foi feita pelo próprio Chu Junhao, que disse que "no futuro, toda a gente terá o manto da invisibilidade do Harry Potter no seu guarda-roupa". Na sua perspetiva, o avanço na tecnologia dos materiais "mudará as nossas vidas".
Este tipo de tecnologia está a ser estudado na China e nos Estados Unidos da América, há anos. Contudo, apesar de verdadeiramente surpreendentes, os progressos ainda não têm aplicações práticas para os utilizadores finais.
Com a aplicação militar como foco para esta tecnologia da invisibilidade, resta esperar, para perceber de que forma a equipa de Chu Junhao irá aplicá-la.
Imagem: University of Toronto
Ora vejam isto:
https://observador.pt/2023/11/28/portugueses-viveriam-bem-como-parte-do-imperio-russo-propagandistas-debatem-anexacao-de-portugal/
Já vi, estao a 2 anos a levar no focinho da ukrania, não avançam 1 metro no terreno, e querem agora anexar Portugal. Que venham eles!
Honestamente se vierem estão profundamente F*d*d*s. Num lado esquerda que apoiaria, noutro pessoal que acha mal mas o clube do coração joga as 20 e por final pessoal que ia bater de frente, sendo apelidados de fachistas e rebeldes sendo facilmente dominados. #vivaportugal #25abrilsempre #fachismonuncamais
Já estou na reserva, e já recebi o cartão de antigo combatente, mas era dos primeiros a ir para o quartel, nem que fosse carne para canhão. Odeio esta nova Moscóvia gerida por nazis.
Mais um.
O vodka foi demasiado nessa noite, por isso disse essas baboseiras.
Se realmente for verdade, então que venham o mais rápido possível para libertar e desliberalizar Portugal.
Morte ao liberalismo! Abaixo o regime da Inglaterra e as sociedades secretas!
Viva a República! Viva Portugal livre e soberano!
Para tentar chegar da fornteira da Bielorusia a Kiev fizeram uma fila de veiculos militares para tiro ao boneco durante semanas, onde a esmagadora maioria dos veiculos avariou ou ficou sem combustivél.
Eu pagava para ver quantos veiculos conseguiriam chegar a Vilar Formoso.
Os que consguissem chegar seriam atraidos por máquinas de lavar roupa , artigos leectronicos e loiças de casa de banho, para zonas em campo aberto onde estaiam umas pilhas de garrafas de bagaço.
Estando peraparada a “kill box”, era só fazer fogo a peça, com tanto alcool ingerido e evaporado no ar, umas acendalhas seriam suficientes para fazer a festa!
Agora é só uma questão de verificar o número de série para ver se é mesmo o verdadeiro.
Bom, é pena que a Black Friday já tenha terminado, gostava de usar um desses quando vou às Finanças.
Há anos que isto existe! Não vi nada de espantoso, a não ser que a luz do anfiteatro era também ela especial! Estes chineses… Pois. Devem ter obtido esta “inovação” vinda do céu como é seu hábito. Já vi isto feito por americanos e europeus com o recurso ao uso da chamada distorção da luz e, com japoneses que realizaram a experiência à luz do dia o que é notoriamente mais difícil, apesar do o fundo ter parecido um pouco… estranho. Estes fizeram em habiente, digamos… controlado.
sim, e os primeiros a inventar isso (em 2003) foram estudantes da universidade de Tóquio….
sim, e os primeiros a inventar isso (em 2003) foram estudantes da universidade de Tóquio….
https://www.youtube.com/watch?v=JKPVQal851U
Já agora deixo um sítio: https ://super.abril.com.br/ciencia/invisibilidade/
Muito antes do Harry Potter, tínhamos os Arcanjo São Miguel 😉
fico surpreso como é que agora em 2023 se fala nisso!
Para mim não é novidade nenhuma! Pois há mais 17 anos um japonês da Universidade de Tóquio já inventou tecnologia igual, inclusive surgiram vídeos no Youtube e a notícia em vários websites.
https://www.youtube.com/watch?v=JKPVQal851U
https://www.wired.com/2003/03/invisibility-cloak-an-illusion/
Aliás o filme de Harry Potter, quando estreou no cinema, não inventou nada, pois essa tecnologia já existia na a ser testada por alguns cientistas.
Quanto aos militares, o exército americano já testa os metamateriais há muitos anos (a revista Super Interessante já publicou artigos sobre isso).
Resumindo: NADA DE NOVO!
Isso foi descoberto por uma empresa canadense em 2019 https://www.youtube.com/watch?v=pZMyWEWHCTM