Gmail, Yahoo, Outlook estão a ser banidos na Índia
O mundo está a tomar consciência para uma nova realidade. Os recentes escândalos e ataques a contas de e-mail estão a preocupar os governos e estes estão já a tomar medidas.
A China tem tomado iniciativas para excluir a Google e outros serviços americanos do seu território e agora é a Índia que está a banir serviços de gestão de e-mail, como o Gmail, Yahoo, Outlook do uso corrente dos seus 5 milhões de funcionários.
É mais um país que quer tirar do domínio dos serviços americanos o poder do controlo da informação que só diz respeito ao seu país. Assim, o Governo da Índia está a tomar medidas para aumentar a privacidade dos seus dados e ao fazê-lo está a pensar em trazer aproximadamente 5 milhões de funcionários para a nova rede de e-mail privado.
Esta medida pretende retirar a mais de 5 milhões de funcionários públicos os serviços como Gmail, Yahoo e Outlook, que são usados para trocar informações pessoais mas também todas as informações governamentais que passam por cada um desses funcionários.
Esta medida implica que os funcionários serão proibidos de usar e-mails públicos gratuitos. Esta tomada de posição é firme e pretende que seja cumprida já até final deste corrente ano de 2014. O início de 2015 já terá de ter um cenário completamente diferente, segundo o Governo da Índia, tudo a favor da privacidade dos dados críticos e sensíveis.
O Governo aprovou a proposta apresentada pelo Departamento de Electrónica e Tecnologia da Informação (divindade) para fazer uma gestão de e-mail segura e codificada para as autoridades governamentais. Esta alteração irá obrigar o Governo da Índia a emitir 5 milhões de novos nomes de utilizadores para os seus funcionários, por forma e evitar ataques às contas se forem utilizados as mesmas credenciais que usavam nos serviços americanos, por exemplo.
Segundo o The Times of India, o Governo indiano disponibilizou um orçamento de 100 milhões de Rupias para este projecto que inclui a expansão de toda a infra estrutura dos servidores que irão suportar e assegurar o serviço de mail.
Segundo o Mistério da Defesa indiano, este é um passo importante no combate ao crescente crime informático que se tem verificado no país.
Este artigo tem mais de um ano
Então gostava de saber como vão ter o Android One e a experiência sem conta Gmail.
Esta me a escapar alguma coisa?
Pelo que parece é só uma medida a nível governamental, para serviços do estado.
Os empregados do estado, e o resto do povo, poderá continuar a aceder ás suas contas pessoais no seu tempo particular.
Posso estar enganado mas foi isso que entendi.
Isto basicamente é..
Existem dados dos utilizadores, mas não queremos cá os americanos a espionar, vamos arranjar então nós serviços.
Se é pra espionar, espionamos nós.
F**Logic
E vocês? Que serviços utilizam?
Não me digam que só conhecem estes e o sapo jejejeje 🙂
http://www.gmx.com/
Esse gmx não vale um chavo
Cheira-me a Gmail encapuçado.
Repara que na descrição do serviço só falam em segurança. Não falam em privacidade.
Lembro-me de há algum tempo ter lido algo do género de apoio por parte da Google ou outra entidade qualquer.
Estes tb estao a abrir os olhos.
A realidade e q, para nos, nao ha muitas alternativas crediveis.
Cada pais vai ter de ter o seu proprio systema operativo.(so encriptar nunca sera suficiente).
Num mundo comandado pelo sector financeiro, o segredo tem um valor de muitos biliões.
Ex:Central electrica precisa de um reactor urgentemente. O produtor, se souber disso, duplica o preco pq sabe q tens de comprar.
Accoes na bolsa. Quando se sabe q alguem quer comprar o q acontece?
Neste momento quem controla a tecnologia esta a dar cartas financeiramente. (os Chineses ja perceberam isso e estao a tentar mudar os systemas para se defenderem).
Nao da para condiar nos americanos, alemaes, espanhois, chinese etc etc.. Nao sera possivel ser independente sem SO proprio.
Futurologia? Concerteza. Predictivel.
Aquele abraco
PS: Hoje tou numa da conspiracao dos sistemas operativos.
Muito interessante, se tivermos em consideração que a grande populaçao de piratas informaticos sao oriundos precisamente da China e da India…
Agora é a Índia a entrar em parafuso com cenas de possível espionagem de controlo de informação a nível de contas de e-mail.Anda tudo doido.Ou será que não?? 😉
Provavelmente acontecerá o mesmo na Europa. Ter um País a controlar e a vigiar todas as comunicações na Europa não é nada positivo. Espionagem politica, espionagem militar, espionagem industrial…..tudo pode acontecer. Sabem o que o PM Alemão diz ao PM Francês…Sabem o que se passa dentro de uma Airbus ou da BMW.
nem são países, são poços de excremento
Diz a pulga, acerca do elefante….
Há aqui aspectos importantes, e com alguma complexidade!
Todos os assuntos que dizem respeito a segredo de estado tem de permanecer confidenciais, e como tal ninguém deve ter acesso a esses dados. Como tal o que a Índia, China e outros países estão a fazer é da maior importância para a integridade de um país.
Por outro lado, um serviço de correio electrónico é como qualquer outro programa, tem erros, e com base nesses erros é corrigido e aumentada a segurança. Pessoalmente só conheço as 3 grandes empresas de webmail, repito “Grandes”, Gmail, Yahoo e Outlook.com. Se estas tem implementadas critérios de segurança rígidos, custa-me a ver que um serviço criado de raíz venha a ter a mesma capacidade de segurança.
Aqui está outro ponto chave, até que ponto estes novos serviços criados para os serviços governativos, terão capacidade de ser tão seguros como os serviços de e-mail gratuitos?
O facto de estes servidores estarem alojados nos seus países, não implica que não seja roubada informação confidencial.
Até que ponto, estará mais seguro no Futuro?
A China e, em menor escala a Índia têm uma política de publicamente defender a concorrência e na prática criar barreiras a produtos estrangeiros.
O google funciona mal na China. Mas logo os teus colegas sugerem que uses um produto local que faz quase exactamente o mesmo (o que eu fiz, caramba tinha trabalho a fazer).
O mesmo com o skype e o pay-pal, só para mencionar alguns de que tenho experiência pessoal. Provavelmente o mesmo se passa com o facebook e o e-bay.
Agora qual das versões, a local e a americana, é mais segura, respeita mais a privacidade, e é menos censurada, bem pensem um pouco.