Quantcast
PplWare Mobile

Bitcoin: Será um dia a moeda mundial?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Sergio J says:

    e vivam as bolhas

    • Fernando Andrade says:

      bolhas como o dollar e o euro? sim vivam as bolhas!

      • CMatomic says:

        agora vamos todos ser ricos ,ironia .

      • Sergio J says:

        o que é que uma coisa tem a ver com a outra? Porque é que o valor tem aumentado exponencialmente? Os bitcoins são apenas uma bolha. Quando tiver inchado até um limite (que nao sabemos qual) acabará por estourar. Podem dizer que estou a ser simplista e que o bitcoin é muito mais que isso. Mas eu pergunto, porque é tão atractivo? Apenas por causa da especulação e dinheiro fácil, porque senão ninguem investia o seu dinheiro

        • Sergio J says:

          JJ, o preço do ouro, moeda, ou outra produto qq varia de acordo com muitos factores económicos, aquilo aqueles muito gostam de chamar sentimento de mercado. Não é especulação pura e dura. A valorização dos bitcoins é devido apenas a especulação acerca da valorização futura. Peguemos no exemplo na valorização da Apple. Essa valorização deve-se apenas a que as expectativas de explosão de vendas nos novos mercados. Dei este exemplo, apenas, pq é mediático, e mostra que as expecttivas são palpáveis, mas obviamente não deixam de ser especulação. Não sei se estão a ver a diferença.
          No passado já houve muitas bolhas. A que nós melhor conhecemos é a bolha técnologica. As pessoas investiam fortemente nas empresas tecnológicas porque hipoteticamente haveriam meia duzia que num futuro seriam as dominadoras a uma escala global (ou uma escala grande). As empresas não valiam o que as pessoas pagavam. As pessoas tinham era a expectativa de que seria uma galinha de ovos de ouro.
          Faço uma pergunta, porque é que acham que existe esta hiper-mega valorização dos bitcoins?

          • Nuno Pinho says:

            Para ficares um pouco melhor informado, a bitcoin já teve no minimo 3 picos (bolhas), mas sempre que ‘rebentou’, o novo minimo foi sempre superior à média anterior. Ou seja, apesar da muita especulação à volta da moeda, a sua adopção não tem abrandado.

      • Canto says:

        O que é que moedas reguladas têm a ver com bolhas?
        O Bitcoin é vulnerável à especulação e muito instável como se verificou quando a China baniu o BTC China. Faz me lembrar a crise das tulipas no séc XVI(http://pt.wikipedia.org/wiki/Mania_das_tulipas) e quem investir tem de ter consciência do elevado risco.

        • lmx says:

          “…e quem investir tem de ter consciência do elevado risco.”

          pois…tipo…BPN??

          mas olha quem está e vai continuar a pagar são os Portugueses que nunca la tiveram conta e que nunca ganharam com a jogatana…

          Esta moeda pelo que li acima tem graves problemas…

          Se so pode existir 21 milhões de moedas…a população terá tendencia a se matarem uns aos outros para as ter…o que vai criar muita instablidade…do meu ponto de vista…

          é que mesmo 1 bitcoin por pessoa sendo que o mundo tem mais 3 biliões de pessoas não dá…

          Não sei como funcionam as transacções disto…vais ao café e pagas o café com 0.001 bitcoins(~ 0.75 €)??

          Se os valores da moeda variam muito rapidamente…o café num dia sai-te a 0.75 euros e no dia seguinte a 10 euros??quem regula e fixa os novos valores em tempo real??
          isto é uma confusão 😀

          Como fariam os Países para desvalorizar a sua moeda e terem mais dinheiro internamente…como fazia Portugal no passado e como faz os EUA???

          É que sendo esta moeda global…é um problema, pois um Paíes não pode desvalorizar a moeda, porque senão sofrem todos os outros…

          A mim parece-me que isto como moeda secundaria dentro de um pais pode funcionar, com muito esforço, mas mais do que isso…talvez não…

          • JJ says:

            Como é feita a compra e venda de ouro? O valor do ouro varia a qualquer momento.

            Como compras algo em dolar? O valor do dolar face ao euro esta sempre a alterar.

