Quantcast
PplWare Mobile

União Europeia e Coreia do Sul vão trabalhar no 5G

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Manuel Campos says:

    Eh pá,isto é que era !! Então é que a pirataria atingia níveis nunca antes vistos !! Se der para sacar um filme em HD em apenas 6 segundos isso vai ser brutal !! Mas estamos a falar de tecnologia para o sector dos telemóveis/smartphones,não é ?? Não se apropria ao sector dos PC’s normais,pois não ?? É para as redes móveis ?? Só ?? 🙁

    • int3 says:

      Eu apanho 120-140 mbps e nem filmes saco com isso. lol. não é por causa das velocidades que a “pirataria” vai/irá aumentar.

    • João Reis says:

      Compras um aparelho router para meteres o cartão, e fica fixo. A NOS e Vodafone tem serviços de internet fixa por tecnologia 4G Móvel. Simplesmente o aparelho fica dentro de casa semrpe a funcionar.

    • ACS says:

      com limites de 1gb de trafego? Não sei se sabes mas a internet móvel em portugal em muitos casos ainda esta no século passado.

      • int3 - second mail says:

        é igual em todo o sítio. se há 4G em portugal há 4G. Não venhas com tretas. Os padrões e tecnologias são iguais em todos os países. Excepto algumas frequências.

    • ACS says:

      E não esquecer que para conseguir sacar um filme HD em 6 segundos precisas de de um servidor que debite isso para ti e mais uns quantos utilizadores. Em p2p com o limite de upload também não vai ajudar muito. Isto são velocidades teoricamente possíveis de chegar.

  2. kutor says:

    Download de Filmes em alta definição em apenas 6 segundos!

    … e 1Gb de limites estoirado em menos keke 🙂

  3. João Reis says:

    Infelizmente o problema não está tanto na limitação do 4G actual, o grande problema é alimentar as antenas que fornecem o sinal.

    Actualmente o 4G é um sucesso em Portugal mas bastou a Optimus e a ZON terem se fundido, resulta que as antenas que fornecem os dados estão sobrecarregadas, principalmente à noite, de todos a tentarem sacar das mesmas.

    O problema aqui nem é as antenas aguentarem, é mais, terem suminho para emitirem para cada utilizador.

    • int3 says:

      é por isso que digo que a rede móvel 2,3,4,5 G vai ser e é um fail. Para teres uma noção, na região do porto quantas antenas existem para o grande porto? 4? 5? Quantos vivem no porto? 250mil? ou mais? Mais outras regoes à volta como o meu caso só apanho 1 antena que fica a uns 20km. Tive kanguru e eu provei que isto é o maior fraude de sempre.
      Imagina 250mil * (vamos por 30mbps) = 7.15Tbps. Agora passamos às antenas. 4G o bitrate máximo é de: 400Mbps (já estou a por mais). Quantas antenas eram precisos , ou neste caso CELLS para aguentar tudo? Numero de celulas:18 743. Quantas cells de 4G e users aguenta por cada antena? Vamos ver, supostamente é preciso macrocells para aguentar distancias grandes como é o meu caso 20km é preciso macrocells. Supomos que aguenta 10 ligações 4G. Cada antena tem vamos ver 25 macro cells. Então: 1874 macrocells need / 25 macrocells (por antena)= 750 Antenas. Agora, 10 ligações por cada cell, isto fica: 75 antenas. Agora imaginem. 75 antenas para 250mil pessoas. O que é pouco!. Ninguém vai fazer 75 antenas. O serviço vai estar entupido com umas 10 que nem todas suportam o serviço LTE (aka 4G).

      Ou seja, concluindo rede móvel não presta.

      • João Reis says:

        A rede móvel presta, mas ainda tem de colocar a fibra a chegar a todas as antenas, não falo nas das cidade, falo nas da aldeia.

        Tens toda a razão, esses cálculos são os que eu fiz, e pelos vistos pouca gente os faz.

        O ideal será ter-mos a nivel geral 100 Mbits estáveis, 50 Mbits estáveis para todos nas aldeias era uma festa. Mas é dificil alimentar as antenas de aldeia, tem de ter fibra e são sítios em que a fibra não chega.

        • int3 says:

          Por não falar nos custos energéticos, a quantidade de kWh que gastar a transmitir em frequências altas para longe. Maior frequência maior vai ser a energia que precisa para propagar.
          Por não falar dos equipamentos de RF e taxas que as operadoras tem que pagar à anacom.

