Altice Portugal nega aumento de preços: “É uma pura e redonda falsidade”
Ontem a ANACOM veio acusar as empresas ligadas à venda de serviços de Internet, TV e telefone de estarem a baixar a qualidade dos serviços e a aumentar preços. Os clientes não gostaram, mas as empresas estão a reagir.
Depois da NOS ter vindo afirmar que a notícia não correspondia à verdade, a Altice Portugal deixou também um comunicado onde esclarece a situação e acusa a ANACOM de não falar a verdade.
MEO, NOS e Vodafone sobem preços e reduzem qualidade dos serviços, era isto que escrevíamos ontem depois de uma comunicação enviada ao Pplware por parte da ANACOM. No texto podia ler-se que entre outubro e novembro de 2020, os três principais prestadores de comunicações eletrónicas em Portugal (MEO, NOS e Vodafone), aumentaram as mensalidades das suas ofertas base “triple play” em 3,3% (+1 euro).
Além disso, era sugerido que o aumento de preços surge ao mesmo tempo e na mesma proporção, sendo muito superior à taxa de inflação. Desde 2018 que não existem diferenças nas mensalidades deste tipo de ofertas, sendo ainda ofertas mais desfavoráveis quando comparadas com a média internacional.
A Altice Portugal, tal como a NOS, já veio expressar a sua opinião relativamente a estas declarações. A empresa da MEO vem dizer que tudo não passa de uma falsidade e acusa a ANACOM de não estar a desempenhar o seu papel de regulador, que "há 3 anos que não realiza qualquer estudo de Mercado ou de preços, antes recorrendo a dados completamente estranhos ao setor."
Comunicado da Altice Portugal:
A Altice Portugal por questões de seriedade e defesa do seu bom nome, bem como do setor das telecomunicações em Portugal vê-se obrigada, uma vez mais, a reagir a mais uma comunicação da ANACOM pela gravidade que esta confere.
Assim, a Altice Portugal esclarece:
A afirmação da ANACOM sobre o aumento de preços aos seus clientes nada mais é que uma pura e redonda falsidade.
De forma alguma se pode aferir que se tenha registado qualquer diminuição da qualidade do serviço na oferta que a empresa tem no mercado.
As condições referidas pela ANACOM não se aplicam a clientes atuais.
Reiteramos que Portugal é um dos Países da União Europeia em que os pacotes de telecomunicações são os mais atrativos, como aliás mencionado pelo estudo do IDES, publicado pela Comissão Europeia.
Lamentamos que, uma vez mais, baseado numa falta de evidências, venha o Regulador do setor tentar manipular o País com declarações infundadas que apenas pretendem denegrir a imagem desta empresa que investe centenas de milhões de euros por ano no nosso País e emprega cerca de 20 mil pessoas.
Há cerca de 3 anos que a ANACOM não realiza qualquer estudo de Mercado ou de preços, antes recorrendo a dados completamente estranhos ao setor.
Assim, tendo a ANACOM, de há três anos a esta parte, insistido em afirmar e defender teses sem que estas tenham qualquer estudo oficial ou evidência, credível e homologado por base, lança a Altice Portugal o repto para que pela primeira vez mostre qual o estudo ou evidências em que baseia as suas afirmações, à semelhança do que praticam outras entidades, nacionais e internacionais, que têm vindo publicamente a criticar a regulação e o regulador em Portugal, com estudos concretos e publicados ou análises de Mercado, de carácter económico-financeiro.
Lamentamos ainda que pelas mãos da atual liderança da Anacom, Portugal, que sempre esteve na linha da frente no desenvolvimento e implementação das novas redes de comunicações fixas e móveis, esteja já hoje na cauda da Europa, comprometendo a competitividade do país, no que se refere ao lançamento da nova tecnologia 5G, enquanto outros 17 países da Europa Comunitária já lançaram as suas redes.
Este artigo tem mais de um ano
Sim, mas não mencionam os limites de trafego que vão passar a impor nesses pacotes. Num momento em que quase tudo está a mudar-se para a internet (especialmente serviços de vídeo), decidem cortar as pernas a quase toda a gente ao voltar ao início da década passada.
Ridículo
Então por não ser para os clientes atuais (os clientes poderiam cessar o contrato) quer dizer que não houve um aumento de preço do pacote? Os clientes vão poder renovar pelo valor atual do contrato? Pois, parece-me que não.
