5G Hub: A Vodafone abriu a porta ao 5G em Portugal
O 5G é cada vez mais uma realidade, estando próximo de ser algo que todos poderemos usar no nosso dia a dia. A Vodafone apresentou hoje o 5G Hub, um laboratório onde esta tecnologia poderá ser experimentada e de onde vão poder sair casos de sucesso para o mercado.
A Vodafone está a apostar, já há algum tempo, naquela que será a tecnologia de futuro das redes móveis. O 5G é já algo palpável dentro da empresa que hoje apresentou o 5G HUB, um laboratório de inovação que pretende impulsionar a utilização desta tecnologia.
Fruto de uma parceria com a Ericsson, o 5G HUB será o local onde os parceiros da Vodafone, ligados ao setor das telecomunicações, à indústria, universidades e startups podem testar a tecnologia e prepara as suas infraestruturas para esta novidade que deverá chegar ao nosso mercado até 2020.
Segundo a Vodafone, o 5G está já a ser testado de forma intensiva na empresa, podendo a qualquer momento ser lançado para o mercado. Com velocidades até 20 Gbps, esta será a evolução natural do 4G e das tecnologias anteriores.
Muito mais do que a simples utilização no telefone, o 5G estará virado para a indústria e para o IoT, com a possibilidade de dar a qualquer equipamento uma ligação à Internet rápida e, principalmente, com uma muito baixa latência. É neste ponto que o 5G se deverá focar.
A Vodafone tem estado a preparar a sua rede para que, de forma quase transparente, possa fazer a transição para o 5G, recorrendo a equipamentos que com uma simples atualização de software possam dar o salto e passar a disponibilizar esta nova tecnologia. Segundo as declarações de João Nascimento, CTO da Vodafone, a sua rede é cada vez mais "5G ready".
Para além do 5G HUB, a Vodafone e a Ericsson vão também apostar nas universidades, com a instalação de antenas 5G nas principais universidades do país, onde alunos e professores vão poder testar a tecnologia e criar produtos adaptados a esta nova realidade.
Em paralelo com a apresentação do 5G HUB, a Vodafone anunciou também uma parceria estratégica com a Ericsson para a construção e desenvolvimento das estruturas de suporte ao 5G no nosso país.
Com este novo laboratório a Vodafone abre assim às empresas e aos seus parceiros a porta do 5G e de um futuro que muito em breve será uma realidade. Resta agora ao mercado crescer e evoluir, exigindo estas tecnologias.
Saiba mais sobre o 5G
Este artigo tem mais de um ano
Nem 3G tenho, nem ADSL e vai haver pessoal já com 5G ?
e apostar um pouco no interior ?
Para os ISP esse mercado nao interessa 🙁 , nao é rentavel.
So mesmo imposto (alo ANACOM !) é que a oferta melhorará e se conseguirá acessos dignos.
ANACOM ? fiz uma reclamação pra lá da NOS e responderam-me. “Tem razão, pode rescindir contrato sem penalizações”
TOP, resolver o problema não, mas posso rescindir sem problemas 😐
No interior? A empresa para a qual trabalho fica no centro do Porto e à anos que reclamo por fibra. Até hoje nada!
Há anos??
No centro do Puerto?! Parece mentira…
Eu tinha um interesse do caneco em vir para cá mentir… Ao pé do Hospital Santo António, conheces?
define centro 😀
posso-te garantir que há fibra no porto 😀
Claro que há fibra no Porto e no local onde se situa a empresa também há fibra da Meo, não compreendo porque não é partilhada para outras operadoras. Isto ainda me revolta mais. O local é ao pé do Hospital Santo António…
Deves ter 3G quase de certeza, até porque 2G está para ser descontinuado na europa.
Além disso, foi imposto a todas as operadoras pela ANACOM, a cobertura de pelo menos 90% do território nacional.
90 < 100
No geral nem o 4G conseguem tirar partido da sua totalidade e já querem saltar para o 5G. Aprendam e ponham primeiro o 4G a funcionar na sua totalidade e depois pensem no 5G. Não se ponham a dar um passo maior do que aquele que podem dar.
É triste mas como é normal quem vai sair beneficiado é o pessoal/empresas nas grandes cidades que vão ter acesso a tudo, desde fibra até 1gbps como a 5G que supostamente pode chegar a valores superiores.
Eu, que moro numa pequena aldeia, fibra nem em sonhos, mas ainda me safo com o 4G por ter auto-estrada perto
Verdade. Uma vergonha a cobertura 4g
Éna altamente 5G! (limite 100gb mensais)
Excelente! Mal posso esperar para estoirar 100GB em 20 segundos
Talvez eles tenhas uma oferta de mais 100GB…. 🙂
É por estarem a trabalhar no 5g, que o serviço 4g é uma “voz”ta. Vergonhoso limitado a 100gb mensais.
