Quantcast
PplWare Mobile

Bitcoin em queda pelo terceiro dia consecutivo! A culpa é dos hackers…

Carteira fria ou quente

Esta definição, de carteira fria ou quente, também como conhecido como armazenamento quente ou frio, no contexto de Bitcoin refere-se às diferentes maneiras de se guardar os bitcoins, ou mais precisamente as chaves privadas que dão acesso às criptomoedas.

Por se basear num esquema de chave pública, os utilizadores da rede Bitcoin têm a garantia de que os seus bitcoins não serão gastos por ninguém que não tiver a chave privada adequada, pois apenas a chave certa pode gerar uma assinatura válida e só transações com assinaturas válidas serão aceites no blockchain.

O endereço público para que um utilizador receba bitcoins, bem como a chave privada, que permite que um utilizador gaste os bitcoins desse endereço, são armazenados numa Carteira (Wallet). Carteiras são simples ficheiros que podem ser guardados em qualquer dispositivo (pendrives, desktops, smartphones…) ou até em meios físicos, como numa folha de papel.

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. pia says:

    Seria uma peninha se a bolhinha estourasse, quiaquiauqiauqia

    • Hugo Nobre says:

      Qual bolha ?

    • scddc says:

      Já estourou. Associar esta pequena queda do preço ao ataque hacker não faz sentido. Basta olhar para o gráfico no artigo e ver que quedas (e subidas) parecidas têm ocorrido. É o que acontece quando os investidores estão muito indecisos quanto ao valor futuro da moeda.

  2. JORGE COSTA says:

    Numa economia normal os indicadores económicos influenciam o valor da respectiva moeda. O que sustenta e faz variar estas moedas virtuais?

  3. Hugo Nobre says:

    Mineração, uso, aplicação real, forks, notícias etc

  4. Mentecaptor says:

    Será o inicio do fim?

  5. K says:

    A única coisa que me incomoda é o facto de ainda haver muitas moedas virtual a serem calculada com placas gráficas. Inflaciona de uma maneira ridícula o mercado das gráficas e costuma haver com frequência falta de stock das mesmas. O povo para o qual existem placas gráficas de alta gama para começar é que sofre com isto.

    • iDroid says:

      Concordo; preciso das placas gráficas para trabalhar (nem é para jogar), e os preços das gamas média alta/alta continuam absurdos…

    • Joaquim Fonseca says:

      Errado. O problema das placas gráficas não é exclusivamente dos miners. A culpa é sim da escassez de memórias, muito por culpa dos telemóveis cada vez mais exigentes em termos de espaço e memória. (https://www.extremetech.com/computing/263031-ram-prices-roof-stuck-way, uma pesquisa por ‘global ram shortage’ pode ser bastante esclarecedora)

      As placas gráficas ao serem utilizadas para o mining é uma forma de dar segurança ao blockchain, e a melhor maneira de garantir a descentralização do mesmo. É algo que veio para ficar, e tão cedo duvido que mude. Já está na altura de acabar com o mito que a culpa dos preços das gráficas é única e exclusivamente da actividade de mining.

  6. abdu says:

    Pode ser que o preço das gráficas baixe.

  7. eu says:

    Há e tal é totalmente segura …

  8. lmx says:

    Num Futuro próximo tenho para mim, que estas moedas Digitais vão ter valores muito baixos..
    Há os que fazem dinheiro no Inicio, quando a moeda está em alta vendem..

    Os que veem a seguir á procura do mesmo sonho..levam pesadelos..é sempre o mesmo em todas elas..

    Mas acredito que nos próximos 20 anos, esta moeda terá uma importância grande.
    Até pode nem ser bitcoin, pode ser outra qualquer, ether, ou outras mais avançadas tecnologicamente, e com mais prospecção.

    Na actualidade eu acho que deveria ser proibido gastar toneladas de dinheiro, para gerar centimos de lucro, ou seja toneladas de dinheiro de prejuízo.
    Nenhum negocio real é licito apresentando prejuízo.

  9. Altino says:

    ta tudo a vender!

  10. Calvin says:

    Comecei a pegar ódio dessa moeda ao entrar em sites que usam meu computador pra minerar isso, a ter que aguentar extensões do Chrome a fazer o mesmo, a entrar em vídeos do YouTube e perceber geral fazendo propaganda disso. Irrita!

