China terá carros elétricos com baterias de substituição por 55 euros por mês
Uma empresa chinesa oferecerá um carro elétrico de 10 000 euros com um serviço que permitirá que a bateria seja substituída por outra carregada quantas vezes desejar.
A ideia é pagar 55 euros por mês para ter sempre energia no veículo. Este modelo de negócio poderá abrir novas janelas de oportunidade.
Novo negócio para os carros elétricos
A Beijing Electric Vehicle (BJEV) é a maior fabricante chinesa especializada em carros elétricos. A empresa, liderada pela Zheng Gang, pretende revolucionar o mercado de veículos elétricos com uma solução altamente inovadora compatível com todos os bolsos.
Com o objetivo de eliminar a "ansiedade de autonomia" dos seus clientes, a BJEV oferecerá uma solução de troca de baterias que até o momento poucas empresas do setor automóvel fora da China têm contemplado.
A empresa lançará uma versão do seu carro elétrico compacto, o EV300, que, por 79 800 yuans (cerca de 10.000 euros na taxa de câmbio atual), será compatível com o serviço de substituição de baterias proposto pela BJEV.
Segundo a Bloomberg, os clientes que decidirem se inscrever receberão, em troca de um pagamento mensal de 432 yuans (55 euros), mudanças ilimitadas na bateria no seu veículo elétrico. Desta forma, quando os utilizadores do EV300 estiverem a ficar sem carga, podem passar por um ponto de troca e continuar a sua jornada com uma nova bateria totalmente carregada.
Para tornar isto possível, a BJEV tem planos para estabelecer 100 pontos de troca de baterias na cidade de Beijing e na sua periferia. A empresa anunciou que a troca de uma bateria por outra leva apenas 2 minutos e 46 segundos, o que garantirá aos seus clientes a recuperação de toda a autonomia praticamente instantaneamente. Além disso, para aumentar o incentivo aos potenciais compradores, a empresa garante a aquisição do veículo por 50% do seu valor após três anos.
BJEV versus NIO
A empresa rival, a NIO, que acaba de receber uma grande injeção de capital graças a um novo inversor, também oferece um serviço similar, com trocas de baterias em apenas três minutos (estações especiais de serviço) para os proprietários do SUV elétrico NIO ES8.
Como alternativa, o serviço NIO Power oferece a possibilidade de uma unidade móvel se deslocar até onde se encontra o carro do cliente para o recarregar no local.
Este artigo tem mais de um ano
Sempre achei que assim seria muito mais pratico e mais apelativo para o condutor.
Deveria ser como nos postos de gasolina: quando se precisa de uma carga instantânea, troca-se a bateria por uma carregada, e paga-se por isso no ato. Estando na cidade, carregar-se-ia a bateria em casa mesmo.
Deveria ser como nos postos de gasolina: quando se precisa de uma carga instantânea, troca-se a bateria por uma carregada, e paga-se por isso no ato. Estando na cidade, carregar-se-ia a bateria em casa mesmo.
Muito boa ideia. Agora temos de ver a autonomia dessas baterias.
A Tesla lançou patentes para uma ideia idêntica
https://www.youtube.com/watch?v=CH-H3-F4Ztc
Interessante a ideia. Paga a energia e tudo.
Esta era a ideia original da RENAULT, com o sistema “drop&go”. A subsituição da bateria não deveria durar mais de 5min, em estações de serviço dedicadas. Mas para já, parece que caíu no esquecimento o conceito.
Era, no fundo, como levar a garrafa de gás. Comprou com o carro a bateria, vai à loja deixa a vazia e leva a cheia. O problema, nas baterias, é a compatibilidade entre modelos de viaturas. Temos a mesma questão no caso assinalado das garrafas de gás, por causa da válvula/redutor, mas o princípio é o mesmo.
Tenho a ideia que em Portugal o valor falado eram de mais de 100€ por mês pelo serviço. Por um valor desses e face ao preço elevado do carro, possivelmente não seria apelativo aos Portugueses.
Aqui está uma citação de fonte oficial, site Renault – https://www.renault.pt/gama/veiculos-eletricos/zoe/novo-zoe/#_Bateria-e-carregamento
“Z.E. FLEX, 100% transparente
Qualquer que seja a duração de compromisso, pague um aluguer mensal a partir de 69€ c/IVA incluindo 7.500kms/ano.
Poderá escolher alterar a quilometragem ou a oferta do seu contrato quando desejar.
