Cuidado com a Coolfin! Banco de Portugal deixa um alerta
O Banco de Portugal alertou, hoje, que a Coolfin não está habilitada a exercer intermediação de crédito ou qualquer atividade financeira no país.
Esta sexta-feira, o Banco de Portugal lançou um alerta, em forma de comunicado:
O Banco de Portugal adverte que a entidade que atua sob a designação 'Coolfin', através da página na internet acessível em www.coolfin.pt, não se encontra habilitada a exercer, em Portugal, qualquer atividade financeira reservada às instituições sujeitas à supervisão do Banco de Portugal, nomeadamente, a intermediação de crédito.
A Coolfin apresenta-se na internet como um site de comparação de empréstimos.
Segundo o Banco de Portugal, "a atividade de intermediação de crédito, prevista na alínea j) do artigo 3.º e no artigo 4.º do Regime Jurídico dos Intermediários de Crédito (aprovado pelo Decreto-Lei n.º 81-C/2017, de 7 de julho), está reservada às entidades legalmente habilitadas para o efeito, conforme o disposto no artigo 5.º daquele regime jurídico".
Assim, as listas das entidades autorizadas a atuar como intermediários de crédito e a prestar serviços de consultoria relativamente a contratos pode ser consultada no Portal do Cliente Bancário.
Quer dizer, em vez de requesitarem para que se tire o site do ar porque não está habilitado a exercer em Portugal e penalizar com uma alta multa a entidade em questão. Fazem então um alerta, para quem não tiver conheçimento cair no que pareçe mais um esquema de burla para obter dados e fazer sabe-se lá o quê com eles.
Pois, tem de ser o povo a ir ao Google para reportar o site como fraude e também nas redes sociais quando aparece um anúncio. O site não vai ao ar mas tem menos visibilidade.