China quer proibir venda de carros movidos a combustíveis fósseis
A China é um dos maiores mercados do mundo e um país importante para as decisões estruturantes do planeta, temos visto essa importância a crescer à medida que o próprio país se torna mais fornecedor do resto do mundo. Não estando alheio à tendência mundial sobre o futuro próximo da indústria automóvel, a superpotência mundial quer ser ela própria um exemplo.
Segundo informações veiculadas na imprensa internacional, a China está prestes a dar um grande empurrão aos veículos elétricos. O país planeia acabar com a venda de veículos movidos a combustíveis fósseis e para isso prepara já um cronograma.
A China tem o maior mercado de automóveis do mundo, com 28,03 milhões de veículos vendidos no ano passado e com um aumento na procura de 13,7% em relação ao número de vendas de 2015. A nação já fez muito para incentivar os fabricantes a desenvolver e vender novos veículos elétricos, incluindo permitir que os fabricantes estrangeiros criassem uma terceira joint venture com os fabricantes locais (um requisito chave para fazer negócios no país para fabricantes OEMs), desde que fosse dedicada exclusivamente a fabricar veículos elétricos.
A segunda maior economia do mundo, que prometeu reduzir as suas emissões de carbono em 2030, reduzindo um dos piores poluentes do ar, é a mais recente a juntar-se a países como o Reino Unido e a França, que procuram eliminar os veículos movidos a gasolina e diesel. A proibição iminente de automóveis de motores de combustão exigirá que os fabricantes locais e globais se concentrem na introdução de mais carros elétricos de emissão zero para ajudar a limpar as principais cidades castigadas pela poluição atmosférica.
China em 2040 poderá ter um ar mais "limpo"
O governo também criou uma série de programas de incentivo para OEMs, incluindo subsídios. Estas iniciativas visam aumentar e impulsionar as vendas dos elétricos na China, deixando, contudo, os fabricantes de veículos movidos a combustível fóssil numa posição desfavorável.
Esta não é a primeira vez que um órgão de governo disse que acabaria por eliminar a venda de veículos de combustível tradicionais, aliás, cada vez há mais países onde a atitude é delimitar primeiro certos centros urbanos a veículos mais antigos, depois a veículos a diesel com certas características, chegando a um certo "compromisso final". Um exemplo é a França e o Reino Unido que afirmaram ter o ano de 2040 como o limite de vendas de carros de combustíveis fósseis.
Mercado de oportunidade para grandes e "pequenos"
A Tesla referiu, no passado mês de junho, que está a trabalhar com o governo de Xangai para explorar a possibilidade do fabrico local, uma medida que lhe permitiria alcançar economias de escala e reduzir os custos de fabrico, mão-de-obra e transporte.
O empresário do Internet William Li Nio começará a vender o ES8 em meados de dezembro. Este é um veículo utilitário desportivo alimentado apenas por baterias. Esta startup está a trabalhar com o grupo estatal Anhui Jianghuai Automobile Group, que também tem uma parceria com a Volkswagen AG para introduzir um SUV elétrico no próximo ano.
Uma gota num grande oceano
Em abril passado muitos foram os novos produtos que chegaram ao mercado dos elétricos na China, contudo, segundo os dados divulgados pela Bloomberg, tudo o que existe é tão-somente 0,04% dos 2,1 milhões de veículos vendidos no total na China, durante os sete meses deste ano.
Estes números mostram a dimensão do mercado e o esforço que terá de ser feito. Poderá mesmo dar-nos uma ideia de como o ano 2040, sugerido por outros países, não será assim tão longínquo e dilatado no cronograma que a China prepara para retirar das suas estradas os veículos movidos a combustível fóssil.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Trumpas e a mania que o aquecimento é treta inventado para levar para baixo os EUA enquanto isso vai levando com tornados e tempestades classe 5 +. China mostra que esta sem medo das companhias petrolíferas e mostra que esta preparada para liderar ou mostrar como se faz.
Não Mike.
A China tentou entrar no mercado automóvel, mas percebeu que não está à altura da Europa, Japão e EUA, então o passo mais lógico é passar para o próximo passo evolutivo, que são os veículos eléctricos, porque toda a indústria está agora no início, logo o atraso não é significativo.
Para além disso, também estão interessados em melhor o ar que respiram (que é só o mais poluído do mundo).
Uma dica para perceber melhor o que digo, porque é que a China não faz o mesmo tipo de comprometimento nas fábricas que tem no seu território e que poluem muito mais que os carros? Pois 🙂
Grande parte da indústria mundial está lá instalada, e eles não a querem perder, porque é o que lhes permite enriquecer sem parar (a Indústria e não a agricultura ou os serviços).
Também é verdade….mas reconhecer atempo e mudar o rumo é sinal de inteligência.
+1
Digam o que bem entenderem, mas a CHINA está dando banho em muita gente grande e pequena. Eles sabem que a certeza se chama SOFTWARE e não fósseis. Eles lucrarão muito mais disseminando o carro elétrico do que qualquer outro pais. O Brasil, por exemplo, está na contra mão de tudo isso, investindo pesado em carros movidos a combustível fóssil. Preferem o atraso à educação e formação de mentes que coloquem o país dentro da decência.
Em aproximadamente 5 a 6 anos o preço do petróleo estará a preço de banana no mundo inteiro, sobrará petróleo e o mundo será muito mais limpo. Apesar de muitos vaticinarem que o mundo caminha rumo ao caos, muito pelo contrário, o mundo em mais ou menos 20 anos, será um lugar muito melhor que o de hoje. Meus 20 centavos….
Ao preço de banana? Isso é caro, aqui está a 1€
Gosto de ler opinioes positivas. No entanto temso que ser realistas: o mundo irá continuar a depender do petroleo. De uma forma ou de outra… 5 ou 6 anos… Mesmo em países, como a Alemanha, isso não acontecerá tão rápido. Talvez entre 15 a 20 anos.
Seja como for, a produção de veículos elétricos exige muita energia com “alguma” poluição…
Mas concord que a dependênia do petroleo está a diminuir. Quando estiver em numeros baixos, teremos um novo fluxo de migrantes na Europa… vindos dos países produtores de petroleo!
Quero é ver onde é que vão parar os carros a combustível fóssil. Países do 3º mundo talvez?
não basta ser de 3º mundo….tem que ser além disso predisposto ao atraso.
Calor derrete metal. Metal é necessário para fazer os novos. Dúvidas?
Eu apenas queria que houvesse forma de converter os nossos carros atuais para elétricos.Sei com toda a certeza que e algo quase impossível,mas pá,eles têm valor sentimental.
Não há impossíveis, basta adicionar um motor (eléct.) e baterias, qual a dificuldade?
https://www.youtube.com/watch?v=2b3ttqYDwF0