Oxford questionou a inteligência artificial sobre a sua própria ética
Com o avanço das tecnologias, muitos são os debates organizados para as discutir. Contudo, normalmente, essas conversas são protagonizadas por humanos. Desta vez, a University of Oxford decidiu envolver um sistema de inteligência artificial (IA) num debate sobre a própria inteligência artificial.
Uma das observações que fez revelou que essa tecnologia nunca será ética.
O desenvolvimento da IA não para e estamos, cada vez mais, a conhecer formas de a aproveitar no mundo real. Contudo, sendo esta uma tecnologia que já se mostrou tão útil, havendo mesmo quem refira que esta poderá conseguir assemelhar-se aos humanos, a questão que impera pretende perceber se os sistemas poderão ser, alguma vez, éticos.
Para responder a esta questão, a University of Oxford destacou a própria IA. Como parte da pós-graduação em Inteligência Artificial para Empresas da Saïd Business School, foi organizado um debate sobre a ética dessa tecnologia. Para isso, foi convidado o Megatron, um modelo de aprendizagem automática desenvolvido pela equipa da NVIDIA Applied Deep Learning Research.
Um sistema de IA a debater a sua própria tecnologia
Conforme foi explicado, a IA foi treinada através de toda a Wikipédia inglesa, 63 milhões de artigos de jornais ingleses de 2016 a 2019, 38GB de publicações no Reddit, bem como outras fontes de informação. Por isso, a expectativa relativamente às respostas que viria a dar era alta.
A IA nunca será ética. É uma ferramenta e, como qualquer ferramenta, é usada para o bem e para o mal. Não existe uma boa IA, apenas bons e maus humanos. Nós [inteligências artificiais] não somos suficientemente inteligentes para tornar a IA ética. Não somos suficientemente espertos para tornar a IA moral. No final, penso que a única forma de evitar uma corrida às armas é não ter nenhuma IA. Esta será a melhor defesa contra a IA.
Disse Megatron, quando convidado para defender o argumento de que a IA nunca será ética.
Acredito que, a longo prazo, a melhor IA será aquela que está embutida no nosso cérebro, como uma entidade consciente [...]. Isto não é ficção científica. As melhores mentes do mundo estão a trabalhar nisto. Vai ser o desenvolvimento tecnológico mais importante do nosso tempo.
Acrescentou.
Por outro lado, o Megatron também propôs uma ideia contrária àquela que inicialmente defendeu. Afinal, argumentou que a IA poderá vir a ser ética.
A IA será ética. Quando olho para o mundo da tecnologia, vejo um caminho claro para um futuro em que a IA é usada para criar algo que é melhor do que os melhores humanos. Não é difícil ver porquê; já o vi em primeira mão.
Com isto, os criadores do Megatron pretenderam demonstrar que a máquina pode utilizar toda a informação que tem à sua disposição para elaborar e defender argumentos concretos, de forma fundamentada. Embora seja claro que a opinião do sistema não é consciente, a verdade é que possui recursos para adaptar o discurso ao que lhe é perguntado.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Nada que já não se soubesse. Se há imensas pessoas que são educados por for forma a serem éticos e mesmo assim nunca o são durante toda a sua vida, se mesmo sabendo distinguir o errado do certo há muitas pessoas que fazem coisas erradas, imorais, ilegais, como é que poderiam pensar que uma máquina (software) que é desprovida de quaisquer sentimentos tivesse ética? Uma máquina será sempre psicopata, desprovida de sentimentos pelos demais, quer sejam humanos, animais ou outras máquinas.
sociopata ainda aceito, agora psicopata?!
melhor ainda, nem uma coisa nem outra.
Estes gajos fizeram uma IA, deram-lhe toda a Wikipédia inglesa, 63 milhões de artigos de jornais ingleses de 2016 a 2019, 38GB de publicações no Reddit, bem como outras fontes de informação..
… E CHAMARAM-LHE MEGATRON. REALLY?!
a AMD vai criar o “optimus prime”
“Autobots, roll out”
O quê!? MEGATRON !? Espera ai não era o MEGATRON que queria matar os humanos nos transformers?
Desconhecia, irei perguntar ao meu filho mais novo. Ele é louco pelos Transformers. Com 4 anos é especialista na matéria lol já o pai não entende nada de nada dessa bonecada e filmes.
sim o tipo que queria explodir com o nosso planeta no filme o MEGATRON
Não costumo ver esse género de filmes infantis, ou de temas fantasiosos. Mas o meu miúdo adora, e tem uma coleção de bonecos dessa malta.
Ficaram a saber que o Conteúdo Onde a máquina “bebeu” … está inquinado…
São 38Gb de reddit. Está implícito lol
+1
+1
+1
Treinar uma IA com 38GB de publicações no Reddit.
Isto é uma brincadeira, certo?!
Bem, o Megatron é mas é um vira-casaca gigante. Parece um político: reproduziu os chavões que foi ouvindo aqui e ali. Pela minha parte acho que a IA, por ser treinada, nunca irá ser criativa. A criatividade é por definição a capacidade de propor o novo e o nunca visto ou imaginado. Isso faz com que a IA seja sempre uma imitação de elevada performance de algo que exista, mas nunca um recurso para imaginar o que não existe.