Google vai matar o Cloud Print e dá um ano aos utilizadores para encontrarem alternativa
Muitos não perceberam a utilidade de ter um serviço cloud para imprimir remotamente. Alguns guias de utilização mostraram o poder deste serviço gratuito da Google. Contudo, nem todos os serviços conseguem vingar. Assim, num ano em que houve a morte do Inbox, do Google+ e do encurtador de URL goo.gl, para não mencionar outras perdas no smartphone Pixel, a Google ainda não guardou a faca. O próximo a desaparecer é o Google Cloud Print.
A gigante das pesquisas está a apertar o cerco aos seus serviços que os utilizadores usam gratuitamente.
Cloud Print nasceu em 2010 e morre em 2020
O Cloud Print existe desde 2010, mas, apesar de ser um serviço sofisticado e com profunda integração no Android e Chrome OS, nunca saiu da versão beta. Assim, a Google anunciou silenciosamente que os utilizadores têm até 31 de dezembro de 2020 para aproveitar o Cloud Print. Quando o calendário mudar para 2021, "os dispositivos em todos os sistemas operativos não poderão mais imprimir recorrendo ao Google Cloud Print".
Se formos vasculhar dentro do Pplware temos várias alternativas. Além disso, na Internet não faltam outros bons serviços também. Mas não percam tempo porque o tempo já está a descontar.
12 meses para arranjar alternativas
Nos próximos 12 meses, os utilizadores terão tempo suficiente para arranjar uma alternativa. Quando os utilizadores ligam uma impressora à sua Conta do Google através do Chrome, podem basicamente imprimir de qualquer lugar, independentemente da sua localização. Foi especialmente útil nos primeiros dias do Chrome OS, quando era quase impossível ligar uma impressora de qualquer outra maneira.
No entanto, com o gestor nativo de impressão nos Chromebooks, a Google parece não estar disposta a manter este serviço. Assim, num documento de suporte, a empresa descreve vários recursos que estão (ou estarão) disponíveis no Chrome OS, incluindo alguns que ainda estão em desenvolvimento:
- Suporte para servidores de impressão CUPS externos, incluindo autenticação
- Política para configurar ligações com servidores de impressão CUPS externos
- APIs para terceiros terem acesso aos metadados dos trabalhos de impressão, enviar trabalhos de impressão e recursos de gestão de impressoras
Apesar desta descrição, não está claro se a Google planeia criar um destes recursos no Android 11. Portanto, tomem isto como aviso para encontrar um fluxo de trabalho diferente para as suas necessidades de impressão Wi-Fi, além de outros motivos para não depender dos serviços do Google.
Sugestão Pplware:
Este artigo tem mais de um ano
E não sugerem alternativas? Ficaram a meio do servico…
ai a epson cai e cancela o dela tb..e pronto! google tem dessas bizarrices, acostuma a gente, e ai para um serviço e lança um servico arcoirizado q nao serve para nada depois.
nao gostei dessa noticia.
Mais um título… ficava melhor “Google irá descontinuar o Cloud Print”
descontinuar != matar
descontinuar = uma empresa deixa de fornecer certo serviço, mas passa os poderes para outros, ou partilha o codigo para quem quiser continuar
matar = uma empresa deixa de fornecer certo serviço, e garante que deixa o serviço em estado inutilizável
Um dos melhores serviços da Google, não percebo
Existe uma alternativa que surgiu para quem utiliza tal serviço e também é gratuito e fácil de utilizar!
https://www.papercut.com/products/free-software/mobility-print/
Muito interessante. Obrigado pela sugestão.
Obrigado mas, pelo que percebi, tem de se configurar um servidor. Ainda não é uma verdadeira alternativa; com o Cloud Print só é necessário ter a impressora ligada em rede.
Não devem acabar com o Google print
É um dos serviços que dá pena ver chegar ao fim. Utilizo bastante.