“Dragon drones”: a mais recente arma da Ucrânia contra a Rússia
Numa guerra que se prolonga há mais de dois anos, o mundo tem conhecido métodos modernos para ataque e defesa, tirando partido da que existe atualmente. Os "dragon drones", ou "drones dragão", são a mais recente arma da Ucrânia contra a Rússia.
No sentido de se defender de uma invasão começada há mais de dois anos, a Ucrânia está a acrescentar armas incendiárias ao seu arsenal, incluindo drones que cospem fogo. Embora pouco conhecidos, estes dispositivos que lembram dragões podem "aterrorizar" as unidades russas, segundo os analistas citados pelo Al Jazeera.
Recentemente, o Ministério da Defesa ucraniano publicou vídeos na rede social X que mostram um drone a fazer chover o que parecia ser fogo sobre posições florestais que se presume estarem a esconder unidades russas. Contudo, tratava-se de metal derretido.
A "dragon drone" in the Kharkiv direction.
📹: 42nd Mechanized Brigade pic.twitter.com/4M1qAJdx3o
— Defense of Ukraine (@DefenceU) September 4, 2024
Na mesma publicação, o ministério refere que o "dragon drone" segue "em direção a Kharkiv", a segunda maior cidade da Ucrânia, que tem sido alvo de repetidos bombardeamentos russos.
De acordo com os analistas, esta arma é uma introdução inovadora de uma arma antiga na estratégia de um exército ucraniano, que tem demonstrado a sua crescente proficiência na utilização de pequenos drones.
O que são "dragon drones"?
Os "dragon drones" transportam uma substância chamada termite. A mistura é feita de pó metálico - mais frequentemente alumínio - e óxido de ferro em pó ou ferrugem.
A termite não é explosiva, mas gera calor a temperaturas tão extremas - mais de 2200 graus Celsius - que queima e danifica quase todos os materiais - roupa, árvores e folhagem, até veículos militares. Pode inclusivamente queimar debaixo de água.
Utilizada em seres humanos, a termite pode ser fatal ou causar queimaduras graves e danos nos ossos. Além disso, pode provocar problemas respiratórios, bem como traumas psicológicos, nos sobreviventes.
Combinada com drones de alta precisão, capazes de contornar as defesas tradicionais, a arma torna-se "altamente eficaz" e "perigosa", segundo a organização de defesa anti-guerra Action on Armed Violence (AOAV), com sede no Reino Unido.
Ukrainian forces getting better at using Dragon's Breath FPV drones to drop incendiary mixture. pic.twitter.com/uVpN4BdlX7
— Clash Report (@clashreport) September 5, 2024
Estes "dragon drones" tendem a voar baixo, uma vez que a termite é mais eficaz quando está em contacto próximo com o alvo.
Além de causarem danos significativos por si só, as armas estão também provavelmente a ajudar as unidades ucranianas em missões de reconhecimento: os analistas dizem que, com a cobertura de folhagem queimada, é provável que as ações de bombardeamento seguintes sejam mais precisas.
Embora estejam a ser usadas pela Ucrânia, as unidades russas também terão utilizado a substância. Foi possivelmente utilizada em março de 2023 em alvos civis na cidade de Vuhledar, no leste da Ucrânia, de acordo com a AOAV.
Acredita-se que alguns dos drones tenham sido desenvolvidos pela ucraniana Steel Hornets. As ofertas de termite da startup incluem uma arma ligeira que pode, segundo alega a empresa privada de sistemas de armas não tripuladas, queimar metal de 4 mm em menos de 10 segundos.
As Forças Armadas dos Estados Unidos também produzem granadas de termite, mas embora estes sejam os principais fornecedores de armas à Ucrânia, não é claro se fornecem armas que utilizam termite.
A substância usada nos "dragon drones" é legal?
Os efeitos destrutivos da termite são semelhantes aos de outras substâncias incendiárias, concebidas para causar danos por via de queimaduras ou lesões respiratórias.
Apesar de não ser ilegal utilizar armas como os "dragon drones" em alvos militares na guerra, é contra o direito internacional utilizar armas incendiárias em civis. Mais do que isso, é ilegal usá-las em alvos militares dentro de áreas povoadas ou em áreas florestais - a menos que se acredite que a cobertura esconda objetos militares.
