Apple recusa-se a desbloquear iPhone do adversário do primeiro-ministro indiano
As autoridades na Índia prenderam o primeiro-ministro de Deli, Arvind Kejriwal, antes das eleições, e querem agora chegar às provas de alegados subornos. Contudo, referem, essas provas poderão estar no seu iPhone. A Apple recusa-se a desbloquear o dispositivo. Estará a empresa americana correta?
Não é não!
Kejriwal é o responsável do Partido Aam Aadmi, também conhecido como o partido do homem comum, e, juntamente com dois assessores, foi detido na sexta-feira, 29 de março de 2024. O ministro-chefe Kejriwal, rival do primeiro-ministro Narendra Modi nas próximas eleições gerais, encontra-se atualmente em prisão preventiva por alegada corrupção.
De acordo com o The Indian Express, as autoridades apreenderam também quatro iPhones, incluindo o de Kejriwal. No entanto, Kejriwal recusou-se a desbloquear o seu iPhone, afirmando que, se o fizesse, daria à Direção de Execução (em inglês, ED) pormenores sobre a sua estratégia eleitoral e o que é descrito como alianças pré-eleitorais.
O artigo do Indian Express começa com o facto de a ED ter pedido à Apple para desbloquear o iPhone e refere que esta pediu oficialmente ajuda. Mas, de seguida, revela discretamente que a Apple terá recusado.
A ED foi informada de que era necessária uma palavra-passe para recuperar quaisquer dados.
Diz a publicação.
Acusação quer provas que alegadamente estão no iPhone
Kejriwal e os seus assistentes são acusados especificamente de corrupção relacionada com uma política de bebidas alcoólicas que estava a ser elaborada em 2020/2021. Segundo a publicação, o ministro-chefe afirmou que, posteriormente, atualizou o seu iPhone, o que significa que os dados antigos já não estão disponíveis.
A pena de prisão preventiva tem a duração de sete dias, embora não seja claro quando começou essa semana. O que é mais claro, contudo, é que as eleições gerais na Índia têm lugar num período alargado, com início a 19 de abril de 2024.
Os apoiantes de Kejriwal afirmam que a detenção e a prisão têm motivações políticas, uma vez que a ED é controlada pelo governo.
A Apple não comentou o pedido de desbloqueio do iPhone. A empresa tem uma política de fornecer determinadas informações às autoridades policiais quando intimada, mas nunca desbloqueia iPhones.
Em separado, o CEO da Apple, Tim Cook, encontrou-se várias vezes com o atual primeiro-ministro indiano, Narendra Modi. A Índia tem-se tornado cada vez mais importante para a Apple, à medida que esta se afasta da dependência excessiva da China para a sua produção.
Deveria a Apple desbloquear o iPhone?
Leia também:
Se nunca o fez porque é que haveria de o fazer agora ?? Foi sempre esta a política da Apple.
Não sejas naif. Apenas em 6 meses olha a caldeirada que está aí armada:
https ://9to5mac.com/2020/01/18/apple-first-half-2019-transparency-report/
Tu é que estás a ser naif. 🙂 Porque em lado algum é referido que a Apple obtém os dados solicitados pelas entidades judiciais dentro do iPhone. E foste tão rápido a dar uma resposta e, se fosses ler o relatório da Apple aqui , evitavas dizer disparates e induzir em erros as pessoas 😉
Fogo, relatório com 21 páginas só para ler de PDF. É dose. 🙂
O Yamahia quis dar uma de sabedor, mas falhou 😉
Ao fim de não sei quantos anos, desde o caso de S. Bernardino, que os posts aqui continuam a dizer o mesmo – que a a Apple não desbloqueia (ou desencripta o conteúdo de um iPhone bloqueado) porque não quer
E a Apple já diz há não sei quantos anos – que não tem meios para desbloquear (ou desencriptar o conteúdo) de um iPhone bloqueado.
O conteúdo da cloud não é encriptado!
Por acaso falei em iCloud? Ou num iPhone bloqueado, como menciona o post – e ao estar bloqueado com password tem o conteúdo encriptado?
A prova de que no caso do iPhone se trata não poder é exatamente – a Apple ter entregue a autoridades competentes o conteúdo, não encriptado, de contas de iCloud.
