TOP 5 – Carros Eléctricos que marcaram o Ano de 2016
Este ano, que agora termina, viu o segmento automóvel considerar definitivamente a energia eléctrica como o futuro desta indústria. As marcas tradicionais começaram mesmo a mostrar os seus protótipos e conceitos para lançar no mercado carros eléctricos.
A Tesla lidera, sem dúvida, essa missão de retirar os combustíveis fósseis das vias de circulação. Mas há outras que também se destacaram. Vamos conhecer os 5 carros eléctricos que nos marcaram em 2016.
Esta nossa escolha tem por base o buzz que cada marca conseguiu criar no mercado. Contudo, poderá, como sempre, não ser a escolha de cada um de vós e, como tal, sintam-se à vontade para deixar o veículo ou o top que entendem ser da vossa preferência.
As escolhas gravitam no mercado onde existe efectivamente o produto à venda e no mercado dos concepts mais desenvolvidos.
1 - Tesla Model S P100D
O Model S P100D utiliza as tecnologias mais recentes em baterias para veículos cem por cento eléctricos. A bateria de 100 kWh permite-lhe oferecer ao condutor uma autonomia de 572 km a uma velocidade média de 100 km/h e com uma temperatura de 20ºC, isto com uma só carga (dados retirados da página oficial). Se considerarmos os dados estatísticos da NEDC, este modelo consegue uma autonomia de 613 km, sendo o primeiro veículo eléctrico a dobrar a barreira dos 600 km.
Características:
Bateria: 100 kWh
Autonomia: 613 Km (NEDC)
Velocidade dos 0 aos 100 Km/h: 2,7 segundos
Preço: 154 mil euros
2 - Rimac Concept One
A Rimac, uma fabricante automóvel croata, é um dos casos que promete um super carro eléctrico, poderoso e desportivo... sem esquecer o luxo. Quando o conceito e o protótipo foi lançado para o mercado, o Rimac Concept One foi considerado um dos carros eléctricos mais rápidos do mundo.
Este modelo de super carro eléctrico tem 1088 cavalos, atinge os 355 km/h de velocidade máxima e necessita de apenas 2,6 segundos para ir dos 0 aos 100 Km/h. Este modelo possui ainda um binário de 1600 Nm disponíveis totalmente no arranque.
Características:
Bateria: 82 kWh
Autonomia: 330 Km
Velocidade dos 0 aos 100 Km/h: 2,6 segundos
Preço: 740 mil euros
3 - Lucid Air
O Lucid é um veículo com linhas elegantes, baseado nos conceitos modernos de condução e usabilidade dentro do habitáculo. O sistema de propulsão reparte a força por dois motores, um no eixo traseiro e outro no frontal e, combinado, tem a capacidade de produzir uma potência de 1000 cv. Estes números levam-nos a imaginar prestações absolutamente estonteantes. Este bólide consegue ir dos 0 aos 100 em apenas 2,5 segundos.
Características:
Bateria: 130 kWh
Autonomia: 644 Km
Velocidade dos 0 aos 100 Km/h: 2,5 segundos
Preço: 100 mil euros
4 - Porsche Mission E
A mítica marca de super carros, a Porsche, não podia deixar de se incluir no leque dos fabricantes que estão já a trabalhar no segmento dos carros eléctricos. Com um veículo ainda em formato conceito, mas um protótipo usável, a empresa apresentou o Porsche Mission E. Este estudo de concepção é, agora, a linha mestra que guiará a empresa alemã no futuro mercado dos eléctricos desportivos.
O Porsche Mission E tem um design que traz a herança do mítico 911, mas com todo o poder da criatividade futurista. A empresa equipou-o com um motor de 440 kWh que o leva dos 0 aos 100 Km em 3,5 segundos e a uma velocidade máxima de 250 km/h. O seu motor debita mais de 600 cavalos. A empresa está a trabalhar num conceito de luxo, bólide desportivo e um ícone para a nova etapa da produção. O trunfo deste carro face ao que a concorrência tem apresentado, segundo os seus responsáveis, é a capacidade de em 15 minutos ter a bateria carregada em cerca de 80% da sua capacidade.
Características:
Bateria: 80 kWh
Autonomia: 500 Km
Velocidade dos 0 aos 100 Km/h: 3,5 segundos
Preço: Será revelado em 2017
5 - Mercedes Maybach 6
O Mercedes Maybach 6 destaca-se por ter vários motores eléctricos. No total este veículo tem quatro motores que garantem um rendimento conjunto de 750 cv. Isto significa que é possível levar esta máquina dos 0 aos 100 km/h em menos de 4 segundos!