Em geral, a utilização destas substâncias é desaconselhada, porque os incêndios que resultam são difíceis de conter e podem afetar civis, ao mesmo tempo que causam enormes danos ambientais, segundo o Gabinete das Nações Unidas para os Assuntos de Desarmamento.
Para já, as unidades da Ucrânia utilizaram a termite em alvos militares, de acordo com a AOAV.
Apesar de questionável, a utilização de termite não é recente. Considerada uma inovação, na altura, durante a Segunda Guerra Mundial, tanto a Alemanha como os Aliados utilizaram bombas aéreas de termite para destruir os veículos militares uns dos outros.
Na perspetiva de Emil Kastehelmi, especialista em história militar finlandês, "esta é uma nova reviravolta relativamente ao medo dos drones":
This is also a new twist to the fear of drones.
Imagine: out of nowhere, fire starts raining down from the sky, and there’s nothing you can do to stop it. You can’t put it out with water. Your comrades are screaming, caught in flames, like human torches. 3/ pic.twitter.com/ud9zuFdyVt
— Emil Kastehelmi (@emilkastehelmi) September 6, 2024
Imagem: The Independent
Neste artigo: dragon drones, Drone, drone militar, drones dragão, Guerra, guerra Ucrânia, Ucrânia, Ucrânia-Rússia
Uma guerra sem sentido nenhum provocada por um ditadorzito que manda os filhos dos outros para a guerra e está sentado como se nada fosse, uma lastima a perda de tantas vidas por capricho de trolha armado em ditador.
Os EUA e a Europa criaram a tempestade e agora recebem o que merecem, mas quem paga são sempre os mesmos.
Pronto, agora já podes ir tomar o leite que a mamãe preparou. Depois volte para a cadeira gamer para continuar seu joguinho preferido. Muleque
Sabes que me parece isso mesmo? O vivente passa os dias em jogos virtuais e acha que a vida dos outros é eliminável como bonequinhos virtuais que ele manda tiros.
Só tem maluco para todos os lados. Da ate medo de sair de casa.
Deve ser deve, continua a seguir a narrativa do que mais te convém.
Queres tu dizer… por capricho dos N* na EU e EUA, que não conseguem desviar o olhar dos 14 Triliões de $ que existem no dombass, de ouro branco…Lítio claro.
O “trolha” de Kiev, é um actor, muito bem pago para desempenhar o seu papel..
Tinha um acordo fantastico em 2022, até já se abriam garrafas de champanhe a comemorar na Ucrânia, onde inclusivé os de Kiev disseram que a Russia não queria Guerra,mas… deitaram tudo por agua abaixo…uns milhões de vidas humanas desperdiçadas, agora teem um país completamente destruído, e cada vez mais teem menos posse sobre o território do dombass.
Ha milhões de pessoas na EU a passar mal, até já os Alemães começam a fechar fabricas, perdemos o mercado energético Russo, perdemos o mercado civil Russo.
Por sua vez a Russia, por motivos de necessidade está a se desenvolver a um ritmo alucinante, cada vez mais desenvolvidos, tecnologias novas, motores, novos conceitos, etc.
Já ultrapassaram o Japão, e estão a apontar para os 14 Triliões de $, como objectivo alcançavel..
Já teem tecnologia capaz de reciclar lìtio a 95%(são os únicos, EU/EUA/Canadá tem a 35 ou 40%),e recentemente vi uma noticia que já conseguem reciclar 99.9%, a partir daí é muito caro, e dificil atingir os 100%.Tecnologia comprovada teem a 95%, são os únicos no mundo de longe.
Tenho lido coisas espectaculares de novas tecnologias desenvolvidas por eles.
Um trivial, mas que dá imenso jeito, são celulas de combustivel, com uma eficiência superior a 50%, mas…são alimentadas por Gás, yup.
Equipamento está em faze de testes, mas a se concretizar, será a primeira vez no mundo que celulas de combustivel atingem esses valores de eficiência para instalação 1MW ou menos…pode abrir caminho inclusive para aviões a gás…a aplicação é imensa.Repara que nem sequer há queima aqui, o gas é convertido para electricidade directamente por processos quimicos.
