Covid-19: Porto Editora dá acesso gratuito a conteúdos da Escola Virtual
São várias as empresas que têm disponibilizado, gratuitamente, à sociedade, os seus serviços. Depois do Governo português ter decretado o fim das atividades letivas a partir de segunda-feira, a Porto Editora passou a disponibilizar, gratuitamente, conteúdos da Escola Virtual.
Saiba como obter os conteúdos.
A Porto Editora decidiu dar acesso gratuito a todos os alunos dos ensinos básico e secundário à sua plataforma de e-learning Escola Virtual, como forma de diminuir o impacto negativo que a pausa letiva forçada, mas necessária, possa ter nas aprendizagens nesta fase do ano letivo.
De acordo com o comunicado, esta medida excecional vigorará durante esta pausa letiva e permitirá o acesso aos conteúdos educativos digitais do 1.º ao 12.º ano de escolaridade.
Os professores – que também têm acesso gratuito – poderão organizar aulas, propor exercícios para consolidação e revisão de matérias e partilhar os conteúdos com os seus alunos por simples email.
Enfrentamos uma situação excecional, que nos desafia, enquanto sociedade, a encontrar soluções para os problemas que se nos deparam.
Um cenário como este, de nos vermos forçados a fechar todas as escolas, pode trazer um grau de instabilidade e alguma ansiedade e é isso que queremos diluir com esta iniciativa, dando a professores e alunos acesso a uma plataforma de estudo com aulas interativas que, atualmente, já é usada por 200 mil jovens e professores na maioria dos estabelecimentos de ensino
Vasco Teixeira, Administrador da Porto Editora
Como ter acesso à Escola Virtual da Porto Editora?
Para ter acesso gratuito à Escola Virtual, os alunos ou os encarregados de educação só têm de proceder a um registo simples, em que apenas é necessário identificar o estabelecimento de ensino e o ano de escolaridade, disponibilizando-se de imediato os conteúdos da plataforma e as versões digitais dos manuais escolares adotados no respetivo estabelecimento de ensino para esse ano de escolaridade.
Paralelamente, os professores podem criar na plataforma as suas turmas, agilizando o processo de partilha de conteúdos existentes na Escola Virtual ou mesmo conteúdos personalizados, com a possibilidade de monitorizarem todo o trabalho dos seus alunos através de tarefas.
A Escola Virtual é uma plataforma de ensino e aprendizagem, de subscrição anual paga, da responsabilidade do Grupo Porto Editora, existente desde 2005, que proporciona uma metodologia baseada na adaptação de tecnologias avançadas, permitindo a utilização, em computador e dispositivos móveis, de conteúdos educativos digitais e interativos relacionados com os currículos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Muito boa iniciativa. Parabéns.
A Leya também fez o mesmo e até anunciou antes da Porto Editora.
Obrigado pela informação.
Ups…
Lamentamos, mas o serviço ao qual está a tentar aceder encontra-se temporariamente indisponível.
Pedimos desculpa pelo inconveniente e prometemos ser breves.
já deu… lol
nao consigo aceder
Então diziam que isto era gratuito e uma pessoa tenta aceder e não esta em funcionamento .
Bom dia!
Alguem sabe porque razão diz “Utilizador Invalido”?
O nome do utilizador é único e não pode ter espaços, dedilhas ou acentos – o que acontece é que se alguém já se tiver registado, por exemplo, com o nome “sandrarodrigues”, a Sandra Rodrigues terá que usar algo diferente, por exemplo, “sandrarodrigues2020”.
Boa tarde
Estou a tentar registar o meu filho na escola virtual e quando coloco os meus dados diz sempre utilizador inválido.Que dados devemos colocar nesse campo?
Muito obrigado
Carla Pinto
O nome do utilizador é único e não pode ter espaços, dedilhas ou acentos – o que acontece é que se alguém já se tiver registado, por exemplo, com o nome “carlapinto”, a Carla Pinto terá que usar algo diferente, por exemplo, “carlapinto2020”.
Bom dia
Segui as indicações apresentadas e não dá acesso. Afinal o que é preciso fazer?
Agradeço e aguardo.
Normalmente o utilizador é um código de letras e algarismos sem espaços e sem caracteres acentuados, peca por muitas das vezes ter que ser único.
Experimente MPereira ou MariaPereira39
Exatamente: o nome do utilizador é único – o que acontece é que se alguém já se tiver registado, por exemplo, com o nome “mariapereira”, a Maria Pereira terá que usar algo diferente, por exemplo, “mariapereira2020”.
oi
Boa tarde, estou a tentar escrever a minha filha na escola virtual mais nao consigo. pedi um codigo. gostaria de saber que código é esse. sfv
Não é necessário nenhum código para proceder ao registo. No final do registo, fica com um nome de utilizador (username) e uma password para cada aluno poder entrar nos conteúdos espécificos do seu ano e aceder aos manuais do Grupo Porto Editora adotados na escola em questão. Basta seguir os passos descritos neste vídeo: https://youtu.be/IQbc9uwmB1A
Gostei muito da iniciativa, mas os pais não conseguem aceder, apesar de já terem o código de acesso.
A que código é que se refere -não é necessário nenhum código para proceder ao registo. Basta seguir os passos descritos neste vídeo: https://youtu.be/IQbc9uwmB1A
nao se consegue entrar
Boa noite, já fiz o registo do encarregado de educação e do aluno este inclusivo já está associado.
Ativei o código de turma e tive acesso e consegui ver os trabalhos a fazer mas de um momento para o outro deixou de funcionar experimentei no pc e da me o erro de http/error 500 o que poderei fazer pois só tenho acesso ao perfil os trabalhos não consigo acesso
Cumprimentos
Ótima iniciativa, mas não consigo fazer o registo, a msg é que o utilizador é inválido, já tentem várias vezes em vários dias, com os dados do meu filho e com os meus, de diversas maneiras, e nada! Preciso urgente de aceder pois ele está no 3º ciclo e tem imensos trabalhos para executar nesta plataforma. Já enviei msg para a Porto Editora mas não obtive resposta. Alguém mais com este problema?
Cristina Nunes
Tente fazer o registo do educador depois faça o registo do aluno depois tem que fechar a pág da net abrir com o utilizador da criança e colocar o código de turma depois já vai conseguir
Cumprimentos