A autonomia ronda os 500 quilómetros, sendo usadas baterias de 80 kWh de capacidade. Ao nível dos carregamentos há também inovação pois o Vision Mercedes-Maybach 6 pode ser recarregado em apenas cinco minutos. Neste tempo, é efectuado um carregamento até 350 kW, garantindo assim uma autonomia para viajar cerca de 100 Kms.
Características:
Bateria: 80 kWh
Autonomia: 500 Km
Velocidade dos 0 aos 100 Km/h: 4 segundos
Preço: 280 mil euros
Opinião...
Há muitos carros a povoar as estradas por este mundo fora. Pese o facto do lobby do petróleo ainda ser muito forte, a verdade é que é irreversível o processo de erradicação dos motores a combustíveis fósseis das estradas. Os carros eléctricos vieram para ficar e cada uma destas marcas quer carimbar o segmento com conceitos próprios e atrair para si um consumidor que se sente pronto para o futuro.
Desde o versátil Tesla Model S ao deus grego Mercedes Maybach 6, o que notamos é que o software dedicado, combinado com sensores de movimentos, com câmaras de vídeo, informações das vias de circulação, uma base de dados sobre todos os aspectos que ladeiam o veículo, assim como a articulação de tecnologias actuais, permitem ao veículo ter laivos claros de autonomia, dispensando por completo a acção do condutor. Meus senhores, bem vindos ao futuro do mundo automóvel.
Este artigo tem mais de um ano
O Tesla está para receber (ou até já recebeu) uma atualização de software que o permite fazer 0-100 em 2,4 segundos. Assim fica ao nível de alguns carros desportivos de mais de um milhão de dólares.
E desde quando é que ir dos 0-100 significa ser mais rápido? Pode ter exelente aceleração e não ser tão rápido em velocidade de ponta.
Sim, porque tens estradas para andares a velocidades de ponta… Vais alugar um autódromo aos fds?
Vc se reparar no comentario de “alguem”, ele comparou o tesla a um carro desportivo, em momento algum se fala em carros para andar na avenida da liberdade.
2,4 segundos? No papel. E pneus para aguentar o arranque? LOL
Basta procurares vídeos sobre os Tesla S P100D e P90D. Irás perceber que essa questão nem se coloca…
Fica ao nível depende do ponto de vista…
Youtube
“What is the fastest 0-60 time possible”
By Engineering Explained
O problema destes carros é que poupam o ambiente, mas não poupam a carteira do dono!
🙂 pois não 😉
Poupam realmente o ambiente? Quanto tempo dura uma bateria? O que se provoca em poluição na construção de uma bateria? E qual o fim dado à bateria na troca da mesma??? Isto as marcas não anunciam… 😉
Certamente melhores que os automóveis hoje em dia, mas também poluem e bem!!
E o Chevrolet Volt? Que vai ser introduzido na europa pela Opel como o Ampera e. Tem + de 400km de autonomia e um preço “pagável” pela classe média?
Correção: Chevrolet Bolt.
Nestes artigos da treta nunca entram carros económicos , acessíveis ou funcionais .
Mantêm-se a mentalidade que coloca o ênfase na potencia e velocidade máxima em detrimento do factor económico / autonomia .
Para mim a lacuna continua na falta de um eléctrico , tipo SW , com uma velocidade máxima de 120 km/h ( ou pouco mais ) e uma autonomia ( real ) acima dos 500 km em autoestrada e com um preço dentro do normal .
Bem posso também dizer que este é um “comentário da treta” 😉 porque normalmente e tal como vemos nos Tesla, os segmentos têm sempre modelos que são os que introduzem os conceitos mais elementares, pese o facto do preço da inovação ser sempre alto. Se não fosse assim, tínhamos já carros eléctricos com autonomia acima dos 400 km há muitos anos e não é verdade. Não é verdade em termos de veículos e muito menos verdade em termos de veículos económicos como o Luís está a querer dizer. Pelo que como em tudo, há os que apenas são conceitos, modelos para um mercado, tendências tecnológicas e incentivo para o comércio.
Repare que o seu exemplo era de louvar, um veículo que até aos 120 km/h de velocidade média tivesse uma autonomia de 500 Km… mas onde vê isso? Não vê porque as baterias capazes de debitar tal potência e autonomia são muito caras, a tecnologia envolvente é caríssima e ainda não é possível tal conjunto em modelos “acessíveis”. Percebe?
