Executivo da Renault confia que o design do novo R5 “pode durar 20 anos”
A Renault renovou o seu R5 e aprimorou-o para o século XXI. Embora esteja ainda a aquecer o lugar, tendo cruzado os olhos com o mundo há poucos dias, os designers da marca acreditam que o design é (quase) intemporal e "pode durar 20 anos".
"O Renault 5 circula pelas estradas desde 1972, altura em que conquistou um público completamente novo: mulheres e jovens. Indo ao encontro da máxima "mudam-se os tempos, mudam-se as vontades", a marca pintou o icónico modelo com as cores do futuro, eletrificando-o e entregando ao mercado um R5 E-Tech, pronto para aqueles que o recordam com um sorriso, mas, também, para as gerações mais novas, que expectam detalhes diferentes."
Conhecemos, há uns dias, as "novas cores" do icónico R5, que chegou preparado para enfrentar as exigências atuais do mercado automóvel. Para o diretor de design do grupo Renault, o aspeto "retro futurista" do novo Renault 5 E-Tech vai além da evocação da memória do modelo original.
Na perspetiva de Laurens van den Acker, o design do renovado R5 confere uma aparência e formato icónicos, com a mesma capacidade de longa duração que o BMW Mini ou o Fiat 500 - talvez até o Porsche 911.
Liderados por Luca, acreditamos que o 5 pode durar 20 anos. Mas o Clio vai mudar com o tempo.
Segundo informações, o diretor de design acredita que a Renault colherá grandes frutos do uso de um design "retro futurista" e emocional.
A Renault pretende defender a sua posição num mercado cada vez mais competitivo dos automóveis pequenos, e o R5 E-Tech é uma prova do compromisso da empresa em fornecer automóveis acessíveis na era dos veículos elétricos.
Se conseguirem colocar este carro no mercado por 20 mil euros, chave na mão, pode ser que o design dure 20 anos!
Na minha modesta opinião os carros que melhor envelhecem são os descapotáveis, ao fim de 10, 20, 30 50, continua a ser um descapotável.
Acho que este R5 está muito bem conseguido o preço é que podia ser igual aos 1º dos anos 70 🙂
Ainda ontem estava a ver na Spotv o 3008 E, e começa nos 38.000€, acho que por este preço vale mais o Tesla Model 3, a única coisa que vejo o 3008 a “ganhar ” ao Tesla é na altura e ai sim pode ser um fator de desempate para alguém com mais idade e mais dificuldades a entrar e sair do carro .
Na minha opinião o design é bom mas nenhum design dura 20 anos
olha a cocacola 😀
Há uma outra marca que prai anda à muito mais tempo e o design perdura no tempo graças a uma agressiva campanha de marketing! https://www.holyart.com/blog/wp-content/uploads/sites/10/2021/08/jesus-on-the-cross.jpg
O segredo está no marketing.
Renault Laguna dos anos 90.
O design sim, mas a bateria…
Até pode durar 30.
Claro, só porque você acredita que sim…
Não é crença, é um facto, tenho uma com 26 anos.
O Fiat 500 tem tido algumas alterações subtis mas continua basicamente o mesmo desde que foi lançado em 2007, deve ser nessa perspectiva que o director de design da Renault falou.
A mecânica e materiais ao fim de 20 anos made in Renault………
Tenho um com que faz este ano 23 e tem um interior em muito melhor estado que muitos carros recentes
o design está bem conseguido, excepto os farois dianteiros. aquilo nao é design que dure “20 anos”.
A Honda tentou com o Civic EV e quebrou a cara.
Nunca houve nenhum honda civic EV.
O carro dura o que quisermos, é meter o mesmo numa garagem e esquecermo-nos dele até 20 anos depois alguém o encontrar, ehehe…
Bem louco por acaso, aliás a Renault agora em geral está com grandes carros elétricos… Este R5, o Megane, o Austral estão bem porreiros!
A Scenic e Espace se tivesse uma catrefada de filhos era uma das que ponderava… As grandes jantes em todos eles estão brutais.
Já tem um design demasiado retro agora, quanto mais um design para durar 20 anos. Nem 10 durará.
Dodge Viper…. +20 anos
25000 € com bateria de 52kwh é interessante, mas se for de 26 é mais um BEV para esquecer.
Claro que sim, porque todos queremos um carro com 500Km de autonomia, para depois fazer 50.000 em 8 anos.
O problema deste carro a meu ver é apenas um… é o modelo de venda tradicional, ou seja, o preço começa nos 25mil Eur…. traduzindo: modelo base, com bateria pequena, com carregamento lento, com jantes de ferro e sem equipamento! Rapidamente chegamos a valores de 30 a 35 mil Eur. Depois temos a ditas revisões obrigatórias na marca (por causa da garantia), que nada fazem, já que um elétrico praticamente não tem manutenção e pedem todos os anos 400€ ou mais… para fazer rigorosamente nada! Depois em final de 2025 ou 2026 surge o Tesla Model 2 e mais uma vez lá vão as construtoras tradicionais levarem porrada… e a culpa é dos Chineses? Pois… não é certamente!