Elon Musk diz lutar contra as alterações climáticas. E os 441 voos privados em 2023?
Elon Musk não deixa ninguém indiferente, com haters e admiradores bastante convictos. Ninguém pode negar a sua extraordinária capacidade de trabalho ao dirigir 6 empresas líderes em setores tão diferentes. Mas por vezes, pode ser incoerente... Apesar de ter fundado a Tesla para lutar contra as alterações climáticas, no ano passado fez 441 voos em jatos privados.
O multimilionário sul-africano, líder da SpaceX, Tesla, Solar City, The Boring Company, xAI e a rede social X, afirmou em várias ocasiões que uma das razões pelas quais fundou empresas como a Tesla e a Solar City foi para travar o impacto negativo dos combustíveis fósseis nas alterações climáticas.
No entanto, gerir as suas 6 empresas, com sedes e centros de operações espalhados por todos os Estados Unidos, complica a sua logística diária e obriga-o a uma grave contradição: utilizar os seus jatos privados para se deslocar.
Os jatos privados de Elon Musk fizeram 441 voos em 2023. Pode parecer muito, mas na realidade Elon Musk reduziu a sua atividade. Em 2022, os seus aviões registaram 739 voos com um total de 1865 horas de voo, o que equivale a passar 77,7 dias a voar. O multimilionário fez 134 voos com um único avião.
Os seus jatos privados não são elétricos como os carros
Elon Musk tem dois jatos privados registados na empresa Falcon Landing LLC, ligada à rede de negócios do magnata. Os dois jatos privados têm um valor total de mais de 100 milhões de dólares. Estamos a falar de um Gulfstream G650ER e de um G550.
É possível que a utilização que fez destes dois aviões seja uma das razões que o levou a encomendar um novo Gulfstream G700 que substituiria o Gulfstream G650ER, operacional desde 2016, igualando a autonomia de voo de mais de 14 mil quilómetros, mas acrescentando interiores mais espaçosos e capacidade para até 14 passageiros em até quatro espaços separados.
Durante 2023, os jatos privados de Elon Musk registaram 1161 horas de voo, de acordo com os registos da base de dados ADS-B, que recolhe a informação sobre a localização GPS e a altitude da aeronave.
Os voos mais comuns nos registos destes jatos privados são os que ligam diferentes aeroportos entre os estados da Califórnia e do Texas, com cada voo a durar cerca de duas horas e meia. Estes voos ligam as sedes do X e da SpaceX na Califórnia, com a base de lançamento da SpaceX e a sede da Tesla na gigafactory do Texas. Estes voos efetuam-se, pelo menos, duas a três vezes por semana.
Em média, cada um destes voos consome cerca de 4800 quilos de combustível, custando em média 9000 dólares e emitindo 17 toneladas de CO2 para a atmosfera. Isto resulta em cerca de 107 toneladas de emissões de CO2 para a atmosfera por semana e no consumo de cerca de 28.800 quilos de combustível. As emissões de CO2 geradas por estes voos poderiam encher 50 piscinas olímpicas por semana.
Devido a necessidades operacionais, como estacionamento, é comum que estes aviões efetuem voos curtos entre aeroportos próximos que, apesar de muitas vezes durarem apenas 5 ou 10 minutos, implicam um custo para o ambiente, uma vez que um voo deste tipo equivale à quantidade média de CO2 emitida por um carro pequeno num ano inteiro.
Leia também:
Era engraçado fazer um ranking: musk, como já está, mas depois meter o bill gates, Taylor Swift, Trudeau, Biden, Greta, e mais alguns. Seria engraçado hehehhe
Mas ao menos o Musk é maioritariamente devido a negócios, mas maior parte desses que falam já nem trabalham só lazer por isso podiam ir em voos comerciais.
Há aqui algum artigo sobre os vôos do Bill Gates e dos artistas de Davos?
https://pplware.sapo.pt/informacao/falar-de-alteracoes-climaticas-a-bordo-de-um-jato-privado-bill-gates/
touché, perdem tempo fazendo este artigo no lugar de alguém que realmente esteja entre os maiores poluidores
Não lhe basta querer ajudar na destruição da democracia, o ambiente tambem tem que levar com a marca do Musk!
Sim foi o tipo que generalizou o carro eléctrico no mundo.
Vais ver a rica luta contra as alterações climaticas e os desastres que resultarão da inação quando deixares de ter democracia.
Pois, mas sempre assim foi e assim vai continuar a ser, François de La Rochefoucauld já sabia disso desde o século 17.
O Musk ao menos faz as viagens em trabalho, cujo mesmo abranje a produção de tecnologia capaz de combater as alterações climáticas.
Já os outros, ainda mais “combatentes” fazem as viagens por lazer.
Posto isto, ninguém quer saber das tais alterações, apenas as usam para gerar dinheiro e definir o rumo do mercado.
O Musk é mais um artista que vive da questão ambiental para ganhar dinheiro.
Excelente. Voar é um prazer.
Entretanto via CM
Estudante(Canadiano) vai de avião para as aulas para poupar dinheiro na renda
Jovem tem aulas duas vezes por semana e gasta cerca de 820 euros por mês em viagens de avião. Pagar renda ficaria cerca de 1700 euros.
Cristina Ferreira tão pequenina fez 23 viagens em 2023, no entanto não vejo ninguém apontar-lhe o dedo.
Em voos comerciais
E so tretas. O melhor e deixarmos de andar de aviao ou ate mesmo nos deslocarmos de viaturas para o trabalho. Assim o ambiente cof cof agradece. So nao se sabe como as pessoas poderiam deslocar-se do ponto A ao B. Porque e que nao vao vender imperiais fresquinhas ao pessoal ? Seria mais benefico para toda a gente.
Finalmente o PPlware descobriu a fraude intelectual que é este sujeito. Como todos os outros do TOP da Forbes ele quer é $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$. Quer lá ele saber do planeta ou dos pobrezinhos.
Não digam disparates. Musk tem mérito em muitos avanços tecnológicos, mas também tem fragilidades, como se viu já em várias posições que tem sobre temas fraturantes, como a guerra em Gaza, e depois dá o dito pelo não dito. Sobre este tema, volta a ter uma opinião frágil, mas sabe que, com dinheiro, pode fazer mais que muitos. O Pplware é um adepto do que ele faz pela tecnologia.
+1
Investigar quantos voos em DAVOS aterraram e de quem era os aviões?? A metro e meio da greta ia de bicicleta?? Os activistas da green peace teem o barco a pedais???
Já o António Guterres, esse nobre humanista que deixou Portugal num pântano, vai de burro para todo o lado. Enfim, a hipocrisia de esquerda não tem limites.