Apple entra com ação legal contra serviço de organização de refeições por causa do logótipo
A Apple está, aparentemente, a processar judicialmente uma empresa que se chama Prepear. Segundo informações, o alvo desta ação é o logotipo desta empresa que tem um serviço com informações para gerir e preparar refeições. Conforme pode ser visto, o logótipo da empresa é uma pera que, segundo a reclamação, vista de cima é muito idêntica à maçã da Apple.
A gigante de Cupertino quer que a empresa mude o logotipo.
Apple não quer uma pera
Apesar de o nome da aplicação e do serviço não ser muito convidativo, a verdade é que com esta oposição da Apple, além do dinheiro que vai ter de gastar, irá alcançar uma publicidade seguramente nunca imaginada.
O serviço não tem nada de extraordinário, basicamente o Prepear oferece-se para administrar a sua lista de compras, pratos e receitas. Aliás, bem-visto, na internet deve haver milhares de serviços similares. Contudo, por algum motivo, ou simplesmente fruto do acaso, esta empresa escolheu um logotipo que, da forma como foi criado, pode confundir-se com a imagem de marca da Apple, segundo a própria gigante Apple.
Assim, a gigante avaliada em 1,9 biliões de dólares, está a conduzir uma batalha para muitos incompreensível.
David contra Golias
A Apple, pela sua dimensão e pela sua forma de estar no mundo dos negócios, tem sido alvo de processos e tem colocado outras empresas debaixo da sua mira. Aliás, teve de se ajustar com a Qualcomm, por exemplo, e teve noutra vez de trazer a Samsung para um acordo que mais lhe interessava. Umas vezes, perdeu e outras ganhou.
Contudo, nos últimos tempos tem apertado o cerco dentro de portas. Por exemplo, vimos a sua posição face aos serviços de streaming de jogos de terceiros, como foi o caso do xCloud da Microsoft ou do Facebook Gaming. A empresa insiste em bloqueá-los na sua App Store.
Se no caso anterior, até poderá ter alguma razão, a verdade é que nesta nova contenda... a razão não parece muito do seu lado. Isto porque, supostamente, quer travar uma batalha judicial para proteger o seu logótipo. Assim, quem a ameaça com um logótipo de uma pera é a Prepear.
Custos começam a estrangular a Prepear
Segundo os fundadores da Prepear, que é um spin-off do serviço Super Healthy Kids, a Apple opõe-se ao pedido de marca do Prepear e exige que a empresa mude o logótipo em forma de pera.
De acordo com os fundadores, a Apple “opôs-se ao pedido de marca registada para a nossa pequena empresa, Prepear, exigindo que mudássemos o nosso logotipo em forma de pera, usado para representar a nossa marca no negócio de gestão de receitas e planeamento de refeições.
Os fundadores da Prepear enfatizam que se trata de uma empresa muito pequena, com apenas cinco funcionários. A luta legal com a Apple já custou “muitos milhares de dólares” e já foram forçados a demitir um membro da equipa devido ao peso adicional dos custos legais. No entanto, a Prepear diz que sente uma "obrigação moral" de se posicionar contra a "ação legal agressiva" da Apple.
Segundo a pequena Prepear, a Apple “opôs-se a dezenas de outros pedidos de marcas registadas apresentados por pequenas empresas com logótipos relacionados a frutas” e que muitos desses logótipos acabaram por ser alterados ou abandonados.
A maioria das pequenas empresas não pode pagar as dezenas de milhares de dólares que custaria para lutar contra a Apple.
Explicou o fundador do serviço Prepear numa publicação no Instagram.
Custo versus benefício de uma guerra com a Apple
A verdade é que a luta poderá trazer muitos prejuízos à empresa. Contudo, a publicidade e as vozes que se poderão levantar a seu favor podem também ser um trunfo. Até porque se a empresa sabe que a Apple, em determinado segmento, está a combater logotipos que sejam imagens de fruta, ir contra uma gigante deste porte tem de levar os seus responsáveis a pesar o "deve e o haver".
É uma experiência terrível ser atacado legalmente por uma das maiores empresas do mundo, mesmo quando claramente não fizemos nada de errado e entendemos por que a maioria das empresas simplesmente cede e muda seus logotipos.
A Prepear afirma que “sentem uma obrigação moral de se posicionar contra a ação legal agressiva da Apple contra pequenas empresas e lutar pelo direito de manter nosso logotipo. Estamos a defender-nos da Apple não apenas para manter o nosso logotipo, mas para enviar uma mensagem às grandes empresas de tecnologia de que intimidar as pequenas empresas tem consequências.
