Quantcast

Japão enfrenta uma crise com ursos, e está a responder com um “monstro” robótico

7 Comentários

Os ataques de ursos atingiram recordes históricos no Japão, e a resposta passou por uma criatura perturbadora: o Monster Wolf, um lobo robótico que uiva, pisca LEDs vermelhos e engana os animais com mais de 50 sons diferentes. A procura disparou de tal forma que a empresa já não consegue dar resposta às encomendas.

O Japão enfrenta uma crise real com ursos. No período 2025-2026, os ataques fatais mataram 13 pessoas, mais do dobro do recorde anterior. Também os avistamentos dispararam para 50 mil ocorrências a nível nacional, no dobro do máximo registado dois anos antes.

Os animais foram vistos a entrar em casas, a vaguear perto de escolas e a semear o caos em supermercados e resorts de termas quentes numa base quase diária.

Em algumas regiões do norte, em abril, os avistamentos foram quatro vezes superiores aos do ano anterior, à medida que os ursos saíam da hibernação.

Em resposta, o número de ursos capturados e abatidos quase triplicou face ao ano anterior, chegando a 14.601 animais, um novo máximo histórico.

Conheça o Monster Wolf do Japão

Uma das soluções mais incomuns para estes recordes vem da Ohta Seiki, empresa sediada em Hokkaido. A empresa fabrica o Monster Wolf, um espantalho robótico com forma de lobo que emite uivos e rosnados a 90 decibéis, audíveis a mais de um quilómetro de distância.

O aspeto é um tanto perturbador: olhos com LEDs vermelhos, patas e cauda iluminadas a azul, e uma cara ameaçadora de boca aberta, com pelo sintético a cobrir uma estrutura de tubagens metálicas com altifalantes incorporados.

Para evitar que os ursos se habituem, o dispositivo reproduz mais de 50 tipos de sons gravados, incluindo vozes humanas e ruídos eletrónicos.

O pescoço oscila de um lado para o outro e um sensor de infravermelhos deteta e “mira” os animais que se aproximam.

O produto foi lançado em 2016 para proteger colheitas agrícolas de veados, javalis e ursos, e foi inicialmente ridicularizado como um truque sem eficácia.

Fabricado à mão, com meses de espera

Com preços a partir dos 4000 dólares, o Monster Wolf inclui bateria, painéis solares, sensores e altifalantes. A empresa já recebeu cerca de 50 encomendas só este ano, mais do que o volume habitual de um ano inteiro.

Fazemo-los à mão. Neste momento não conseguimos produzi-los depressa o suficiente. Estamos a pedir aos clientes que aguardem dois a três meses.

Admitiu Yuji Ohta, presidente da empresa, para quem o salto na procura reflete uma mudança de mentalidade.

Na sua perspetiva, “a consciencialização para a segurança face aos ursos melhorou”.

Houve também um reconhecimento crescente de que o nosso produto é eficaz.

Crédito: Ohta Seiki, via Tom’s Hardware

A maioria das encomendas vem de agricultores, operadores de campos de golfe e trabalhadores em zonas rurais do Japão, como operários da construção civil.

Entretanto, a Ohta Seiki está a melhorar o Monster Wolf, equipando-o com rodas para que possa perseguir animais ou patrulhar percursos específicos.

Além disso, está a desenvolver uma versão portátil para caminhantes, pescadores e crianças em idade escolar, e a explorar a integração de câmaras com Inteligência Artificial nos modelos futuros.

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zec
    Zec

    No Japão não existem armas? Se isto fosse na América o problema estava resolvido em 5 minutos.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Na americana e Canadá existem locais com problemas semelhantes, resolvem com armas de tranquilizantes e movem os animais para zonas seguras depois de estarem sedados, ninguém mata animais

    2. Avatar de Sail
      Sail

      Nos EUA há uma crise de idiotas portanto eles também não sabem como sair dela.

    3. Avatar de Yuri Bezmenov - primeira fase
      Yuri Bezmenov – primeira fase

      Basta tranquilizar e deslocar o animais. Claro que é bem mais caro que abater.
      Os únicos ursos que têm de ser abatidos é os que já caçaram e comeram humanos. Esses vão vão voltar a fazer isso e por isso têm de ser abatidos.

  2. Avatar de MariconCabron
    MariconCabron

    Ha, foi criado o Justino Kimberlake lá do Japão.
    Deem-lhe a água “Purificada” de Fukushima.

    Já nem precisam de criar um Kimberlake, os Ursos depois serão a próxima arma do Japão, para conquistar a China, e a Koreia de novo.
    Sonhar, é grátis, mas eles já teem o Justino deles.

  3. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Em Portugal é mais javalis a usurpar as praias e não se faz nada. Quem diz q são amigáveis é pq nunca viu um javali a defender o seu território e/ou a defender as suas crias.

  4. Avatar de Alfie
    Alfie

    E que tal usar a palavra focinho em vez de cara? É coisa difícil?