      • yates says:

        Não entendo nas tuas contas falares de 4 a 5 antenas na zona do Porto. Estas por acaso falar de antenas da rede movel?? É que esse numero não faz sentido

        • int3 says:

          Sim, antenas de rede móvel, que antenas poderia falar num assunto sobre redes móveis? De radiodifusão? …

          • yates says:

            Se estamos a falar mesmo de antenas moveis, 4 ou 5 na zona do Porto, eu gostava de saber onde arranjaste este numero porque é muito descabido.Pelo menos comparado com o numero em Lisboa…

          • int3 says:

            Antigamente o meu hobbie era o radio amadorismo. Imagina onde eu andava: tudo que era montes e antenas eu sabia. Antenas que suportam 4G deve ser umas 3 ou 4. O resto é as ditas “normais” que deve ter uma ligação de FO de 2*10Gbps para as centrais dos ISP.

            Mas gostava de consultar o numero novamente para este ano, porque o que sei já foi há uns anitos atrás.

          • yates says:

            Para veres o numero de antenas no Porto. Mesmo não sendo um registo oficial de certeza que passa o teu numero de 4 antenas

          • int3 says:

            “We are still working on 4G tower locations! At the moment we can only show 3G”
            Lol.

  4. André M says:

    E resolver o problema da PUR? Não?
    Se com 4G já é ridículo nem quero imaginar com 5G…

    • Invision says:

      mesmo, é ridiculo andarem a por estas velocidades e depois chegar aos 15gb e ficar preso a 128kbps…lol. Mas ya, para ver o email e navegar nos sites deve dar bue jeito ter net a 1 gbps ou la o que é…

  5. raz0r24 says:

    “Foi em Janeiro de 2014 que informámos aqui que a Coreia do Sul estava já empenhada em desenvolver a rede móvel da próxima geração.

    Passado mais de um ano, o governo sul coreano…”

    Queriam dizer 2013, certo?

  6. DASSE says:

    Mais uma patente para a samsung, o que vale é que pelo menos não à trollismo com isto.

  7. Ter 4G a funcionar já era bem porreiro.
    Última vez que fui de férias a Portugal, meti um plano 4G no tele e nos 10 dias que por lá andei, nem um vislumbre do 4G eu tive.
    Mas pronto, venha lá o 5, o 6 e o 7G.

    • João Reis says:

      Que telefone tens? O teu telefone muito provavelmente não capta as 3 frequencias 4G que usamos em PT.

      Provavelmente só captas 1 das 3 frequencias. Prrocura la nas specs do teu telefone, tens de captar os 800, 1800 e 2600, que são as que operam em PT. Se calhar o teu so faz os 1800, e por isso pouco apanhas disso fora das cidades, esquece. Se não captares os 800, fora das cidades nao vais ter 4G.

  8. Ruben says:

    @Miguel Ribeiro, por tu não teres conseguido ter acesso ao 4G, não quer dizer que a tecnologia não vá evoluindo…
    Quanto à noticia, julgo que é a natural evolução, simplesmente as tecnologias não tem sido tão bem implementadas como seria de esperar (não existe uma infraestrutura móvel que aguente estes niveis de trafego). Mas é preferivel existir tecnologias que possam ser implementadas, do que existir a infraestrutura, e não existir tecnologia para tirar partido.

  9. ricardo says:

    Nao sei, mas actualmente a vodafone por exemplo dá so 200mb de net e a uma velocidade miseravel. 5G e 200mb de trafego é top :p

    Acho que a pirataria nao aumenta, mas aumenta o trafego em chamadas via net e streaming em HD

  10. João Silva says:

    5G, tenho um smartphome na zona de braga nunca apanhei 4G vodafone, em casa net a 4 mb que o tal filme demora 3 horas, acho que em vez de se preocuparem em aumnetar as velocidades poderiam unificar as que ja estao disponiveis

    • João Reis says:

      Mas tens 4G, não é com esse telefone, qual o telefone que tens? Se nao apanhar as frequencias que usam em PT não te vai adiantar.

      Ja tens boas alternativas, em casa metes Vodafone 3G com um bom router e tens velociaddes acima dos 10 Mbits facilmente, mesmo em 3G. Com sorte até 4G tens ai, mas provavelmente só da NOS que tem melhor cobertura, embora piores velocidades em horas de ponta

  11. Nuno Silva says:

    Eu nem 3G nos subúrbios, aliás nem 2G quase, simplesmente ridiculo.
    Já tive um smartphone 4G e posso dizer que nunca ultrapassei os 12 mb em Lisboa.
    Mas gostava de ver 5G implementada cá 🙂

  12. Pedro Cavaleiro says:

    Eu nao tenho 4G nem 3G e a minha net fixa nao chega a 2Mb/s
    E agr querem meter 5G? E mais uma que nao vai funcionar por isso….