Referiram os responsáveis da empresa.
De alguma forma é uma posição estranha, até porque o seu negócio vive muito da sua ação dentro do ecossistema da Apple e da Google. A sua aplicação para iOS e para Android é o principal meio de angariação de utilizadores. Será que lhe interessa este braço de ferro?
Este artigo tem mais de um ano
Quer dizer que eles ainda não viram o da piriform
Shiuuu ainda lhes vais arranjar um problema 😀
deixa los, o lixo do avast bem que presença de uma multa a seria.
Tirando a parte que nada tem a ver com uma maçã.. não entendo o assunto
A apple a ser a Apple…
Uma pêra verde… Enfim…
Tipico da marca roubar quem ajuda os outros!!!!!!!!!!!!
A Apple é que devia ser processada. Isto é uma autêntica idiotice e que mostra cada vez mais a posição das grandes empresas. Espero que a prepear seja indemnizada.
Estupidamente incrível , mas pronto “América” e “Apple” no seu Melhor no que a Serem porcos toca…
Essa empresa devia receber bastante dinheiro e manter o seu logótipo estes americanos pensam que é tudo como eles querem…
Se a Prepear for à falencia as vão começar a pensar duas vezes em vender os seus negócios à Apple pois ninguém quer vender a uma empresa que é motivo de risota em todo o mundo.
“esta empresa escolheu um logotipo que, da forma como foi criado, pode confundir-se com a imagem de marca da Apple, segundo a própria gigante Apple.”
Não confundi com nada, alias ao olhar nem sequer parece o logotipo da Apple…
É vergonhoso, vaiam antes atras da piriform esses sim têm milhoes e andam a roubar dados de utilizadores, uma indemnização não era mau.
Os americanos são tão estúpidos que se a estupidez paga-se imposto eles estavam pobres e o governo rico.
Pelos vistos esse sistema existe por cá…
Apple, maçãs, pêras, pepinos, bananas… tudo faz lembrar uma maçã…
realmente muito parecidos!……..
Um triângulo visto de um certo angulo parece um quadrado tambem.
Cada vez mais ridícula esta empresa sem ideias e pelos vistos também sem rumo…
Eles que me processem… A minha empresa também vende produtos tecnológicos.
https://ibb.co/5jDpQDf
Acho bem, se quiserem utilizar fruta como logotipo então escolham os tomates, não tem nada que escolher peras e ainda por cima verdes.
Pronto! Os americanos vão decidir que é proibido usar fruta nos logótipos. A mim dá-me vontade de rir mas, atendendo ao nível cultural geral do cidadão americano, até compreendo o risco de muitos confundirem uma banana com uma maçã. Perdão, um melão com uma maçã … whatever.
Sim porque os portugueses são inteligentes para caraças! xD tu então, deves ser um exemplo incrível de inteligência…
Se achas que os portugueses não são mais inteligentes que os americanos é porque tens uma nacionalidade transatlântica…
Eu não acho que uns são mais espertos que outros. Há pontos fortes e fracos de todos os lados… Mas sinceramente, se tivesse que escolher, não seria nem um nem outro! E a ter que escolher entre os dois, lamento mas apesar de gostar muito de Portugal, nós estamos claramente atrás…
Acredito que não conheças bem as grandes empresas americanas e acredito também que não tenhas noção da quantidade reduzida de americanos numa empresa americana.
Trabalho numa empresa americana onde a percentagem de israelitas é maior na sede americana do que na sede em Israel…
E como esta são muitas a ver pelos clientes americanos que temos…
Areditas mal xD Achas que a tua realidade é o que se aplica em todo o lado? Também trabalho para uma grande empresa americana e a maioria é americana. E agora? E o que é que isso tem a ver com o que se estava a falar?
Não é a minha realidade… Foi um estudo feito pelos próprios americanos que apontava maior parte dos cargos importantes de grandes empresas americanas entregues a outras nacionalidades.
E como foste tu que puxaste o tema da inteligência, e acreditando que os cargos mencionados no estudo eram entregues a outras nacionalidades por algum motivo válido, leia-se, capacidade e inteligência, achei que estaria relacionado…
De resto, vale apenas a opinião de cada um, e a minha é muito simples.
