PplWare Mobile

Tesla: Nova bateria leva carro dos 0 aos 100 em cerca de 2,5s

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. João says:

    Estamos cada vez mais perto de estes carros passarem a fazer parte da nossa vida, e são cada vez mais competitivos. Assim que tiverem um pouco mais de autonomia de km e rapidez de carregamento da bateria então acredito que teremos mesmo o ponto de viragem em que será muito mais barato a UTILIZAÇÃO do carro eléctrico em vez do habitual gasolina, gasóleo ou até GPL.

  2. DoubleM says:

    Ferrari Laferrari e o Porsche 918 Spyder não são monolugares.

  3. José Rodrigues says:

    Deixa toda gente aderir a este tipo de carros e depois vês o que acontece aos preços de carregamentos eléctricos. Espero estar enganado, já para não falar na durabilidade da bateria.

    • Rui says:

      O preço da energia eléctrica não dispara só porque se vende mais carros eléctricos!!!!! Estás a falar de um bem essencial que alimenta toda a sociedade, desde fábricas, escolas, casas, etc…. além disso o valor por cá é regulado…… regulado para o estado amealhar o máximo de impostos…..

      • PG says:

        Depois ainda é possivel o utilizador produzir a sua propria energia o que permite controlar o seu custo.

      • Gama says:

        O valor por cá é regulado mas isso cria um défice por causa dos preços não terem subido o suficiente para pagar todos os custos de produção nalguns anos. Daqui a vários anos ainda se vai andar a pagar por consumos de há alguns anos atrás.
        O preço de electricidade tem que invariavelmente oscilar com os seus custos de produção. Se houver muito mais procura isso vai ter peso sobre o preço de fontes de energia para electricidade, como o carvão e gás natural, ou na necessidade de construir novas centrais eléctricas, eólicas, etc.
        Para além disso se houver uma grande transição para carros eléctricos o estado perde muita da receita de impostos sobre produtos petrolíferos. Assim sendo, qual é que será a alternativa para o estado? Muito provavelmente mais algum imposto na electricidade.

    • Sergio Mendes says:

      No caso da Tesla, há a forte hipótese de o preço dos carregamentos ser de 0 Euros para toda a vida do carro.

  4. Number5 says:

    A EDP deve andar a esfregar as mãos para este ponto de viragem, quando isso acontecer parece que já estou a ver o preço do kW a disparar.

    • Rui says:

      Não pode! Acredito que lá para 2050 o carregamento de carros eléctricos seja um dos principais utentes das eléctricas, mas não em 2016!!!!!! Muito pelo contrário

    • Drummas says:

      Deixe-os esfregar. Quando começarem a surgir também no mercado as baterias para acumulação da energia elétrica gerada pelos painéis solares a preços mais “confortáveis”, o que já não deverá demorar mais de 4-5 anos, é vê-los a chorar pelos cantos.

      • Number5 says:

        Nesse dia vais pagar imposto sobre o sol, e deixa de ser para todos!

      • Mylittlelife says:

        Há muitos países em que tendo painéis solares estás proibido de armazenar para consumo próprio, tens que vender para a rede eléctrica (a preço muito baixo) e depois compras o que necessitas (o que vendeste mais o que necessitas) a um preço muito mais alto. Em suma: compras o que… produziste…a um preço mais baixo (parece estúpido mas é a forma de ganharem dinheiro contigo)

        Ou seja: mesmo que produzas o suficiente para ti a “custo zero” e armazenes, no final vais ser provido disso e ter sempre que comprar a alguém. É quase como produzir alimentos (auto suficiente), ter que vender no mercado barato e depois comprar idênticos mais caro no Supermercado.

    • Pedro says:

      Não te esqueças que a eletricidade produzida durante a noite é para o lixo (eólica), ou usada para bombear a agua para voltar a passar nas turbinas e gerar eletricidade (no caso da hidroelétricas). Quando se começar a carregar o carro durante a noite, essa eletricidade irá ser usada. Possivelmente, deixará de haver lugar a indemnização (em forma de uma taxa qualquer presente na factura da eletricidade) à EDP pela eletricidade produzida durante a noite não ser consumida, como hoje há.

    • Sequeira says:

      Ja se comercializa pela bmw carregamento por paineis solares e a tesla dotou ja nos usa paineis solares em quase todos os estados.

