Facebook une-se à maior empresa de telecomunicações da Índia
Não é segredo para ninguém que Mark Zuckerberg está sempre a tentar aumentar o seu império tecnológico. Depois do Instagram e do WhatsApp, o Facebook decidiu comprar 9,99% da maior rede móvel da Índia. A gigante indiana das telecomunicações, Jio Platforms, é propriedade do homem mais rico da Índia, Mukesh Ambani.
Numa altura de tempos conturbados, a maior rede social do mundo deter lugar numa das maiores empresas de comunicações do mundo... pode ser um sinal!
Jio Plataforms na frente do mercado das telecomunicações na Índia
A Jio Platforms é uma subsidiária da empresa Reliance Industries. A rede conquistou grande parte do mercado das telecomunicações do país asiático, por praticar preços muito baixos. Conforme foi veiculado, o Facebook conseguiu um lugar na administração da empresa indiana, pelo valor de 5,7 mil milhões de dólares. Agora, a gigante das redes sociais vai trabalhar para integrar os clientes da Jio Platforms nas suas plataformas, como o WhatsApp.
A Índia é a casa das maiores comunidades no Facebook e no WhatsApp e de muitos empresários talentosos. O país está no meio de uma grande transformação digital e organizações como a Jio têm apostado muito em colocar online centenas de milhões de indianos e pequenos negócios.
Escreveu Mark Zuckerberg, num comunicado colocado no Facebook.
Uma parceria que garante sucesso e trabalho mútuo
No comunicado, o CEO do Facebook escreveu que as empresas se estão a comprometer a trabalhar juntas em alguns grandes projetos que vão abrir oportunidades de negócio para pessoas em toda a Índia.
A fim de promover um boost na economia do país, as entidades pretendem a fusão do WhatsApp com o JioMart, um sistema que permite que os negócios locais vendam os seus produtos online. Esta estratégia surge pela escala que o WhatsApp já detém na Índia.
Jio Platforms: um império indiano
Para além de deter a Jio, Mukesh Ambani tem interesses na área do petróleo, moda, retalho e transmissão. No final de 2015, começou a oferecer serviço 4G e, uma vez que praticava preços baixos e era a única empresa com licenças de emissão no país, cresceu bastante rápido.
Assim sendo, apresenta-se, não apenas como um fornecedor sem fios, mas também oferece fibra doméstica e WiFi municipal. Além disso, possui uma Cloud e uma divisão de Inteligência Artificial.
Em menos de quatro anos, a empresa levou para o online mais de 388 milhões de pessoas. Neste momento, controla mais de metade do mercado indiano de telecomunicações. A ela, junta-se, agora, o Facebook, que detém três das maiores redes sociais, a nível mundial.
A estratégia do Facebook
Tendo em conta o poderio indiano, a Índia sempre foi um alvo do Facebook, tanto por ser gigante a nível populacional, como também pela carência de infraestrutura digital. Ainda assim, o país tem dificuldade em receber empresas de tecnologia estrangeiras.
Com o mercado europeu e americano conquistado e a estagnar, o Facebook procura investir no Oriente. Desde 2015 que a empresa tenta chegar à Índia e à China, mas não tem sido fácil.
Posto isto, o principal interesse do Facebook é aumentar os utilizadores das suas plataformas. Para isso, pretende centralizar nelas a comunicação e os negócios. Assim, se qualquer negócio da Índia, por mais pequeno que seja, puder prestar os seus serviços pelo WhatsApp, vai ser abolida qualquer concorrência.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Mais uma “base de dados” fresquinha pronta a ser degustada.
Ora muito bem dito. 🙂
Comprou praticamente 10% e se a quisesse comprar por inteiro fazia-o na maior !! Facebook,Google,Microsoft,Apple e Amazon,são os chamados 5 “magníficos” que se quiserem comprar isto ou aquilo fazem-no num piscar de olhos,sem olhar a meios e gastos. 🙂
Se o facebook ja era um scam, agora com ajuda profissional nisso ui…