P.S. Atualmente pode-se optar pelo tipo de encriptação dos dados no iCloud:
– proteção de dados padrão – os dados estão encriptados, ou seja, no caso de um terceiro os obter não os conseguia desencriptar – mas a Apple pode ajudar na sua recuperação (o que significa que tem modo de obter uma chave de desencriptação e
– proteção de dados avançada para iCloud, com – “Os dados encriptados ponto a ponto [inclui iCloud Backup, Fotos, Notas, e mais] só podem ser desencriptados nos dispositivos fidedignos onde tiver sessão iniciada com o ID Apple. Mais ninguém pode aceder aos dados encriptados ponto a ponto, nem mesmo a Apple, e estes dados permanecem protegidos mesmo em caso de violação de dados na nuvem. Se perder o acesso à conta, estes dados só podem ser recuperados por si, utilizando o código ou a palavra-passe do dispositivo”
Tudo fica registado em nuvem:
Histórico de chamadas, mensagens de voz, emails enviados e recebidos, mensagens iMessage, SMS/MMS, fotos e vídeos, documentos, contactos, calendários e favoritos
O que falta para incriminar o “criminoso”?
Mesmo que desactive a sincronização de um determinado tipo de dados com a iCloud e ou outro tipo de serviço em cloud, esses dados ainda irão estar armazenados em backups do iCloud e ou outro tipo de serviço em cloud que é o bababá da actualidade.
Portanto a Apple tem acesso aos dados armazenados no iCloud caso seja necessário para cumprir a lei ou para proteger os seus serviços. O mesmo se passa com os outros serviços em cloud.
Isso era dantes. Lê até ao fim (“proteção de dados avançada para iCloud”).
FIAT na virgem.
Strike 3!! You are out!!
Yamahas e troll . O iCloud é encriptado se ativares segurança avançada que não vem default. E sim fica encriptado
Entretanto outras empresas não só tem a capacidade para tal, como ainda conseguiram instalar código no iOS que infecta todos os iPhones nos últimos 10 anos…
Uma das maiores senão mesmo a maior empresa tecnológica atual não tem forma de desencriptar o seu próprio dispositivo? Desculpe amigo mas se acredita mesmo nisso é muito inocente. Posso dizer lhe que aliás algumas das pessoas mais bem pagas, tem como função exatamente descobrir quais as formas de o conseguir (para ajudar a empresa a combater isso).
Agora ao contrário de S Bernardino, que era uma situação limite e qualquer ajuda era bem vinda, aqui concordo com a postura da Apple, também não acho que qualquer pedido deva ser aceite ou vai acabar por haver abusos do esquema, por assim dizer. A menos que entretanto haja uma ordem judicial, aí acho que nenhuma empresa deve estar acima de um juiz
Pois é
actualmente não tem forma, se assim entendesse passaria a ter forma, mas como já foi dito em PR, a apple deseja manter a confiança dos seus clientes por isso não pretende ter meios de backdoor para acesso a equipamentos pessoais, também alegou perante um juíz que ao fazê-lo iria implicar menor segurança nos equipamentos e perda de clientes que escolhem os seus equipamentos pela segurança, o juíz comeu e calou
btw, nenhum juíz ou governo pode controlar a forma como uma empresa faz negócio, desde que dentro da lei, e nenhuma lei obriga empresas a terem backdoors para vassalagem a entidades governamentais
Conhece o caso de S Bernardino? Explique me como é que isso tem alguma a ver com vassalagem seja a quem for…
E repito o que disse se acredita mesmo que a Apple não consegue desbloquear o seu próprio dispositivo, bem, gostava de ser tão puro…
Que deixem de ser forretas, comprem o software aos Israelitas que o iPhone abre logo as pernas!
O flipperzero faz isso em 4 s…. Via cabo
Isso é que era doce 😉
faz, faz. lol
A Índia que deixe de fazer dramas. De certeza que existe dezenas de hackers lá que desbloqueiam esse iPhone em 10 minutos. Já o fizeram em outras ocasiões.
celebrites da vida, cobram 1 milhão e não dá para todas as versões de iOS
A mais recente nao funciona de certeza
Se eles inativam qualquer conta de um qualquer utilizador, como eu, e recusam ativá-la novamente sem dar qualquer satisfação do motivo pelo qual a bloquearam, nada me admira. Dispenso a arrogância tecnológica da Apple que há muito perdeu um cliente.