PplWare Mobile

elementary OS Freya – Uma ameaça gratuita ao Windows e OS X


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Diogo says:

    A distribuição está fantástica! Sistema de notificações perfeito, estável, leve e extremamente bonita!
    Há um erro no artigo, “Apesar de pouco popular (apenas duas versões até ao momento – Júpiter e agora Luna)” Não é Luna, é Freya!

  2. Áquila Freitas says:

    Já testei e recomendo, livre de bugs até ao momento. Sempre usei os OSs da elementary e tem vindo a crescer muito e com certeza terá um ótimo futuro.

  3. Filipe says:

    Finalmente saiu, estava em desenvolvimento há anos… Para mim uma das melhores distribuições linux, pena que tenha um desenvolvimento tão lento :/

  4. Pedro H. says:

    As melhores coisas fazem-se com tempo, cabeça, tronco e pés.

  5. Eduardo Pereira says:

    Estavel brutalissima, corre como manteiga em 1gb de ram!! 😉 super contente, ainda não vi nenhum bug!!

  6. Ricardo Raimundo says:

    Interessante e realmente bonito.

  7. rmcrys says:

    Alguém sabe se correrá bem num antigo portátil Pentium M 1.6 GHz com 768 MB RAM? (versão 32-bit)

    Normalmente funciona a saída hdmi de série?

  8. Rogério says:

    Alguem me explica como instalar isto no meu desktop? Não trabalho com Linux há uns 10 anos e nunca fiz a instalação (só tenho 23 aninhos).
    Se me puderem dar uma ajuda, enviem e-mail para rogerio.machado13@hotmail.com por favor 🙂
    Agradeço desde já.

    • Bruno says:

      Como o OS é baseado no ubuntu podes sempre ir à página do ubuntu que de certeza tem lá a explicar ou ainda melhor – youtube 🙂

      Mas sinceramente é tudo muito intuitivo… é só leres as cenas durante a instalação…

      Aconselho é testares antes de fazeres full install.

      • Rogerio says:

        Aconselhas a testa-lo em VM? E que tal em termos de compatibilidade?

        • Bruno says:

          Acho que para testá-lo basta correres no CD ou pen de instalação que dá perfeitamente… Desta forma não consegues gravar nada porque funciona como sessão. Por exemplo se ao ao correres na Pen ou CD instalares alguma coisa e reiniciares já não está instalado… mas faço sempre assim para testar os OS de linux…

    • paulo g. says:

      Se tiveres o ruim, instala o UNetbootin e coloca a imagem do SO numa pen. Depois para instalar basta saber ler…

  9. Amigo says:

    A luna não é 100% estável. Pelo menos o gestor de ficheiros. A freya é baseada no ubuntu 14.04. Pena pois o ubuntu não roda bem no meu hardware. Provavelmente por causa do MIR.

    • Pedro says:

      Boas Amigo, provavelmente o Ubuntu é pesado para a tua máquina por usar de padrão interfaces gráficos como Unity ou gnome.. por exemplo… o Xubunto, possui exactamente o mesmo kernel que o ubuntu, no entanto a interface gráfica que este traz por padrão é a XFCE! Ou seja, torna-se mais fluido e rápido em máquinas menos potentes… até faz “peão” 😛

      • Amigo says:

        Olá,

        Sim eu sei que o ubuntu com a sua interface unity é mais pesado, e como é óbvio o hardware mais antigo tem dificuldade para correr o sistema. Mas o meu caso não é esse, tenho i5 480M, 4gb RAM, SSD, etc. Como podes ver é relativamente recente. O problema está no kernel/gestor de janelas(MIR, wayland) que não funciona com a minha placa gráfica AMD. Tenho um portátil com gráfica híbrida.
        Até para usar o Gnome3 na sua versão estável mais recente tive que instalar o arch, pois posso escolher o que quero instalar e assim evitar o wayland.

        Mas mesmo assim vou experimentar o freya final, pode ser que não tenha o mesmo problema da beta 2.

  10. ze says:

    Ainda não esta bom, pelo menos no meu pc, no sotware center os icons ficam enormes e em definições do sistema é a mesma coisa. Se abrir muitas janelas deixam de responder.

  11. Pedro Carvalho says:

    Dá para ter o Windows e a elementary Os no mesmo pc?

  12. Rodrigo says:

    Pelo que li haverá uma maior compatibilidade com GPUs ATI alguém me consegue confirmar? No meu HP G62 sempre que tento instalar a gráfica aquando do reboot entra em TTY e lá tenho que formatar a máquina mais uma vez, preciso da saída HDMI e para isso tenho que ter sempre uma partição com windows especificamente para fazer apresentações.

    Obrigado desde já.

    • Amigo says:

      Estás como eu, também tenho um HP(dv6-3315sp) e é a mesma coisa. Experimenta o Linux mint 17.x KDE, ou então o ARCH e escolhes as drivers que queres(open-source ou proprietárias). Não posso garantir que funciona, mas tenta.

      Até no Windows 7 tive que instalar umas drivers de terceiros para poder ter as drivers da AMD mais recentes. Foram uns fiascos estes portáteis. Nunca mais me meto em outra.

  13. devpython says:

    Ainda prefiro usar qualquer distro linux com ambiente kde, o nivel de personalização do kde é superior a qualquer ambiente gráfico existente.

  14. joao says:

    Alguém tem conseguido por a funcionar os ratos touchpad sem teclas nos ubuntu e seus derivados?

    • Pedro says:

      Experimenta atualizar para o kernel 4.0.0 e esse problema deve ser resolvido. As novas versões de kernel saem para resolver esse tipo de problemas.

