Altice continuará a exploração da linha do SNS24 por mais três anos
O ano de 2020 ficará certamente para a história. A pandemia por COVID-19 veio obrigar a muitas mudanças e ao reforço de muitos serviços online.
Até agora, o SNS24 já atendeu mais de 3,670 milhões de chamadas em 2020, mais do dobro de 2019. Altice vai manter a exploração da linha do SNS24 por mais três anos.
SNS24 com mais de 3,670 milhões de chamadas atendidas em 2020
O presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), Luís Goes Pinheiro, destacou a capacidade de resposta da linha SNS24 num 2020 marcado pela pandemia de COVID-19. Segundo dados revelados, até agora foram atendidas mais de 3,670 milhões.
Foram já atendidas mais de 3,670 milhões de chamadas no SNS24. É, de facto, um número especialmente significativo, tendo em conta que no ano passado não chegaram sequer a ser atendidas 1,5 milhões de chamadas. Portanto, mais do que já duplicámos o número de chamadas atendidas no ano passado e, como sabemos, num contexto que não foi regular ao longo do ano
Luís Goes Pinheiro, em informações à lusa
O presidente dos SPMS não deixou de admitir os problemas registados no primeiro pico da pandemia, em março, mas enfatizou a adaptabilidade do serviço, que em novembro ultrapassou todos os recordes, com mais de 816 mil chamadas atendidas, entre as quais mais de 38 mil num só dia.
Temos mais de 5.600 profissionais de saúde a prestar atendimento na linha SNS24. Uns residentes nos sete ‘call-centers’ que hoje existem espalhados pelo país e outros à distância, com equipamentos que permitem prestar esse apoio à linha a partir das suas casas ou de outros locais. Essa é a grande diferença: no início da pandemia, o número de profissionais de saúde não chegaria a 1.000 e hoje serão mais de 5.600.
O reforço dos meios humanos e tecnológicos, associados à reformulação da operacionalidade do sistema, foram essenciais, entende Luís Goes Pinheiro, para assegurar a capacidade de resposta às preocupações das pessoas. Porém, além do aumento da quantidade de chamadas atendidas, o presidente dos SPMS valorizou igualmente uma maior qualidade do serviço com este aumento do investimento.
Sobre o futuro imediato, o líder dos SPMS assegurou que a entidade ainda está a estudar o plano de apoio ao processo de vacinação contra a covid-19, cujo arranque está previsto para dia 27. Contudo, mesmo sem estarem concretizados os moldes de colaboração, admitiu que o SNS24 “será evidentemente um dos elementos de apoio e suporte à administração de vacinas” na população.
O Presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde avançou também que a Altice ganhou o concurso público de exploração da linha SNS24 por mais três anos. O concurso público para a exploração do SNS24 foi lançado no passado dia 7 de agosto e os SPMS foram autorizados a assumir um encargo plurianual até ao montante de 36,7 milhões de euros, consubstanciando um reforço superior em mais de 10 milhões de euros em relação ao valor do anterior contrato.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
A palavra exploração não podia estar mais correta, mas neste caso é de pagar mal aos profissionais com anos de experiência e pagar um pouco mais a estudantes/ não pagar nada aos estudantes , que ainda não terminaram sequer (ilegal porque não estão legalmente habilitados, mas ninguém quer saber porque é só “carregar em uns botões”).
Ainda estou à espera dos códigos para colocar na App stayawaycovid, dei positivo a 2 de dezembro …. adaptei-me, liguei às pessoas com que tinha estado
Imagino que não será a Altice a lhe enviar os códigos.
É a saúde pública da região onde reside ou o médico de família.
3,670 milhões ou 3,6 milhões? Eu leio três mil e 670 milhões. Sendo assim a informação é errada pois os números não batem certo.
Ambos estão correctos, 3,6 é o arredondamento por defeito do 3,670, a virgula em Portugal serve separar as unidades das décimas e o ponto para separar os milhares. Em suma, a seguir à virgula para a direita são as décimas, centésimas e milésimas.
Para ser três mil, seiscentos e setenta milhões, deveria ser escrito 3.670 milhões, com ponto e não com virgula.