Ha milhentas de coisas a ser desenvolvidas, uma outra basica, e que a Russia resolveu retomar os Projectos de alta velocidade nos comboios.
A União Sóvietica tinha nos anos 70, comboios a 200 km/h, os Russos agora querem cria-los para atingir 400km/h.
Já teem comboios autonomos em faze de teste.Currentemente os comboios mais rapidos fazem uns 250, eu acho que no limite 300km/h, mas nunca li sobre viagens a 300.
Contrução de Navios AFRAMAX,em série, pesqueiros, barcas, etc uma loucura.A construção Rodoviária está ao rubro na Russia também.
Na electrónica, novos processadores, está a desenvolver maquinas de litografia, já teem uma lançada em produção, e uma segunda em faze de testes.
Mas ha 3 projectos a concorrer.
Se tudo isto der certo, a Russia ficará com independência em 350,180,130,90,65,45,32,16,7 nm.
Claro que alguma coisa, ou muita vair ter que correr mal, no processo, neste momento teem 350,180,90,65 nm.
Já teem empresas de criação em massa de motherboards, de muitissima qualidade.
Muitas destas coisas eles sempre tiveram, mas tinham para o ramo militar, agora vão passar a ter para o ramo civil.
Todos os dias sãem inovações..
E a Ucrânia?Quando a Russia deixou a Ucrânia, ela foi deixada com uma excelente industria pesada, naval, etc. Uma excelente industria de aviação, uma excelente industria nuclear,uma industria razoavelmente boa especial,etc,etc.
E agora? Onde está a Ucrânia?
Ok ainda teem uma boa industria primária de agricultura, mas com os terrenos todos vendidos a Bayer,Blackrock,Monsanto,etc…o que é que os ucranianos teem??
Até me admira o pplware deixar passar este post. Eles que defendem que os Russos só tem latas velhas e vão ficar isolados do mundo…
🙂 se as pessoas disseram disparates (na minha opinião, como é o caso), temos de apagar? Esta pessoa está apenas a mostrar o que acredita, pese o facto de remar contra a maré e ser a “única que acreditar estar cerca” em contramão na autoestrada. Mas os disparates, desde que não invada a liberdade ou de terceiros e não seja insultuosa… até pode dar para entretenimento, do ponto de vista da visão das pessoas sobre este assunto.
Antes falavam que a Terra era plana, depois que o morcegos chineses trouxeram a peste, depois lutaram contra as vacinas, depois assumiram o lado russo do conflito. Um dia será outra cena qualquer.
Hoje tudo é estranho!
@Vitor M., eu antes também tinha essa opinião. Mas já oiço tanto disparate que neste momento para mim era começarem a passar multas a essa gente. Lembra-te que muitos seguem e aprendem com estes ignorantes.
A liberdade de expressão dos outros não o deveria incomodar. A mim também não incomoda só tem é de rebater. Veja o meu exemplo.
tipico de ignorantes comunas de quererem censurar a verdade!
Parei de ler em “cada vez mais desenvolvido”
Qual a principal região da Ucrânia que tinha essa industria pesada? Se descobrires pode ser que entendas uma das razões desta GUERRA.
Sim claro era o leste, era nas zonas Russas.
Segundo relatos recentes veio a publico que a Russia estava a negociar em 2022, um acordo que incluia os acordos de Minsk.
Para isso a Ucrânia ficava com uma força militar interna, capaz apenas de establecer ordem internamente mas incapaz de atacar países vizinhos, e claro fora da OTAN.
E segundo esse acordo, as regiões que se separaram ficavam incorporadas na Ucrânia, mas numa federação, onde tinham protecção local, para não haver mais genocidio, violação, tortuta perseguição fisica/religiosa ,etc.
Segundo aquilo que se sabe hoje, os de Kiev chegaram a abrir garrafas de champanhe a comemorar(segundo o Arestovych, que daquela comandita de bandidos, parece estar agora a ganhar maturidade e responsabilidade…vem muito tarde..enfim), mas os EUA queriam a Ucrânia armada até aos dentes para atacar a Russia, e a Bretanha também, deitaram o acordo por terra..