No termo do seu contrato, os quilómetros suplementares ser-lhe-ão faturados 0,05€ c/IVA. Se efetuou menos quilómetros que contratado, os quilometremos não efetuados além de 7.500 kms/ano ser-lhe-ão reembolsados.
Z.E. RELAX, 100% Zen
Qualquer que seja a duração de compromisso, pague um aluguer mensal de 119€ c/IVA para uma quilometragem ilimitada.
Sem custos adicionais. Reservado para clientes particulares.”
O que tem cu a ver com as calças? isso nada tem a ver com a noticia.
A Renault teve no inicio com o fluence em Israel só estações de troca de bateria em 5 minutos mas a empresa faliu e o modelo de negocio foi esquecido.
O ZE FLEX não trocam por uma bateria carregada em vez de comprares a bateria do carro alugas uma por mês e mesmo que o carro esteja parado ou avariado pagas o aluguer só a Renaul ainda tem esse serviço todos os outros já acabaram com essa treta de aluguer de baterias.
Sim, não tem a ver com a notícia, mas ter uma renda de 119€ por mês, valor que não inclui e eletricidade, mas basicamente um serviço de garantia da bateria que está no carro durante os anos em que se pagar a renda, não parece bom negócio.
Traveller, mas que agressivo.. não sabes ler?
Estou a falar também de aluguer de baterias, neste caso no nosso país, apenas estas não têm troca constante, apenas após desgaste.
Acho um facto interessante e relacionado comnosco, não disse nenhuma barbaridade.
Dizes que a Renault em Israel faliu?
Exatamente o que eu ia dizer. A ideia não é inedita, era um ponto inicial do conceito Z.E. da Renault que, ao que parece foi abandonado.
Em Portugal devem ser 200 euros mês, cambada!
Os carros estão parados 90% do tempo – pessoas comuns – tenho muito tempo para recarregar a bateria – basta haver aonde – trabalho, casa, parques, etc …
Yes
Yep, concordo, prefiro ficar com a bateria e carregar por mim. É preciso é a manutenção dela ser barata (manutenção neste caso será a substituição quando estiver muito desgastada)
Em breve teremos estes veículos e acessórios à venda na página inicial do eBay, banggood, aliexpress… hehehe
Em Portugal 250€ mais100€ pelo serviço mais 5 ou 10€ de gorgeta
As empresas Europeias que não se ponham a pau não… se estas empresas Chinesas entram no mercado, vai ser o fim de muitas!
A qualidade de construção destes carros não é compatível com as normas europeias tanto a nível de segurança como de emissões, pelo que se o carro custa 10 mil euros, com um motor digno de Europa e uma estrutura digna de Europa, mais custos de importação, mais que dobrava o preço.
Vai ver os últimos produzidos pela great wall motors…
É como os telemóveis… há uns anos atrás a qualidade de construção não era compatível com os índices europeus, e agora….. é o que se vê, e não são o dobro do preço do modelo há venda na China!
Não esquecer que o estado financia a produção e a importação…
Fora a Huawei não vejo assim tantas marcas que fiquem bons depois de dois anos de uso, mas é discutivel sim. Ainda assim nos carros a história é diferete. Certo e Sabido que estão a investir fortemente nessa industria, mas invariavelmente os carros para a Europa são diferentes dos carros para lá. Para serem competitivos em ambas as regiões têm de ter modelos distintos. E esses da Great Wall Motors podem estar “melhores” mas continuam a não ter acesso ao mercado europeu, continuam a falhar algumas normas. Aós esse investimento, mas entrada e quem ganha pelo meio, nunca na vida um carro desdes chegava cá a 10 mil euros. E pessoalmente, eu que detesto carros franceses preferia um Dácia daqueles de 9mil euros a isto.
Já da tecnologia parece-me porreiro, se for adoptada por marcas com historia, herança e know how no sector, é porque deverá ser boa e parece-me um excelente método.
Não subestime os chineses 😉
Emissões?! Não reparou que se trata de carros com motor elétrico!!! Emissões de quê?! Normas europeias são para emissões de gases!!!
Os carros elétricos não têm emissões?
Emissões diretas não. Só se estiverem a falar em híbridos…
Isso é uma sátira….
