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CATL lança nova marca de baterias de iões de sódio. Ficarão os carros elétricos mais baratos?

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Grunho says:

    Se o sódio é inesgotável e está diluído na água do mar, é evidente que vai ficar mais barato. Menos de um 1/3 do custo de uma bateria de lítio equivalente. Agora, é bastante menos denso em energia e não corresponde tão bem às expectativas dos compradores de EVs. Mas para motos e biclas eléctricas deve estar na perfeição logo à partida, digo eu.

    • int3 says:

      apenas uma pequena percentagem das baterias de lítio é realmente lítio. isto não vai tornar as baterias mais baratas. até porque a densidade energética vai ser substancialmente mais baixa porque o sódio tem mais massa, tem menos potencial elétrico logo ficarão mais pesadas e mais volumosas.

    • Rui says:

      Musk: “Lítio em forma de sal está praticamente em toda parte… não há problemas de fornecimento de lítio.”

      • int3 says:

        “em forma de sal”…
        Todos os metais alcalinos estão em forma de sal ou hidróxidos. o processo de extração de lítio é idêntico ao do sódio. são salinas e o processo industrial é idêntico também.
        o musk não percebe patavina e acho que ele pensa que “sais” é igual ao “sal” de cozinha. facepalm.

        • Carla says:

          o sal de cozinha é… cloreto de sódio.
          é por isso que o elão diz, e bem, que o sódio existe no sal.
          também existe cloreto de lítio na água do mal? sim, mas em muitíssimo menos quantidade. tão menos que é mais fácil esburacar a terra à procura do lítio do que na água do mar.

      • Grunho says:

        Se fosse tão simples como diz esse mânfio não iam pra Montalegre infernizar a vida de quem lá está para sacar o lítio.

    • rui says:

      A densidade disto não é pior que as baterias de LFP usados a poucos anos, e muito melhor que carros como o Leaf original que não chegava aos 160wh/kilo… Consigo imaginar isto facilmente em uso em viaturas mais baratas tipo Dacia Spring…

    • JL says:

      A major parte do lítio também se encontra na água do mar.

  2. Rui says:

    Na verdade, apenas 2% da bateria é composta por lítio. O Musk afirmou:
    “As baterias de lítio deveriam ser chamadas de Níquel-Grafite, porque, na verdade, o cátodo é feito principalmente de níquel e o ânodo é de grafite com óxido de silício. Há uma pequena quantidade de lítio, mas é como o sal numa salada.”

  3. Nuno Afonso says:

    O que me chamou atenção não foi a bateria de sódio, mas a outra que fazem referência no artigo, “uma autonomia de 520 km com um carregamento de cinco minutos “, isso faz com que pense seriamente em ter um carro elétrico, ponham isso cá fora e se for assim como dizem aí já mudou de ideias em relação aos carros elétricos.

  4. olarecas says:

    Podem dar as voltas que derem, mas qualquer que sejam as baterias, com mais ou menos autonomia com mais ou menos tempo de carregamento continuam a precisar de eletricidade! Eletricidade! Eletricidade que nao existe em quantidade suficiente!

    • Badoxa says:

      Já comentei várias vezes isto. O nosso problema específico não é a autonomia/densidade energética. O nosso país não é assim tão grande. O nosso maior problema são as infraestruturas de carregamento ou neste caso a falta delas. O carro pode ter autonomia de 1000Km, se não tenho onde o carregar perto de casa ou onde o carregar perto do local de trabalho mais vale andar de autocarro.

      • Grunho says:

        Ou de bicicleta eléctrica, que é bastante mais rápida no trânsito de Lisboa e Porto que o autocarro e mais barata. Menos nos dias de chuva, não por causa da roupa, que se pode usar impermeável a cobrir todo o corpo, mas porque aumentam exponencialmente as hipóteses de ir ao chão.

    • Eólico says:

      Não é problema, o consumo de eletricidade já duplicou no passado e nada aconteceu:

      1950 → 1960: Duplicou em 10 anos
      1960 → 1970: Duplicou em 10 anos
      1970 → 1980: Duplicou em 10 anos
      1980 → 2000: Duplicou em 20 anos
      2000 → 2025: Aumentou só 20% em 25 anos
      2025 → 2030 Duplicará de 50 TWh para 95 TWh

    • JL says:

      Sim electricidade, aquela forma de energia que mais fácil se consegue produzir, imagine que muitos até querem produzir combustíveis com ela.

    • JL says:

      Onde dizem que não há em quantidade suficiente ?

      Se não há porque querem produzir combustíveis com ela para se usar em motores que aproveitam apenas 30 a 40% do que consomem ?

  5. PTO says:

    Por muito que baixem as baterias os carros vão continuar caros. O que acontece é os construtores e os concessionários aumentarem as suas margens de lucro.

    • Grunho says:

      É aí que pode entrar a China, com centenas ou milhares de marcas, em vez da meia dúzia de marcas europeias, qual delas o pior filme de terror.

  6. JacareDTR says:

    com todo esse sal finalmente vão conseguir atingir a hipertensão no carregamento

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