            Deste o exemplo do café…
            Isso já existe hoje, um bom exemplo e que afecta todos nós é o preço dos combustíveis, que é actualizado a semana, com base no valor do petróleo da semana anterior (ou semanas anteriores).

            Actualmente esta moeda virtual, é vista por muitos como fosse uma “marca na bolsa”. Ou seja, cada um tem um x de acções (moedas) que vende e compram conforme a especulação do mercado.

            Isso faz com que a maioria dos interessados são pessoas (alem de ligadas as tecnologias) que tem interesse pelos mercados financeiros quer seja por bolsa ou forex.

            O limite de moedas, o que vai fazer é tornar esta moeda como um produto de edição limitada, onde só existe um x de produtos. Quando atingir o limite, o valor da moeda vai continuar a subir ou a descer, conforme o interesse demonstrado pelo publico.

          • Nelson says:

            Quanto ao café, para ti, que tens o “sistema operativo” em euros, é sempre o mesmo valor.

            Para um japonês, 75 cêntimos hoje são 106 Yenes, mas no ano passado, só lhes ficava por 90 Yenes!

            Todas as moedas flutuam umas com as outras.

            O Bitcoin é simplesmente uma coisa nova, e claro que flutua muito, porque há muita gente a querer comprar, muita gente a querer despachar…

          • lmx says:

            Mas se isto flutua muito como é que consegues fixar preços nas coisas??

            entendem onde quiz chegar??

            é impossivel fixar preços então…ora sendo impossivel fixar preços…então como vão ser comercialid«zados…

            Ou isto funciona na logica de update diaria, ou semanal, e se hoje perdes amanhá ganhas??

            epa isso é que não…hoje so tenho dois euros apetece-me beber café, mas…o café custa 10 euros…poxa…ja não possobeber…amanhã tenho 10 euros e quero beber café e ele custa 0.75€ :S

            para mim que ainda não pensei neste assunto 😀

            existem 3 pontos de dificil explicação…

            1)o limite dos 21 milhões de bitcoins…vai haver matança pelo guito

            2) como faz um pais se quiser ter dinheiro internamente(como portugal agora que não teem), se quiser desvalorizar a moeda??
            não pode senão lixa os outros…III guerra mundial de seguida…limpinho

            3)Como se fixam os preços das coisas…se o valor da meoda oscila pa rar*çãs…
            não se fixam preços?voltamos ao sistema comunitario?
            mas nesse caso não é preciso o dinheiro…

            isto deve estar explicado algures…mas tem que existir um sistema bastante mais complexo que este…para garantir pelo menos estes 3 passos que acho cruciais…embora eu não perceba nada da poda 😀

          • Anarca says:

            Haver um limite de existência de moeda significa que o preço dela sobe consoante a procura e oferta. Ninguém se vai andar a matar.

            O objectivo é NÃO DESVALORIZAR através da inflação. Isso é mais um imposto em cima das pessoas, e um dos grandes causadoras de pobreza, e das clássicas bolhas.

  2. BTC_Miner says:

    O problema é que (ao contrário do que se julga) os governos podem atacar a bitcoin. Tendo eles elevado poder de processamento podem “parar” (ficam com elas) a sua mineração em pouco tempo, reverter transações,etc.

    Mas acho que outra moeda mais promissora irá surgir. Faz todo o sentido na época em que vivemos.

  3. Bruno Jesus says:

    tinha ouvido falar muito desta moeda no fim de 2012… só tenho pena de não me metido nisso, ja as tinha vendido e ganho uma pipa de massa…

    • pixar says:

      Ora aí está o espírito de quem possui as moedas: ganhar uma pipa de massa e quem vier atrás que feche a porta. Em resumo: especulação!
      De resto, não acrescenta nada ao que já temos: moeda muito volátil, oficialmente sem controlo (ou controlada sabe-se lá por quem), sem qualquer vantagem sobre o que já existe.
      Mas como já disse aqui uma vez, não era isto tudo que supostamente esta moeda queria combater?

  4. okapi says:

    A ver vamos, até pode ser uma boa lavandaria.