  13. Mario Junior says:

    País de 1° mundo é outra coisa.

  14. JoaoMota says:

    Muita gente reclama da velocidade na net etc, mas temos de ter em consideração que depende de muitas coisas, desde os equipamentos que temos a quem nos fornece a internet e mesmo o sitio que estamos …
    Eu posso dizer que em casa tenho uma net de 100 Mbs e consigo fazer downloads a 12/14MB e de upload tenho 20Mbs e faço a cerca de 2/2,5MB , por isso se estou mal servido? NÃO! Estou bem servido, pois ser fizermos contas 100 a dividir por 8 igual a 12,5 e as vezes tenho mais do que isso e falo sacar torrents!
    No meu telemóvel que é um S4 já atingi velocidades de 60Mbs coma rede no máximo
    agora com rede supostamente “baixinha” consigo esta velocidade https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xfp1/t1.0-9/1920090_606310669439766_2063654267_n.jpg
    Bem vejamos com aquela velocidade consigo fazer downloads a 5MB e upload a 3,5MB !
    E posso dizer que é muito raro eu ir a qualquer sitio e não apanhar 4G por isso antes de reclamarem da internet vejam se têm equipamentos para tal

    • int3 says:

      Meu amigo, estou a 10km da central ou mais, numa aldeia pequena em que só passa a zon (excepto em alguns sítios) e tenho sempre bom sinal. zon 100mb tenho 120-140 mbps download. O upload é sempre fixo nos 8 conforme o contrato. Aqui estamos a falar de 4G. Como eu expliquei em cima nos comentários, a nível físico, é ineficiente. É super caro, e a nível de telecomunicações por radio frequência,+frequência=>-Distancia.

  15. João Pereira says:

    Tudo muito bonito.
    Mas em Portugal a fibra ainda não chega a todas as casas, ou até mesmo ADSL, até fiquei de boca aberta quando li num forum que nem ADSL tinha disponível na zona onde ele morava, vem estes com o 5G. Aqui, na minha zona, queria mudar para Vodafone ADSL e nem isso posso, mesmo tento Sapo ADSL parece que a vodafone não usa as linhas da PT (compreendo perfeitamente), e para mudar para merda igual, é melhor deixar estar como está…

    • int3 says:

      Ainda se usa ADSL? 😮

      • JoaoMota says:

        Apesar de manutenção e da instalação da ADSL ser mais cara sim ainda se usa em muito lado, pois existem várias zonas que o dinheiro que é gasto a se por fibra não iria compensar e eles não iriam ter lucro com isso ou então para terem lucro iriam ter de fazer contratos mais altos de mais duração o que acho que ninguém quer.
        Mas um lado é compreensível que eles não queiram por fibra em aldeias/vilas só com “meia-dúzia” de pessoas pois nem todos iriam aderir a isso e então eles deixam ficar o ADSL pois é mais prático …

      • yates says:

        Sim, como a RDIS ainda esta operacional. O sistema está montado vai ficar ate ficar completamente inoperacional

  16. nothing to says:

    Engraçado isto, com os tarifários ridículos que há em PT em termos de tráfego móvel para que raio serve o 4G, agora pensem no 5G lool, wow sacar um filme em HD em 6 segundos e ficar sem tráfego em 2 segundos… Vejam os exemplos de lá fora de como deviam ser, uma pessoa vai a uma loja de uma operadora sem dinheiro no bolso e traz um smartphone da ultima geração , chamadas/SMS/mms ilimitadas, 3 ou 4 horas gratuitas para o estrangeiro, 30!!! GB de tráfego nacional e ainda 200 roaming por 50€ mês/ 2 anos ou 75€ por 1 ano.
    Em Portugal para ter apenas o tráfego pagavam bem mais se fosse preciso e ainda tinham de pagar o telemóvel a parte, e atenção que estou a falar tarifários para telemóvel e não em pens de net banda larga..

  17. Diogo Miranda says:

    5G, sacar filmes em HD em 6s, loool
    Eu na minha casa nem 3G apanho!

  18. dajosova says:

    Quanto julgava saber já há alguns anos a 5G iria unificar telecomunicações wired e wireless!¿¡?

    Sou eu que estou enganado quanto ao conceito base?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.