A questão dos pacotes é completamente falsa, só quero internet e sou forçado e ter telefone, internet e televisão, porque o pacote 3P é mais barato que apenas intenet. Basicamente é a unica opção possivel para o cliente final.
Precisamente. Eu só preciso de Internet e telemóvel, o telefone fixo embora faça falta já é discutível, só que ao que me parece a base dos pacotes de comunicações é a televisão. Portanto ou o cliente subscreve apenas televisão ou televisão mais qualquer outro serviço, ou então subscreve o telefone, o telemóvel e a internet em separado, o que sai (muito) mais caro. Já tive há uns anos os serviços separadamente, isto na altura em que o ADSL chegou aqui à traseira do fim do mundo, e só a Internet (com separação entre tráfego nacional e internecional e limites de tráfego) era quase tão cara como um pacote com quatro serviços hoje. Talvez – mas isso não consigo confirmar – estas discrepâncias se devam às receitas publicitárias obtidas através do serviço de televisão.
Fora que tens de pagar TV todos os meses para assistir as mesmas coisas, como ainda sendo uma TV PAGA ainda levas com publicidades que levam uma eternidade
O gajo que escreveu o comunicado deve ter fumado umas altas ganzas antes de o escrever!!
Mentira?! Basta abrir o site das 3 operadoras e ver as ofertas dos pacotes 3play para ver que aumentaram 1€ em todos os operadores… Agora querem chamar de estúpidos a um país inteiro?!
É uma vergonha não termos ninguém que ponha mão neste cartel… fazem o que querem completamente à descarada! Temos uma entidade reguladora que infelizmente não tem autoridade nenhuma e a única coisa que pode fazer é ir lançando uns estudos de mercado de vez em quando… Que vergonha!
Plenamente de acordo, o comunicado da Alttice é um atentado a inteligência dos portugueses.
Estão a gozar com os clientes e povo português.
Só é um cartel se combinarem-se.
Se estão apenas a copiar-se uns aos outros sem falarem uns com os outros então já não é cartel, é apenas a “concorrência” a funcionar… se um aumenta: todos aumentam, se um baixa: todos baixam.
O que falta? Mais uns 4 operadores físicos, ou mais realístico: um operador único independente (público ou privado) que não pode prestar o serviço directamente nem prestar qualquer outro serviço seja como empresa ou integrado num grupo de empresas (para garantir o foco nesse único negócio), e que tem de deixar que sejam outras empresas independentes a prestar esse serviço, ao estilo de “operadores virtuais móveis”.
Implicaria provavelmente o mesmo uso de recursos de infra-estruturas, mas poderiam por exemplo espalhá-los melhor para finalmente existir cobertura integral do país (que teria de ser contratualmente exigido: 100% de cobertura terrestre em todo o território e no oceano via satélite).
Pensei a mesma coisa HF. Os contratos em vigor não iriam mudar pq poderia dar azo a processos por quebra de contrado, mas claro os novos ja vão levar esta machadada.
Estas empresas fazem o q querem, há uns tempos tive uma serie de discussões com a MEO pq a menos de um metro do router em wireless a minha velocidade caia para mais de metade. Disseram q nao podiam fazer nada só garantiam essa velocidade até à entrada do router se quisesse q ligasse um cabo.
Perante isto está tudo dito.
Isso é logico, só iluminados é que pensam que alguém vai garantir velocidades por wireless.
Mesmo por cabo de rede só garantiria se o equipamento fosse meu, nunca no de outra pessoa.
Os aparelhos dos operadores costumam ser os piores a nível de Wireless, mas mesmo com aparelhos de melhor qualidade pode ter um péssimo serviço por conta das características do sistema Wi-Fi instalado e do(s) aparelho(s) que recebem o sinal que podem ter incompatibilidades de todo o género, ou interferências, ou a estrutura da sua casa corta o sinal por conta de paredes com materiais que são inimigos das ondas rádio utilizadas, entre muitos outros factores!
O operador só garante a velocidade contratada até ao modem dele… se ligar-se por cabo, com tudo o resto desligado e testa no porto de rede mais veloz (quase todos têm pelo menos um porto de rede 1 Gbps) e está a dar a velocidade aproximada prometida pelo operador, mas via wireless não, já sabe que o operador está a cumprir a sua parte, mas você terá de tentar arranjar uma solução à medida para o seu problema, que no limite poderá ser impossível de resolver dependendo da sua disponibilidade financeira e da quantidade de interferências existentes, e do tipo de estrutura da sua casa, e por aí em diante.