  5. CMatomic says:

    Eu penso num futuro sem moeda , um futuro sem base da divida , um futuro equilibrado onde todos os seres humanos têm a mesma qualidade de vida.

    Já chega esta utopia de pensar que todos podem ser ricos , pois isso é inatingível , pois enquanto houver um humano submisso ao outro pelo poder da divida , nunca haverá,liberdade ,igualdade e fraternidade .

    • diogo says:

      Infelizmente o que escreveste no primeiro parágrafo também é uma utopia, há “sempre” um lado mau nas pessoas que não irá fazer isso possivel

      • CMatomic says:

        Não é uma utopia , com a evolução tecnológica tornara-se real com o aparecimento da inteligência artificial .

        Existe 10 % da população mundial não quer que isso aconteça , e por isso existe a divida que é aquilo que chamamos de moeda .

        A Internet é o primeiro passo para que isso aconteça , por isso esses 10 % querem censurar a Internet alegando por razões de segurança .

        Cabe aos 90% impedir que isso aconteça , e evoluir a Humanidade para próximo passo , na natureza não existe divida .

    • lmx says:

      sim, mas um verdadeiro sistema comunista também não funciona…porque como ja disseram existem sempre pessoas que subvertem e apodrecem o sistema…

      Alguns países no passado tentaram criarar mecanismos para resolver o problema destas pessoas que apodrecem o sistema…

      A base do mecanismo era a eliminação dessas pessoas ruins, podres, etc…até aqui tudo bem…

      o problema é que nesme mecanismo de controlo…também existiam pessoas más(que faziam parte do mecanismo…), e este mecanismo passou a ficar comprometido, e começou a “limpar o cebo” a tudo e a todos os que não seguiam determinada linha padrão que lhes interessava a eles(mecanismo corrupto cheio de interesses…o poder e-hes dado e eles como teem defeitos não conseguem seguir a linha base do mecanismo…e as tantas…o mecanismo que foi criado para establizar o comunismo e limpar o que é ruim…colapsa e fica algo extremamente ruim…sendo que paginas tantas já a sociedade foge dele, e ja nem sabe se eles são bons ou pior que os maus da fita…

      isto tudo para dizer…que o comunismo também não é perfeito e mais cedo ou mais tarde…colapsa!!

      As democracias também não são perfeitas…elas permitem que se façam os crimes e não teem mecanismos de “limpeza”…em coisa são piores ainda…

      Quem é pior…um mecanismo destes ou os maus da fita numa democracia que podem fazer tudo e são intocaveis(da mesma forma que este mecanismo??)…

      Não existe uma sociedade perfeita…e ainda não foi criado nenhum regime estavel e justo(o que estev mais perto foi o comunismo…mas também ele falhou…devido aos excessos deste mecanismos de “purga”)!!

      cmps

      • CMatomic says:

        La vem a desculpa do comunismo , que não passa de uma desculpa pelo poder e submissão de muitos ao poder de uma só ideologia .
        A politica comunista estragou a palavra comunismo .

        Tanto sistemas capitalistas como sistemas comunistas os dois sistemas tem o mesmo objectivo , o poder sobre muitos .

        • lmx says:

          são diferentes…

          o comunismo visa defender a todo o custo a sociedade…

          O sistema capitalista visa defender, os mais fortes e aqueles que não teem valores…

          O problema das politicas comunistas é que o excesso de proteccionismo(através de determinados mecanismos de “purga”…são exagerados e elas teem tendencia a derrapar…e no fim acabam por não ser justos…e por levar tudo á frente…)…

          Concordo que as politicas, é que o estragaram…e defacto é uma coisa tão especial, cheia de valores, etc…mas o ser humano…é deshumano…

          O sistema comunista não visa o controlo sobre as pessoas…o problema é os sistemas de establização…esses é que tendem depois a criar repressão…mas se eles não exitissem(num sistema comunitario)…seria uma anarquia :S

          Porque o comunismo em si, visa a liberdade, a igualdade, etc…mas como é preciso criar mecanismos de protecção a estes principios…com o tempo estes mecanismos matam o sistema…é triste o ser humano :S

    • Sergio J says:

      e em que todos trabalham de igual forma. Mas espera… se todos trabalham por igual, significa que não há desenvolvimento

      • CMatomic says:

        Eu não disse que todos trabalhariam de forma igual , mas este pensamento que tens ,é exactamente aquilo que aqueles têm o poder querem que tenhas , para que se mantenha este tipo de sociedade que existe actualmente com base na divida .
        Ferro será sempre ferro , ouro será sempre ouro , seja qual valor moeda que ponhas.

