Congressista quer investigar o telefone que Trump ainda usa
As ações de Donald Trump e as suas decisões têm mostrado um cenário que a maioria já sabia ser possível e que, infelizmente, já era até esperado.
A sua atitude de ignorar as convenções e as regras mais básicas levaram a que decidisse manter o seu velho smartphone Android. Esta decisão pode agora vir a ser investigada, de acordo com a vontade de um congressista.
O congressista Democrata Ted Lieu, que representa o estado da Califórnia, lançou ontem o repto e quer ver algumas das decisões de Donald Trump, relativas à sua cibersegurança investigadas.
Em concreto, a mais polémica destas investigações deverá incidir na decisão do atual presidente norte americano em manter no ativo o seu velho e desprotegido smartphone, deixando de lado o equipamento oficial que lhe foi designado. Ted Lieu quer saber se o presidente tem usado ativamente o seu velho smartphone e em que situações é que o terá feito, para assim determinarem se podem ter existido situações de quebra de segurança.
“Cybersecurity experts universally agree that an ordinary Android smartphone, which the President is reportedly using despite repeated warnings from the Secret Service, can be easily hacked.”
“This behavior is more than bad operational security—it is an egregious affront to national security.”
Este smartphone é um Samsung Galaxy S3, já com alguns anos de utilização e que deixou há bastante tempo de ser atualizado e suportado pela marca sul-coreana. Com todas as possíveis falhas de segurança que devem estar presentes, este equipamento pode facilmente ser usado para espiar o presidente e roubar informações vitais.
Para além da investigação ao smartphone do presidente, Ted Lieu quer ainda que seja investigada a utilização de serviços de correio eletrónico sem segurança por parte do staff do presidente.
Esta questão dos serviços de email próprios e sem os padrões de segurança necessários foi um dos argumentos mais usados na campanha eleitoral contra Hillary Clinton. Terão sido também emails roubados destes serviços que os hackers russos partilharam, como uma das medias para ajudar na vitória de Donald Trump.
Para além de Ted Lieu, 14 outros congressista assinaram este pedido de investigação. A ideia deste grupo é que seja avaliado o desrespeito do presidente Donald Trump em relação às medidas de cibersegurança e que assim colocam os Estados Unidos da América em perigo e exposto a roubo de informação sensível.
Este artigo tem mais de um ano
O gajo é teimoso, quem é teimoso é burro.
Boa parte dos americanos percebem o que está aqui em causa e que o Samsung S3 não é seguro.
Se, com o inquérito, conseguirem provar que o usa para assuntos oficiais – sempre haverá mais alguns americanos que percebem que têm um presidente burro, que por teimosia põe em causa a segurança do país.
A máquina fisíca e a máquina virtual são coisas diferentes, ie, pode-se usar S3 por estimação com um software sofisticado. Ter-se certezas daquilo que não se conhece é que é ser burro e teimoso.
e donde é que virá esse software sofisticado sendo que é o mesmo aparelho pessoal que já tinha!? Basta recordar que o aparelho que os serviços secretos deram ao Obama nem sequer podia enviar mensagens.
“Cybersecurity experts universally agree that an ordinary Android smartphone, which the President is reportedly using despite repeated warnings from the Secret Service, can be easily hacked.”
“This behavior is more than bad operational security—it is an egregious affront to national security”
Link no último parágrafo do post, hi-hô, hi-hô 😉
the key word is “reportedly” as in according to what has been said 🙂
Então se a maioria dos Americanos o elegeu e se revê no seu Presidente, a conclusão é simples, andaram todos na mesma escola. Cada um que tire as conclusões que quiser.
mas quem es tu???
44, golspistas tomam de assalto o poder. “tuga tem mesmo a mania de que e chico esperto”
A escola deles pelos vistos e melhor do que a portuguesa pois acordaram para a realidade. Mais politicas sociopatas e de auto destruicao do Obama,.. NAO e NAO ” foi isso que o povo americano disse”
Uma pequena minoria do sociopats aqui na Europa irao ter umas boas supresas la isso irao.
Se considerarmos que a maioria dos americanos não votou nele…
Qual a solução democrática queima-se a Constituição. Pois! A democracia já não é o que era.
Porque não emigras para os USA ou para um pais ainda mais a ver com a ideologia Portugal e a Europa agradecem.
PS – Leva os amigos
Sai um iphone 7 plus para a mesa do canto!!