  15. Wagner Albuquerque Braga Filho says:

    Estou com um problema para deixar o sistema 100% em PTBR. Algumas opções de menu aparecem em ingÊs.

  16. zezito says:

    Ameaça Gratuita ao windows e Mac OsX, pois pois…, já há mais de 20 anos que ouço a mesma coisa e até agora o Linux continua uma… promessa…

  17. Miguel Ramos says:

    Enquanto nao der para jogar (fluentemente eu sei que ha uma aplicaçao que podes correr jogos windows mas tem muitos bugs e nao da para todos os jogos) como no windows e mac, nao vai estar nem de perto a ameaçar estes! (falo dos jogos mais modernos e mais populares)

  18. Bruno says:

    Uso o linux para programar e o windows para jogar… Nunca usei Mac mas pelo o que vejo é um linux privatizado 🙂

    • Carlos says:

      Tás enganado.

      O Linux é um Unix-poser. O OS X é descendente direto do Unix.

      Ou melhor ainda, o OS X é o Unix que funciona no “desktop” (estou aqui a incluir os laptops), coisa que o Linux nunca foi.

      • Bruno says:

        Sim, exacto… mas em termos de utilização final quem utiliza um linux facilmente utiliza OSX e vice-versa… foi este o sentido do post anterior… 😉

  19. Cocó says:

    A ultima versão não se dava bem com a ATI do meu VAIO. Tenho de experimentar esta, pode ser que tenha mais sorte.

  20. Daniel Barros says:

    Essa distro parece ser boa mas por ser parecida com o OS da Apple lixão n vou usar. Parece q o utilizadoor queria o mac osx e n teve dinheiro pra comprar então teve q recorrer a esse eos.

    • Pedro says:

      Pois, mas deixa-me informar-te que o osx da apple é que parece que anda a copiar o pantheon do elementary, quem já usou o Luna, não me deixa mentir, há 2 anos o elementary já permitia colorir pastas, qual é que foi uma das grandes novidades do novo osx? já para não falar do novo look das janelas do osx é copiado à descarada do gnome. Gnome esse que influenciou diretamente o pantheon, pois o pantheon não passa de um gnome disfarçado.

  21. Carlos says:

    Ameaça ao Windows em que sentido?

    Eu posso chegar a casa, instalar isto e depois instalar o Origin e depois o Dragon Age: Inquisition?

    E sinceramente não vejo como é que a solução para a estranheza que as pessoas sentem ao passar do Windows 7 (ou anterior) para o 8 se resolve com um sistema operativo ainda mais diferente. E que ainda por cima nem corre as mesmas aplicações.

    Quando a ser ameaça ao OS X, dessa até o Steve Jobs se ri e o homem já morreu há uma data de tempo. 🙂

    • Pedro says:

      Amigo, tu de poda deves perceber muito, mas de informática, lamento fazer-te cair na realidade, mas percebes 0. Se o computador para ti é só para jogos, felicito-te pois tens uma vida santa. Ah, eu também jogo aqui no eOS, tenho aqui o 7 Days to Die instalado, porque atualmente nem jogo mais nada. Tenho na steam 18 jogos que posso jogar aqui no linux, e estou a falar de jogos a sério tipo CS GO, FM, Portal, Amnesia, não é o pimbal nem o snake. Ah, e o pc demora 5 segundos a iniciar , estando logo pronto para utilizar (sem essa treta do fast-boot), para desligar são sempre 2 segundos, a minha vida ainda não me permite esperar 1 hora para que o computador desligue, porque tem atualizações de segurança para fazer.

  22. zédosalhos says:

    oi, galerinha.. como instalar num pc com windows vista ? mas queria ficar também com o vista.. algo do género Magalhães, em que se podia escolher
    se souberem de algum tutorial agradecia bues..
    😉

  23. TheBestOrNothing says:

    Boa tarde a todos.
    Fica aqui para quem tiver interesse neste SO, o magnet link funcional para download versão x86_x64:

    magnet:?xt=urn:btih:fc85dc999730a42de3924444aadbcfa183b5f388&dn=elementaryos-freya-amd64.20150411.iso&tr=https%3A%2F%2Fashrise.com%3A443%2Fphoenix%2Fannounce&tr=udp%3A%2F%2Fopen.demonii.com%3A1337%2Fannounce&tr=udp%3A%2F%2Ftracker.ccc.de%3A80%2Fannounce&tr=udp%3A%2F%2Ftracker.openbittorrent.com%3A80%2Fannounce&tr=udp%3A%2F%2Ftracker.publicbt.com%3A80%2Fannounce&ws=http%3A%2F%2Fsuberb-sea2.dl.sourceforge.net%2Fproject%2Felementaryos%2Fstable%2Felementaryos-freya-amd64.20150411.iso&ws=http%3A%2F%2Fignum.dl.sourceforge.net%2Fproject%2Felementaryos%2Fstable%2Felementaryos-freya-amd64.20150411.iso&ws=http%3A%2F%2Fheanet.dl.sourceforge.net%2Fproject%2Felementaryos%2Fstable%2Felementaryos-freya-amd64.20150411.iso&ws=http%3A%2F%2Fcitylan.dl.sourceforge.net%2Fproject%2Felementaryos%2Fstable%2Felementaryos-freya-amd64.20150411.iso

    Cumprimentos,

  24. erick says:

    coloca o nome do desenvolve-dor no site

  25. Rodrigo says:

    Tem como instalar Pacote Office e editores de video tipo Adobe nesse sistema?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.