Apple domina o mercado mundial de produtos vestíveis graças ao Apple Watch e AirPods
A Apple, nos últimos anos, perdeu força no mercado dos smartphones e atualmente o iPhone luta com uma fortíssima concorrência. No entanto, a empresa "moldou-se" a um segmento com pouca oferta de gama alta. Falamos nos mercados dos smartwatches e dos auscultadores sem fios. Aqui quer o Apple Watch, quer os AirPods, estão a dar cartas.
Apesar de não serem comparáveis, as smartbands foram um sucesso, aí a Xiaomi domina. A Samsung e Huawei estão também no pódio neste gigante mercado dos "vestíveis".
Apple Watch e AirPods dominam estes segmentos
As estimativas da empresa de análise de mercado IDC colocam a Apple muito à frente no jogo de dispositivos "vestíveis". A empresa de Cupertino domina nos relógios e auscultadores com uma participação maciça de 35% do mercado mundial.
Segundo o relatório do terceiro trimestre de 2019 da IDC, Apple terá vendido 29,5 milhões de unidades de um combinado de Apple Watch, AirPods e auscultadores Beats. Assim, este número aumentou 195,5% face aos 10 milhões de unidades vendidas no mesmo trimestre do ano passado, onde se vê igualmente um aumento este ano em relação à participação no mercado, que era de 23%.
A empresa de análise atribui o sucesso da Apple em parte aos chamados "hearables". A linha Beats e os AirPods são responsáveis por impulsionar os negócios de produtos áudio da Apple. Para esse sucesso contou igualmente o lançamento recente dos Beats Solo Pro e AirPods Pro.
Dispositivos "vestíveis" estão a moldar o mercado
A aposta neste tipo de produtos faz-se notar nas tecnologias oferecidas. Por exemplo, o Apple Watch, com os seus sensores dedicados à saúde e bem-estar, têm captado uma enorme franja de mercado. Já os AirPods, com a fiabilidade, qualidade de som e, mais recentemente, com cancelamento ativo de ruído, procuram o utilizador mais exigente. Até porque os preços são altos para cada um destes "gadgets".
Em segundo lugar no terceiro trimestre ficou Xiaomi. A empresa chinesa colocou 12,4 milhões de unidades para captar uma fatia de 14,6% do mercado. O desempenho foi de 66,1% contra 7,4 milhões de unidades em 2018. A Xiaomi deve o seu sucesso a uma linha, a série Mi Band. Este dispositivo é responsável por mais de 10 milhões de unidades colocadas durante o período de três meses que terminou em setembro.
Terceiro e quarto lugares Samsung e Huawei também experimentaram um rápido crescimento no segmento em expansão. Assim, estas obtiveram um respetivo 156,4% e 202,6% de crescimento 2018 vs 2019 no terceiro trimestre. A Samsung colocou 8,3 milhões de unidades para uma quota de 9,8% do mercado, enquanto a Huawei atingiu 7,1 milhões de colocações de dispositivos para uma quota de mercado de 8,4%.
A Fitbit da Google também está nas contas
A Fitbit, agora uma empresa do Google, gerou 3,5 milhões de colocações para uma participação de 4,1% no mercado global. A empresa de wearables, que num determinado momento desafiou a Apple pela supremacia do smartwatch, cresceu apenas 0,5% em relação à mesma época do ano passado.
Em suma, os auscultadores ousaram ter um crescimento explosivo com uma estimativa de 40,7 milhões de unidades enviadas para responder por 48,1% do mercado mundial de wearables, de acordo com a IDC. Este número representa um aumento de 242,4% em relação ao ano anterior. Os dispositivos de estilo pulseira registaram 19,2 milhões de colocações e smartwatches, com 17,6 milhões de unidades, 48,6% e 48%, respetivamente.
Este artigo tem mais de um ano
o que sao produtos vestiveis????
wearables
Parece uma tradução bastante forçada. Não existindo nenhuma palavra adaptada para Português, deve-se manter a original na língua estrangeira.
UPDATE: Depois de consultar o dicionário Priberam online (passe a publicidade) a palavra Vestível existe na língua portuguesa. Fonte: https://dicionario.priberam.org/vest%C3%ADvel
Nope. A tradução disso seria “usáveis”. Usáveis no corpo, para ser mais preciso.
Tu não vestes um relogio, tu usa-lo. assim como earphones.
Portanto vestíveis é algo novo aqui inventado.
ves·tí·vel
(vestir + -ível)
adjectivo de dois géneros
Que se pode vestir ou usar no corpo como roupa ou como acessório (ex.: tecnologia vestível).
