Chinesa Chery estará perto de fechar acordo para construir automóveis em Espanha
A fabricante chinesa de automóveis Chery está em conversações para produzir carros, em Espanha, na fábrica que a Nissan encerrou em 2021.
A empresa chinesa Chery Auto está prestes a chegar a um acordo para começar a fabricar automóveis em Espanha, o seu primeiro local de produção na Europa, segundo o Governo espanhol e o principal negociador, a EV Motors.
Segundo um porta-voz da EV Motors, o acordo terá surgido, após uma equipa espanhola ter mantido conversações favoráveis com a empresa, esta semana, na China. Esse centrar-se-á na produção de veículos pela Chery na fábrica que a Nissan encerrou em 2021, recuperando parte dos 1600 empregos diretos perdidos na altura.
A principal fábrica da Nissan em Barcelona foi parcialmente entregue à fabricante espanhola de motociclos elétricos Silence e aos grupos locais de engenharia QEV e EV Motors, que planeavam transformá-la num centro de veículos elétricos.
A EV Motors adquiriu o controlo total do espaço em março e terá desempenhado um papel fundamental nas conversações com a Chery.
Sem fornecer detalhes, uma fonte familiarizada com o processo revelou que a EV Motors também planeia produzir as suas pickups e carrinhas elétricas sob a marca Ebro, o que poderá implicar potenciais acordos de produção e comerciais com a Chery.
Chinesa Chery deverá estar perto de produzir em Espanha
Num comunicado, citado pela Automotive News Europe, o Ministério da Indústria afirmou estar confiante de que um acordo para iniciar a produção em Barcelona será formalizado nos próximos dias. Porém, a mesma entidade não revelou se Espanha ofereceu algum incentivo público à Chery.
De facto, este ano, Espanha vai abrir dois concursos para as empresas solicitarem um total de 1,7 mil milhões de euros em empréstimos e subvenções para a produção de veículos elétricos ao abrigo do chamado regime PERTE de incentivos que utiliza fundos da pandemia enviados pela União Europeia.
O Governo regional da Catalunha disse, na terça-feira, que o seu funcionário sénior de negócios viajará até à China, hoje, para se reunir com executivos da empresa.
A Chery é uma das várias fabricantes de automóveis chinesas a trazer veículos de baixo custo para a Europa, na sua maioria elétricos. A empresa, cuja estratégia passa por vender automóveis com motor de combustão interna, híbridos e totalmente elétricos, entrou em Espanha no início deste ano.
E em Portugal? Pois… por cá complicamos toda a captação de investimento… burocracias, mais burocracias, problemas de localização, PDM do tempo da tia Maria Cachucha, taxas e taxinhas, etc etc… Entretanto o Tuga vai entretendo-se com Futebol…
Portugal alinhou com os yankees no boicote à Huawei. Apostou no cavalo errado. Agora não pode ficar à espera das preferências dos chineses.
Explorar os tugas como os chineses são explorados isso sim é uma visão de futuro.
Portugal, continua a assobiar para o lado…!!
É pena esta fábrica está no país vizinho. Se fosse em Portugal, poderá diminuir o desemprego.
Chery? Com mais um r era a cereja no topo do bolo.
Muita marca vai dar o berro, certamente muitas chinesas, como aquela história das bicicletas. Eu por mim chinês só se não tiver alternativas ou aquelas bugigangas baratas sem qualidade… andamos a alimentar o dragão depois não se queixem quando começar a largar fogo, já está a começar com os vizinhos… eles delapidam o mundo, recursos, pessoas, matérias primas, recursos naturais, etc, etc e copiam tudo dos outros… são ávidos por dinheiro a qualquer preço, mesmo explorando os seus cidadãos o pior capitalismo incrustrado num pseudo comunismo, melhor ditadura da pior espécie