Apple domina o mercado dos wearables, ou “vestíveis”, no primeiro trimestre de 2020
A Apple tem conseguido colocar no mercado equipamentos e serviços por forma a ter trimestres estáveis e sempre lucrativos. Obviamente, a pandemia vai deixar marcas, mas não será só na Apple, todas as empresas serão tocadas por um acontecimento trágico para a humanidade. Contudo, depois de a empresa de Cupertino ter registado um número muito positivo nas vendas do primeiro trimestre, chegam agora os números do mercado dos "vestíveis" ou wearables.
Há marcas que estão a dominar esta área, com a Apple na primeira posição, quem estará no pódio deste mercado?
Mercado dos vestíveis está cada vez mais forte
Segundo a IDC, empresa dedicada à análise de mercado, no primeiro trimestre de 2020, foram colocados no mercado 72,6 milhões de dispositivos eletrónicos "vestíveis", em todo o mundo. Mesmo com o mundo já a sentir efeitos da doença, este trimestre de 2020 foi mais forte 29,7% que no mesmo período de 2019. Portanto, houve um incremento muito positivo.
Conforme podemos perceber pelo relatório dos analistas, há, no entretanto, um crescimento desigual por categoria. Assim, a oferta das pulseiras fitness aumentou apenas 16,2%, enquanto no segmento dos auscultadores inteligentes, a oferta aumentou 68,3%, tornando este segmento o maior - no final do trimestre era de 54,9%.
Apple suporta-se com o Apple Watch e AirPods
A líder de mercado é a Apple, que conseguiu aumentar os fornecimentos de 13,3 milhões para 21,2 milhões de dispositivos, resultando numa participação de 23,7% para 29,3%. Em segundo lugar está a Xiaomi. O fabricante chinês aumentou a sua oferta de 6,5 milhões para 10,1 milhões de dispositivos, o que levou a um aumento da sua participação de 11,6% para 14,0%.
O terceiro lugar pertence à Samsung. Aumentou as entregas de 5,0 milhões de unidades para 8,6 milhões. Como resultado, a participação da empresa sul-coreana aumentou de 9,0% para 11,9%. Logo atrás está a Huawei. Ao longo do ano, aumentou os fornecimentos de 5,0 milhões de unidades para 8,1 milhões de unidades, o que levou a um aumento da sua participação de 8,9% para 11,1%.
A Fitbit foi a única empresa entre as cinco primeiras a cortar remessas. As entregas diminuíram de 2,9 milhões de unidades para 2,2 milhões de unidades. Como resultado, a participação da Fitbit caiu de 5,2% para 3,0%.
Apple Watch 6 já começa a estar presente na cabeça dos consumidores
Sendo o Apple Watch um dos dispositivos mais vendidos da Apple, é responsável por metade das vendas mundiais de smartwatches. Então, estes números do primeiro trimestre poderão sofrer alguma contenção de compra, por parte do consumidor. Este poderá já estar a pensar na próxima versão. Assim, o Apple Watch 6 está já em preparação e trará várias novidades ligadas à saúde do utilizador, assim como ao seu bem-estar.
No entanto, marcas como a Huwei e Samsung, estão igualmente a apostar em trazer recursos fiáveis para a área da avaliação de saúde dos seus utilizadores. Como tal, o top 5 dos smartwatches com mais relevância começa na Apple e acaba na Garmin.
É de apontar o crescimento da Huawei neste trimestre no mercado dos smartwatches, quando comparado com o mesmo período do ano anterior. Este é, de facto, um segmento que está com saúde e que poderá ajudar as marcas a compor as suas receitas e lucros.
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05/05/2020: Apple lidera mais de metade do mercado global de smartwatches (Strategy Analytics)
É que os números não têm nada a ver. Ainda fui ver se eram períodos diferentes, mas não.
https://pplware.sapo.pt/apple/apple-lidera-mais-de-metade-do-mercado-global-de-smartwatches/
Estão lá os números, a Apple lidera o mercado dos smartwatches com 55.5% do mercado. Segue os links, vai ver os resultados.
Bem sei que no post acima (1) está o link “Apple, é responsável por metade das vendas mundiais de smartwatches” que leva ao mesmo post (2) de que eu também coloquei o link.
Relativamente a smartwtchs:
– O (1) IDC diz que:
A Apple vendeu 4,5 milhões, diminui 0,1 milhões ( -2,2%). Ficou com uma quota de mercado de 26,8%,
A Huawei vendeu 2,6 milhões, um aumento de 1,4 milhões (118,5% ), ficou com uma quota de 15,%
A Samsung vendeu 1,8 milhões, menos 0,2 milhões (- 7,8%), com uma quota de 10,8%
No total venderam-se 16,9 milhões, menos 1,3 milhões (-7,1%)
– O (2) Strategy Analytics diz que:
A Apple vendeu 7,6 milhões, mais 1,5 milhões (22,6%). Ficou com uma quota de mercado de 55,5%
A Huawei nem sequer aparece nos primeiros cinco.
A Samsung vendeu 1,9 milhões, mais 0,2 milhões (11,88%), com uma quota de 113,9%
No total venderam-se 13,7 milhões, mais 2,3 milhões (20,2%).
Isto não tem interesse nenhum. As marcas não divulgam as vendas e as empresas de estudo de mercado inventam. Como é que num a Apple vende 4,5 milhões ele Apple Watchs e no outro 7,6 milhões?
Com os tablets, quando publicavam (deixaram-se disso) era a mesma catástrofe.
Nos smartphones é um bocado melhor, mas não muito.
São números. Tem interesse para a análise de mercado e tendências. Por isso existem há muitas décadas, porque interessa a alguém.
Creio que é uma palhaçada que só interessa aos blogues. Aos investidores só se fizerem a média dos números das diferentes agências.
É que é uma autêntica palhaçada. As duas empresas dão a Apple com a que tem maior quota de mercado – e é tudo.
Quando se chega aos números é uma catástrofe:
– IDC: A Apple vendeu 4,5 milhões de Apple Watch, diminui 0,1 milhões ( -2,2%). Ficou com uma quota de mercado de 26,8%,
– Strategy Analytics: A Apple vendeu 7,6 milhões, mais 1,5 milhões (22,6%). Ficou com uma quota de mercado de 55,5%.
No resto dos números é o mesmo.
Dark Sky, sim na fonte é indicado: “Apple’s global smartwatch marketshare has grown from 54 percent to 55 percent”.
Claro que conjugando isto com os numeros totais dos “wearables”, podemos concluir que outras marcas dominarão outros sectores dentro dos wearables, como por exemplo o das smartbands. Por acaso seria curioso saber como foram classificados os vários smartwatches/smartbands da Xiaomi. Será que foi tudo agrupado na categoria “smartbands”?
Ainda não consegui perceber o fascínio sobre o Apple Watch 5 , digo isto e estou a usar um atenção.alem do ecg não faz mais nada de especial que os outros não façam,na minha opinião até mal no caso de por exemplo estarmos a fazer exercício e pararmos ,e preciso estarmos imóveis durante uns largos minutos até que ele pause a atividade. Para não falar que para usarmos a noite para fazer sleep tracking e preciso termos apps e pagarmos por isso, enquanto outras marcas o fazem de borla.
E aquela “feature” do relógio ao lado da cama para dar as horas durante a noite e mesmo engraçada.nao fica ligado a noite toda mesmo estando a carregar e se eu dou um toque na mesa também não se liga .so deve funcionar se dermos um murro na mesa durante a noite para ele ligar o ecran …