Portugal: Vodafone experimenta 5G e atinge os 20 Gbps


Destaques PPLWARE

31 Respostas

  1. Rui says:

    O 4G já foi um avanço e consegue-se velocidades acima dos 100 Mbps…

    Com pacotes de tarifários de 1GB a 4 GB (caros) que serve o 5G….

  2. Pois says:

    Assim consegue-se esgotar o plano de internet, literalmente, em 5 segundos.

    Temos ligações modernas com tarifários da idade da pedra.

    • André says:

      Se tiveres um pacote de 5GB bastam 2 segundos!
      20 Gbps = 2,56 GBps

    • CV says:

      A taxação de dados é efetuada pela quantidade de dados transferidos e não pela velocidade a que são transferidos. P. ex.: se descarregar um ficheiro de 5MB o consumo é igual na rede 2G/3G/4G ou 5G , a única diferença é a velocidade a que faz a descarga.

      • Louro says:

        O que ele quer dizer é que esgotas o teu plano em X segundos..

        Pegando no exemplo do André.

        Transferir um ficheiro de 5Gb.

        Ligacao a 20Gbs demoras cerca de 2 segundos.
        Ligacao a 1Gb demoras cerca de 40 segundos.

        Os dados transferidos sao os mesmos o tempo que o demoras a fazer é que é diferente fazendo com que esgotes o plano mais rapidamente.

  3. Maxrunner says:

    E telefones para isto, já há?

    • jonas says:

      Esa bateu forte LOL Para que queres um telefone com 5G?
      5G vai ser um suporte da fibra optica, tal como é agora o 4G. So que sem sucesso.
      O telefone serve para fazer chamadas e ir ao face, nada mais lol

    • Filipe F. says:

      S8, S8+ e Note8 com GigaLTE

    • Alessandro says:

      “As subscrições 5G vão estar disponíveis comercialmente a partir de 2020, altura em que aparecerão certamente novos serviços, projetos e novas oportunidade de negócio.” Ora se ainda não começou a ser comercializado lógico que não há necessidade de haver telemóveis para tal (a não ser, se houver, para testes claro).

    • Craig oh oh oh says:

      Maxrunner, o 5G só vai começar a ser implementado em 2018 e estará pronto para entrar em pleno serviço no inicio de 2020, empresas como a Qualcomm, Huawei e Nokia entre outras, já estão a desenvolver hardware para funcionarem com o famoso 5G…
      …claro que perguntas ignorantes tais como ” para que serve um telefone 5G?” Ou “Os planos de dados vão esgotar muito mais rápido?” Para estas perguntas a resposta é muito simples!!
      O 5G não é desenvolvido necessariamente só para aumentar a performance de conexão dos Smartphones, o 5G foi concebido a pensar nas conexões futuras com veículos autónomos, casas inteligentes entre outros, é natural que muita gente não tem noção do que são conexões RF Wireless e quando falamos numa conexão móvel de 20 Gbs, pensamos em algo de outro mundo e perfeitamente desnecessário…
      Telefones para isto há?
      Ainda não mas tudo leva a querer que vamos ver o Qualcomm Snapdragon 845 como primeiro processador 5G a equipar o primeiro Smartphone… Só resta esperar e ver o que vai ser lançado a partir do início de 2018

  4. Victor F. says:

    Isto é tudo muito bonito mas… o 5G vai ser para quem e para o quê?
    Navegação normal chega perfeitamente o 3.5G, para uns videos e download o 4G mas moderado devido ao plafond (30GB ou 100GB), o 5G é para inglês ver

    • Alessandro says:

      “Os testes comprovaram também a redução de latência ou tempo de resposta do sistema rádio 5G, que vai ser um facilitador para comunicações críticas em tempo real, fiáveis e de elevado débito, tais como veículos inteligentes ou autónomos, ou operação remota de robótica.” Por aqui se percebe que, uma vez que só a partir de 2020, que é quando esta tecnologia começa a estar disponível, é que vamos ter necessidade de mais velocidade e fiabilidade nas redes (nomeadamente por causa dos sistemas inteligentes que cada vez mais proliferam e cada vez mais com mais existências) não para a data atual…

  5. Flávio Ferreira says:

    OffTopic: Alguém com Windows recebeu o email com a parceria do Grove Music e o Spotify. O fim do fluxo do grove e compra de musica?

  6. Helder Vaz says:

    Já estou a tratar disso..

