Quantcast

Robô humanoide visto a mendigar na rua

19 Comentários

Robô é visto na rua a pedir esmola, quer isto dizer que até os pedintes vão perder os seus “empregos” no futuro?

Imagem do robô pedinte

Robô pedinte pedia dinheiro para carregar a bateria

Numa ação que rapidamente se tornou viral, um Unitree G1, um robô humanoide, foi visto a pedir esmola nas ruas de Chengdu, na China, alegando precisar de “ajuda para pagar a conta da eletricidade”.

O robô estava sentado sobre os calcanhares, numa posição semelhante à de um praticante de ioga em descanso, com as mãos juntas em sinal de respeito para com as pessoas que passavam. Os transeuntes atiravam moedas para a sua lata e também digitalizavam um código QR para fazer donativos.

O G1 dizia aos habitantes locais que “não tinha dinheiro para recarregar” a bateria, cuja autonomia anunciada é de duas horas por carregamento.

Imagem do robô pedinte
Esta poderá ser mais uma campanha de marketing, em que cada vez mais estes robôs humanoides estão inseridos.

Reações dividiram opiniões nas redes sociais

As reações na aplicação chinesa Rednote foram, na sua maioria, de diversão, embora também tenham surgido algumas críticas à iniciativa.

Até os pedintes vão perder os seus empregos no futuro?

Comentou um utilizador.

Outro afirmou, em tom irónico, que aquela era “a principal fonte de receitas da Unitree”.

Ninguém assumiu a autoria da iniciativa

Até ao momento, ninguém assumiu a responsabilidade por esta insólita ação. Trata-se apenas do mais recente vídeo viral a surgir da crescente indústria da robótica na China, país que tem batido sucessivos recordes na implementação de robôs industriais.

Embora sejam significativamente menos úteis do que os robôs industriais concebidos para tarefas específicas, os robôs humanoides tornaram-se uma importante ferramenta de marketing para a indústria chinesa da robótica.

Nos últimos meses, robôs humanoides chineses foram filmados a correr meias-maratonas, a montar automóveis e até a trabalhar na triagem de correspondência.

Contudo, ao que tudo indica, os robôs que não conseguem encontrar um papel na criação de conteúdos parecem estar destinados ao passeio.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Mais depressa dava ao robot

  2. Avatar de LMR
    LMR

    “quer isto dizer que até os pedintes vão perder os seus “empregos” no futuro?
    Não! Quer dizer que os pedintes vão ter o seu próprio robô a pedir para eles.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      em Portugal já têm, são os filhos e as mulheres

  3. Avatar de R
    R

    Pior é quem da esmolas a robots..

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      pior é quem dá a esmola a humanos para alimentar vicios

  4. Avatar de Think
    Think

    Não passa de uma brincadeira e diz-se logo que foi viral, apresentando-se o episódio como genuíno, um robot a pedir, nem sei que dizer

    1. Avatar de Vítor M.

      Não passa de uma brincadeira e diz-se logo que foi viral, apresentando-se o episódio como genuíno, um robot a pedir, nem sei que dizer

      É a tua opinião 😉 e não, não foi uma brincadeira. Aliás, este tipo de ações, com muito marketing por trás, gera milhões de leads à empresa. E hoje, a empresa responsável por este robô humanoide vende muito á custa deste tipo de ações publicitárias e não só 😉

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        E quando vamos ver um a fazer de estátua?

        1. Avatar de Vítor M.

          Há tantos. E até com algumas décadas.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Mas mexem-se quando metes moedinha? Tenho de frequentar sítios mais movimentados.

          2. Avatar de Vítor M.

            Pois, tens de sair desse degredo.

  5. Avatar de Gringo Bandido
    Gringo Bandido

    Mendigar devia ser só permitido a pessoas religiosas porque de resto é uma vergonha, gastem menos em comida para cães que dá para alimentar os pobres.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Os “pobres” não passam fome, pedem esmola para alimentar vícios.
      Um arrumador ganha 2000€ por mês livres de impostos

      1. Avatar de Gringo Bandido
        Gringo Bandido

        Para ti é normal a miséria humana, para mim não.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          A miséria não é humana, é dos humanos que a escolhem

      2. Avatar de Fonseca A
        Fonseca A

        E achas isso muito? 2000 euros e uma renda de casa em Lisboa e mal sobra para a gasolina do carro. Depois comes o que? E que peixe, carne ja se paga uma fortuna! Ainda ontem paguei 50 euros por um bacalhau

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Porque os arrumadores e pedintes pagam 2000€ de renda

  6. Avatar de Zec
    Zec

    Não sabem de quem é a autoria? Porra é só ver quem recolhe o robot. O povo só estava era preocupado em aparecer no vídeo viral.

  7. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Quando terminarem os subsídios à electricidade ainda vai ser pior.