Altice nega aumento de preços. Um dia seguinte Altice comunica que em Janeiro de 2021 vai aumentar os preços em pelo menos 50 cêntimos. Mas eles estão a brincar com as pessoas? Haja vergonha!
Também recebi a comunicação a referir o aumento de pelo menos 50cêntimos a partir de Janeiro 2021. Não há aumentos? o que é isto?
30 euros por dia num serviço 3play. Média de 1 euro por dia para terem net+telefone+tv. A infraestrutura deve ser de borla? Os 20 mil funcionários comem do ar?
O q está aqui em jogo é o aumento de preço e a deterioração do serviço, com diminuição de velocidades e limites de tráfego.
Nada é de borla, mas com em que base justifica um aumento de preços e diminuição da largura de banda então? É que nem a inflação justifica tal. À coisa de 4 anos a MEO decidiu aumentar-me ano após ano a factura em 2€. Foi um aumento de quase 10% em 2 ou 3 anos. Rasguei logo contrato, mudei para a vodafone, passei a pagar menos e aumentaram-me o ano passado 1€ quando renovei o contrato. Tive problemas de internet em casa, ofereceram-me banda larga móvel para desenrasque. Ofereceram-me metade das facturas. Que fechem metade da tralha que tem no mercado, e patrocinios estupidos. E veja também os relatórios de contas. Pode ser que veja onde vai o dinheiro… Para não falar que aumentarem todos na mesma altura é uma quadrilha do pior. Eu na minha empresa não ando de mãos dadas com a concorrência… Reajo a coisas que eles façam para captar mais clientes. Se uns sobem, que outros baixem ou mantenham.
Quantas empresa já abriram falencia ? Quantos acionistas deixaram de receber o seu dinheiro. O normal no mercado é as empresas abrir falencia, aparecem umas novas empresas, unas nascem e outras morrem.
Mas pelos edifícios e salários milionários dos administradores, não comem ar (comem a cabeça a si)
Tenho contrato 1 contrato assindao com a Altice de 2 anos (era 9.90 durante 2ANOS) ao fim de 2 messes aumentaram o valor em 0.50€… Finalmenete o contrato esta acabando !! Que chatice, adeus Altice !!!
No dia em que a Internet da Starlink for verdadeiramente acessível, vamos ver a malta a mandar a Altice ir dar uma volta e a meter uma parabólica na varanda. Quer dizer, aumentam os preços, reduzem a velocidade, limitam o tráfego e ainda têm o descaramento de dizer é falsidade.
Não tenhas dúvidas disso, sobretudo se os preços e velocidades forem competitivas.
A Internet da Starlink vai ter de ser, provavelmente, revendida por alguém cá em Portugal, pelo que os preços quase de certeza não irão ser muito apelativos de qualquer das maneiras.
Já existiu uma empresa a prestar serviços de Internet via satélite chamada bigblu (vai mudando de nome), mas neste momento não estão a prestar serviços a novos clientes, até reabrirem serviços que deve ser quando o novo satélite de 500 Gbps estiver totalmente operacional em 2021 ou 2022? Mas as velocidades não serão uma grande loucura porque mesmo com 500 Gbps de capacidade rapidamente esgotam se estiverem tipo a comercializar 100/10 Mbps ou coisa parecida.
Estes senhores Operadores, nem esperaram por Janeiro 2021 e sobrem preços ao mesmo tempo (cartelização).
Sabendo eles que há cada vez mais pessoas com necessidade de internet em casa (teletrabalho, tele-escola, telenovela, como diria o outro).
Mas não há forma de fazer blackout a este “monopólio” a 3?
Onde está a concorrência?
Satélite… bigblu (quando voltar a aceitar novos clientes, talvez para 2021 se o novo satélite entrar em operação digo eu).
Outros via satélite tipo Starlink também poderão vir a ser alternativas, mas com quase 100% de certeza: serão imensamente mais caros, e provavelmente só vão impulsionar os operadores terrestres a querer aumentar ainda mais o valor dos seus serviços, e não a baixarem os preços.
Lembrar que as administrações têm obrigações para com os accionistas de garantir o máximo dinheiro possível por acção… não é para com os clientes e menos ainda para com a comunidade no geral (eventuais acções é apenas marketing, geralmente com deduções fiscais ou reduções de outros custos associadas sempre que possível).