        O desenvolvimento não vem do valor da moeda , o ser Humano é que desenvolve .

        • Sergio J says:

          mas se todos tem a mesma qualidade de vida, porque é que uns se esforçariam mais que outros.

          Obviamente existe em todos nós uma componente solidária e no extremo até altruísta.

          • CMatomic says:

            Qual é o problema nisso , uns se esforçarem mais que os outros nesta sociedade , muitos mas muitos que se esforçam mais que alguns , e ganham muito menos que esses alguns .

            Queres um exemplo Cristano

          • CMatomic says:

            Qual é o problema nisso , uns se esforçarem mais que os outros , nesta sociedade em que vivemos muitos mas muitos que se esforçam mais que alguns , e ganham muito menos que esses alguns .

            Queres um exemplo Cristiano ronaldo .

            O que este futebolista contribui para sociedade para ganhar o que ganha , e alguns ainda fazem menos que ele e ainda ganham mais que ele.
            A desculpa do esforço para ganhar o valor em moeda é uma ilusão toda gente sabe quem trabalha mais não recebe mais por isso.

            Deixem-se desculpas em querer inferiorizar os outros seres Humanos só porque não terem mesmas capacidades .

          • Sergio J says:

            Para teres mais, tens de trabalhar mais. O Cristiano é o maior exemplo disso mesmo.

    • pixar says:

      Eh pá. Isso que dizes é bom e desejável.
      Pronto, agora falemos do mundo real. Sabes que a moeda apareceu para facilitar a vida às pessoasnão sabes? E não é que facilitou mesmo!
      Não podemos é criar a ilusão que acabaria com a ganância das pessoas, porque essa já existia antes da moeda com as trocas diretas. A moeda não é mais que uma unidade de medida do valor das coisas como o metro ou byte. Está é sujeito à especulação dos gananciosos. Mas isso já existia antes. O valor de uma vaca em nº de galinhas também está sujeito à especulação ou, se preferires, à procura de vacas e galinhas.

      • CMatomic says:

        A realidade humana é diferente da realidade da natureza.
        Todas as criações Humanas vieram da imaginação na mente Humana .

        Por isso o que é a realidade para ti ?

        Para mim esta realidade só leva a mais sofrimento Humano e a desigualdade .

        A desculpa da troca para como justificação de existir a moeda para trocar algo , com a evolução tecnológica deixa de fazer sentido de existir .

        • pixar says:

          Se não for moeda (entenda-se moeda digital, porque a moeda metal e papel já quase não existe), que vais usar? Precisas sempre de uma unidade de medida. Só tens duas hipóteses: ou fazes troca direta ou usas uma unidade de medida monetária, seja ela qual for.
          O resto são filmes, bonitos mas filmes!

      • Cris says:

        Bitcoin foi criada para fazer transferências de dinheiro anónimas na rede .onion

        • CMatomic says:

          e depois o que isso melhora na vida das pessoas , ou seja vão continuar endividas , a submeter os outros aos seus interesses , ou estarem submissos aquém tem mais valor em moeda .

          • Cris says:

            LOL, já começamos com o argumento “em que é que isso me ajuda?”.

            É uma inovação a nivel criptográfico, é uma forma de dinheiro descentralizada controlada apenas pelos utilizadores, é encriptada e anónima.

            Se fosse por pessoas como tu “mas em que é que isso me ajuda?”, progresso tecnológico seria practicamente nulo.

          • lmx says:

            Cris…

            este sistema das bitcoins a mim parece-me uma anarquia…

            ninguém controla o sistema…e o sistema acaba controlado por alguns :S

          • Nelson says:

            Olha, ajuda-te na vertente, que se tu em vez de andares a criticar os outros, e estar contra a corrente, se estivesses a fazer parte da força, a esta hora, estarias com mais crédito, ou pelo menos, sem dívida.