E tem toda a razão em relação ao meu comentário foi mesmo um “comentário da treta” dado que nada acrescentou ao assunto. . Quando escrevi ” artigo da treta” não quis por em causa o que escreveu nem a veracidade do mesmo , apenas que considero que mais uma vez o ênfase é dado no sentido errado .
Em relação a existirem eléctricos puros de facto não temos , temos sim o Ampera ( com extensor de autonomia ) que se bem que não sendo eléctrico puro que em termos de espaço/conforto/segurança transmitida na condução é o que até hoje mais gostei de conduzir .
Foi pena a Renault ter descontinuado o Fluence Ze a autonomia na altura era reduzida …. mas não estava assim tão longe do Leaf ( versão de 2011 ) .
Quanto aos Zoe ,I3 e Leaf , dos 3 prefiro o ultimo ( o I3 não conduzi ) agrada-me o Leaf sendo que para o ter como opção precisa de chegar pelo menos aos 400 km ( reais ) em autoestrada e ter uma versão SW .
A questão do preço das baterias tem estado a ter uma evolução favorável e que certamente será muito maior se o caminho for o de as marcas ( Nissan ) abandonarem o fabrico de baterias sendo que ai o mercado se encarregue de as desenvolver e a economia de escala permita reduzir fortemente o preço das mesmas .
Resumindo apesar de “artigo da treta” venham mais que continuarão a ser lidos com toda a atenção .
Caro Luís, sem dúvida que o mercado tem essas ofertas e sem dúvida que embora tendo pouca autonomia são importantes para pressionar o desenvolvimento de mais e um custo menos e com mais capacidade… esse é o foco de 2017 (eu próprio só troco de carro para um eléctrico quando houver uma oferta que preencha esses requisitos, mas também só troco agora para eléctrico.)
Obrigado pelo seu contributo.
Fica como nota que por ex. na Alemanha, a partir de 2030 será proibida a venda de qualquer veículo novo com motor de combustão… Portanto é bom que os carros eléctricos baixem o preço até lá.. porque a continuar assim, só vai haver carros velhos!
Mas já há carros elétricos acessíveis.
Isso é verdade, mas para carros com autonomia inferior a 200Km (a autonomia que diz no papel não relevo para o caso). Imagine um emigrante fazer o percurso de carro para a Alemanha por estrada num carro eléctrico com 200km de autonomia, numa viagem de 2.000Km!!!!! Ou quem é do norte rumar ao Algarve……….
Acaba por ser um incentivo aos transportes públicos nessas longas viagens . Hoje em dia vêm cada vez menos de carro, tendo em conta o preço das alternativas, por exemplo avião.
Está muito enganado! Provavelmente vive no litoral, mas se lhe disser que existem literalmente dezenas ou centenas de empresas de transporte de emigrantes, com carrinhas/autocarros mais ou menos legais, acredita?
Veja os carros de matrícula estrangeira que entram e saiem do país! Fala de transportes públicos…. onde? Só tenho conhecimento em Lisboa, Porto e pouco mais, no país que fica para lá de 20km do litoral, se você não tiver um carro não consegue ir a lado nenhum, porque não há transportes públicos!!!!!!
Falou das viagens de baixo custo……. imagine uma família inteira e mesmo assim vai ver que não é assim tão barato, para além de não poder trazer roupa e outros tarecos pessoais para 1 mês numa low cost!
Os alemães ganham bem, podem pagar o preço dos Tesla.
Irá acontecer o mesmo em Portugal.. aliás à países nórdicos em que a proibição irá ser em 2025!
A acessibilidade depende da carteira de cada um.. para ti 40mil pode ser acessível, para mim 30mil e para outros 20mil ou 10mil..
O 4 ???? Aceleração tão rápida que nem se vê!
Acham mesmo que a Alemanha pode proibir carros a combustão e aquelas pessoas que tem clássicos o que vão fazer com eles deitar fora o mesmo a divisões desportivas como bmw m ou Mercedes amg que nao podem criar carros eléctricos porque quem gosta desses carros quem um carro que não e só rápidos dos 0-100 mas também que chegue aos 360 km ou mais porque os carros eléctricos tem que ser limitados de velocidade máxima senão a bateria não dura o que eles dissem.
ninguem disse que era proibido andar.. o objetivo é começar a extinguir os carros de combustão, começando por não os vender (as marcas), sendo que devem poder andar com eles à mesma…
Uma coisa é o Governo Alemão proibir a venda de carros a combustão novos em 2030! (sinalizam às empresas que têem de mudar de paradigma), outra coisa totalmente diferente é proibir os carros de combustão de circular (em lado nenhum diz que proíbem os carros de combustão de 2029, 2028….. de circular a partir de 2030). A lei é dirigida às empresas e têem 14 anos para resolver o problema!