Na verdade o equipamento usado é um BlackBerry modificado pelos Serviços Secretos, com limitações de acesso e que só faz ou recebe chamadas de determinados números. Não tem acesso a redes sociais e à maioria dos sites da internet,
segundo alguns rumores tinham no ano passado abandonado o BlackBerry e mudado para um iPhone
Estou incrédulo! 😐
Então não é que, desde os primórdios do lançamento dos smartphones que aqui me convenceram que quem compra android é porque não tem dinheiro para um iPhone (é pobre, porque o seu sonho, era mesmo ter um iPhone), e vejo aqui agora comentado que o homem mais poderoso do mundo usa um velhinho e desactualizado samsung s3.
Começo a achar que se calhar o tipo é menos burro do que julgava.
É conhecida a birra do Trump com a Apple, além do que um topo de gama da Samsung custa o mesmo de um iPhone similar e nos EUA nenhum deles sai por mais de 200 dólares.
Não. das duas três, ou o tipo é pobre ou andaram aqui a enganar a malta.
Ou é um narcisista que não quer ouvir os conselhos que lhe dão! Tendo em conta alguns dos episódios que têm vindo a público sobre a forma pouco segura como já tratou informação classificada (em público)…
não amigo. Muitíssimo antes de se tornar presidente já usava o velhinho S3, o que valida tudo o que disse anteriormente.
Costa, e? É o facto de se ter tornado o presidente e continuar com o mesmo aparelho que demonstra que o homem se está marimbando para os conselhos que lhe dão.
Quanto ao que disseste anteriormente, argumentação circular não serve para validar nada.
Costa, Trump tinha também um iPhone, até apelar ao boicote à Apple. Pus o link num comentário mais abaixo.
A pobreza de Trump é de espírito. Tenho receio que provoque alguma tragédia. Tem que se aproveitar para rir até lá, ao menos isso. “O que terá fumado desta vez”.
https://www.rtp.pt/noticias/mundo/trump-fala-de-atentado-na-suecia-e-ex-primeiro-ministro-sueco-pergunta-o-que-tera-fumado_n983998
ainda não perceberam o meu ponto de vista.
Estava convencido (muito devido aos comentários daqui) que os ricos apenas compravam iPhone
Gaius Baltar for President!
É verdade – Trump apelou ao boicote da Apple e deixou de usar o iPhone que tinha.
http://abcnews.go.com/Politics/donald-trump-calls-apple-boycott-company-unlocks-san/story?id=37064922
Nop. Ja fui e não correu muito bem…
Não deixa de ser engraçado num país que querem e tentam espiar tudo e todos, agora tem o primeiro servidor do povo a ser espiado sabe-se lá por quantos países (talvez quase todos?).
Talvez fosse boa ideia eles acabarem finalmente com as redes de comunicação móveis inseguras de uma vez e não permitir mais aparelhos “smartphone” que não tenham actualizações de segurança, durante sei lá… 20 anos. As empresas que não quiserem prestar assistência por tanto tempo, podem ir vender para outro lado.
Para ver se os donos do estado, ou seja, quem paga aquela festa toda “povo”, passam a ter direito à privacidade e segurança como querem impor ao presidente à força. Se todos tiverem seguros, o presidente também passa a estar seguro… mesmo que seja casmurro.
E sim, quem quiser pode espetar nas redes sociais tudo o que quiser, mas mesmo quem mete muita coisa nas redes sociais não mete tudo, escolhe aquilo que quer colocar e não quer colocar… logo a privacidade e segurança continuam a fazer sentido.
O Obama não sabe o que é um smartphone, nem iphone tem, nem camara tem o dele.
Ele afirma isso mesmo neste video.
https://www.youtube.com/watch?v=zMEXQTO4MbQ
Podem ver a partir dos 17:30 ele a dizer que não tem smartphone.
Tinha um, pois. Só que – por razões de segurança – não tirava fotografias, não enviava mensagens, não dava para ouvir música – Obama chamou-he um telefone de brincar de um miúdo de 3 anos 🙂
https://www.cnet.com/news/president-obama-admits-his-new-phone-is-an-embarrassment/
“Para além da investigação ao smartphone do presidente, Ted Lieu quer ainda que seja investigada a utilização de serviços de correio eletrónico sem segurança por parte do staff do presidente.
Pois eu acho que ao invés de andarem com estas tretas, deveriam isso sim ligar ao nosso Ministro Mário Centeno, pois anda meio mundo (politico e jornalístico) a tentar ter acesso aos mails\Sms e nada de nada, maior segurança, nao deve de haver, somente desconheço que Télélé, o dito Srº utiliza, mas que é seguro é.