  7. Costa says:

    Existe sítios em Portugal nem rede de telemóvel tem principalmente no interior….para que serve ter 5G nas grandes cidades onde existe fibra optica i HI-FI….deviam era melhorar a rede que já existe para maior cobertura nacional…

    • Pedro says:

      Há sítios onde até o 2G é difícil captar. Neste aspeto a melhorzita das 3 operadoras mais conhecidas até é a MEO. NOS e Vodafone são uma lástima fora dos centros urbanos ou fora das auto-estradas.

  8. Mário Dares says:

    por acaso é mesmo o que eu estava a precisar, 20gbps para ir ao Facebook

  9. Pedro IV says:

    Isto só é possivel na Vodafone,visto tanto a Nos como a Meo terem redes da idade da pedra,obsoletas,e nem 4G ainda têm.Sendo que a Nos não tem cobertura nos Açores e só cobre 32% do país em 8pseudo) 4G!!!!!!E,nem um -1 metro de cabo de fibra óptica ainda têm instalado!!!!

    • Luís Dias says:

      Tens fibra ótica da NOS nos Açores.. informa-te bem antes de falares.

      • Pedro IV says:

        Nos Açores não há rede de fibra nem redes moveis da Nos,a Nos só opera via satélite para televisão. Estive a trabalhar na Base das Lajes durante alguns meses há pouco tempo,e tive que viajar por todas as ilhas,e fui obrigado a comprar um smartphone desbloqueado e comprar um cartão sim 4G da Vodafone,pois esta operadora é que tem melhor rede!

  10. tko says:

    PPfff isso é o mesmo que perguntar o que a TDT nos veio trazer de bom ?
    melhor qualidade de imagem na televisao? sim, mas não só….
    Após o Dividendo Digital, a utilização dos canais 61 a 69 do espectro de frequências, passou a ser para transmissão 4G.
    o 5G vai libertar as transmissoes 4G aumentando as velocidades e alcance para esses utilizadores.

  11. Pedro Pinho says:

    No tempo do Marquês de Pombal também se questionavam para que eram aquelas avenidas tão largas

  12. Pedro says:

    Eu só queria o 3G com um limite de tráfego razoável. Essa noticia é uma treta como é uma treta o 4G em Portugal na generalidade. Até pode vir o 10G que nada muda ou muda muito pouco.

  13. Márcio says:

    De que é que adianta 5G se o 3G/4G têm coberturas miseráveis?
    Eles que tratem de melhorar a merda de cobertura que o serviço tem e de oferecer tarifários decentes aos utilizadores.

  14. Pedro IV says:

    Coberturas: Vodafone,89% em 4G;78% em 4G+,99,99% em GSM-Hspa+
    Meo-54% em 4G e 89,07 em Gsm-Hsdpa
    Nos-43% em 4G e 78% em Gsm-Hsdpa,nos Açores não tem rede em nenhuma ilha.Na Madeira só
    existe rede 3,75 G no Funchal e 3G na zona do aeroporto não existe rede 4G.

  15. Joao ptt says:

    O estado poderia corrigir este problema da falta de cobertura integral de Portugal (incluindo ilhas) informando os operadores que tinham até (por exemplo) 1 de janeiro de 2021 para ter cobertura 5G integral no território (e não da população como eles gostam tanto de anunciar para poderem colocar grande parte do país de fora da zona de cobertura) ou perdiam a licença de operadores móveis e não poderiam voltar a ser durante um prazo mínimo de 10 anos (incluindo qualquer outra empresa com os mesmos gestores e/ accionistas principais ou com terceiros que recebessem dinheiros dos actuais para actuar no lugar deles)… e mesmo então só poderiam começar a operar depois de ter cobertura integral de todo o território físico com a tecnologia que na altura fosse considerada a mais adequada.

    Iríamos ver se os operadores colocavam cobertura em 100% do território… ou preferiam fechar o negócio deles.

    O ideal é que simplesmente desistissem ou tentassem falsificar a suposta cobertura como de costume, fossem todos apanhados e todos proibidos de exercer mais actividade no país durante pelo menos 10 anos, e fosse o próprio estado a montar toda a rede 5G ou superior para cobrir 100% do território… e depois abria a rede a operadores virtuais para a parte comercial e utilizadores privados e o estado teria a sua rede de comunicações a sério para substituir o SIRESP e os outros operadores comerciais de redes móveis que utilizam, pago pelos contribuintes e utilizadores privados (através das empresas móveis virtuais). A vantagem do estado é que ao contrário dos privados, pode ser pressionado politicamente e entre governos do PS e PSD lá acabaria o país por ficar com cobertura integral em todo o lado e pronto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.