Não me parece que sejam esses salvaguardando o testa mas sim o renault zoe 40 que até foi apresentado ao mundo em Portugal este mês com autonomia real 300km. O novo Opel ampera mas não vai ser comercializado este ano em Pt.
Os dados do Porche não podem estar correctos bateria 440 Kwh
Tesla
Tens razão. É de 80 kWh, os 440 kW são a potência debitada. Obrigado pelo reparo.
O problema é o mesmo para todos os eléctricos, a autonomia das baterias, e velocidade de carregamento, quem dominar a proxima geraçao de baterias, domina o mercado.
o vídeo do Lucid Air não funciona 🙁
Não a volta a dar, tal como nos telemóveis no início eram para os muito ricos, um luxo, hoje é banal e acessível a qualquer um, sendo Portugal um caso de estudo neste campo.
Até a pouco tempo atrás quem conhecia a Tesla ou Elon Musk? São tecnologias desroptivas que mudam as sociedades drasticamente, hoje ninguém imagina carroças a circular pelas cidades e daqui a uma meia dúzia de anos iremos pensar o mesmo dos carros a combustão e muito provavelmente lamentar que deveríamos ter feito está mudança mais cedo. 70% da poluição é causado pelos carros.
Bom Ano e que a mudança seja rápida.
Quer dizer, isso são carros só para ricos, andava eu aqui a ver se encontrava algum bom carro que custasse menos de 30.000 surf pós e nada….
“Há muitos carros a povoar as estradas por este mundo fora. Pese o facto do lobby do petróleo ainda ser muito forte, a verdade é que é irreversível o processo de erradicação dos motores a combustíveis fósseis das estradas.”, vai sonhando, e repetindo isso que pode ser que alguém acredite.
ERRADICAR…nem sei que te diga.
Este BLOG tem uns articulistas, que sao uns deslumbrados, eu também gosto e adoro TECNOLOGIA, mas entre o que existe e o que a GENERALIDADE dos mortais podem ter vai um MUNDO de distancia.
Nao seria melhor ponderarem na realidade socio-economica , antes de sugerirem, SEMPRE os artigos tecnologicos TOPO (isto no preço, nao tanto em desempenho) ?
Acabei de ler neste blog um artigo “Escolhas Pplware 2016”, e confirma o que acabo de escrever.
Pois voltando ao tema automóveis, actualmente o supra sumo, sao os FORMULA 1, e nao estou a ver que existam tantos assim a “povoar as estradas por este mundo fora”, EXISTIR, nao quer dizer que seja acessível ao grande publico, e nao sendo, nao tem ESCALA, e consequentemente é quase como se nao existisse.
A TESLA, tem boa IMPRENSA, especialmente neste blog, vá lá saber-se por que, mas se o argumento é o ambiente, porque nao falam dos COMBOIOS ?
Neste pais ainda existem MUITOS comboios a diesel, e quanto a poluição estamos falados.
Porque nao falam das SUCATAS, ( AUTOMOVEIS e CAMIOES) importados em 2ª mao que deveriam estar no lixo, pois muitos deles nao cumprem as normas ambientais ?
Porque nao falam dos SOFTWARES , ALDRABADOS que sao colocados nos carros actuais para permitir ludibriar as normas ambientais ?
– Bom ano para todos, saúde, e continuem o trabalho de divulgação das novas tecnologias, ( o facto de criticar, nao quer dizer que nao vos aprecie), e eu me confesso, adepto dos carros eléctricos (é neles que trabalho e ganho a vida), mas nao posso afirmar taxativamente, ao contrario do articulista “mas também só troco agora para eléctrico”, com muita pena minha, mas o ARTIGO enferma de alguns “erros” neste aspecto pois tem demasiados “zeros” para meu gosto no preço dos veículos.
Nenhum dos carros aqui anunciados para o meu bolso e duvido que seja para mais people. Deveriam investir em carros para as massas, e o mais em conta possivel, isso sim seria uma boa estratégia.
Imagina atravessar o Brasil com um carro destes, mesmo com autonomia de 500km ia deixar qualquer um irado com tanta recarga!