PplWare Mobile

Chegou o novo Linux elementary OS Luna


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Luna-tic says:

    At last!

    Acredito numa excelente receptividade para isso.

  2. dbrenha says:

    Gosto bastante do elementary, é bastante simples e com um design limpo. Só queria a dock na esquerda…

    • jmgl says:

      Não tenho a certeza, mas penso que com o elementary tweaks, consegues mudar a dock.
      Excelente distribuição é a minha de eleição.

      • Fernando Andrade says:

        sim é possível por na esquerda ou direita com o elementary tewaks
        comandos para instalar através do PPA:
        sudo apt-add-repository ppa:versable/elementary-update
        sudo apt-get update
        sudo apt-get install elementary-tweaks

        basta depois ir ao switchboard (configurações) e tem la o elementary tweaks

  3. Emannxx says:

    É bonito sim senhor 🙂

  4. Hugo Rodrigues says:

    Já está a criar a LiveUSB :p nunca a exprimentei mas pelo que vi aqui e no site deles parece ser uma distro brutal

  5. JP (djlinux) says:

    Gosto do estilo, mas isso posso por igual em qualquer outra Distro e o desempenho é sem duvida bom. Mas não passa disso, falta muita coisa para ser a Distro “perfeita”.

    • Rafael says:

      O que falta?

      • JP (djlinux) says:

        Nem sei por onde começar…

        “Copiaram” o estilo do Nautilus, retiraram praticamente tudo o que tem a ver com opções, acrescentaram umas cores para as pastas e esta feito, horrível.Até o gestor de ficheiros no Janelas é mais completo.

        Escolheram a dock mais leve de todas, até ai nada contra, mas podiam ter colocado mais “botões” para a controlar, temos mais de 10 opções “normais” que podemos fazer com ela, mas temos que ir ao script…

        Vou me ficar por aqui, não quero fazer disto uma guerra, até porque gostei do elementary, se conseguir manter o desempenho e começar a adicionar recursos importantes sera uma das mais usadas, sem duvida.

  6. Dogzilla says:

    Para mim só faltam uns drivers decentes para a minha placa de rede sem fios. É uma Intel® PRO/Wireless 3945ABG e o seu suporte em Linux é no mínimo muito mau.

  7. Esperei muito tempo para ver a versão final desta distro a funcionar. Ando para formatar o pc e colocar algo novo para substituir o Xubuntu, poderá ser esta? Esperemos.

    Cumprimentos.

  8. TFrancisco says:

    Já está a fazer o download.
    Irei testar, e espero que seja para ficar.
    Agradou-me bastante o pouco que vi

    Cumprimentos

  9. PapiMigas says:

    Já uso há mts meses no meu desktop principal, aconselho 😛

  10. Carlos Nogueira says:

    Estou com problemas na instalação, gravo o .iso para uma pen mas ao arrancar pela pen, o sistema não é reconhecido, alguem já teve este problema ?

  11. Eric says:

    Sai do Ubuntu 13.04 e fui para o eOS, aconselho, é a melhor distro que já usei, estável, incrivelmente rápida e linda!

  12. José Pedro says:

    Fui experimentando ao longo do seu desenvolvimento e é em dúvida uma excelente distribuição e com ótimo desempenho!
    Gosto particularmente do cuidado que eles tiveram com vários pormenores ao nível visual, ao ponto de admitir que é a distribuição mais bem consiga ao nível gráfico.

    Mas mesmo assim não chegou para me convencer a deixar para trás o Xubuntu 13.04 altamente customizado visualmente. O Xfce continua a ser a minha UI de eleição.

  13. Rodrigo de Sousa Martins says:

    Sem dúvidas, um dos motivos essenciais para esta distro ser tão leve e bonita foi ter base no Ubuntu 12.04, usava a 13.04, ela tá muito legal, mas a LTS de longe é mais estável. Ponto pra equipe do eOS que escolheu ele como base. Diria que encontrei minha distro perfeita, estou bastante satisfeito com ela, pois além de linda é rápida (muito rápida mesmo, quando liga usa pouco mais de 300mb de RAM e CPU praticamente ZERO). Encorajo a todos a testar ela…

    Cumprimentos…

  14. Darktux says:

    Estou com ideias de instalar sem dúvida.
    Ainda só testei no LiveCD e estou a gostar. No entanto estou com um problema: Não consigo ligar a pen da internet, algo trivial na generarilade das distros.
    Alguém tentou ?
    Obg.