  5. LG says:

    600km de autonomia 🙂

  6. pedro says:

    Não percebo porquê tanto alarido por causa deste tipo de veículos, no que respeita ao ambiente. A electricidade ainda é gerada na sua quase totalidade como? E os produtos usados na fabricação do veículo e das baterias? São fabricados como? Pois. Os ambientalistas e moralistas não pensam nessa parte. 🙂
    Quero ver esses quilómetros de autonomia. O que dizem no papel é sempre bonito.

    • Sergio Mendes says:

      Caro Pedro, quase toda de origem renovável.
      Muuuuuuuuuuito longe do disparate de importar líquidos dos países em guerra para alimentar o sofrimento dos desgraçados que lá vivem e estragar o que nos resta deste planeta.
      Infelizmente, ainda não posso converter-me na totalidade ao uso deste tipo de energia para me deslocar… mas já dei um passo enorme há quase 5 anos e, todos os dias, vou dando poucos contributos para a mudança…

    • Aguamenti says:

      Isso significa que se deixe de investir no desenvolvimento destes veículos? Temos de ter uma solução até ao fim do século, altura em que as reservas de petróleo esgotam. Pois.

    • David Guerreiro says:

      Mesmo que a energia seja obtida pela queima de combustíveis fósseis, a poluição gerada é menor. Isto porque um automóvel de combustão interna de uma eficiência de cerca de 30%, ou seja 70% da energia é desperdiçada. Numa central de geração de energia elétrica de última geração com recurso a gás natural consegues uma eficiência de mais de 60%. Embora não seja a melhor solução, o nível de poluição de uma central vs motores de combustão interna é bem diferente.

    • João says:

      1º – Uma boa parte da energia que eléctrica da nossa rede é proveniente de energias “amigas do ambiente” (que pode ser visto por exemplo na factura da energia eléctrica).

      2º – Mesmo que a energia seja proveniente de combustíveis fósseis é mais eficiente a produção em grande escala numa central de produção de energia eléctrica e a posterior distribuição pela rede eléctrica para alimentar os carros eléctricos, do que cada carro produzir a sua energia através de combustíveis fósseis.

      • Sergio J says:

        A segunda parte é verdade, a primeira é a maior mentira que pode existir.
        A maior parte da energia eléctrica renovável é proveniente das hídricas. Cada vez que se faz uma barragem é ver o barulho que os ambientalistas fazem. Mas o maior problema é a escalabilidade. Começando a haver muitos carros na estrada, vai ser precisa muito mais energia elétrica. Quem a vai produzir? Como disse a segunda parte tens razão, mas será suficiente? Será o Nuclear a solução? E a infrastructura de distribuição?
        Podes argumentar que as hídricas são desaproveitadas durante a noite e podem ser usadas para carregar carros.

        Fala-se que o problema da energia nuclear é os resíduos. Agora imaginem milhões e milhões de carros com baterias. E a bateria de um carro eléctrico não é propriamente pequena. Tudo uma questão de escalabilidade. Funciona bem para pequena escala, mas muitos problemas a larga escala.

        Não é só mar de rosas. Atenção não estou a defender os motores de combustão, bem pelo contrário. Só quero alertar que não é o mar de rosas que muitos estão a pintar.

        • João says:

          Não percebi porque dizes que a primeira parte é a maior mentira! Podes explicar melhor?

          É isto que dizes que é mentira? http://www.edpsu.pt/pt/origemdaenergia/Pages/OrigensdaEnergia.aspx

        • Sergio J says:

          Agora volto a perguntar, e a escalabilidade? Quando mudarmos em pleno para os carros eléctricos teremos um aumento significativo do consumo eléctrico. Quem o vai produzir? Vais inundar ainda mais o país com pás eólicas? Onde fica a poluição visual? Vais inundar com mais barragens? Como fica a destruição de ecossistemas.

          Sabes as dimensões de uma bateria de um carro eléctrico? Que vais fazer com elas?

          Daremos um passo em frente, mas outros problemas se levantarão.

          Estou a levantar os contras pq vocês parecem só olhar para os prós e preciso olhar para ambos.

        • João says:

          De facto a Hídrica é muito importante. Só ainda não percebi ao que é que te referias que era a maior mentira que pode existir, relativamente à primeira parte do comentário.

          • Sergio J says:

            João, não é mentira do ponto de vista de mentir. É achar que as renováveis serão capaz de dar conta do recado. Isso não é verdade. Teremos um problema em mãos grave qd tivermos de produzir electricidade para fornecer as viaturas eléctricas. Nos temos a sorte de podermos usar muito a energia hídrica, mas muitos países não tem ou não usam para não estragar os ecossistemas.