  11. mingobr says:

    Bitcoin em queda pelo terceiro dia consecutivo! A culpa é dos hackers…
    A culpa é dos hackers ou crackers qual a diferença?

    • 34 says:

      Crackers são hackers especializados em fazer as coisas falharem, de crack, quebrar, partir.
      Por exemplo, os carders são especializados em cartões bancários.

  12. Daniel says:

    Esse negócio de bitcoin é coisa pra anarcocapitalista que não quer pagar taxas.

  13. joao sampaio says:

    comprei bitcoin em dezembro a 19000$ agora vale 6000$
    perdi 13000$
    este negocio é altamente vantajoso e lucrativo

    • pedro says:

      Concerteza que quem investe assim, tem muito para especular. Portanto é chato mas não é o fim do mundo. Eu só teria investido 100 euros, mas pensei melhor e nem isso.

  14. Elementarq says:

    Quando os ETF forem lançados, ainda este ano.
    Quando chegarmos ao próximo Halving.
    Depois mais tarde vão comprar quando já valer $50 000.
    Estes comentaristas falam gratuitamente sobre aquilo que não compreendem.
    Eu imagino os mesmos comentaristas, quando o Mt. Gox ficou insolvente. O Bitcoin já morreu tantas vezes… e as bolhas que já teve…
    Desde janeiro que o bitcoin está numa correcção, tal como a prata, tal como o ouro (ver gráfico semanal).
    O que vocês se deviam preocupar é com a bolha de wallstreet (3x superior a 2008) e com a desvalorização do Deutsche Bank (para quando o bailout?), este último faz com que a correcção do bitcoin seja brincadeira de crianças.
    É preciso conhecer os fundamentais, o bitcoin é uma moeda deflacionária.
    Bolha é o actual sistema económico baseado na reserva fraccionaria, mas é curioso que na comunicação social portuguesa não se falou praticamente no referendo que houve na suiça para acabar com a maior fraude do sistema bancário https://www.vollgeld-initiative.ch/english/

    • Jorge says:

      O único comentário de jeito.
      E pplware devia de se informar melhor sobre o assunto, porque não é bem por isso que o Bitcoin tem tido essas quedas.

    • Vítor M. says:

      Claro que sim, mas não percebi foi esta tentativa de desviar as atenções!!! Não obstante a tudo o que referiste sobre a bolha e outros assuntos pertinentes do mundo financeiro, as criptomoedas estão efetivamente a desvalorizar e o mercado a arrefecer, não vale a pena estarmos a tentar tapar os olhos.

      Há vários motivos para isso sim, como referiste, poderá haver acertos e correções, mas há sobretudo descrença.

      Provavelmente há necessidade de reafirmar estas tecnologias, diversificar a oferta e melhorar as expectativas. Tentou-se tornar tudo num paraíso, todos iam ficar ricos… e, na verdade, são mais os que perderam (muito mais) do que os que ganharam. Acho que o conceito precisa de ser muito melhorado.

      • ElementArq says:

        Eu não tentei desviar as atenções, respondi aos comentários absurdos (na minha opinião) que li e estou a tentar alertar para problemas sérios, que realmente têm efeito na vida das pessoas.

        O Vitor diz que o Bitcoin está a desvalorizar, mas qual é o seu timeframe? desde à 6 meses? desde à 12 meses? desde à 2 anos? se disser que é desde à 6 meses, vai-me desculpar, mas é porque lhe convém…

        Aquilo que acontece numa correcção, qualquer especulador sabe isto, é que após um crescimento parabólico, ou seja, insustentável, existe uma correcção (ver gráficos em anexo), descrença não é certamente, existem cada vez mais ICOs, cada vez mais empresas a aceitar pagamentos em bitcoin (como blog de tecnologia deviam saber isso), o nicho de mercado está a ter um crescimento abismal, sobretudo nos EUA, Coreia do Sul, Japão e veja só, China, e a SEC dos EUA está a colaborar da melhor forma possível e tudo indica que vão surgir mais produtos financeiros associados ao bitcoin (os futuros foram aprovados em Dezembro 2017 e tudo indica que em breve serão os ETF).

        Como vê não é num mercado de descrença que isto acontece.

        No seu último parágrafo aquilo que quer dizer é o seguinte:
        há necessidade de melhorar a segurança dos investidores, melhorar a tecnologia blockchain (segurança e escala), diversificar, regulamentar o mercado (não em demasia, tal como a SEC está a fazer, somente numa perspectiva de segurança).

