Portugal: Vodafone experimenta 5G e atinge os 20 Gbps


Destaques PPLWARE

30 Respostas

  1. Rui says:

    O 4G já foi um avanço e consegue-se velocidades acima dos 100 Mbps…

    Com pacotes de tarifários de 1GB a 4 GB (caros) que serve o 5G….

  2. Pois says:

    Assim consegue-se esgotar o plano de internet, literalmente, em 5 segundos.

    Temos ligações modernas com tarifários da idade da pedra.

    • André says:

      Se tiveres um pacote de 5GB bastam 2 segundos!
      20 Gbps = 2,56 GBps

    • CV says:

      A taxação de dados é efetuada pela quantidade de dados transferidos e não pela velocidade a que são transferidos. P. ex.: se descarregar um ficheiro de 5MB o consumo é igual na rede 2G/3G/4G ou 5G , a única diferença é a velocidade a que faz a descarga.

      • Louro says:

        O que ele quer dizer é que esgotas o teu plano em X segundos..

        Pegando no exemplo do André.

        Transferir um ficheiro de 5Gb.

        Ligacao a 20Gbs demoras cerca de 2 segundos.
        Ligacao a 1Gb demoras cerca de 40 segundos.

        Os dados transferidos sao os mesmos o tempo que o demoras a fazer é que é diferente fazendo com que esgotes o plano mais rapidamente.

  3. Maxrunner says:

    E telefones para isto, já há?

    • jonas says:

      Esa bateu forte LOL Para que queres um telefone com 5G?
      5G vai ser um suporte da fibra optica, tal como é agora o 4G. So que sem sucesso.
      O telefone serve para fazer chamadas e ir ao face, nada mais lol

    • Filipe F. says:

      S8, S8+ e Note8 com GigaLTE

    • Alessandro says:

      “As subscrições 5G vão estar disponíveis comercialmente a partir de 2020, altura em que aparecerão certamente novos serviços, projetos e novas oportunidade de negócio.” Ora se ainda não começou a ser comercializado lógico que não há necessidade de haver telemóveis para tal (a não ser, se houver, para testes claro).

    • Craig oh oh oh says:

      Maxrunner, o 5G só vai começar a ser implementado em 2018 e estará pronto para entrar em pleno serviço no inicio de 2020, empresas como a Qualcomm, Huawei e Nokia entre outras, já estão a desenvolver hardware para funcionarem com o famoso 5G…
      …claro que perguntas ignorantes tais como ” para que serve um telefone 5G?” Ou “Os planos de dados vão esgotar muito mais rápido?” Para estas perguntas a resposta é muito simples!!
      O 5G não é desenvolvido necessariamente só para aumentar a performance de conexão dos Smartphones, o 5G foi concebido a pensar nas conexões futuras com veículos autónomos, casas inteligentes entre outros, é natural que muita gente não tem noção do que são conexões RF Wireless e quando falamos numa conexão móvel de 20 Gbs, pensamos em algo de outro mundo e perfeitamente desnecessário…
      Telefones para isto há?
      Ainda não mas tudo leva a querer que vamos ver o Qualcomm Snapdragon 845 como primeiro processador 5G a equipar o primeiro Smartphone… Só resta esperar e ver o que vai ser lançado a partir do início de 2018

  4. Victor F. says:

    Isto é tudo muito bonito mas… o 5G vai ser para quem e para o quê?
    Navegação normal chega perfeitamente o 3.5G, para uns videos e download o 4G mas moderado devido ao plafond (30GB ou 100GB), o 5G é para inglês ver

    • Alessandro says:

      “Os testes comprovaram também a redução de latência ou tempo de resposta do sistema rádio 5G, que vai ser um facilitador para comunicações críticas em tempo real, fiáveis e de elevado débito, tais como veículos inteligentes ou autónomos, ou operação remota de robótica.” Por aqui se percebe que, uma vez que só a partir de 2020, que é quando esta tecnologia começa a estar disponível, é que vamos ter necessidade de mais velocidade e fiabilidade nas redes (nomeadamente por causa dos sistemas inteligentes que cada vez mais proliferam e cada vez mais com mais existências) não para a data atual…

  5. Flávio Ferreira says:

    OffTopic: Alguém com Windows recebeu o email com a parceria do Grove Music e o Spotify. O fim do fluxo do grove e compra de musica?

  6. Helder Vaz says:

    Já estou a tratar disso..

  7. Costa says:

    Existe sítios em Portugal nem rede de telemóvel tem principalmente no interior….para que serve ter 5G nas grandes cidades onde existe fibra optica i HI-FI….deviam era melhorar a rede que já existe para maior cobertura nacional…

    • Pedro says:

      Há sítios onde até o 2G é difícil captar. Neste aspeto a melhorzita das 3 operadoras mais conhecidas até é a MEO. NOS e Vodafone são uma lástima fora dos centros urbanos ou fora das auto-estradas.

  8. Mário Dares says:

    por acaso é mesmo o que eu estava a precisar, 20gbps para ir ao Facebook

  9. Pedro IV says:

    Isto só é possivel na Vodafone,visto tanto a Nos como a Meo terem redes da idade da pedra,obsoletas,e nem 4G ainda têm.Sendo que a Nos não tem cobertura nos Açores e só cobre 32% do país em 8pseudo) 4G!!!!!!E,nem um -1 metro de cabo de fibra óptica ainda têm instalado!!!!

    • Luís Dias says:

      Tens fibra ótica da NOS nos Açores.. informa-te bem antes de falares.

      • Pedro IV says:

        Nos Açores não há rede de fibra nem redes moveis da Nos,a Nos só opera via satélite para televisão. Estive a trabalhar na Base das Lajes durante alguns meses há pouco tempo,e tive que viajar por todas as ilhas,e fui obrigado a comprar um smartphone desbloqueado e comprar um cartão sim 4G da Vodafone,pois esta operadora é que tem melhor rede!

  10. tko says:

    PPfff isso é o mesmo que perguntar o que a TDT nos veio trazer de bom ?
    melhor qualidade de imagem na televisao? sim, mas não só….
    Após o Dividendo Digital, a utilização dos canais 61 a 69 do espectro de frequências, passou a ser para transmissão 4G.
    o 5G vai libertar as transmissoes 4G aumentando as velocidades e alcance para esses utilizadores.

  11. Pedro Pinho says:

    No tempo do Marquês de Pombal também se questionavam para que eram aquelas avenidas tão largas

  12. Pedro says:

    Eu só queria o 3G com um limite de tráfego razoável. Essa noticia é uma treta como é uma treta o 4G em Portugal na generalidade. Até pode vir o 10G que nada muda ou muda muito pouco.

  13. Márcio says:

    De que é que adianta 5G se o 3G/4G têm coberturas miseráveis?
    Eles que tratem de melhorar a merda de cobertura que o serviço tem e de oferecer tarifários decentes aos utilizadores.

  14. Pedro IV says:

    Coberturas: Vodafone,89% em 4G;78% em 4G+,99,99% em GSM-Hspa+
    Meo-54% em 4G e 89,07 em Gsm-Hsdpa
    Nos-43% em 4G e 78% em Gsm-Hsdpa,nos Açores não tem rede em nenhuma ilha.Na Madeira só
    existe rede 3,75 G no Funchal e 3G na zona do aeroporto não existe rede 4G.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.