O resultado é uma situação capaz de fazer chorar as pedras da calçada…
Mas voltando a tua pergunta, o minério era do dombass e a industria pesada também, a industria naval estava situada na zona de Mykolaeve?? qualquer coisa do Género.
Já na segunda Guerra mundial foi a mesma coisa…os N* deitaram a unha a industria pesada do dombass, e com ela tentaram destruir a Russia, é a mesma coisa agora.Mas agora o Lítio joga um papel tão ou mais importante que a industria pesada.
Só que nós não temos tecnologia para reciclar Lítio a valores minimamente aceitavel, ou seja iria pulir aquelas zonas a ponto que as pessoas tinham que abandonar a zona.A Russia tem essa tecnologia, mas obviamente não a partilha com o inimigo.
Quando o conflito terminar, os Ucrânianos vão perceber que as terras que lhes pertenciam, não lhes pertencem mais…foram vendidas de forma ilegal, vão ser uns desgraçados, isto os que sobreviverem, porque pelo que parece o regime lá rapta-os nas ruas e envia-os para a morte, como se de carne para canhão se trata-se.
Tenho muito nojo de quem defende este tipo de crime abominavel, tudo para que uma meia duzia possa eventualmente deitar as unhas ao Lítio…uma vergonha.
A propaganda Russa bate forte para esses lados…
Sim, existem responsabilidades do lado da Ucrânia, mas o principal responsável é o “Sr. Pudin”, que vocês não têm a coragem de criticar, por que será?
Mais un troll, mete menos tabaco o cérebro vai funcionar melhor tolinho
Foi pena não ter, também, deixado as ogivas nucleares.
A festa do Avante já terminou no fim de semana passado… A Rússia está a desenvolver tanta coisa, devia desenvolver mais uma: sanitas e máquinas de lavar. Pode ser que assim os soldados russos deixem de precisar de ir roubar às casas dos civis ucranianos…
Andas a ouvir e ver aqueles palhaços utubers russos. Disso que dizes 0,1% é verdade…
Caramba este bot Russo ainda anda aqui a mandar bitaites?
Tens toda a Razao fico contente porque tens os minimos e encontra-te informado que este conflicto foi iniciado pelos ditadores imperialistas americanos e seu “amigos” (serventes) Europeus com o golpe maiden em 2014.
Os Nazis apoiados pelos Fascistas Europeus já estão a ganhar?
Que confusão vai nessa cabeça camarada!?
Nazis…aonde!? Explique lá isso melhor! De facto a ideologia nazi continua a ter aderentes um pouco por todo o mundo, mas na Ucrânia são uma minoria…tal como no resto do mundo!
Na Rússia é que há delito de opinião à séria!
Para quem ia tomar Kiev em 3 dias…
Ninguém leva a Rússia a sério depois desta “Operação militar” falhada.
Faltou o especial, é um grande detalhe. Operação Especial Militar.
Partindo do principio de que uma boa parte dos portugueses deve apoiar a Ucrânia, então são nazis ?
Eles bem tentam lavar a ideias e distribuir propaganda à boa maneira Nazi, mas só conseguem apanhar os mais fracos de espirito ou intelectualmente.
Ficamos a saber que a Rússia é um milagre económico, é o único país que está em guerra e a economia vai de vento em poupa, os armamento utilizado deve de ser oferta, as perdas de equipamento também propaganda do ocidente.
Então não haviam de ser? Eu até almocei hoje ali na Gestapo. E amanhã vou tomar um cafezinho ali nas SS…
São os dois presidentes farinha do mesmo saco.
A Ucrânia anda a rebentar €€€ dos Europeus e E.U.A. …para nada. A Guerra dá dinheiro à Ucrânia e Rússia.
O que interessa e que a Ukrania esta a ganhar e a eocnomia Europei a bombar com inflacao e imigrates.
https://www.zerohedge.com/geopolitical/cnn-shared-glimpse-just-how-bad-everything-has-become-ukraine
A seguir é junrtar Napalm-B mas descarregar uma tonelada em cima do Kremlin.
eu desejo mto q a ucrania se acabe em fogo. povo folgado.
Pelos vistos as amantes do bandido de moskovo também já chegaram aqui ao Pplware.
PZP em força