        Na sua última frase, meu caro amigo, a culpa é somente da imprensa, não do bitcoin (não estou aqui a apontar o dedo ao pplware, mas sim à imprensa sensacionalista, CNBC, Bloomberg, etc).

        Talvez com este comentário as pessoas percebam um pouco melhor o que são os mercados financeiros, entre os quais o bitcoin.

        Bitcoin: https://ibb.co/daRFq8
        Ouro: https://ibb.co/nGvx3T
        Prata: https://ibb.co/gmo3A8
        Deutsche bank: https://ibb.co/fBgZHo
        Nasdaq 100: https://ibb.co/cBv0q8

        • Vítor M. says:

          Facilmente percebemos que nunca é de bom senso comparar o valor do Bitcoin com o ouro, com a prata, isso é irreal, o Bitcoin não tem tradução material, muito menos com a ação comercial por trás do Nasdaq, isso é irreal 😉 e não vamos nesses argumentos fictícios.

          falando de um honesto timeframe… isso varia de pessoa para pessoa, para quem tem não tem interesse constante na especulação, então diria que atualmente a janela de tempo é ampla, dois anos e neste caso realmente o Bitcoin está valorizado. Para os que vivem da especulação, então em novembro de 2017 a timeframe era de 6 meses, o que atualmente mudou, agora a ideia é “vamos falar a um ano”…

          Bom, mas sobre a imprensa.. acredito que na alta esfera financeira, que domina a imprensa tradicional, este tipo de tecnologias são o tal alvo de abate, contudo foi essa mesma imprensa que levou ao “ano de ouro do bitcoin”, o ano passado. E, portanto, são os mesmos aliados, os mesmos problemas mas agora numa dimensão completamente diferente, falou-se dos consumos energéticos, falou-se na segurança, falou-se nos golpes financeiros com base numa “moeda” não regulamentada, falou-se até na substituição dos meios de pagamentos regulares em favorecimento das criptmoedas, ameaçando mesmo estruturas financeiras. Isto no auge do Bitcoin, em meados de ano passado. Era de prever que o mercado iria funcionar e derrubar não a tecnologia mas a gula que foi gerada em torno da tecnologia. E mais ainda estará para vir, vamos dar aqui algum tempo de espera, vamos ver se os valores continuam a cair.

          A segurança e a falta dela… meu caro, com ferros matas com ferros morres, quem deu o ser a esta “moeda” foi a insegurança, a cibercriminalidade, isto sem prestar a devida vénia á fantástica tecnologia que está aqui envolvida e que os próprios sistemas bancários já estão a estudar há anos e já estão a usar. Se é essa segurança, ou a falta dela que tem ameaçado a estabilidade. foi a mesma que deu o crédito.

          Para rematar e voltar ao início. Porque não se pode usar a criptomoeda a comprar com o ouro?

          Porque o ouro…

          é menos volátil
          tem um mercado “líquido” maior
          usa meios de transações regulamentados
          tem um papel bem explicado numa carteira de investimentos
          entre vários outros argumentos aceites e válidos num mercado padronizado.

          Fora isso, vamos falar de blockchain!

          • blabla says:

            Interessante era falarmos de um mundo sem bancos.

          • Elementarq says:

            Olá Vitor,
            eu acho que não me estou a fazer entender, eu não comparei valores, eu comparei padrões. Se voltar a ver os gráficos que tive a disponibilidade de partilhar, verifica que tanto o ouro, a prata e o bitcoin seguem o mesmo padrão, aquilo que chamam “bolha” é seguido de uma correcção. Isto é TA (Technical Analysis) simples para leigos.

            Quanto ao timeframe não tenho nada a acrescentar. Há quem invista “long”, “short trade”, “swing trade”…

            De acordo que foi a imprensa que provocou a subida parabólica que mencionei, acontece com todos os mercados financeiros, é o que se chama na gíria de FOMO 🙂

            Existem problemas com a energia, com a segurança, com os Scams, é tudo verdade. Mas existem grandes profissionais a trabalhar para os resolver.

            Tem por exemplo no caso do Ethereum, a mudança do protocolo POW para POS vem ajudar a resolver o problema da segurança e da energia. O sharding vem ajudar a resolver o problema da escalabilidade.