O americano médio é burro que nem um calhau…
Opiniões são como o olho do cu: toda a gente tem um, mas ninguém acha que o dele cheira mal xD fica lá com a tua que eu fico com a minha 😉
Se há coisa que não duvido é que o meu olho do cu cheira mal…
A Apple a ser patética mais uma vez!
Que acham desta maçã?
https://bit.ly/3ilLwHp
xD xD xD
Isso é mesmo copy/paste da maça da Apple. Igualzinha!
Ao menos que haja um juiz que veja isto com olhos de ver e faça a Apple pagar uma indeminização á Prepear…
Nem faz sentido o assunto, quanto mais o símbolo…
Daqui a pouco estão a dizer que uma laranja é igual a um pêssego… por ser redondo… 😀
Imagine se eles vissem essa marca de roupas aqui do Brasil…
https ://pineapplesupply.com.br/
A Apple um dia vai processar o Newton e todos os livros de história e física vão mudar/adaptar e um dia vai ser:
“E foi assim, com a cagadela do pássaro que caiu na cabeça do Newton que este descobriu as leis das forças graviticas”
“A Apple está, aparentemente, a processar judicialmente uma empresa que se chama Prepear.”
Não, não está: https://scribd.com/document/471822364/Apple-s-Notice-of-Opposition-v-Super-Healthy-Kids-Inc
A “Super Healthy Kids” registou o logótipo da pêra como símbolo da marca. Qualquer um pode opor-se se acha que o logótipo/slogan/etc seja demasiado semelhante ao seu negócio. Isto (por enquanto) não requer qualquer processo judicial nem advogados para “combater”.
A Apple também já se opós ao registo do logótipo do Partido do Progresso na Noruega e não resultou em nada. Mas agora sendo na américa nunca se sabe…
De qualquer forma, se a Apple ganhar razão, a marca Prepear tem somente mudar o logótipo. Não… não há imdemizações a pagar à Apple. Não há nada para a Apple. Isto não é um processo judicial! É somente um oposição ao registo do logótipo da marca.
Está, um processo judicial não tem de implicar uma indemnização em dinheiro. Além do mais, o processo de oposição ao registo de uma marca é um processo judicial. O processo judicial é o instrumento pelo qual se opera a jurisdição, cujos objetivos são eliminar conflitos e fazer justiça por meio da aplicação da Lei ao caso concreto.
Vítor tens um grande defeito, sempre que alguém te contraria, tentas dar o dito por não dito, embrulhar o tema, que afinal não foi bem assim que disseste.
Por exemplo um processo judicial em Portugal tem de haver um juiz para tomar uma decisão, isto poderia ser um caso resolvido por uma entidade própria que não requer um juiz, por isso la se vai o processo judicial. Não tentes embrulhar as pessoas só para tentar parecer que tens razão.
E faz um favor, não venhas com mais uma resposta das tuas a fazer o pino, uma omoleta para embrulhar o assunto só para parecer que até tinhas dito algo mas a malta é que não tinha percebido.
Não é verdade o que dizes. Apenas não gosto que digas asneiras. Vai ver, por exemplo, a jurisdição do INPI 😉 e depois volta para corrigires o disparate que disseste.
Já agora escreveste “A Apple está, aparentemente, a processar judicialmente uma empresa que se chama Prepear. ” a Apple não processou judicialmente ninguém, por enquanto apenas reclamou na entidade competente. Se está não lhe der razão poderá então avançar ou não para um processo judicial.
Já agora acho estúpida esta atitude da Apple.
Sabes o que é um processo judicial? Vai ler e volta depois 😉
Quando é que um processo judicial deixou de ter um juíz/tribunal?
Coitados,
Agora já pensam que são os donos da fruta.
Isto vindo de uma companhia que adoptou o seu nome em 1976 como “Apple Computers, apesar de já existir uma Apple Records (a label dos The Beatles), e que andou em disputas judiciais por causa disto até 2006…
https://www.macworld.co.uk/feature/apple/why-is-apple-called-apple-3783504/
Tinha piada que a Microsoft comprasse a Prepear! 😀
Realmente não percebo a confusão que possa causar, mas é típico das grandes empresas americanas. Ainda me lembro há muitos anos a Microsoft também abria processos em tribunal por causa do Windows e alegava que a palavra windows era uma marca registada da Microsoft, ou algo parecido.
Foi perdendo os processos e a empresa amadureceu (algo que parece faltar à Apple)… deixou de fazer isso…
Só por terem esta conduta mesquinha e mesmo que eu um dia tivesse oportunidade não compraria Apple