PplWare Mobile

“Esqueça” as redes 4G! Rede móvel 5G será 20x mais rápida

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Renato says:

    Precisamos é de baterias que aguentem isso.

  2. Catarino says:

    – Precisamos é que as operadoras baixem os preços das tarifas.
    – Melhorem a qualidade dos serviços, senão daqui a 10 anos ainda nem 3g tem cobertura no país todo e com os preços que se praticam chega apenas a 2% da população.

  3. str says:

    Na teoria, porque depois na prática…

  4. Ultrapassado says:

    E eu usando 3G ainda….

  5. Jorge Cardoso says:

    Pois na teoria e tudo muito bonito depois na pratica..
    Os smarthphones hoje em dia com o 4g ligado duram meio dia +/- entao com o 5g dura so 2 horas ou menos

    • Andre Alves says:

      Discordo!
      O meu esta sempre On em 4G
      Dura dia e meio!!!!
      é mais directo a relação da bateria a questão do Sw dos fabricantes dos telemóveis!

    • Hélder Almeida says:

      o meu com o 4G ligado 24H dura 48 horas.. por vezes mais… com um uso normal de um cidadão normal… chamadas, sms, facebook e messenger…

  6. Samuel says:

    E colocarem 4g primeiro em todo o território?

    • JD says:

      E colocarem 3G primeiro em todo o território?

    • Marcelo Barros says:

      As 5g não iram estar totalmente implementadas e aparecerão as 6g…

    • Imparcial says:

      @”E colocarem 4g primeiro em todo o território?”

      Qual território? É importante saber de que território estamos a falar. Se calhar na Coreia do Sul andam todos satisfeitos com o 4G por isso é que começaram a pensar no 5G. Se estivermos a falar de Portugal, aí, a história já muda de figura.

      Ainda assim, muita gente se queixa de não ter cobertura 3G ou 4G de qualidade e culpam as operadoras. Muitas vezes é uma questão de passear um pouco pelas definições dos equipamentos. Outras vezes são os firmwares ou softwares desactualizados. Nunca é demais confirmar.

      Até agora, em geral, na zona da Grande Lisboa, não tenho problemas o acesso à rede 4G com um Asus Padfone Infinity A86.

      • Pais a duas velocidades says:

        Olha eu aqui na praia de mira, na urbanização onde moro tenho um iphone 6 bloqueado ao 2g para poder realizar chamadas telefónicas… caso contrário, as chamadas caem e o telefone fica sem rede 🙂 realidades de um país a 2 velocidades…

  7. Manuel says:

    Depois enfiam-lhe limites de tráfico de dados…

    • Nuno Fernandes says:

      Mesmo, com tecnologia de ponta mas com mentalidade do tempo da pedra (PUR’s são o maximo)
      Descarregar algo a 20Gbps (3500 MB por segundo +/-) vai ser mesmo bonito ver o povo ao fim de 1 dia estar a navegar a 128KBps LOL
      Sim ao fim de 1 dia, porque com uma net destas os primeiros dias (ou devo dizer o 1º dia de cada mes, tendo em vista as PUR’s 15GB), vai ser para “testar” as velocidades

  8. João says:

    Para quê 5G, se eu tenho melhores velocidades em 3G do que em 4G. Tenham mas é vergonha e criem infraestruturas como deve ser e não só nos grandes centros populacionais.

  9. Mota says:

    avançam na tecnologia e depois não há cobertura!

    Eu nem 4g tenho onde estou.. enfim. Quem está bem continua bem, quem não está continua mal.

    • Bruno Mota says:

      É um problema com o qual temos de viver, quem vive nas cidades tem tudo o que é ofertas, nas aldeolas, temos o ar puro e o sossego 😉

  10. rui says:

    quando a maioria dos backbones das antenas são 100mbits partilhados por cada macaco pendurado, não interessa muito haver os 4g e 5g

  11. Afonso says:

    Fiz download do 1° filme do matrix a 56kb e gastei 70 contos :s

  12. João Reis says:

    Os equipamentos que os operadores vão distribuir é que podem ou não fazer a diferença.