            “…falou-se até na substituição dos meios de pagamentos regulares em favorecimento das criptmoedas, ameaçando mesmo estruturas financeiras.”
            Isso já é futurologia, aquilo que tenho a dizer é que o bitcoin actualmente é útil para fazer transferências internacionais sem intermediário e taxas absurdas, é útil também como reserva de valor a longo prazo (o longo aqui é um período curto quando comparado com outros instrumentos financeiros) e tem todas as particularidades da tecnologia blockchain.

            “Era de prever que o mercado iria funcionar e derrubar não a tecnologia mas a gula que foi gerada em torno da tecnologia. E mais ainda estará para vir, vamos dar aqui algum tempo de espera, vamos ver se os valores continuam a cair.”
            Não sei se percebi bem esta frase. O que quer dizer é que esta correcção natural e saudável de uma subida parabólica é o resultado de uma conspiração contra o bitcoin… está na altura de criar aqui no pplware uma categoria dedicada ao blockchain, fica o desafio.

            Quanto ao parágrafo sobre a segurança, mais uma vez fico um bocado confuso com o conteúdo, não é claro. O que deu “o ser” ao bitcoin foi a necessidade de democratizar as movimentações do dinheiro, permitir que possamos guardar o nosso dinheiro sem precisar de um banco. Permitir que aquilo que ganhamos com o nosso suor todos os meses, não se reduza a migalhas de um dia para o outro com a inflação (como está a acontecer na Venezuela, Argentina, entre outros), entre outras vantagens. A mensagem no “genesis block” traduz essa ideia.

            Oh Vitor! O ouro é um instrumento financeiro secular! O bitcoin tem 9 anos! epa dêem-lhe tempo!

          • Vítor M. says:

            Concordo com parte e estou na expectativa para ver o restante. Sobre a categoria, bem, nós desde que o bitcoin é bitcoin que falamos nele, que acompanhamos e temos até grupos dedicados no Facebook (e não só) para acompanhar, perceber e aprender sobre o tema). E sim, tempo é o que damos claro, porque há coisas que só o tempo ditará o seu futuro.

            Obrigado caríssimo pelo diálogo.

      • ElementArq says:

        Só dizer que, quando se especula, arrisca-se a perder, senão todos ganhavam.
        Dizer que “são mais os que perderam (muito mais) do que os que ganharam…” está do ponto de vista fundamental incorrecto, os que ganharam, ganharam na mesma proporção dos que perderam.

        A não ser que esteja a falar de SCAMs e ataques de hackers e afins, mas lá está, a segurança é precisamente aquilo que é necessário melhorar nesta tecnologia embrionária.

        Cumprimentos

      • blabla says:

        Estás a participar? Criaste alguma blockchain? Alguma ICO? Alguma cryptocurrency?
        Vejo muita gente a falar e a falar mas que na realidade não percebem muito bem do que falam.

        Descrença?

        Se olharem para o ano de 2017, vão fazer os mesmos comentários quando o mercado estava em queda em Agosto?
        E no ano de 2016, vão fazer os mesmos comentários quando o mercado estava em queda em Janeiro e depois em Julho?
        E que tal em 2015, vão fazer os mesmos comentários quando o mercado estava em queda em Janeiro e Agosto?
        E por aí adiante…

        FUD é o que vocês gostam de ver. Parecem um banco de criancinhas a rirem-se desalmadamente a ver um estranho cair.

        E sim, já oiço alguém a indicar que resultados passados não indicam certeza do futuro. Como é óbvio meus caros.

        Mas não se preocupem com isso. Deixem de ser haters. Não é o vosso dinheiro que lá está. Relaxem e deixem lá a maltinha que está interessada na cena. Ninguém vos está a fazer mal nem a chatear. Vão ouvir o Bruno de Carvalho a dar as suas comédias.

        Há cenas melhores para fazer do que expressar o vosso hate por cryptocurrencies!

        • Jorge Salgueiro says:

          Não me recordo de o pplware ter feito notícia quando durante Abril a Bitcoin subiu de 6000 para 10000. Porquê?

          Um blog de tecnologia que prefere ter títulos como “Bitcoin em queda pelo terceiro dia consecutivo! A culpa é dos hackers…” leva-me a crer que está a tentar ter os mesmos clicks que qualquer site de notícias sensionalistas.

          Porque não partem para a educação do publico geral sobre o que é realmente a blockchain, os protocolos, a interopelabilidade de sistemas, etc?