            LOL, deves ser daqueles que pensam que qualquer dia vem alguém ter contigo para resolver-te a vida…

          • Cris says:

            Lmx, a outra vantagem é não ser taxada!
            Atenção, não defendo nem suporto bitcoin, mas é um exemplo de uma moeda auto regulada.

    • lmx says:

      “Eu penso num futuro sem moeda , um futuro sem base da divida , um futuro equilibrado onde todos os seres humanos têm a mesma qualidade de vida.”

      isso é um sonho…eu penso o mesmo, mas…não vai acontecer…o ser humano é demasiado mau por natureza…

      Se fores a historia buscar exemplos…tens demasiados de sociedades quase perfeitas que sucumbiram, porque no decorrer do tempo descambaram…precisamente porque houve elementos das mesmas que com uma sede crescente de controlo e poder…estragaram tudo…

    • Nelson says:

      Se não é esse o problema, é outro.

      Se o dinheiro deixasse de existir, era muito pior!

      Já leste um livro de José Saramago, chamado “Ensaio sobre a cegueira”, ou o filme de 2008 com o mesmo nome (título original: “Blindess”).

      É que devias ver.

      Se não fosse o dinheiro, eram outras coisas, era quem tinha mais poder, seja sobre a forma de armas, se não houvessem armas, era outra coisa.

      Ainda bem que existe dinheiro e armas! Senão era tudo á lei da selva, e vivias para o dia. São os dois das invenções mais perfeitas da humanidade.

      • lmx says:

        as armas não são boas…

        ja o dinheiro é…

        O problema é o descontrolo crescente que existe no ser humano por poder, que vem através do dinheiro(entre outras coisas)…

        o ser humano não é perfeito e a sociedade não ajuda nada…(a sociedade somos todos nós :S)

        • Nelson says:

          As armas, são como tudo, há muita gente que morre por causa delas, mas se elas não existissem, era bem pior!

          Imagina um mundo em que tudo se resolvesse ao pontapé, ao murro, e a quem conseguisse correr mais!

          Quem fosse ou novo, ou velho, ou qualquer problema, estava condenado.

          • lmx says:

            penso que podem existir outras formas de controlar a sociedade ser ser tiro ao boneco…

            Eu entendo onde queres chegar…em ultimo caso…é a unica solução… :S

  6. Vasco says:

    Só o futuro dirá. Quando o euro foi lançado, havia muitos economistas americanos que diziam que o euro não ia durar muito tempo. Apesar das dificuldades na Europa, um euro compra 1,36 dólares.
    Ninguém previa.

  7. Gustavo says:

    Li num artigo da Revista Visão que um português de Vila Nova de Famalicão é quem esta a construir o ATM de BITCOINS.

    Não sei se alguém sabe alguma coisa sobre este assunto.

    Abraço

  8. Tomás says:

    Se há pessoas a investir milhares de euros em supercomputadores para minerar Bitcoins,isto só pode dar barraca, um dia dá o estouro, e quem tiver este dinheiro virtual vai ficar a chuchar no dedo tal como as vítimas dos esquemas ponzi.

    • JJ says:

      Bitcoin, não tem nada haver com esquema Ponzi, nem parecido. É mais parecido a bolsa de valores.

      Existem x de acções de uma empresa, que logicamente tem um limite. A partir desse ponto, cada um compra o numero de acções que quiser. Ao irem comprado acções, o numero de acções disponíveis vai diminuindo, se houver muita procura, o valor de cada acção começa a aumentar se houver pouca procura o valor começa a diminuir. E o mercado bolsista anda nisto. Tanto podes ganhar muito, como podes perder tudo… Todos os que entram na bolsa, tem de ter isto em mente.