    Exemplo:
    Actualmente distribuem hotspots 4G para utilização Fixa de casa. Claro que não aguenta, hotspot é feito para 2 ou 3 telemoveis ou tablets e para browsing.

    Sacam uma torrent o hotspot até se borra todo, e com o calor do Verão pior.

    Solução: Comprar um bom router 4G com portas de rede. Não fica barato mas comparativamente com os hotspots paga-se pouco mais e é outra loiça. O meu tem uplinks de meses sem desligar e puxo bem por ele.

  13. Pedro Almeida says:

    Às redes que operam no país só tenho a dizer uma coisa…Sei de sítios que nem 2g ainda têm. Quando quiserem digo-vos onde.

  14. Vitor says:

    Devia de haver mais preocupação com a cobertura em vez de velocidades. Há ainda um défice enorme de cobertura em 3G, já para não falar nos miseráveis plafonds de dados dos tarifários. Eu se ligo o 4G desaparece-me o plafond em poucos dias (isto quando tenho cobertura). Tudo não passa de marketing…

  15. leoni says:

    daqui a seis meses: esqueçam as redes 5G agora é 6G. Mais um ano: esqueçam a rede 6G, agora é 7G. No meu país, brasil, assino 10mb, mas a noite fica em 500kbps. VERGONHA!!!!!!!!!!

  16. knom says:

    lol o 4g vinha com os seus “gb’s” de velocidade e não passou de megas… continuem a acreditar nisso

  17. bruno says:

    Não sei onde vocês moram, realmente nas aldeias é difícil ter cobertura , mas por amor de Deus… em qualquer cidade ou vila há 4G. Eu vou atestar o carro a Espanha e em Vila Verde da Raia e tenho 2 tracinhos de 4G e um 3G perfeitamente estável.
    Agora virem dizer que não há 3G onde vivem, é porque vivem isolados do mundo numa aldeia com 3 habitantes, faz algum sentido instalar módulos de rádio de 5000€ para fornecer 3G a 3 habitantes e apenas 1 vai dar uso ao 3G para aceder ao email?

    • Alex Ferreira says:

      Olha, só não fales quando não conheces a realidade ou quando não tens noção do que dizes. Na aldeia da minha avô ( que tem para cima de 100 habitantes) para conseguires rede tens que subir a um pinheiro e se tiveres sorte. Há, convém referir que se estiver mau tempo nem vale a pena tentar, só se estiver bom tempo. E como essa aldeia, há muitas mais que não há rede…

    • Marco Pinto says:

      Nas aldeias?!?!?!…. Basta ir a Vila Franca de Xira, perto das antigas instalações da Marinha, junto ao rio, para ver que nem comunicações de voz se consegue fazer, muito menos as de dados… E isto a apenas alguns quilómetros da capital….

    • knom says:

      lol o 3g e o 2g continuam a funcionar mal, e nem falo em termos de internet…

  18. Alex Ferreira says:

    Realmente é tudo muito bonito para esses países que a nível de infraestruturas estão muito acima de nós. Aqui por Portugal existem sítios que nem cobertura têm. Todos os fim de semanas almoço em casa dos meus avós e lá nem rede, quanto mais 4G ahahhaah. Acho que deviam primeiro preocupar-se em cobrir todo o território e depois avançar com essas ideias … Mas enfim…

  19. rmcrys says:

    Lolol

    com o 4G a distância antena smartphone diminuiu, e a maioria não digere sequer os 20 mbps (ou mais) do 3G H+, e aparece um 5g para os benchmark serem mais altos, autonomia mais fraca, e benefícios reais zero.