em portugal temos 3g com velocidades de 2g, 4g com velocidade de 3g portanto que venha o 5g, assim já conseguimos velocidade do 4g 🙂
Boa tarde @nuno a , reconhecendo grande parte dos comentários que aqui foram postados de facto só mesmo o interior e não será todo é que se pode queixar de falta de cobertura ou de velocidades baixas, pelo menos na Vodafone que eu tenho vai agora fazer 2 anos e embora viva na cidade e tenha acesso a fibra e 1 gb de velocidade , no 4 G eu tenho quase em todo o País por aonde ando e posso dizer que faço muitos kms e vou a muitos lugares , por vezes tens dificuldade de apanhares o 4 G , mas se for esse o caso provavelmente nem o 3 G terás é mesmo uma zona com cobertura muito fraca, acontece , mas não me acontece muito , já com a NOS que era o operador da minha antiga empresa , eu tinha o equipamento ligado por bluetooth, e levava sempre visível num dos displays do carro o menu do telefone aonde verificava vários parâmetros, aí o problema era mais grave, não se tratava só de não apanhar o 4 G , era mesmo ficar constantemente sem cobertura de rede telefónica, sem dúvida o pior operador neste momento dos 3 grandes em Portugal .
Agora a Vodafone tem é que pensar em outros planos de dados, os que tem já não servem para a actualidade quanto mais para o 5G .
As empresas deviam ser obrigadas a prestar um sinal de qualidade no país todo antes de avançarem para mais velocidade apenas num par de cidades; eu moro numa grande cidade e mesmo assim se não estou no centro tenho só 4G baixo ou mesmo 3G. Numa cidade mais pequena nem quero imaginar…
Vocês queriam era a velocidade que tenho em casa… 6 sim 6 mb
Todos os dados a irem para os chineses.
Dava jeito as pessoas irem trablhar para Africa uns anos para dar valor ao que tem.
Pelos vistos é só empresários de sucesso aqui com estas velocidades. É de um aproveitamento !
Sendo governante a primeira medida na área será proibir todas as empresas privadas de actuarem no sector das comunicações móveis.
– Elas querem distinguir tráfego e cobrar mais por acesso prioritário a determinados locais da Internet.
– Elas recusam-se a cobrir 100% do território! Temos 3 empresas a operar e nem entre as 3 é possível captar sinal em todo o país com qualidade… logo concorrência não significa melhor serviço coisa nenhuma. Os aparelhos são muito caros mas depois metem todos nos mesmos locais às vezes ao lado uns dos outros ao mesmo tempo que outras localizações não têm cobertura ou têm uma má cobertura de sinal.
– Elas recusam-se a ter planos de tráfego verdadeiramente ilimitado e com largura de banda garantida mínima sempre elevada (digamos que para os dias de hoje 8 Mbps/ 8 Mbps mínimos) a preços baixos.
– Elas recusam-se a resolver de uma vez por todas todas as vulnerabilidades das redes de comunicações públicas… sendo que não garantem sequer a segurança e privacidade das comunicações pelo menos até aos servidores centrais deles (tendo em conta as leis que todos os empregados dos povos pensam poder impor sobre os seus patrões de os poder espiar quando bem lhes apeteça desde que algum dos empregados diga que sim que podem espiar este ou aquele patrão… caso contrário deveriam até garantir a segurança e privacidade de ponto-a-ponto).
Em Portugal até poderia haver 50G, com os limites de tráfego miseráveis atuais essas tecnologias é só para Inglês ver. Não me importava de poder ter apenas 3.5G com limites de tráfego ajustados à realidade actual.
Nem a Vodafone nem a NOS me dá 3G e para não falhas de rede só mesmo 2G na minha residência e em redor, lamentável a 40 kms da capital
Uma antena 5G emite sinal que é mais forte que 10 micro-ondas. Não quero estar ao pé dessa m####!
António, vejo que és uma pessoa desperta! Foi o unico comentario decente no meio desta verborreia toda! A tecnologia 5G utiliza frequencias que são usadas em “armamento electromagnético”, portanto é uma tecnologia perigosa para o ser humano…
Paulo, já conheço o 5G desde 2001 altura em que os telemóveis 5G já estavam mais que feitos na PT Inovação em Aveiro. Não sei o que me assusta mais se é quase ninguém se importar de viver dentro de um micro ondas ou se é que ninguém compreende o que significa cell-phone! Como podes verificar pelos 90% de comentários que tentam medir que percebe mais de tech ou a pretende ter no matter what, faz me acreditar que ninguém realmente percebe do que fala nem quer perceber, ninguém percebe que radiação de fraca intensidade é a pior das radiações e que estes 90% já apresenta sintomas de utilização extrema. deixo este video para refletir: youtube.com/watch?v=Wm69ik_Qdb8
Mais casos de cancro e todo o tipo de doenças neurológicas . As Ondas milimétricas dos 5G penetram e danificam o DNA humano .Piores que as micro ondas anteriores . Informem-se com o Dr. Barry Trower para quem perceba de Inglês ,no you tube . Será uma forma de acesso aos nossos dados mais facilmente e de forma mais abrangente e de controlar as nossas movimentações para efeitos de multas ,politicas,publicidade etc. Vejam o que se está a passar na China ,até há creditos para os “bons” e perda para os “maus” cidadãos que perdem muitos dos seus direitos básicos .A desculpa é a internet mais rápida ,E a saude ?,nem testes decentes fizeram e nem ouviram devidamente os especialistas no assunto no ramo da saude.Só estão mortos para ganhar mais dinheiro e lançar isto o mais rápido possivel.