      O mesmo acontece com o Bitcoin, o valor soube porque a procura aumenta e existe pouca gente a vender, logo poucas moedas bitcoin a venda. Com a subida do preço, quem tem bitcoin começa a por as suas moedas a venda para ganhar dinheiro. Mas como o numero de moedas a venda aumenta e gradualmente a procura diminui, o valor da moeda começa novamente a diminuir. Quando o preço diminui, aumenta a procura de moedas… e voltamos ao inicio…

      Isto acontece com outros produtos em bolsa, como o petróleo ou o ouro. A questão é que estes dois produtos/bens já estão mais estabilizados e a variação de preço não é tão radical (normalmente).

      • Sergio J says:

        a bolsa nada tem a ver com a oferta/procura

        • JJ says:

          Ter haver tem… não é o único factor, mas a oferta/procura tem influencia o mercado.

          O mesmo acontece com o bitcoin, logicamente não é só oferta/procura que influencia o preço.

          Basta olhar para o exemplo do petróleo. Basta um país árabe dizer que vai parar de vender petróleo. Isso vai criar duas reacções: quem tem petróleo vai inflacionar o seu valor porque poderá passar a ser quem tem mais desse produto; quem não tem petróleo quer comprar mais para as suas reservas. Ou seja a procura aumenta, a oferta esta na iminência de diminuir. Isto foi só a especulação de alguém que tem muito deste produto a dizer que iria para de vender e mas na realidade não parou de vender, mas o facto de poder haver alterações na oferta, o preço aumento juntamente com a procura.

          Oferta/procura acaba por ser um bom motor da bolsa… não de forma linear, mas influencia….

      • Cris says:

        Esquema ponzi na medida em que quem minou quando a dificuldade era extremamente reduzida, inicialmente para CPUs e depois para GPUs é que ficou a ganhar, imenso.
        O mesmo se passa com a maior parte das moedas encriptadas, descentralizadas – são pre-minadas.

        • JJ says:

          Isso não é ponzi! Nada previa que os valores da moeda iriam atingir os valores actuais.

          Imagina tu que plantas milho ou compras milho, por 10cent. Kg. hoje e guardas o milho. Daqui a um ano, começa haver falta de milho ou é mais difícil plantar milho, o valor do milho passa a ser 1€/Kg. Por cada kg que venderes agora, ganhas 10x mais do que compras-te. Isto é ponzi!?

          Melhor ainda, na esperança que o preço do milho aumente, tu não vendes, e passado uns meses já só vale 50cent./kg. Mas acreditas que o preço vai subir, mas acaba por descer para os 8cent./kg, já estas a perder dinheiro. Isto é ponzi?

          Ponzi é diferente!

  9. Rogerio says:

    mais uma bolha
    pplware cada vez tem mais artigos sem grande interessa
    sorry

    • JJ says:

      MODO IRÓNICO: As acções do Facebook são uma grande bolha! Quando as redes sócias passarem de moda… é só perder dinheiro!!!

      • Sergio J says:

        o facebook, é o exemplo tipico da bolha tecnológica. Expectativas de grande lucro, devido a um grande mercado. O problema é que ninguem sabe ao certo como rentabilizar esse potencial. Mesmo que já existam formas de rentabilizar, não sabemos como se comportarão a médio-prazo

        • Nelson says:

          ” O problema é que ninguem sabe ao certo como rentabilizar esse potencial. Mesmo que já existam formas de rentabilizar, não sabemos como se comportarão a médio-prazo”

          O facto de a Google andar a lixar (com “f”) a sua imagem com o Google+, já demonstra bem o interesse numa OSN.

          Ninguém sabe o que vai acontecer…

          Já por isso, é que quando publicaram isto:

          http://www.thatericalper.com/wp-content/uploads/2013/03/wired_cover_apple_pray.jpg

          Se em vez de comprares um Mac de $4000 (não era preciso muito, por exemplo, os portáteis eram muito caros na altura), a $4 a acção, hoje tinha 1000 acções, ou $540.000, portanto, o suficiente para alta mansão, um Ferrari, e para as despesas durante uns bons anos…

      • Gratski says:

        Gostava de saber quando é que algo que junta as pessoas, as torna tão próximas e é gratuito (visão de user comum, desconhecendo todos os pontos negativos) como o Facebook vai passar de moda?

        Hmm… Like never?

