Garmin: Sistemas estão a ser repostos! Esteja atento…
É utilizador de equipamentos da Garmin? Ainda continua com a indicação que o sistema está em manutenção? Como é do conhecimento geral, a Garmin foi vítima de ciberataque que cifrou alguns dos seus sistemas, a 23 de julho de 2020.
A empresa revelou recentemente que os sistemas serão repostos em breve!
Depois do ataque, muitos dos serviços online foram interrompidos, incluindo funções do site, suporte ao cliente, aplicações para clientes e comunicação da empresa. A empresa referiu que começou de imediato a avaliar a natureza do ataque e iniciou a recuperação do sistema.
Segundo o que foi referido, não há indicação de que dados de clientes, incluindo informações de pagamento do Garmin Pay™, tenham sido acedidos, perdidos ou roubados. Além disso, a funcionalidade dos produtos da empresa não foi afetada, além da capacidade de aceder a serviços online.
Sistemas afetados da Garmin estão a ser restaurados
Num comunicado enviado há momentos ao Pplware, "os sistemas afetados estão a ser restaurados e esperamos retomar a operação normal nos próximos dias.
No processo de restauro dos nossos sistemas a informação será restaurada paulatinamente e poderá sofrer atrasos. Somos gratos pela paciência e compreensão dos nossos clientes durante este incidente e esperamos continuar a fornecer o excecional serviço e suporte ao cliente que tem sido a nossa marca e tradição"
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
A pergunta é “pagaram ou não”
Sim.
Se fizerem backup a certas horas e se o servidor não tiver ligado à internet em não precisam de pagar a gatunos.
Imagino que a garmin tenha uma infraestrutura de servidores um pouco mais complexa do que refere. Alguns destes ataques desenrolam-se durante períodos muito alargados e contaminam até os sistemas de backup sem que ninguém se aperceba.
Hoje em dia ums empresa que se preze usa um SAN para backups
Problema é que SAN ou VTL/SAN é sistema online de backups, pode sempre ser alvo do ataque.
Nada como ter uma salvaguarda de backups offline.
Eu disse um servidor porque não sabia o nome técnico do sistema de armazenamento em larga escala sem conexão à internet.
Problema é que nos dias que correm maioria das empresas deixa backups online, num ataque destes ficam igualmente encriptados.