            Eu alerto apenas para os problemas que daí advém. Eu sou completamente a favor dos carros eléctricos, não fosse eu engenheiro electrotécnico e trabalhasse no mundo automóvel.

        • Bruno Coimbra says:

          Nuclear nunca sera solucao pelos riscos que apresenta quer na manutencao quer na destruicao dos residuos produzidos, os paises que investiram no nuclear hoje em dia veem-se a braços com um problema de destruicao de residuos enorme, como é o caso da alemanha que neste momento esta a gastar milhoes para conseguir remover residuos antiguos de uma antiga mina que serviu de deposito e agora esta em risco de desabar e contaminar ume enorme lencol de agua

          • Sergio J says:

            E o que achas do problema das baterias velhas? Serão milhões e milhões ao fim de alguns anos. Note-se que um carro eléctrico usa muitas baterias.
            Estou a falar de escalabilidade.
            Note-se eu sou a favor dos carros eléctricos. Não vejo é as pessoas a olhar para os problemas que daí advém.

          • sm says:

            Até esse problema é benefício, com as baterias.
            Passo a explicar:
            As baterias degradadas ainda conservam por muitos anos capacidade suficiente para fazerem parte de centrais de armazenamento de energia renovável.
            Mesmo as que sofrem danos, portanto irremediáveis, são mais do que 95% recicláveis.
            Pensem nisto!

          • sm says:

            Diria mais, apesar de gostar (e ter gostado muito, durante a minha vida) de motores de combustão interna, admiro a tecnologia, mesmo que funcione num princípio já muito básico, a solução com baterias é perfeita, comparativamente com a anterior.
            É um enorme passo dado pela humanidade, no que diz respeito ao uso da energia no geral.

      • João says:

        Caro Sergio J, já que conheces tão bem os contras, sugiro que deixes a tua opinião sobre o assunto apontado qual será a melhor solução a adoptar, em vez de apenas apontar os contras, até acho que seria uma mais valia para a discussão.

        • sm says:

          Mas assunto apontado é um não-assunto.
          Que opinião posso dar sobre um não-assunto?

          • João says:

            Um não-assunto?!?!

          • João says:

            Sinceramente não consigo considerar isto um não assunto, antes pelo contrário penso que seja um dos assuntos mais importantes para a sociedade. O que é que consideras não ser assunto a questão dos carros eléctricos? O facto de poderem trazer uma solução para as emissões de CO2 e efeito de estufa e consequente aquecimento global? O facto de podermos diminuir a nossa dependência do petróleo? Consegues explicar? Isto se estiveres interessado em fazê-lo, claro.

          • sm says:

            Claro!

            Tem dúvidas do potencial para produzir energia elétrica a partir do sol, por exemplo ?
            Pense no número de telhados que pode captar essa energia, com a infrastrutura elétrica já montada há muitos e muitos anos…
            Pensando em poluição visual, então já estaríamos muito poluídos com o nr de telhados…
            Já para não falar nas outras formas limpas de a produzir, claro.
            Pense bem nisso…
            …queria assunto, pronto, aqui o tém!

          • Sergio J says:

            Sm, estás a falar a sério quando referes energia solar? É que a tecnologia actual apenas permite produzir uma ínfima de uma ínfima parte da energia necessária.

            Continuam a não dizer como vão produzir tanta energia a uma escala grande.

            Vocês falam de barriga cheia. Querem mudar, simplesmente por mudar. Saltam de um problema para outro.

            Fazem lembrar a paranóia dos biocombustíveis. Demoraram algum tempo a perceber que não era uma solução escalável.

            Se calhar os híbridos nesta fase tecnológica sejam a melhor solução. Há um compromisso.

            As celulas de combustível são outra possibilidade.

          • Sergio J says:

            Vamos a contas?

            Um Tesla consome cerca de 250Wh/km. Vamos admitir que no futuro em carros mais pequenos o consumo é. De apenas 100Wh/km.

            Imaginemos que em média os carros de Portugal andam apenas 20 km. Logo um carro consumiram 2000Wh por dia. Num ano 730KWh. Acho que estou a ser muito muito generoso.

            Agora Imaginemos que temos 2 milhão de carros, isto significa 1460GWh

            Facilmente se percebe que temos de produzir o dobro da electricidade. Sejam construtivos e expliquem como fazemos isso.

          • Sergio J says:

            Desculpem mais um post.

            Eu tb gosto de carros eléctricos e provavelmente comprarei um nos próximos anos. Mas sei que nos próximos 50 anos eles não poderão substituir os de combustão interna. Não há condições para isso.