Mas que grandes mentirosos….
“… Portugal é um dos Países da União Europeia em que os pacotes de telecomunicações são os mais atrativos, …”
Esqueceram-se só de incluir que nos outros países da UE há 30 canais na TDT, pelo que só tem cabo que quer mesmo… Em Portugal é “quase” obrigatório” para que não quer ficar limitado a 5 canais e meio…
Fui ver a oferta em UK e FR e é bem mais barata.
Vejam na Bouygues de FR…
E todos os dias recebo ligações e mensagens com a seguinte frase: “Tentamos contacta-lo para atualizarmos as condições comerciais do seu serviço . . .”
Sabem Muito!
Eu posso falar por experiência própria, em casa tenho um contrato com a Vodafone. Até a finalização do contrato anterior eu tinha 400Mbs de download e 100 Mbs de upload por 29.99€ (com televisão, internet e voz), quando o contrato estava a acabar a vodafone liga-me para avisar dessa situação e dizem que já não têm, por esse valor, este pacote e que, a partir do novo contrato, ou passava a pagar mais cerca de 10€ ou 20€ extra ou teria de pagar por um pacote de 200Mbs de download e de 100 Mbs de upload um acréscimo de 2€ e pouco.
Como é que são capazes de argumentar que não aumentaram os preços por serviços piores e que se encontram muito indignados com a ANACOM, quando efetivamente praticam esse tipo de serviço?
Ora nem mais.
Porque foi uma “promoção”, ou “oferta para novos clientes”… ambas limitadas no tempo. Justificado.
Do ponto de vista do cliente: o mesmo ou menos serviço, por mais dinheiro.
O problema é que vendo nesse ponto temos duas situações possíveis:
1ª No contrato não está justificada que devido aos utilizadores serem novos clientes, vai ser oferecido durante o tempo estimado do contrato um “extra” eles simplesmente concluem o contrato como se a “mostrar um rebuçado a uma criança” para depois no final do contrato ser tirado.
2ª Qual é que é a empresa que, no devido juízo, iria justificar-se assim “é um novo cliente”? E os clientes que já estão com a empresa não podem/devem ter mais regalias? tudo o que me ofereceram foi um “manguito” proverbial pelo olho cego acima…
Com isto eu não estou a dizer que pagar mais 2€ e alguma coisa é alarmante a curto prazo derivado do investimento para as infraestruturas e MELHORIAS do serviço. A longo prazo são mais de 22€ extra que pago anualmente, por um serviço pior do que aquele que tinha anteriormente e durante um “curto prazo” de 2 anos de fidelização! Não faz sentido! Como muitos dos comentários neste “thread” dizem, eles acham que TODOS os clientes são uns ignorantes e que não percebem quando estão a ser enganados, para não dizer a expressão portuguesa começada por “F” e acabada em “odidos”.
E se formos todos inundar o Portal da Queixa contra estes mamões? Se calhar com X mil reclamações, começam a ver o obvio.
Não resulta.
Só se a “malta” toda se tornar accionista destas empresas (ou se juntarem para criarem uma nova com as condições comerciais que querem usufruir), e tiver uma “voz” maioritária é que as coisas mudam.
Todos os outros caminhos não são realistas.
Negam o aumento de preços sim senhor mas a qualidade é que deixa a desejar.
Há 4 dias que quase não tenho net!!
Não é mentira nenhuma consegui confirmar ontem com a vodafone, só não podem mexer a quem tem contrato feito, nem preço nem serviço.
Só queria aqui perguntar aqui uma coisa a cena do tráfego isso aplica também à fibra? No caso da vodafone onde está isso?
Eu falo por mim, no dia em que aquilo que pago não me satisfizer devido à operadora me cortar a velocidade contratada de net, no dia a seguir vou ao balcão entregar a box e depois que me ameacem com tribunal, quero lá saber.
Se eu pago 200, quero 200 ou perto disso e não 15 ou 20.
Isso é quebra de contrato da parte deles, ou só serve quando é para entalar o cliente?
vcs n perceben nada, não houve nenhum aumento, ate pq aquilo é um pacote novo que vem substituir o antigo.
aprendam com eles.
Há aumentos dos preços, sim senhor! Se não for mais pelo facto de se manterem, numa altura em que toda a gente está a perder rendimentos! Operadores de telecomunicações em Portugal = Chu.los!