          Vocês estão a ajudar que o português continue português: pequenino.

        • Vítor M. says:

          Se tenho ou não, bom, não é coisa que tenhas de saber 😉 e não estamos a falar de temas de “gosto ou desgosto”, são factos de mercado. E como referi já noutro comentário, há uma janela de tempo (2017) que importa a alguns, e outra, provavelmente 2016, que interessa a outros, dependendo dos argumentos ou do jogo de cintura que interessar em determinada discussão. Sim, porque quem investe a sério, quem participa ativamente e estuda o mercado constantemente não perde tempo a discutir 😉

          A descrença apareceu depois de um 2017 (meio de) onde tudo o que luzia era “ouro”, as notícias e a quantidade de serviços que apareceram nem sempre eram claros e muitas vezes o importante era levar os incautos a deixar o seu dinheiro sem perceber de que forma ele iria ser transacionado. Muitos perderam, muitos mesmo. Mas claro, isso não tem nada a ver com o rigor da tecnologia por trás da especulação e de tudo menos bom e de tudo mau que se adicionou a esta tecnologia. Eu diria que alguns nem querem que se fale nisso, nem querem que se fale em tanto engodo criado para atrir os incautos, não é hater nenhum, porque se falarmos nas tecnologias não há qualquer sentimento negativo, é sim o alerta para a ganância que apareceu a tomar conta deste “mundo”.

          Não confundas as coisas nem metas no mesmo saco para baralhar as pessoas… porque há gente que quer baralhar as pessoas 😉 meter numa conversa o bruno de carvalho… hmmmm 😉 lá vem a areia aos olhos 😉

    • PEDRO says:

      Quando se escreve um romance policial, o sumo da história cabe em poucos parágrafos. O resto são circunstâncias para desviar as atenções dos factos reais e esses sim, são os relevantes.

    • Jorge Salgueiro says:

      Concordo com tudo o que disse. E acrescento: As pessoas que leiam sobre a “Dow theory” antes de falar sobre coisas que não entendem. Se alguém compra caro e perde dinheiro, é uma bolha, se compra baixo e vende caro, é um génio.

      Cada um vê o que quer ver. Continuem a pagar bailouts de bancos e a achar que o dolar/euro não compra droga nem financia terrorismo.

    • Falcao says:

      Haja alguem que tenho algum conhecimento sobre o assunto e com o mínimo de senso comum.. obrigado.

    • ervilhoid says:

      bem dito

  15. Loops says:

    Azar para quem comprou a 19.000 e perdeu 11.000. Conselho quem tem dinheiro que quer “arriscar” , momento para ganhar o que o de 19.000 perdeu

    • lmx says:

      o troque para perder mais? 🙂

      Mas é mesmo a única hipótese… mas deixem a moeda cair.. Depois é mais bastará de comprar… e quando estiver em alta.. toca a especular.. tudo a vender 🙂

  16. AnaRita says:

    Comprei uma quantidade em 2015 por apenas 500€, podia ter vendido quando chegou aos 19.000$ mas prefiro guardar até 2020 e esperar pelo “halving” (produção da moeda é reduzida para metade). Não pretendo vender tudo visto que o Euro pode colapsar a qualquer momento. Quem comprou o Bitcoin a 19.000$ e esperar por 2020 vai duplicar o seu dinheiro.

  17. 34 says:

    Uma bolha é um mercado em que a procura varia…
    Se repararem, há uma bolha na energia durante o inverno…
    E se repararem há uma relação entre o preço do bitcoin e vários factores, como o cambio Y-$
    Basicamente tudo o que é produto financeiro funciona como bolha.

  18. Bolha says:

    Quem tiver preocupado com a bolha tem na farmácia o BETADINE 🙂

  19. Bruno Cerqueira says:

    Para quem quiser estar sempre a par das últimas noticias sobre crypto e blockchain desenvolvemos um novo agregador especialmente dedicado ao tema onde estão incluídos os principais sites de noticias, se acharem útil guardem o endereço, posteriormente iremos introduzir um fórum para que o pessoal possa interagir.
    Quem quiser ver é neste link: https://cryptogoat.net/
    Espero que gostem 😉

  20. Thiago says:

    Bom, ja deu para saber que vai acontecer com o bitcoin nos últimos dias. Muita manipulação. Mas no criptozoom.com é tudo confiável. Muito bom

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.