    • Gerardo says:

      Tudo é uma bolha, desde o telemóvel que compraste por 500€ à 2 anos e agora é lixo, até à própria vida. Afinal no longo prazo estamos todos mortos não é?

      • Sergio J says:

        Uma bolha é algo que se baseia simplesmente na especulação.
        Os mercados não vivem da especulação. Podem-no fazer aqui e ali, mas não são a regra. Se assim se regem-se estariam a entrar no campo aleatório, e os ganhos de hoje, seriam as perdas de amanhã. A estatística diz-nos que tenderá para o equilíbrio.
        Os bitcoins são visão sonhadora de uns “loucos” que acreditam num mundo de ilusão e são alimentados por um bando de carniceiros à procura de fortuna fácil

  10. Rui says:

    O bitcoin é uma moeda virtual sem qualquer valor garantido. E pior, como não é regulada por ninguém, nem é aceite universalmente em lado nenhum (ninguém pode impor pagar um valor em bitcoins, em nenhum país), pode existir o risco do valor do bitcoin colapsar.

    Aqui fica o alerta das autoridades:
    http://economico.sapo.pt/noticias/regulador-europeu-alerta-para-os-perigos-da-bitcoin_183640.html

    • Nuno Pinho says:

      o valor da bitcoin tal como de qq outra moeda esta diretamente relacionado com a confiança nela.
      confias no EUR, USD, etc, pq?
      pq desvaloriza, ano após ano? pq é regulado por governos por forma a favorecer os bancos?
      cada um faz com quer…
      eu tenho algumas bitcoin. e se no final deste ano valerem 10x mais, continuarei a não vender.

  11. Jorge says:

    Bom artigo!!! Bem estruturado!
    HÃ muito que não se via algo assim por aqui!

    Continuacao de bom trabalho!

  12. David Ferreira says:

    Bem eu sou utilizador do bitcoin. Ao inicio valia a pena, agora nem por isso. Eu minava com o CPU e grafica, hoje em dia é necessário investir 3000 a 4000 euros num computador que daqui a 6 meses ja nao vale a pena porque o nivel de mineração aumenta =/

    1 bit coin vale ou valia 900$

    para conseguirem fazer 1bitcoin teem de penar muito

  13. André says:

    Numa série “Almost Human” Bitcoin é a moeda que eles usam. Supostamente a série passa-se em 2048. Quem sabe o futuro…

  14. Carlos says:

    Dica: umas leituras breves de economia fazem falta, a começar pelos criadores do BitCoin.

    É que, e isto provavelmente vai ser uma surpresa para muita gente, o Euro e o Dólar e basicamente todas as outras moedas do mundo, são virtuais.

    Ou vocês acham que uma nota de 5 euros tem algum valor *intrínseco*? Ou acham que existem alguma coisa que sirva de contrapartida do seu valor? Ou que sequer existe dinheiro físico suficiente para cobrir todo o dinheiro em circulação?

    Facto: quando alguém pede um empréstimo a um banco, o banco pura e simplesmente *cria* o dinheiro para o emprestar. Só depois é que vai “ao mercado” financiar-se para manter os racios de solvência. E só vai buscar o sufientente para manter o rácio, não o valor total. O resto do dinheiro tem uma existência puramente virtual.

    No fundo a razão porque toda a gente aceita euros é a mesma que o Sr. dos BitCoins dá: toda a gente confia no seu valor. A diferença é que confiam porque as moedas são garantidas por estados soberanos, que podem fazer coisas que não estão ao alcance de mais ninguém (O euro é uma exceção, e o facto de não ter nenhum soberano que o garanta é uma das causas da instabilidade e especulação a que está sujeito, e com ele, nós). Entre essas garantias, como os estados podem basicamente “emitir” tanta da sua moeda quanto a necessária, está a fundamental garantia dos depósitos (que os burros da União Europeia iam destuindo quando tiveram a ideia de a limitar a 150 mil euros — isso ia duma penada explodir com toda a confiança no euro e iria ter consequências graves).

    Por isso não, o BitCoin nunca irá substituir as moedas oficiais.

    • RJ says:

      Alguns aspectos a corrigir. O banco de facto tem o efeito multiplicador, mas não cria dinheiro físico! Para emprestar dinheiro, o banco tem de ter depósitos dos clientes ou então vai ele também pedir emprestado.