  15. Paulo Ferreira says:

    Por acaso também estou a experimentar e até ver estou a gostar. Só tenho 2 problemas… Faz-me diferença não ter o botão de minimizar :S e 1º como é que meto o bluetooth a funcionar? Detecta o dispositivo mas não consigo enviar nada.

  16. João Oliveira says:

    Já instalei, no entanto não consigo ver vídeos no youtube, a imagem está sempre “preta” no entanto na “time line” do próprio video consigo pré-visualizar. Alguém já teve o mesmo problema? O browser é o Midori.

  17. TFrancisco says:

    Infelizmente estou com problemas a nível gráfico, não consigo usar o portátil com um monitor externo, pois não é detectada a porta HDMI, mas também já tinha detectado este problema no Ubuntu. Não existe grande suporte para o meu Portátil (Asus N56VZ)… supostamente existem drivers Nvidia para linux, mas acaba por estragar o boot do SO.
    Também não consigo carregar a bateria do portátil.

    Enquanto não houver mais desenvolvimentos, não poderei continuar a usar este SO, tenho muita pena, porque do que vi, adorei a simplicidade, está bastante apelativo visualmente e bastante fluido.

    Cumprimentos 😉

  18. osvander says:

    Esta distro é uma rolling release ??

  19. David says:

    Olá a todos, sou Português e um dos programadores do elementary, gostaria de agradecer a toda a gente pelo feedback positivo. Se tiverem alguma dúvida estou sempre disposto a responder à malta Portuguesa no IRC (#elementary e #elementary-dev no irc.freenode.net).

    @osvander, não é rolling, não, talvez um dia venha a ser.

    • Pedro Pinto says:

      Obrigado David. Podes enviar-me um e-mail para ppinto AT pplware.com. Preciso de trocar algumas palavras sobre o projecto

    • Paulo Ferreira says:

      Porque é que não há botão de minimizar e os clicks para abrir as pastas é um em vez de dois. Nunca percebi o porquê.

    • osvander says:

      Aguardo ansiosamente que este dia cheque adora esta distro.
      sds

    • Guilherme Braun says:

      Olá David, eu uso linux em central de telefonia ( ubuntu ) e como o Luna é bem leve, estou para testar ele, porém eu precisaria de um Thema fechado ( sem acesso as configurações da placa de som, video e outros icones – tipo o thema classico do ubuntu, onde posso esconder os icones do menu para que usem somente os icones que eu quero liberado, mas sem acesso as pastas do sistema ou usuario.) Tem a possibilidade de me informar um thema que vcs tenham igual ou proximo ao thema classico do ubuntu ? E o luna suporta a instalação do Twinkle ( softphone ) ? Abraço!
      guilhermedbraun@gmail.com

    • Charles Siqueira says:

      David, parabens pelo projecto, excelente distro.
      Muito rapida e bonita, estou usando e gostando bastante.

  20. Macbuntu says:

    Uso o Ubuntu 12.04 com aspeto grafico do Mac, fica com uma aparência, bestial.
    Vou experimentar o Elementary OS, para verificar se é mais rápido.
    Tenho um laptop Compaq 2500 onde ainda corre o Ubuntu 10.04 (macbuntu)
    Vou fazer a comparação.

  21. Milton says:

    Uma pergunta antes de migrar: funcionam os sites do Banco do Brasil e Santander?

  22. Mauro Kamikaze says:

    Se o linux é o melhor, porquê a tempos imitavam o Windows SO e agora chega a vez do MacOSX? ao final todos copiam da Apple, e todos copiam a todos, e ainda têm coragem de lutarem por patentes…

  23. $W0d4h$-p3ed says:

    Follow the link… http://www.elementaryupdate.com/2013/03/enable-desktop-icons-in-elementary-luna.html

    E poderão ter os tao desejados icons no ambiente de trabalho.

    Hasta..

  24. RedSnapperX says:

    Boas pessoal, eu instalei o elementary os e o sistema não ta todo em portugues, a janelas e opções que ainda estão em ing. ja fui ao suporte de idioma e clico em instalar/remover idiomas, mas nao aparece nenhuma lista de idiomas, alguem pode me ajudar?

  25. telmo says:

    [bug]
    Ao trabalhar com dois monitores, ambos têm de ter a mesma resolução, porque senão craxa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.