        • sm says:

          Peço desculpa, João.
          Pensei que se estava a referir ao meu comentário.
          Já ví que está do lado da razão, huuufff

    • Gama says:

      O uso de carros eléctricos representa maior eficiência produção/consumo do que um carro com motor de combustão.

    • Sequeira says:

      Ja Camoes os apelidava de velhos do restelo…ou sera que trabalha na Galp ?

  7. RUI says:

    Nota: dos 0 aos 100 demora 2,7 segundos. 2,5 segundos é dos 0 às 60 milhas por hora

  8. Marcos says:

    Com uma aceleração daquelas, quem quer saber da autonomia! Aquilo é para curtir, não para servir.

  9. Cruz says:

    Desculpem mas não trocava o meu bmw i8 por nenhum tesla. nao estao ao nivel.

  10. sm says:

    Ainda vejo comentários contra isto… é impressionante.

    Para descansar todos os “cabeças de pistão”, apesar de eu também o ser, deixem-me lembrar que é muitíssimo fácil para um motor de propulsão elétrica “envergonhar” qualquer motor de combustão interna.
    O esforço em energia energia, complexidade de fabrico, custo, etc, para um motor elétrico ultrapassar facilmente a performance de um de combustão interna é mínimo.
    Quero com isto dizer que, qualquer veículo com um motor de combustão interna, seja ele de que fabricante for, que cilindrada e trapalhadas de turbos e injecção NITRO, etc, não tém a mínima hipótese contra um motor de propulsão elétrica.
    Basta alguem querer, isso já foi demonstrado até com “curiosos”, não necessita ser uma marca automóvel.
    Procurem na NET pelo “White Ghost”, por exemplo.
    …é que não há argumentos contra. Podem mandar as postas de pescada que quiserem.

    • sm says:

      “Cabeças de Pistão” não é pejorativo.
      É um termo traduzido do inglês: “Piston Heads” que são pessoas que gostam de motores convencionais.
      Eu estou nesse grupo, apesar de defender e pretender esclarecer algumas dúvidas e disparates que por aí se escrevem sobre esta mudança de paradigma actual.

  11. me and me says:

    por acaso em casa já ando a preparar a esposa para este facto.
    quando for necessário trocar vai ser para eléctrico, especialmente o dela. para fazer as voltas do dia-a-dia não necessita de carro com 800km de autonomia, e sempre podemos carregar o carro durante a noite.

    acredito que o carro eléctrico é o futuro, pena não haver mais pessoas ou fabricantes a apostar neste tipo de veículos.
    uma utopia perfeita era ter carros eléctricos com baterias e painéis solares. assim o carro andava praticamente de borla.

    • sm says:

      Essa utupia também fantasio.
      Era fabulástico, mesmo, que os paineis solares já tivessem tal eficiência que permitissem isso.
      Fantástico comentario!
      🙂

      • Carvalho Carreira says:

        Como ténico de Mecânica basta mexer na centralina e tudo se resolve caros amigos!

        • Insider says:

          Sei o que queres dizer, mas para quem não sabe não queres levantar um pouco o “véu”?

        • Telmo Monteiro says:

          Agora estou curioso

        • Bruno Coimbra says:

          Como tecnico de Mecanica devias saber que os carros nao tem centralina a fazer a gestao de consumos…
          E as alteracoes possiveis no consumo tem de retirar em rendimendo…é uma questao de balanco entre o que se deseja fazer com o carro vs. o que estou disposto a investir…mas mesmo a ”centralina” nao aumenta significativamente o rendimento de um motor…as perdas sao inerentes ao ciclo em si.

          • sm says:

            Não há milagres.
            A eficiência dos motores clássicos não passa dos 34%, até para os melhores TDI.
            Os motores a gasolina, os melhores, não passam dos 30% de eficiência.
            Tudo o resto é desperdício (cada vez mais, dinheiro desperdiçado, sim)

          • Bruno Coimbra says:

            Alguns conseguem aumentar um pouco esse rendimento atraves de alguns processos que nos ultimos anos foram implementados, como reutilizacao dos gases de escape para sobrealimentacao da linha de admissao, mas claro que perdas calorificas, sonoras e inercia dos componentes num motor termico (atmosferico ou sobrealimentado) nunca vao permitir grandes loucuras eventualmente terao de ser substituidos se queremos atingir eficiencia energetica elevada. Agora do que deveriamos fazer ao que se realmente vai fazer vai uma distancia muito grande infelizmente

  12. gFan says:

    Qual é o preço de uma bateria nova? E quanto tempo dura a bateria?