      Por exemplo, eu deposito 1.000€ no banco A. Este por sua vez tem de depositar 2% no banco de Portugal e só pode emprestar os restantes 980€. O banco não criou fisicamente nenhum euro, mas de facto passou a existir no mercado = 1000 (depósito) + 20€ (fundo de garantia junto do Banco de Portugal) + 980€ (que o banco emprestou a um particular. Ou seja, o banco com 1.000€ na realidade transformou em 2.000€ (percebem porque não devemos guardar o dinheiro no colchão? Para fazer a economia funcionar e alavancar).

      A bitcoin não tem um banco central para garantir o valor de uma moeda. A título de exemplo, o Banco de Portugal tem reservas de activos de dezenas de milhares de milhões de euros (ouro, reservas em moeda estrangeira, reservas em euros, etc).

      • Gerardo says:

        Nem sempre é assim. Pesquisa criação de dinheiro através da dívida. Basicamente pedes um empréstimo ao banco, eles carregam num botão e emprestam-te dinheiro que não existe. Esse dinheiro vai existir à medida que fores devolvendo.

        Quem acha que o outro dinheiro tem valor, era só os países produtores de petróleo pararem de negociar em dolars, e todos esses papelinhos (notas) não iam valer o papel impresso.

        Quem tem reservas de ouro, também está apenas e só a confiar em especulação. Afinal o outro só tem o valor que lhe dão (ouro, diamantes, prata,etc)
        Eu por exemplo nunca gastei um cêntimo em jóias. É um bocado tribal dar dinheiro suado por coisas brilhantes!!! Acho que o tempo das cavernas já passou…

  15. kekes says:

    Eu acho que isto é uma banhada a nivel mundial, no final quando a bolha estalar, uns vão ficar ricos e outros vão perder dinheiro, lucrando sempre os pioneiros e os outros… Chapeu.

  16. Ricardo says:

    O advento de uma moeda digital que substitua o dinheiro físico é o plano dos Illuminati para a NWO. Cuidado, defensores de moedas digitais e electrónicas…

    • Cris says:

      Kek! Plano dos illuminati! Os judeus dos maiores bancos mundiais (goldman sachs, jpmorgan, etc) que recebem dinheiro da reserva federal americana (também controlada por judeus desde a sua concepção) agradecem por pensares que são forças ocultas que estão a endividar o mundo.

    • Nelson says:

      Cuidado com o novo reforço dos Cavaleiros Templários: Cristiano Ronaldo!

  17. Pedro Luís says:

    Um tema realmente bastante controverso…
    Parece-me no entanto ser uma boa alternativa como forma de circulação de capital!

  18. Se há coisa que não entendo muito bem são as moedas virtuais, sejam elas as Bitcoins ou outras que venham a ser criadas. Para mim, uma moeda é um meio de troca criado baseado em reserva de valor.

    No caso da Bitcoin onde é que está a reserva que lhe dá valor?

    Ao euro e aos dólares (e outras moedas nacionais) as reservas que lhe dão valor que antes eram apenas os metais preciosos que as constituíam e que depois passaram a ser as reservas de metais preciosos que tinham os bancos centrais de cada país, passaram hoje a ser, para além destes metais todas as outras propriedades estatais, nomeadamente empresas, monumentos, etc.

    Onde está a base que dá valor a esta moeda? Qual é a entidade que gere esta moeda? É por não existir nem uma, nem outra que eu penso que não é uma moeda com qualidade. Apesar de tudo, eu nunca pensaria em investir numa moeda virtual que não tivesse uma relação direta com uma moeda real.

  19. Johan Strole says:

    moedas virtuais, basta um hacker pra vc ficar sem nada.

    • Gerardo says:

      Moedas reais, basta um ladrão para você ficar sem nada.
      Moedas reais, basta um sistema bancário, para além de ficar sem nada ainda ficar a dever bastante

      😉

  20. Bruno says:

    Para quem disse que BITCOIN é uma Bolha (em 2014)…

    ANO 2017 | 1 BTC = 11034$

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.