PplWare Mobile

EUA preparam bloqueio tecnológico total à China, Rússia e Irão. Boa sorte, NVIDIA

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Rui Neto


  1. Filipe says:

    O problema é que podem eles desenvolver a sua própria tecnologia e superar a da ocidental.

    • Zé Fonseca A. says:

      em quantos anos?
      superavam no dia que viesse a fada dos dentes, o pai natal e coelho de pascoa beber chá cá a casa

      • Anung says:

        Quantos anos?
        Ninguém sabe, mas olhando para a china de 20 anos atrás e para a de agora diria que não são muitos.

      • Grunho says:

        Receio bem que os chineses já lá tenham fadas dos dentes, pais natais e coelhos de pascoa. Não precisam de nada que os imperialistas produzem, e se houver algum chip de que precisem para fins militares, arranjam sempre canais paralelos para o importar secretamente. Em contrapartida, os imperialistas que se preparem aí para um embargo de terras raras e para uma monumental tareia alfandegária às exportações agrícolas para a China.

      • Terabit says:

        Quando algum português “emigrar ” digitalmente… 🙂 🙂

      • mikado says:

        Não são anos mas sim meses. Já têm chips de 7nm basta um mês para chegarem aos 5nm.

      • AF says:

        Tecnologicamente já são mais avançados do que os USA, basta veres o numero de patentes registados pela china vs USA.

        Só não vê quem não quer ver, isto dos embargos é simplesmente para atrasar o máximo possível o assumir de uma nova super potência e a degradação de outra.

        É apenas uma questão de tempo.

    • Paulo Martins says:

      Eles vão tentar fazer isso de qualquer uma das maneiras. Embora acho que é muito difícil para não dizer mesmo impossível impedir que eles importem placas gráficas, por isto esta medida é mais uma declaração política que outra coisa qualquer.
      Senão podem comprar diretamente à Nvidia irão por países terceiros, por exemplo a Apple parou de exportar iPhones para a Rússia por causa das sanções impostas pelo EUA, no entanto o último o iPhone já se encontrava disponível nas lojas da Rússia um dia antes do lançamento oficial, e neste caso a Apple até teria o poder de bloquear o equipamento impedindo que um iPhone novo fosse ativado na Rússia – validando localização através de GPS, IP ou mesmo o operador da rede, mas claramente não é do interesse deles fazer isso.

  2. Chico Fininho says:

    Cuidado com estes 3 países. Levam o mundo à desgraça total.

    • Cláudio says:

      O mundo já anda a muito tempo em desgraça total, isto é o resto.

    • Emanuel says:

      Estes 3 países andam a preparar alguma,aliás esta guerra no médio oriente neste momento tem mão de pelo menos de 2 desse 3 países agora vamos lá se o outro país não pensa abrir uma nova frente de guerra contra Taiwan nos próximos tempos, EUA vão estar divididos em 3 frentes de guerra não vai ser fácil “acudir” a todos…

  3. Victor says:

    Os fascistas, perdão, auto intitulados “donos do mundo” a quererem desesperadamente manter o control que lhes escapa por entre os dedos como água…

  4. Profeta says:

    Mas os governos podem fazer estas coisas assim sem mais nem menos ? Terao de criar leis para que isso se torne legal ou nao ? Se a moda pega comecam os paises a bloquear materia prima para determinados paises so porque sim. Os pretextos podem ser os mais variados e so escolher.

  5. PorcoDoPunjab says:

    Profeta, não, não podem.
    Se algum governo boicotar uma empresa americana, ai o livre comércio e não aceitamos isto e aquilo.
    Quando a China boicotou a Micron vieram os americanos dizer que não aceitavam e que tinha que haver respeito pelas regras etc e tal, isto depois deles boicotarem tudo o que era Chinês e para a China.
    Portanto, é deixar andar…

    E sim, eles provavelmente irão desenvolver indústria própria.
    Se no início não será tão evoluída como a Ocidental?
    Talvez, mas depois o progresso será exponencial…

    Questão de ver o que a Huawei fez como Mate 60…

  6. 25 de novembro says:

    a que seperar o trigo joio a europa israel australia estados unidos de um lado e o restante de outro e assim que o novo mundo se vai ser feito o pior do ocidente e a extrema esquerda a que dar um jeito e meter eles na ordem

    • Grunho says:

      Que fiquem lá com o “novo mundo” os imperialistas e mais os lacaios deles. A nós não nos interessa. Os portugueses são miseravelmente pagos, com salários de terceiro mundo, e pagam impostos de primeiro mundo.

