Protótipo de bateria pode armazenar cinco vezes mais energia
Podemos querer tudo mais elegante em termos visuais, mais qualidade nos materiais dos gadgets, mas sabemos que é a energia que faz movimentar o mundo e sem ela, o mais simples dos gadgets não funciona. Então o que mais se procura neste mundo da tecnologia é a revolução no segmento das baterias.
Temos falado na pesquisa incansável por alternativas às baterias de iões de lítio, como por exemplo as baterias de iões de sódio, mas o incremento parece não satisfazer a indústria. Querem mais, muito mais. Agora a descoberta está num protótipo que dizem armazenar até 5 vezes mais que as baterias convencionais.
Segundo a IFLScience a nova pesquisa publicada no Nature science journal descreve um protótipo de uma bateria de “lithium-oxygen”. Este protótipo de lítio-oxigénio é baseado num superóxido de lítio (LiO2) e consegue armazenar até 5 vezes mais que as actuais baterias de iões de lítio.
Será a chegada da Bateria de Ar?
De acordo com o artigo na Nature, estes tipos de baterias têm-se mostrado difíceis de desenvolver. No passado já havia sido experimentado mas o "LiO2 sólido foi difícil de sintetizar em forma pura, isto porque, em termos térmicos é instável." No entanto, os investigadores descobriram agora"que o LiO2 cristalino pode ser estabilizado numa bateria Li-O2 recorrendo a um cátodo estável à base de grafeno", tornando-se assim muito menos provável que essas baterias possam super-aquecer.
Esta descoberta realmente abre um caminho para o potencial desenvolvimento de um novo tipo de armazenamento portátil de energia. Embora seja necessária muito mais investigação, o ciclo de vida da bateria é o que estávamos à procura.
Explicou Larry Curtiss, um dos co autores do estudo.
Curtiss também explica que o uso de superóxido de lítio para armazenar energia oferece a promessa de criação de uma bateria de lítio-ar que é um sistema fechado e isso não exigiria a ingestão constante de oxigénio. Tais sistemas fechados são mais seguros e mais estáveis do que os sistemas abertos.
Poderá estar neste tipo de bateria o Santo Graal que investigadores por este mundo fora tanto procuram?
Este artigo tem mais de um ano
E que tal uma bateria de zero-point-energy? 😛 Isso é que era! E não…não estive a ver os X-Files…xD Quer dizer…até estive…mas não é daí que vem a ideia…:o)
Steorn orbo. Será? Também estou atento a essa possibilidade.
“super-óxido de lítio”; “lítio super-óxido”
o correcto seria dizer: superóxido de lítio
E quando estourar, também estoura com 5 vezes mais potência?
+1
Se ja as de litio fazem um bom espetaculo quando explodem essas de super oxido devem ser tipo petardos.
a mim nunca me explodiu nenhuma, compra iphones e depois dá nisso.
De novo com isto? ja faz uns 15 anos… avisem quando estiver no mercado se bem que provavelmente ja estarei na cova
No tempo em que estudei Química não havia superóxidos.
Mas como sou uma pessoa aberta às novidades, fico à espera dos Megaóxidos.
o ião superóxido conhece-se há várias décadas, é um radical
tanta coisa com desenvolvimento das baterias e elas continuam iguais ou piores, saudades dos velhinhos telemoveis que aguentavam 1 semana de bateria.
os telemoveis antigos nao eram computadores… dava para ver as horas, jogar snake e fazer chamadas. Agora tens monitores gigantes a cores e a receber notificacoes de 40 mil sitios diferentes com gps ligado… não há milagres :\ A questão é que todos os 6 meses dizem que ha uma novidade no campo das baterias/energia e continuas igual à 10 anos atras pq fica tudo retido. Enquanto estiverem a fazer dinheiro com o mercado atual para que inovar? É preciso que uma empresa pequena em desvantagem tira essa vantagem e de o primeiro passo para forçar todas as outras a mexerem-se
ha sempre novas baterias, que carregam em 2min, com 5x a capacidade, mas nunca vendem nenhuma ao publico