Deteção de apneia do sono no Apple Watch aprovada pela FDA
Aquando da apresentação dos novos equipamentos, a Apple revelou estar a aguardar a aprovação de algumas tecnologias pela entidade americana Food and Drug Administration (FDA). A deteção de apneia do sono pelo smartwatch da Apple foi aprovada!
Apple Watch consegue indicar possível apneia do sono
A FDA dos Estados Unidos da América aprovou, hoje, a deteção de apneia do sono no Apple Watch Series 9, Series 10 e Watch Ultra 2. Esta luz verde chega quatro dias antes da data de lançamento do Series 10, a 20 de setembro, e após a aprovação dos AirPods para serem utilizados como aparelhos auditivos.
Anunciado no evento Glowtime, na semana passada, o recurso chegará como parte do lançamento do watchOS 11. Uma vez ativado, vai requerer 10 noites de dados de monitorização do sono espalhados por um período de 30 dias para determinar se um utilizador pode ter a condição.
Durante esse período, oferecerá, também, informações sobre os distúrbios do sono noturno, utilizando o acelerómetro integrado.
A FDA classifica a funcionalidade como um "dispositivo de venda livre para avaliar o risco de apneia do sono". Segundo a Apple, de facto, esta não é uma ferramenta de diagnóstico, pelo que irá solicitar aos utilizadores que procurem um diagnóstico formal junto de um profissional de saúde.
A condição, que faz com que a respiração se torne mais superficial ou pare repetidamente durante a noite, está associada a uma variedade de sintomas diferentes e pode ter várias consequências.
Assim sendo, e por se tratar de um problema que pode não ser detetado pelo potencial doente, é pertinente que a Apple tenha integrado a funcionalidade no Apple Watch.
Embora pertinente, a Apple não é a primeira empresa a oferecê-la. A Withings já oferece a deteção de apneia do sono em dispositivos há algum tempo, enquanto a Samsung recebeu a aprovação da FDA para a sua linha Galaxy Watch no início deste ano.
Apple, na nota de lançamento o watchOS 11:
“O Apple Watch Series 9, o Apple Watch Series 10 e o Apple Watch Ultra 2 agora oferecem um recurso para ajudar a identificar sinais de apneia do sono.
As notificações de apneia do sono usam o poder de processamento avançado do S9 SiP e S10 SiP e algoritmos cientificamente validados. O recurso foi desenvolvido com dados avançados de aprendizado de máquina e treinamento de milhares de noites de testes de apneia do sono de nível clínico e validado no maior estudo já realizado para a liberação da FDA de um dispositivo de apneia do sono. Após a liberação da FDA 510(k) e autorizações adicionais da autoridade de saúde global, as notificações de apneia do sono agora estão disponíveis em mais de 150 países e regiões, incluindo EUA, UE e Japão.”
Como escrevi num comentário no post do link, o diagnóstico da SAOS-Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono é feito dormindo com uma máscara que tapa o nariz, ligada a uma máquina que mede as apneias.
O Apple Watch, obviamente não tem nada disso. Por isso, não estejam à espera que no dia seguinte vos diga quantas apneias tiveram durante a noite e a sua duração. O que se recebe, ao fim de um certo período de dias, é uma notificação de que foi detetada SAOS.
Ainda assim, como a apneia está largamente subdiagnosticada, já é bom:
” a SAOS é muito frequente, está subdiagnosticada e pode afetar 25% das mulheres e 50% dos homens.
Deve suspeitar-se da doença se houver queixas de ressonar, pausas respiratórias durante a noite descritas pelo/a parceiro/a, engasgamento durante o sono, sonolência diurna, dores de cabeça de predomínio matinal e sono não reparador (sensação de acordar mais cansado).
Quando as pessoas têm essas apneias acordam durante a noite, não se apercebem disso, e não fazem os ciclos de sono de que precisam. Por isso não descansam”, explicou o pneumologista, insistindo: “é particularmente perigoso em pessoas que têm outras doenças, nomeadamente hipertensão e doenças cardiovasculares, e para quem tem de conduzir, porque adormece ao volante”.
A diminuição da capacidade para desempenhar as atividades profissionais, as alterações de humor, o aumento do risco cardiovascular e o aumento do risco de acidentes de viação são algumas das suas consequências.
https://pplware.sapo.pt/apple/apple-watch-series-10-podera-detetar-apneia-do-sono-e-outros-problemas-cardiacos/
Muito mau não suportarem o Apple Whatch 11 pelo menos nesta versão.
iPhone 7 foi lançado em 2016 e recebeu iOS 15.8 como máximo em 2023, ou seja uma cobertura de 7 anos!!!
Apple Watch 4 lançado em 2018 recebe apenas até watchOS 10 com cobertura de apenas 6 anos…
[…] Não suportarem Apple Watch 4 Series
Passei do Apple Watch 3 para o 9. A diferença no hardware/funcionalidades é gigantesca.
Com o hardware do 4, o que pode fazer o watchOS 11 que o 10 não faça? Notificações de apneia do sono não é, porque começa com no Apple Watch 9.
Se o iPhone tem cobertura de 7 anos, não me parece que se possa dizer que o Apple Watch, em que o desenvolvimento do hardware é mais recente, tem “apenas” 6.