Satélites espiões que a SpaceX lançou em nome do Governo dos EUA preocupam Pentágono
A SpaceX acaba de lançar alguns satélites espiões em nome do Governo dos Estados Unidos da América (EUA), e alguns funcionários do Pentágono admitiram estar preocupados.
Numa entrevista ao The New York Times, funcionários do Pentágono e consultores que trabalham com a indústria espacial afirmaram que há quem esteja preocupado com os satélites de espionagem secretos.
Este receio foi particularmente exacerbado pelas revelações de que Elon Musk tem mantido conversas telefónicas com Vladimir Putin.
Conforme informámos, Elon Musk tem mantido contactos regulares com o Presidente da Rússia Vladimir Putin há cerca de dois anos, tendo as discussões abrangido uma série de questões, que vão desde a geopolítica aos negócios e a assuntos pessoais.
Depois de a informação ter sido disseminada, o administrador da NASA Bill Nelson manifestou publicamente a sua preocupação com as alegadas trocas de informações.
Além dele, também, os funcionários do Pentágono têm estado, aparentemente, preocupados, em privado, com o facto de o Governo dos EUA ter confiado demasiado em Elon Musk, tal como os críticos há muito salientam.
Pentágono inquieto com o monopólio de Elon Musk
Sob anonimato, em entrevista ao The New York Times, três funcionários do Pentágono afirmaram que há uma apreensão crescente quanto ao aparecimento de um monopólio da SpaceX, caso a NASA e o Departamento de Defesa tiverem de utilizá-la quase exclusivamente para contratos espaciais.
Num relatório publicado, em maio deste ano, o Conselho de Ciência da Defesa do Pentágono advertiu que o "surgimento de um bloqueio de fornecedor, ou a dependência de um único fornecedor, tem o potencial de negar os pontos fortes do mercado, sufocando a inovação e inflacionando os preços".
O mesmo relatório avisa que "isto pode culminar num monopólio de facto, cimentando um paradigma anticoncorrencial estagnado e dispendioso".
Não há um lançamento ou uma competição de naves espaciais em que a SpaceX não possa entrar, e manipular e dominar completamente a mesa. Isso é um problema.
Avisou Mandy Vaughn, membro do conselho de administração do Departamento de Defesa e diretor-executivo da empresa de consultoria espacial GXO.
Pode ser um grande problema que a pessoa que controla grande parte dos contratos espaciais do Governo dos EUA, e agora enviou os satélites espiões, tenha conversado regularmente com um dos maiores rivais do país?
Até o dia das eleições vai ser sempre dentro disto da esquerda a direita, o povo Americano já está calejado e já nem liga muito.
+1. Tem sido a selvajaria absoluta, de ambos os lados creio, mas o lado democrata acaba por ter mais cobertura. Depois daqui a 30 dias nem pio, acabaram a sob stories about nothing.
Povo emburrecido, exemplo a não seguir.
os pt sao melhores !! hahaha
+1
Não vejo porquê. Isto já era discutido e abordado bem antes da campanha para as eleições ter começado, não é novidade para ninguém. E se o povo amerivano não liga muito bem devia ligar, um dia vai-lhes correr mal porque o Musk já provou diversas vezes que não passa de uma prostituta empresarial que se vende a qualquer um. A criatura tem zero princípios, zero valores morais e zero escrupulos. 🙁
Ahhh…o cinismo dos americanos….tipico…
chama-se entorpecimento, levam com tanta tralha que não conseguem distinguir o que lhes realmente interessa, do que é palha. e isso convém, e de que maneira, aos Musk’s deste mundo. Mas não são só os gringos, estamos todos manipulados por igual pela simples razão de apesar de identificarmos os problemas, nunca nos deixarão resolvê-los.
Não sei o que são os «Musk’s deste mundo»… o que sei é que estamos constantemente a ser manipulados ou, pelo menos, a ser alvo de tentativas de manipulação… se não é por uns é por outros. É um grande problema mas creio que problema ainda maior é não reconhecermos quando somos o alvo dessa manipulação e irmos na onda seja da comunicação social, seja da comunidade em que nos insiramos ou seja do que for.
Se fossemos todos mais exigentes e atentos e reconhecêssemos (com uma mente mais aberta e ao mesmo tempo sentido crítico mais apurado) quando nos tentam manipular… talvez já não se atrevessem a tão descaradas manipulações.
Mas parece ter-se tornado tudo clubístico. Enquanto pessoas, revermo-nos num determinado “clube” não deveria ser sinónimo de aceitamos acriticamente tudo o que de lá vem mas, infelizmente, é o que parece acontecer com muitos de nós.
E enquanto seres humanos, temos um ego demasiado elevado que não nos permite reconhecer quando somos enganados… chega-se ao ponto em que, quando olhamos para outras pessoas… é sempre nessas outras pessoas que reconhecemos a manipulação e nunca em nós próprios. São sempre os outros que são manipuláveis… nunca nós!
Há outra questão – se for eleito, Trump anunciou que Musk iria ter um alto cargo na sua administração, o que é considerado incompatível com os elevados contratos que já tem com o governo e que, certamente, iria reforçar.
Não é nada incompatível. Se fosse, como explicas os cargos da família Trump, da família Biden, os envelopes de dinheiro na estante do assessor, as fotocópias levadas pelo motorista…. Certamente que há separação de “águas” :p
Força Musk
Mercado livre?!
Se a NASA, os militares e os próprios americanos se queixam do monopólio da SpaceX… Mas não a deixam vender os seus serviços a outras Nações!?
Isto hoje em dia abrir uma empresa, até já temos de pensar com quem podemos ou não fazer negócios….
O capitalismo está a começar a ficar estranho!
É o liberalismo que está a destruir o capitalismo, o liberalismo não admite concorrência, diversidade, pequenas e médias empresas, promove e protege os monopólios e é contra o mercado-livre.
Ou alinha com os ditames do liberalismo ou então não tem hipótese.
O liberalismo faz isso tudo?! Só no seu mundo, caro “Figueiredo”.
O “Figueiredo” é, obviamente, daqueles que adora o capitalismo desde que seja do tipo chinês já que é esse o tipo de capitalismo que não admite liberalismo e… ai de quem aí se atreva a ser liberal!
China 15 EUA 0
Ah ah acusar a spacex de sofucar a inovação!! Isto qdo á pouco tempo tinham de usar os russos para enviar pessoal para a estação espacial ISS.
A melhor solucão é abandonar a Spacex e voltar a utilizar a Roscosmos como fizeram durante muito tempo.
heheheheeheheheh
Ou a pedir à Boeing para levar na Starliner cheia de problemas
Que utiliza tecnologia, componentes e motores fabricados na Rússia
O melhor remédio é passar das palavras aos atos, os USA são uma anedota sem capacidade espacial, é dar corda aos sapatos e pôr a NASA no ativo. Os privados têm a sua agenda, controle e dinheiro e as comadres zangam-se.
O charlatão Musk está sempre metido em alhadas.
New York Times um dos órgãos de informação do Partido Democrata.
Não quer dizer que tudo o que escrevem seja mentira mas preciso perceber de onde vem.
Toda a imprensa em Portugal, radios e TV…tuda mafia contra Musk e Trump.
O pior ainda está por vir.
Isto nem é nada.
Força Musk. Força Trump.
Os satélites não ficam no sitio onde os deixaram, têm capacidade de se mover para onde entenderem, coisa que a SpaceX não controla. Portanto, isto é tudo uma paranoia, mas os USA precisam ter capacidade (própria) para enviar foguetões como é evidente.