      • B@rão Vermelho says:

        Vai para a China ou Rússia, tens um passaporte na mão, nada te impede de ires, já quando lá estiveres e quereres voltas não vais ter a mesma sorte.
        Não consigo compreender, se é assim tão mau Portugal e a Europa, em Portugal não é complicado ter passaporte, faz-te a vida rapaz a China é já ali ao fundo.
        Mas recorda-te quando lá estiveres não podes partilhar estas perolas literárias

      • freakonaleash says:

        Não percebo que apelida os EUA de imperialista e esquece-se do imperialismo da China que já se estende muito além das infortunas nações que a rodeiam!

  7. Victor von Frankenstein says:

    China Irão Rússia que se juntem e façam uma festa só não me chamem a mim para essas ditaduras selvagens …

    • PorcoDoPunjab says:

      Frankenstein, lamento dizer-lhe mas ou muito me engano ou em breve vc estará mais seguro num desses países que mencionou do que na Europa.
      É só saber analisar o que se está a passar desde há alguns anos até hoje…

  8. Aves says:

    Bem, mas é um bloqueio total ou não é um bloqueio total? E a que países?
    A fonte refere-se à China, com o bloqueio por duas formas:
    – As novas empresas chinesas que entram para a “lista negra”, onde está a Huawei e outras, são 13, a maioria subsidiárias da Biren Technology e da Moore Threads, porque “o governo dos EUA acredita que essas entidades estão envolvidas no desenvolvimento de chips de computação avançados, que podem ser usados para fornecer recursos de IA para o desenvolvimento adicional de armas de destruição em massa, sistemas avançados de armas e aplicações de vigilância de alta tecnologia que criam preocupações de segurança nacional”
    – São refinados os parâmetros dos tipos de chips que podem ser exportados para a China – removeu o parâmetro a “largura de banda de interconexão” (interconnect bandwidth) modificou o parâmetro “limite de desempenho” (performance threshold) e adicionou um novo parâmetro chamado “limite de densidade de desempenho” (“performance density threshold”). No caso da Nvidia, além da atual proibição das placas gráficas A100 e H100, de estender-se também às A800 e H800, também destinadas a sistemas de IA.
    Além da China, são expandidas também as restrições aos equipamentos semicondutores para outros 21 países para os quais os EUA mantêm embargos de armas, onde se incluem a Rússia e o Irão.
    Acho exagerado o título: “EUA preparam bloqueio tecnológico total à China” – é a intensificação do bloqueio existente, mas ainda longe do bloqueio total.

  9. Ricardo says:

    E assim se cria um monstro chamado China, Rússia, etc, continuem que eles ficam mais fortes.

    • freakonaleash says:

      Na China ainda consigo vislumbrar alguma força…mas prevejo que se desvaneça em favor da Índia. Na moscóvia não vejo força alguma, a não ser a tenacidade em manter a estratégia militar favorita da URSS de atirar carne até que o inimigo fique sem chumbo…até ver, felizmente, não está a ter grande resultado.

  10. luis says:

    os USA atual é o país mais estúpido, arrogante e inútil deste planeta. Ainda não perceberam que sancionar russia, China ou irão, não e a mesma coisa que cuba.

  11. Nuno says:

    O que é realmente preocupante é ja se viver melhor em Moscovo, com todas as sanções do que em Lisboa, sem sançoes e pertencente à UE.

    https://www.numbeo.com/cost-of-living/compare_cities.jsp?country1=Portugal&country2=Russia&city1=Lisbon&city2=Moscow

  12. Yamada says:

    Os EUA qnd estão perdendo, são o gordo dono da bola.

  13. Manolo says:

    Quem quiser emigrar para esses países, EUA, China e outros, posso dar boleia até ao aeroporto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.