China lança extensa auditoria sobre a segurança dos dados em todo o país
A China tem em curso uma complexa auditoria às várias camadas do segmento de dados, por forma a reunir informação sobre a produção, armazenamento, circulação, comércio e medidas de segurança, em todo o país.
A recém-criada Administração Nacional de Dados está a conduzir um inquérito sobre dados a nível nacional, na China, envolvendo empresas de tecnologia, polícia e gabinetes governamentais, com o objetivo de avaliar o panorama atual.
O inquérito, a decorrer desde 18 de fevereiro até 5 de março, incentiva a participação de um vasto leque de participantes e procura informações sobre a produção, armazenamento, circulação, comércio e medidas de segurança de dados em todo o país.
China lança inquérito para conhecer panorama nacional em matéria de dados
A extensa auditoria inclui entidades envolvidas em plataformas de Internet para consumidores e indústrias, big data, Inteligência Artificial e laboratórios nacionais.
Esta iniciativa reflete o empenho da China em promover a utilização de dados como um importante fator de produção, tal como delineado numa ação de três anos lançada em dezembro do ano passado. O inquérito visa fornecer apoio estatístico para a elaboração de políticas e o lançamento de programas-piloto de demonstração.
Além disso, espera-se que forneça informações valiosas sobre as práticas de utilização, circulação e segurança.
Esta auditoria movida pela China sobre a segurança e integridade dos dados, a nível nacional e a envolver uma série de entidades públicas e privadas, coincide com as crescentes preocupações globais em matéria de cibersegurança.
A abordagem do Governo chinês em matéria de segurança dos dados vai ao encontro dos seus esforços globais para reforçar a segurança nacional e regular os fluxos de dados. Aliás, a promulgação de uma lei abrangente de segurança de dados, em 2021, demonstrou o compromisso da China em reforçar o controlo sobre os fluxos de informação face às crescentes ameaças cibernéticas.
Estando a China a afirmar a sua posição como uma potência tecnológica global, o inquérito representa um passo significativo no sentido de melhorar a governação e a segurança dos dados.
Fonte: Tech Times
Neste artigo: base de dados, China, inquérito