Casos de COVID-19 na China ameaçam a produção do iPhone
Uma significativa parte da população deste lado do mundo já garante algum nível de proteção contra a COVID-19. Numa altura em que, aqui, o tema na agenda já não é a pandemia, a China parece estar a viver outra realidade. O aumento dos casos no país está a ameaçar a produção do iPhone, bem como o funcionamento de cerca de 100 empresas.
Cadeia de fornecimento afetada logo nas primeiras fases, na China.
Conforme relatado pela Bloomberg, as 100 maiores empresas a operar na cidade de Shenzhen, na China, como a fabricante de automóveis BYD, a Huawei Technologies e a ZTE, foram obrigadas a limitar as suas operações aos empregados que vivem dentro de um circuito fechado.
Depois de receber uma informação governamental vinda de Shenzhen, a mesma fonte relatou que as autoridades encorajaram empresas, como a fabricante do iPhone Foxconn Technology Group e a petrolífera CNOOC, a minimizar o contacto entre funcionários das fábricas e o pessoal não fabril, por forma a evitar a propagação do vírus.
Segundo o Tech Times, com esta abordagem à COVID-19, a China pode sofrer as mesmas perturbações que enfrentou após os fechos, em Shanghai. Aliás, recentemente, o país teve muita dificuldade em evitar uma recessão económica motivada pelos vários encerramentos de empresas que perturbaram as cadeias de abastecimento, reduziram empregos e afetaram as compras do consumidor final.
Apesar de grande parte dos países do mundo ter, aparentemente, controlado a propagação da COVID-19, tendo regressado à normalidade, a China estará a implementar a sua política Covid Zero, que implica o fecho de fronteiras, confinamentos e testes em massa.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
áifónes não fazem, nem nunca me fizeram falta….. nunca comprei, nem quero oferecido.
toda a comunidade agradece o teu comentário! Muito profundo e cheio de conteúdo!
O que é muito preocupante é a diferença de abordagem do ocidente face à China, relativamente a esta família de coronavírus. O que faz com que cada uma destas empresas que movimenta dezenas de milhares de milhões de dólares ao mês perca tanto dinheiro, apenas por ter de parar as suas operações para que a política covid zero possa ser implementada. O que leva a China a por em causa o seu domínio económico , perante um vírus que passou a ser – no ocidente -, quase que desprezado? O que os leva a querer implementar a política covid zero a todo o custo, mesmo perante os problemas económicos graves que estão na forja? O que é que eles sabem, que nós não sabemos e que os preocupa assim tanto a ponto de quase fecharem a economia? Eu tenho para mim que os chineses são inteligentes, mas por serem tantos, nem sequer valorizam assim tanto a vida humana individual… O critério salvar vidas não me convence, face à reduzida mortalidade imediata provocada pela doença. Falta qualquer peça muito importante para se conseguir compreender a atitude da China.
Medo
Também é fomentar um suposto problema para tapar outros, nomeadamente o imobiliário, ou,como acontece em algumas regiões, os cidadãos estão limitados ou impedidos de levantar dinheiro nos bancos, senão, se se manifestarem ficam com a APP Civic ativa, não podendo circular, mas não há comunicação social a falar disso.
Exatamente! Aqui está uma boa explicação para quem quiser estar mais a par: https://youtu.be/N57doBGQTNY
Antonio, o problema do imobiliário na China é assustador.
Aquilo nem é uma bola de neve, é uma avalanche, que vai levar tudo à frente.
Empresas de construção pararam de construir por falta de crédito, entretanto as pessoas que já tinham comprado o apartamento ainda em construção, mas cuja construção foi interrompida, deixaram de pagar as prestações ao banco.
Logo, crédito malparado em valores estratosféricos.
Vários bancos estão em colapso e deixaram de permitir que sejam efectuados levantamentos.
Milhares de pessoas com as poupanças de uma vida em risco.
Num dos casos, segundo ouvi dizer, uma seguradora, que tb detinha um banco, apropriou-se dos fundos lá depositados e desapareceram sem deixar rasto.
Já se fala em tanques nas ruas para conter os protestos e às pessoas que vão protestar as autoridades passam-lhes o certificado vermelho de Covid e tem imediatamente de ficar em quarentena…
Aquilo por lá está muito complicado e ainda ontem em conversa aqui em casa disse que provavelmente não voltaríamos tão cedo àquelas bandas e ninguém mostrou grande interesse em lá voltar com as coisas assim.
Yup eu já vi esses vídeos há poucos dias dos tanques.. liberdade para reaver o que é teu? É que nem pensar, tanques para a rua.. e ai daquele que piar muito alto.. a China está a sofrer as dores do crescimento excessivo e agora se não fizerem bem as coisas é como um baralho de cartas
Ainda para mais quando a economia deles já está a sofrer com esta política de Covid zero, falando-se inclusive da China poder entrar em uma crise financeira, o que irá afetar todo o mundo!
Em nome da política rigorosa de zero covid que vigora na China, as autoridades arrombaram e invadiram pelo menos 84 habitações, invocando o argumento de haver pessoas escondidas que assim procurariam escapar à transferência para centro de confinamento, avançou a comunicação social estatal.
De acordo com o jornal Global Times, os residentes infetados foram transferidos para uma instalação centralizada, mas “alguns contatos próximos foram encontrados escondidos em suas casas”, levando as buscas a abrangerem outras habitações para encontrar mais “residentes ocultos”. As portas foram posteriormente seladas.
A mim em portugal a policia tb me mandou para casa num jardim imenso sem ninguem por lá … ate chovia
Em portugal a bufaria e o pequeno “poder”, tb teve a sua demonstração publica
Deixa lá, assim não poluem tanto.
Nos e que pensamos que eles estao em guerra uns com os outros , na verdade estao em guerra contra as pessoas. Mas o futuro dira o que vira ai.