    • sm says:

      Depende do carro.
      Do Nissan, penso ser 4.500 Euros + IVA.
      Julgo ser dedutível em IRS, contudo.

      • sm says:

        Esqueci-me de responder quanto tempo dura.
        Pois bem, a bateria do meu Nissan vai fazer 5 anos em Outubro deste ano.
        Por enquanto, com quase 150.000 KMs, continua a dar para o dia-a-dia.
        …mas já não faz o que fazia em novo, claro.

        • Bruno Coimbra says:

          Compraste o Nissan com bateria em lease ou totalidade ?
          Se notas que diminui bastante o rendimento da mesma podes pedir para verificarem os parametros e se o parametro ”estado saude bateria tracao” estiver abaixo dos 70% eles trocam

          • sm says:

            Comprei com bateria (ainda não havia lease, na altura em que comprei).
            Já está abaixo dos 70% mas ultrapassou há muito os 100.000 Kms.
            …já perdeu a garantia.
            sm

          • Bruno Coimbra says:

            Pois nesse caso entao nao ha nada a fazer =/ uma nova é o mesmo que um carro novo e por enquanto ainda nao ha nada no Mercado paralelo..quer dizer haver ha mas nao é facil fazer chegar a Portugal.

          • sm says:

            Não, uma nova custa 4.500 Euros + IVA.
            Deve poder ser deduzido no IRS.
            Seja como for, não preciso ainda…

          • Bruno Coimbra says:

            Pois 4500€ é basicamente comprar um carro novo =P o que queria dizer é que é um investimento muito grande que na minha opiniao nao compensa.
            Relativamente ao IRS nao faço ideia as viaturas electricas que tenho sao todas em lease.

          • sm says:

            Não compensa ?!?!
            Quer dizer, para mim não é preciso.
            Mas, mesmo que precisasse, o que não gastei em combustível até agora já podia ter comprado 2 ou 3 baterias… mas fiquei com o guito todo!

          • gFan says:

            4500€ por um carro novo não sei se será bem assim. Estive a ver e os carros eléctricos são bastante caros, mesmo aqueles em segunda mão não há nenhum que não custe menos de 10000€.
            Logo à partida um carro em eléctrico com uma bateria nova é coisa para custar 15000€ na melhor das hipóteses.

          • gFan says:

            Estive a fazer umas contas e não estou a ficar lá muito convencido com a cenas dos carros eléctricos.
            Ora vejamos, se eu gastar 20€ por semana em Gasolina/Gasóleo ao fim de 5 anos dá um total de 4800€ a diferença para uma bateria nova não é muita.
            Está bem que o carro a combustão interna paga mais impostos mais manutenção, mas parece-me a mim que a diferença não é assim tão por ali além.

          • sm says:

            Atençao: para compensar, tem de se fazer muitos kms por ano.
            Eu faço mais de 30000 por ano.
            Gastava 300 euros por mes, passei a gastar 30.
            Agora, façam as contas.
            …so esbanja dinheiro quem quer…

  13. Bruno Coimbra says:

    Para mim tendo em conta a desvalorizacao do carro e valor que pagas pela bateria…compensa mais um carro novo mas isto sao opinioes de como cada um gere seu dinheiro claro esta..cada cabeça sua sentença.
    Agora actualmente o problema com os carros electricos e o que me deixa ainda preocupado é fora do periodo de garantia qualquer peça importante o custo e astronomico e nao sao assim tao raros os problemas com carregador conversor bateria etc…todos acima dos 3000€

      • Bruno Coimbra says:

        O que nao ficou claro? 4500€ pela bateria mais montagem da mesma passa facilmente os 5000€ na minha opiniao compensa mais o investimento num carro novo, com o valor de retoma que dao pelo electrico e esses mesmos 5000€ ficas a pagar um carro novo por um preço muito reduzido….mas la esta é so uma opiniao nao um dado cientifico

        • sm says:

          São 4500 + IVA, ainda é mais… 🙂
          Eu preferia aproveitar o carro e trocar apenas a bateria, que é (na prática) por a reciclagem em vogue.
          Um carro destes novo ainda é muito caro. Baixará, com o tempo, assim como as próprias baterias (esperemos).

  14. Kennedy Bernardino says:

    Boa noite a autonomia desses carros da tela é de 507 kilometros eu tenho em minhas mãos a revolução para esses carros para os foguetes e energia elétrica limpa autosustentavel sem precisar abastecer e quero mostrar dentro da fábrica do senhor Elon musk

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.