Esqueci-me desse pequeno pormenor e falei da generalidade dos carros. Ainda assim mesmo os ultimos produzidos não estão a ser legalizados na Europa. Por muito que possam ter mais qualidade ou segurança, continua a não chegar porque não compensa para vender lá… Não estou a dizer mal lol
Mas eu nem gasto 55€ por mes em combustível para o carro…
Olha que sorte!! Eu de moto até gasto mais… se fosse de carro gastava uns 200 Euros!
A minha situação é mesmo essa, diariamente ando de scooter.. É mais prática, económica, menos poluente, tem espaço suficiente para a minha utilização e o estacionamento é gratuito e mais fácil.
Volta e meia preciso de mais espaço, ou chove, aí uso o carro.
No total gasto mais de 55€, mas só considerando o carro há meses que não abasteço.
Considero portanto que o aluguer de baterias não me serve…
Em minha casa, só para combustível, ronda uns 300 EUR /mês
Iriamos poupar umas notas valentes todos os meses!
Por este preço, tenho de ter um sitio para recarregar as baterias de borla…
Caso contrário é muito caro.
Achas caro?
Em dez anos, o carro fica por 16600 euros.
55 por mês x 12 meses x 10 anos.
Se for como as Pilhas dos chineses, tenho autonomia para ir de Lisboa ao Algarve, quando chegar a Alcácer com 60%, a pilha acaba ahah.
€55???
Eu pago menos por mês em gasoil e com €10.000 compro um bom fogareiro…
Mais um Ibiza fumarento de 1994. É isso que os nossos pulmões precisam.
Para comprar um Ibiza de 1994 não precisa de 10000 EUR…
Eu, com 4000 EUR, comprei uma Volvo 2.5 TDI de 1998 (com motor VW/Audi)
Vinha reprogramada quando a comprei, já fazia um pouco de fumo e depois de a ter comprado, retirei-lhe a EGR e vou retirar-lhe o catalisador.
Aquilo queima de tudo um pouco e nunca se negou a nada… queima gasóleo do bom, queima gasóleo do mau, queima óleo do bom, queima óleo usado do motor, queima óleo usado das transmissões e qualquer dia meto-lhe óleo dos fritos para ver como se comporta.
Quando vai ao IPO, retiro-lhe o filtro de ar e no teste de opacidade passa à primeira… podem acelerar à vontade que faz pouco fumo … também lavo bem a traseira do carro, para não dar muito nas vistas. O carro entra e sai imaculado…
De vez em quando vou à Igreja e rezo 20 Pais Nossos e 15 Avé Marias pelos meus pecados…
Em minha casa gastamos uns 300 EUR /mês em combustível… fazemos perto de 3000 km / mês, mais coisa, menos coisa
Acho super barato pagar 55 EUR por cada carro e não me importava de mudar…
Olá, meus amigos num futuro muito próximo…. tudo sera mais fácil acreditem em mim sou técnico de formação e vou a caminho de 61 anos fui…..
Serei o unico a achar que esta é a melhor ideia para viabilizar os carros eletricos para longas viagens?? Eu até posso comprar um carro com autonomia para apenas 100km que sei que quando a bateria estiver a acabar é só encostar num posto, trocar por outra, e seguir viagem por mais 100km.. nem precisariamos de nos preocupar com a vida util da bateria pq era chegar e trocar.. claro q era preferivel pagar apenas o valor de cada substituição, e não uma mensalidade..
E vais mesmo ter materiais para fazer essas baterias todas….. Em Portugal há cerca de 3 milhões de veículos…
Terias que ter mais do que o triplo de baterias…
É preciso que haja uma boa evolução no fabrico das baterias, ou o mercado nunca será inundado com elas…A produção de carros eléctricos já tem sido afectada por causa da extracção de materiais para as fazer…
Passou-se o mesmo com o petróleo, no inicio do motor a combustão, mas depois descobriram reservas de petróleo abundantes, só depois disso é q se deu a massificação deste tipo de automovel. E a mim parece-me q está a acontecer o mesmo com o litio.. e quanto mais abundante se mostrar mais barato ficará..
Existe muito lítio…É abundante.
O grande problema são os materiais raros, ou para melhor dizer, muito raros.
Já são conhecidas as reservas destes materiais.
Sim, concordo mas os mais recentes avanços têm sido mesmo no sentido de substituir essas matérias raras por outras mais abundantes, uma vez q o litio é a base da densidade energetica dessas baterias.. Acredito q a partir do proximo ano já começarão a ser comercializados novos tipos de bateria.