CEO da Epic Games acusa o Android de “falso sistema aberto”
Um dos trunfos do sistema operativo Android é a suposta liberdade. Na verdade, esta característica é muitas vezes confundida com falta de regulação e controlo. Contudo, o sistema operativo mobile da Google tem a fama de permitir certas ações sem que a empresa tenha de dar o aval. Segundo Tim Sweeney, o responsável pela empresa que criou o Fortnite, a suposta liberdade que o Android se tem gabado desde o seu início é completamente falsa.
O CEO da Epic Games diz também que dentro do iOS... as coisas ainda são piores!
Android goza de uma falsa liberdade
A suposta liberdade que o Android se tem gabado desde o seu início é completamente falsa. Contudo, a situação no iOS é ainda pior. Pelo menos, é o que pensa Tim Sweeney, o responsável pela editora de videojogos Epic Games, mãe do famoso Fortnite.
Durante a Cimeira DICE 2020 na cidade americana de Las Vegas, Sweeney não hesitou em aproveitar a sua posição como uma das grandes referências na indústria dos videojogos para tentar chamar a atenção das empresas por detrás das plataformas móveis mais utilizadas.
Segundo ele, a sua intervenção tem como objetivo tornar a indústria mais aberta e assim acabar com o alegado monopólio da Google e Apple, em favorecimento de uma maior liberdade dos jogadores.
Tim Sweeney would like to burn down the structure of the game industry. Tim Sweeney: Android is a fake open system, and iOS is worse https://t.co/NyfiO6PbYP via @VentureBeat
— Dean Takahashi (@deantak) February 12, 2020
Google cria dificuldades na instalação do Fortnite nos dispositivos Android
Tim Sweeney foi algo cáustico ao apontar o dedo à falsa liberdade que dizem haver no Android. Segundo ele, o Android é um "falso sistema aberto" devido à decisão da Google de colocar barreiras à frente dos utilizadores que querem descarregar e instalar o Fortnite nos seus dispositivos.
Embora a Epic Games pareça estar a tentar, o Fortnite ainda não está presente na Loja do Google Play. Isto porque a empresa não pretende deixar a Google manter uma boa parte das receitas geradas pelo jogo sob a forma de comissões.
Sweeney refere mesmo que há certas medidas que foram colocadas para afastar os jogadores de instalar o jogo através de fontes fora da loja de apps da Google. Segundo ele, aparecem "pop-ups assustadores" ao tentar fazer o download do Fortnite fora do Google Play. Neles, o Google especifica os riscos que podem envolver este download e a instalação de uma aplicação através de uma fonte externa.
iOS ainda é pior!
O lugar era o propício para o CEO da Epic Games disparara em todas as direções. A Cimeira DICE 2020 deu a Sweeney a oportunidade de disparar também contra a Apple. Conforme referiu, a situação é ainda pior no iOS do que na plataforma móvel do Google. No entanto, o Fortnite está disponível para download na App Store da Apple.
Portanto, as plataformas estão-se a fechar, indo a Google ao encontro do que a Apple já faz há anos. Se por um lado está em causa a segurança dos utilizadores, por outro, o motivo económico está fácil de perceber. Afinal, o "Android é um falso sistema aberto".
Este artigo tem mais de um ano
7GB é a instalação do fortnite no ios
aberto é o android ASOP, o resto é o google android que vem com a playstore instalada e como única fonte confiável de apps, os avisos são normais e até permite instalar fora da app.
Se pagam os 30 e tal % à apple das receitas paguem os 30% à google e metam o jogo na playstore.
Se querem instalar outras de outras stores ou de fora sem avisos digam aos users para comprar telefones sem o android da google roms chinesas já as trazem e não dão erro mas depois têm de pagar a essas lojas das vendas 🙂
Nem mais… Para dar dinheiro de borla à Apple tá tudo bem, mas pagarem para ter o mesmo tratamento na Google é que não… esses malvados da Google só querem dinheiro. Na Apple é que é bom… Paga por tudo e cala-se.
Pa mas então há que reconhecer e a bem da honestidade que o sistema de shit da Apple é que funciona. Em vez de andarem a chamar idiotas aos utilizadores Android que são enganados com estas meias verdades. Assumam-se porra.
Aberto? O Android? Naaaaa! Se tens que andar com trocas e baldrocas para poderes fazer root. Que é quando podes fazer alguma coisa!
Mas essas trocas e baldrocas são impostas pelas marcas, não são algo do Android. Marcas como a Huawei que removem o desbloqueio do bootloader.
Queres ver que este só queria ganhar ele? Claro que tem de pagar. Agora é óbvio que o Android não tem nada de livre como muitas cabeças pensam. Sendo Google a intenção máxima é sacar tudo o que mexer. São a santa casa querem ver?
Já não ganham ao espiar os pobres utilizadores android all day? Mas obrigado a todos ja agora, à vossa custa consigo saber sempre que determinado restaurante ou serviço está cheio, transito, etc. E a google é amiga, é tudo para vos dar publicidade direcionada, dizem eles 🙂
Aptoide
Aptoide. Nem 1% dos utilizadores deve sequer conhecer o nome.
uma única vez fui a aptoide e isso queria instalar-me tretas, depois de instalar store aptoide, isso queria instalar mais tretas
tudo o que eu queria era um só simples apk sem downloads extras, nem meter outra store..
a solução é apkmirror
Curioso que ele não colocou o jogo no Google Play para não pagar os 30% à Google no entanto colocou na App Store e paga os mesmo 30% à Apple.
Com esta brincadeira toda, dentro de algum tempo não irá ser possível instalar APK fora da loja e ai ele pode chorar à vontade.
Se as outras empresas não começarem a desenvolver os seus SO baseados em “Android ASOP” vão começar a perder utilizadores para a Huawei ou Xiomi.
Chorando porque não quer colocar o jogo na loja, mas quer tratamento especial no seu “instalador”. A mensagem “assustadora aparece para todos os .apk e está certo o Google alertar já que um apk baixado na internet é mais perigoso que baixado na loja
se há alguem com moral para falar… e mesmo esse senhor…
Já todos sabemos que a Apple já é um sistema fechado aos anos, isto é ponto assente penso eu.
A Google é mais liberta em alguns pormenores no entanto, como é óbvio também quer as suas limitações que o tornam mais fechado do que o que as pessoas pensam
Pensam que a Google da tudo de borla estão enganados, neste mundo ninguém dá nada.
Agora quanto aos avisos quando são instalados por fora da Play Store, bem isso é standard… E o porquê de darem o dinheiro à Apple e não à Google o facto da comissão é que estão a tirar proveito de um serviço App Store / Play Store estes serviços permitem aos programadores publicarem as suas Apps, e terem um sistema de pagamento a funcionar sem que os programadores se “incomodem” com essa parte agora que não se venha queixar com o Android ser um falso sistema aberto ou o iOS ser um sistema ainda mas apertado porque se não querem pagar estas comissões não podem ter acesso a estes serviços, logo com a Apple deixam de ter a possibilidade de ter jogadores que tenham instalado o jogo legalmente e com o Android geram que instalar o APK pois a Google deixa fazer isto, mas obviamente que avisa que pode ser perigoso.
Agora se me disserem que a comissão é demasiado alta aí já concordo com vocês, na minha opinião deveria rondar os 20/15 no máximo.