FONTE: https://dicionario.priberam.org/vest%C3%ADvel
Este Gonçalo tá-lhe a dar forte no Priberam!
Onde já se viu utilizar o dicionário.
Um dia destes começa a utilizar factos para comprovar um ponto de vista.
Só falta mesmo começar a ler livros e artigos científicos para extrair informação.
Oh amigo Toni. Sinceramente.
Citar o primeiro resultado do Google não é sinal de estar correcto, muito menos vindo do Priberam, embora deva referir que está presente em mais dicionários.
Se fores ver a etimologia da palavra vês que é uma adaptação que não se adequa, só se adequa porque passou a ser usado e isso é uma falácia de justificação circular. Tal como “embeber” tecnologia, são traduções literais, mas que têm palavras mais corretas para serem aplicadas.
Só são “corretas” porque passaram a ser gíria, mas isso não retira o facto de haver palavras mais adequadas.
Wear também significa usar (trazer no corpo)
I wear glasses, she wears a headband.
Uso óculos, ela usa uma bandolete.
Exato.
Mas é daqueles casos em que já alguém decidiu introduzir “vestível” em dicionário e malta justifica o uso duma palavra incorreta com um dicionário criado por alguém incorretamente. E assim pensam que estão certos. É um raciocínio circular.
Vejam lá SFF se isso está no antigo ou novo acordo, isso é que é relevante!!!!!!!!! LOOOOOOOL!!
Apple Watch já tem ECG em Portugal? Queria comprar um mas só se tiver ECG.
Sim tem, uso todos os dias 😉
Sim, desde março deste ano: http://bit.ly/349H86S
tem piada, e eu a pensar que era a Levis com as calças, ou a adidas com as sapatilhas!
Afinal estava errado…. ah pois, sapatilhas e calças não são produtos vestiveis, ou werables… lol
Tempos moderno 😉
agradeço ao moderador que apague o meu comentario acima, pois por lapso coloquei o nome errado
Tem piada, e eu a pensar que era a Levis com as calças, ou a adidas com as sapatilhas!
Afinal estava errado…. ah pois, sapatilhas e calças não são produtos vestiveis, ou werables… lol
Em Portugal o Apple Watch já pode funcionar com cartão independente, para Quando não se quer levar o telemóvel?
Só a NOS disponibiliza E-SIM. Os operadores por cá são lentos nestas coisas.
O pior nem é isso, o pior é que precisas de ter no apple watch o mesmo operador que no iPhone, e logico que a grande maioria das pessoas que tem apple watch nem é cliente NOS.
Pois, mais essa.
O Apple Watch e os novos Airpods Pro (detesto o nome “Pro”), são neste momento os melhores produtos que a Apple tem. E neste momento o principal motivo que vejo para ter um Iphone, é o facto de poder ter o Apple Watch e os novos Airpods no mesmo ecosistema e tirar partido de todas as suas funções.
Se são equipamentos perfeitos, não… No relógio uma melhor bateria seria o principal aspecto a melhorar, embora consiga usar 2 dias sem precisar de carregar. Os novos Airpods em relação aos antigos, que achava uma péssima compra, são mais discretos na sua aparência, ficam seguros sem o risco de cair ao ligeiro movimento da cabeça. E claro devido ao facto de serem in-ear e terem sofrido um melhoramento nos drivers, têm uma melhor qualidade de som, obviamente a sua qualidade de som não corresponde ao valor de quase 300 euros que custam. O cancelamento de ruído funciona muito bem, não está ao mesmo nivel dos Sony WH-1000XM3 que são over-ear, mas poderão ser equiparados aos meus Bowers & Wilkins PX. O modo Transparency funciona bem, ficamos com a sensação de estar a usar uns headphones openback podendo ter uma conversa sem ter que retirar os Airpods. A única concorrência que vejo neste momento para os Airpods PRO, são os Sony WF-1000XM3, sendo que os Sony têm melhor qualidade de som e melhor cancelamento de ruído, mas também possuem alguns problemas de conectividade, não são resistentes a água, e são maiores, tanto nos headphones e na caixa.
Outra alternativa é mesmo os Melomania 1 da Cambridge Audio, estes sem cancelamento de ruído, mas sendo muito pequenos, baratos e com qualidade de som muito boa. O problema é mesmo que eles não enviam para Portugal, na Amazon.
Win some, lose some.
De acordo, o nome Pro em tudo agora é absurdo, seja Apple seja Huawei ou outro qualquer.
Isso é só para poupar dinheiro e não registarem nova nomenclatura, para além do mais também é questão de marketing, dá a entender que é algo para profissionais, ou seja mais resistente e melhor.
Infelizmente os Melomania não está fácil de os conseguir