  20. str says:

    Isso é só para cobrarem mais nas mensalidades porque na pratica as velocidades reais são de 1 ou 2g. E essas velocidades anunciadas de não sei quantos Gbps e outras estonteantes apenas são alcançadas em “laboratório” porque no mundo real é treta existem muitas variáveis que condicionam a velacidade

  21. Carlos Correia says:

    Por alguns comentários que vi (tipo “E colocarem 4g primeiro em todo o território?”) parece que quem inventa/cria/desenvolve estas tecnologias, neste caso o 5G, é que tem culpa de não haver coberturas depois da implementação! dêem-se de contentes de alguém as desenvolver, a implementação é outra coisa e outras pessoas, reclamem é das operadores oferecerem essa mesma tecnologia e não darem cobertura, não com quem as cria.

    • Alex Ferreira says:

      A questão não está em quem faz, mas sim em quem investe… Acho que é mais por ai, os investimentos deveriam direcionar-se um pouco mais para áreas com pouca cobertura, pois assim aumentam-se os utilizadores e aumenta-se o lucro xD
      + clientes + lucros + dinheiro para investir 😉

    • knom says:

      marketing já ouviste falar? onde esta o 1gb/s que o 4g tanto prometeu?? ah… espera esta nos 100mb’s… é parecido
      eu não me dou de contente porque isto é só para enganar patos.. tecnologias que so tendem a enriquecer magnatas… e vocês todos papam essas coisas

  22. João Terra says:

    Eu ainda nem 4G existe cá e é uma miragem, quanto mais 5G.
    Agora nem sei se existe ou está a existir 4G na minha aldeia

  23. Bruno Francisco says:

    Isso! Isto era fantástico em portugal! 😀
    Ainda mais quando há pessoas como eu conseguem fazer downloads a velocidades estonteantes de 100kbs por segundo!

  24. Luis Pires says:

    Em Portugal há diferenças na qualidade/opções/preços em função da localização geografica. Claro que vai haver sempre diferenças e compreende-se, mas em França não encontro tantas variações e por lá 4G é o normal, nem nada que se compare cpm a nossa realidade. Por outro lado as condições do suposto regulador (ANACOM), são completamente anti concorrencia (em vário países da europa já ha acessos gratuitos à Internet)

  25. Bernabe M. T says:

    Querem introduzir 5G e o meu pais ainda nao se dispoem de 4G, realmente e uma vergonha.

  26. Strangled. Neto says:

    Fixe… Espero que chegue aqui à Bélgica onde eu vivo! É um país do tamanho do Alentejo mas ainda navego em 56k na maior parte do tempo mesmo em muitas cidades (exepto Centro de Bruxelas e mais algumas) . Além dos preços serem altos não consigo viajar 10 km seguidos sem ficar sem rede (nem 56k). Não se queixem. Vá lá.! Lol

  27. Mario says:

    Ha pessoas que nao se enxergam… entao querem ter 4G ou 3G em aldeias!!! ahaha esta é para eu rir! 4G só existe em cidades, PONTO FINAL!

    • João terra says:

      Estás enganado porque o 4G existe nas aldeias sim. Onde moro a nós e a Vodafone tem recepção 4G só a meo é que ainda não tem disponível para a zona toda. antes de falar informar-te

  28. António says:

    Melhorem é os serviços existentes, o preço a pagar deveria ser em função da velocidade real e não da máxima teorica.

  29. TiagoDM says:

    A tecnologia 4G nem funciona ainda…. só há a LTE… que é uma espécie de “pré-4G”… estou para ver primeiro o 4G a sério (de acordo com as especificações certas do deve ser o 4G)…

  30. joao says:

    sinceramente nao tem bases para 3g para todo o pais muitas vezes vou para as serras e vilas em caminhadas e em grupos e digo tlm é para esquecer pois rede é para o teto agora andamos mais com walkie talkieesses sim nao deixam ficar mal claro para distancias curtas 10km no máximo mas assim todo a gente e os grupos nao ficam sem comunicações poriço primeiro 3g em todo pais o vicio do português quer estar a frente e esquece as bases

  31. Hugo says:

    Espetaculo… 4G… 5G… 20Gbps… e depois temos pacotes de internet de 200Mb… adianta-nos de muito essa velocidade… para estourarmos com os limites de trafego em alguns segundos e depois termos de pagar couro e cabelos por uns míseros MBs extra…
    Se melhorassem as mas é as infraestruturas existente e oferecem pacotes de internet decentes é que faziam bem…

  32. Asdrubal says:

    56kbps, que na verdade não passava dos 36kbps = Cerca de 20 minutos para sacar um .mp3 de 3 MBytes.

  33. ricardo costa says:

    Boas….eu na minha aldeia (zona do Sabugal) nem rede telemóvel existe…..internet pelo Meo nem a 1 mega,quando esta boa…..

  34. Vasco says:

    Deixem lá os G, temos falta é de GB!!

  35. Jose Vasco says:

    Como já aqui disseram, para quê publicitarem tecnologias 3G, 4G ou mais, quando a maioria das pessoas só tem 200 MB, de tráfego, por mês?

  36. Marco Ferreira says:

    Fico doido com a burrice e ignorância da maior parte das pessoas que comentou este assunto…
    Mas chegaram a ler o artigo?
    Ou é mesmo falta de intelecto e Bom Senso !?
    Podem relatar factos verdadeiros, mas utilizam-nos em justificações de ideias descontextualizadas. Malta portugal nada tem haver com o que se falou.. Eu, amante da tecnologia, fico extremamente contente por ja se terem iniciado estes projetos que tanto nos permitiram realizar num futuro tão próximo.
    Estão a Criticar o quê ? o trabalho da equipa de engenheiros que está a desenvolver todo o projeto? é que se o problema é nosso então deveríamos partir por aí… mas como? a criticar ? o que ganhamos com isso? se calhar há motivos (que eu sinceramente desconheço), mas e vocés? sabem quais são? se tanto vos aborrece porque não se indagam sobre isso aqui? certamente alguém conseguirá dar uma luzes dos diversos motivos associados a este atraso tecnológico que se evidencia em certas zonas de portugal! que forma de pensar tão retardada…
    ter tanto gosto em criticar assuntos pelos quais nenhum interesse de os conhecer existiu.
    Pelo o pouquíssimo que sei, existem normais formalmente extrínseco das companhias, ou seja normas da anacom a respeito dos limites de tráfego, e (não tenho a certeza) mas deve-se ao facto de evitar sobrecarga das infraestruturas .. ou algo assim, certamente alguém aqui saberá melhor que eu 🙂 eu por exemplo utilizo o serviço de Internet móvel da Vodafone com um modem 3g/4g onde tenho um limite de 100 GB de Tráfego (pacote empresarial), ultrapassando a velocidade é reduzida aos tais 125Kb/s. NO ENTANTO a Vodafone não permite qualquer tipo de extensão ou aditivo, simplesmente não esta legalmente autorizada a isso pela anacom (na verdade era de todo o interesse para eles fazer mais um trocos, mas simplesmente não podem!).
    Quanto a não haver coberturas em certas zonas, quantos de vós se perguntaram se a Coreia do Sul nao tem o mesmo problema (não sei se sim, ou se não)? e mesmo que tenha, mais uma vez conhecem alguns dos motivos ? se calhar talvez devessem começar por ai..
    P.S.: Eu nao trabalho para a vodafone ou outra empresa de comunicaçoes, eu sou apenas um jovem com vergonha de viver num pais com tantas pessoas deste tipo…

  37. Fernando says:

    Vocês se queixam aqui no Brasil ainda é pior 3g é miragem dizem que tem 4g mas não se vê e mesmo em são Paulo no centro da cidade muitas vezes nem se consegue fazer uma ligação nem a rede aparece.

  38. Luis Tavares says:

    Deixem lá isso… o que importa é investir nuns ajustes directos no SIRESP… é só para os amigos.
    Foi fazer a 1ª adjudicação, comprovadamente um bom negócio para o estado e para os (alguns) portugueses, que agora ainda conseguem sem concurso gastar ” à grande e à francesa”…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.